Saiba como escrever um ótimo Referencial Teórico Metodológico

   A importância do Referencial Teórico Metodológico para seu projeto ou TCC é o que separa um “trabalho comum” de uma pesquisa. Sem “achismos” e com embasamento.
   A partir da leitura de alguns autores, é possível desenvolver ideias com base bibliográfica, ou seja, você poderá argumentar sobre seu tema com sustentação em teóricos que já falaram/estudaram sobre o mesmo assunto.
   Assim, toda pesquisa passa por uma consulta bibliográfica, e a partir de seu Referencial Teórico Metodológico, pode desenvolver todos os outros métodos de pesquisa (pesquisa de campo, estudo de casos, etc).
   Isto é a importância de bom Referencial Teórico Metodológico! Pois dá sustentação ao TCC, apresenta os conceitos, dá base teórica como método de pesquisa, situa o leitor a outros autores do mesmo tema, além de coletar dados para desenvolver ideias bem fundamentadas.

Mas, qual a dica para escrever um ótimo Referencial Teórico Metodológico?

  A maneira correta de escrever o Referencial Teórico Metodológico para seu TCC ou Referencial Bibliográfico, ou ainda Revisão Bibliográfica – como algumas instituições denominam -, é apresentar suas ideias e mostrar um autor que faz o embasamento da sua afirmação.

A importância de um ótimo Referencial Teórico Metodológico
Quer um exemplo? Vamos lá.

  Vamos supor que você fala de “globalização” como tema. Quando você for abordar o que é globalização, você apresenta suas ideias ou conceitua e logo a seguir, apresenta uma citação de um autor que conceitua globalização.
   Logicamente com pontos em comum entre os dois.  😉
   A ordem contrária também funciona muito bem! Aliás, funciona melhor. Apresente as ideias do autor, seguido de suas ideias.

Um exemplo: você tem que falar sobre “os efeitos da globalização sobre a cultura dos povos”: um tema um pouco amplo, mas nos serve de exemplo. Certo, mas não pode apresentar somente suas ideias, sem apresentar a ideia de um autor que já foi publicado e que fala sobre isso. ok!?
   Assim, você mostra as ideias de um autor que fala sobre “os efeitos da globalização sobre a cultura dos povos”, com uma citação feita corretamente, – contendo o nome do autor o ano da obra e a página – e logo após a citação, apresenta suas ideias, “conversando” com as do autor.

   Isso é a melhor dica para escrever um Referencial Teórico! A banca examinadora adora!

Leia Mais______

Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos
PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA

Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
➡ Conheça as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa
➡ Encontre aqui Tipos e Exemplos de Metodologia de Pesquisa para TCC
➡ Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados

Dica extra para ter o melhor Referencial Teórico sem ter tanto trabalho

Muitos alunos sofrem por não ter tempo de pesquisar (e encontrar) tantos autores. E uma indicação que podemos dar é procurar adquirir o referencial da sua pesquisa.

Como isso funciona? Você pode encomendar um referencial pronto, exatamente sobre o tema que sua pesquisa pede. E não fica caro não. É só acessar este link, preencher o primeiro campo com o tema de seu trabalho, informar que o que você precisa é um “referencial teórico” no segundo campo, colocar seu e-mail no terceiro e enviar.

Logo você receberá propostas que escritores irão mandar para seu e-mail com o valor da pesquisa do seu referencial. Tudo seguro, sem plágio. Ótimo para você que não tem tanto tempo e precisa encontrar autores que façam o embasamento de sua pesquisa.

Modelo para desenvolver um Referencial Teórico Metodológico pronto

 A partir desta ideia inicial, vá sempre intercalando as ideias de um autor e suas argumentações sobre o autor.

Quer um passo a passo pronto?

  A maneira mais coerente, é fazer um Referencial Teórico Metodológico apresentando os conceitos que se ligam a sua Delimitação do Tema, certo? Então pesquise autores ligados ao tema e vamos desenvolver o seu Referencial Teórico Metodológico.
   Seria bom uns três autores, tendo um como principal. O que mais está de acordo com as ideias de sua pesquisa.
   Se você ainda não tem os autores, veja o passo a passo neste outro artigo e volte aqui para fazer o seu Referencial Teórico.

Vamos lá, ajuste seu tema a este modelo, ok!?

  • Apresente a sua delimitação do tema, mostrando ao seu leitor como chegou a esta delimitação. Exponha seu tema no tempo e espaço, assim como fez para delimitá-lo.
  • Pegue o conceito principal e apresente com suas palavras e no mesmo parágrafo, apresente um dos autores que estão de acordo com o que você acha. Assim, você mostra para a banca que suas ideias têm embasamento teórico, certo?

Esta primeira citação deve estar de acordo diretamente com o que você expôs.
Lembre-se de citar de forma correta, conforme as regras da ABNT

  • Num próximo parágrafo, desenvolva mais o que este autor apresentou, suas ideias principais, ligando-as ao seu tema.
  • Faça um próximo parágrafo, e agora mostre um outro autor e suas ideias a partir de outra citação. Não se esqueça de expor as ideias do autor e principalmente, argumentar sobre o que foi apresentado. Para que não fique somente a citação dele.
  • Se os dois autores apresentados, falam a mesma coisa, ou seja, estão de acordo em seus pensamentos sobre o mesmo conceito, então você desenvolve um parágrafo mostrando isto, ou seja, que os dois têm a mesma opinião. Se as opiniões divergem em algo, ótimo. Apresente as diferenças.

É hora de desenvolver seu poder de argumentação sobre eles.

  • Se você tem um terceiro autor, é hora de mostrar as ideias dele em outro parágrafo, e a seguir argumentar o que ele apresenta e “conversar” com as ideias dos autores anteriormente citados. Explore bastante este parágrafo com a conversa entre autores!
  • Por fim, crie um último parágrafo mostrando suas ideias sobre o que foi apreendido dos parágrafos anteriores, mostrando a banca que “você entendeu” sobre o assunto e conceitos apresentados.

E para completar…

Finalizando com inteligência!

  • Faça mais um parágrafo voltando o que você desenvolveu anteriormente e ligando a importância de seu tema, ou seja, a sua justificativa. Também cabe aqui ligar, se já não o fez, ao objetivo geral do seu TCC.

Boas pesquisas! Deixe um comentário e POR FAVOR, compartilhe com seus amigos esta página!  😉 

Fotos: principal de “pexels” e foto seguinte de Jack Moreh, em “freerangestock

Leia outros artigos em destaque:
Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado
Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos
PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
➡ Conheça as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa
➡ Encontre aqui Tipos e Exemplos de Metodologia de Pesquisa para TCC
➡ Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados
Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo. Exemplos Comentados
Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC
Como Fazer um Projeto de Pesquisa para Mestrado
Introdução Perfeita para TCC e Monografia