Entenda como começar um capítulo de TCC

Guia completo: como começar e fazer o primeiro capítulo do TCC

A redação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa que gera muita preocupação e angústia entre os universitários, estudantes de pós, entre outros. Entre os capítulos de um TCC, o primeiro é visto como de grande dificuldade. Neste artigo, saiba mais como fazer o primeiro capítulo do TCC e como começar o mesmo sem erros.

Confira!

Como iniciar um capítulo de TCC?

Inicie sua pesquisa e faça seu primeiro capítulo de TCC

Como começar um capítulo de TCC?

Chegou o momento de escrever sua pesquisa e você quer saber como iniciar um capítulo de TCC, correto? Você já definiu o tema, o campo de análise, objeto de estudo, o orientador e até mesmo já buscou as fontes bibliográficas que auxiliarão na produção da pesquisa.

Se não viu essas informações ainda, pode aproveitar aqui:

Porém, está preocupado(a) porque agora precisa iniciar a escrita? É nessas horas que o primeiro capítulo do TCC gera muitas dúvidas e angústia aos estudantes universitários.

  • Como iniciar o texto?
  • Qual o tipo de linguagem do TCC?
  • O que deve constar nessa primeira parte do TCC?

Essas são algumas das dúvidas comuns para quem está produzindo o TCC. Dúvidas que podem ser sanadas em parte com o orientador, mas ele não vai escrever o texto por você. Ou seja, a missão foi dada e precisará ser cumprida apenas pelo estudante.

Então, vamos a algumas dicas de como começar um capítulo de TCC!

Primeira dica: escreva de forma correta seu primeiro capítulo do TCC

Escreva o TCC usando a linguagem correta

1 – Priorize a linguagem na terceira pessoa

A redação de um TCC precisa apresentar os dados e informações que nortearam sua pesquisa. No entanto, a linguagem precisa ser impessoal. Assim, principalmente neste primeiro capítulo do TCC, você já precisa fazer a apresentação com a linguagem na 3ª pessoa do singular mais a partícula “se”.

Por mais que a pesquisa refletirá uma descrição de sua análise sobre o que foi consultado ou avaliado, o texto científico precisa conter esse distanciamento do autor para com o objeto.

Portanto, a conjugação verbal em todo o texto precisa estar alinhada com essa ideia de distanciamento.

Assim, numa frase, nada de colocar: “para esta pesquisa, eu consultei artigos científicos…”. O certo é “para esta pesquisa, consultou-se artigos científicos…”.

Seja objetivo quando escrever o primeiro capítulo do TCC

Escreva seu TCC de forma objetiva e fácil


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

2 – Parágrafos e períodos curtos

Construa parágrafos menores, pois isso impede que você crie contradições em sua argumentação. O ideal é montar parágrafos com até 12 linhas. Procure dar uma lógica a cada parágrafo e, internamente, faça o mesmo com os períodos.

Por exemplo, nos primeiros parágrafos do 1º capítulo do TCC, procure apresentar sobre o que se trata a pesquisa que será trabalhada. Sendo assim, fale sobre o contexto do tema. A intenção que o levou a pesquisar sobre esse assunto. Veja o exemplo abaixo:

“A pandemia da Covid-19 atingiu o mundo de forma grave. No Brasil, um dos principais campos afetados foi o da educação pública. Milhões de crianças e adolescentes, nas mais diversas regiões do país, enfrentaram dificuldades no acesso a tecnologias para o ensino remoto…”.

Perceba que nesse primeiro parágrafo há uma contextualização sobre o macro do tema que será discutido nesse TCC. Ele abordará os impactos da pandemia do novo coronavírus para a educação pública brasileira. Esse trecho já posiciona o leitor sobre o que será discutido.

Dessa forma, é perceptível, por meio de períodos curtos e diretos, uma estruturação lógica sobre a pesquisa que norteia o TCC. O uso de períodos curtos permite uma linguagem mais objetiva e de fácil assimilação para quem lê o texto. Não se torna cansativo, tampouco traz “floreios” que não levam a lugar algum.

No mesmo trecho, já há um recorte em termos de delimitação do que será apresentado ao longo da pesquisa do TCC. Quando se fala em “milhões de crianças e adolescentes” e “educação pública”, pode-se entender que esse será o primeiro espectro em análise ao longo do TCC.

Portanto, pense no 1º capítulo como a primeira abordagem que você dará ao leitor. Não solte todas as informações nos primeiros períodos. Vá, aos poucos, apresentando a sua pesquisa. Além de apresentar mais objetividade, o 1º capítulo também obedece a uma estrutura metodológica.

Construa e estruture o primeiro capítulo do seu TCC

Etapas do primeiro capítulo

3 – Estrutura do primeiro capítulo do seu TCC

Deve-se trabalhar de forma correta a construção do primeiro capítulo porque ele terá uma determinada estrutura que forma uma espécie de “esqueleto” do TCC. Ele é formado, praticamente, por toda a concepção do que será trabalhado ao longo do trabalho.

Dessa forma, a estrutura metodológica do 1º capítulo introduzirá uma sequência de etapas que farão parte do desenvolvimento do TCC. Normalmente, ele obedece às seguintes etapas:

  • Apresentação do problema da pesquisa;
  • Apresentação do Objetivo geral, bem como dos específicos;
  • Metodologia a ser aplicada na pesquisa;
  • Justificativa para a realização da pesquisa.

Outros elementos podem ser adicionados, muito conforme a orientação de cada instituição. Mas esses elementos acabam por formar a ideia central do primeiro capítulo. Detalhe: eles não são escritos de forma separada, como respostas para perguntas. Mas, sim, compõem um texto apenas.

4 – Apresentação do problema de pesquisa

Como dito anteriormente, citando o exemplo de um trabalho que aborde os impactos da pandemia para a educação pública, você poderá em seguida delimitar a problemática do seu TCC. Utilizando-se desse exemplo, deve-se fazer um recorte sobre qual o problema que você pretende responder.

Assim, na sequência do parágrafo, pode-se ter o seguinte exemplo:

“…Essas dificuldades, em acesso a tecnologias na rede pública de ensino brasileiro, foram constatadas em reportagens e publicações acadêmicas. No entanto, procurar-se-á, nesta pesquisa, analisar qual faixa de idade escolar foi mais prejudicada em estudantes da Educação Básica da periferia de Porto Alegre”.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Ou seja, você tem um problema que norteará a sua pesquisa: identificar qual faixa de idade, de estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre, que moram em zonas periféricas, teve mais problemas de acesso a tecnologias para o ensino remoto.

Esse questionamento é o que motiva a sua pesquisa. Respondê-la será a meta de seu trabalho. E os objetivos que a levarão essa resposta, podem ser apresentados na sequência.

Comece o capítulo do TCC apresentando as etapas do trabalho

Estrutura do TCC e objeto do trabalho

5 – Apresentação dos objetivos da pesquisa

Os objetivos são as etapas que você cumprirá com seu trabalho. Eles devem ser apresentados no 1º capítulo. São expressos em verbos no infinitivo e buscam dar um panorama do que será trabalhado enquanto pesquisa.

No caso do exemplo, você pode trabalhar com um objetivo geral que é: “Analisar os impactos da pandemia para alunos da rede pública de Porto Alegre em escolas em zonas periféricas da cidade”.

Já os específicos: “Verificar qual faixa de idade teve mais dificuldades em acesso a tecnologias para estudos no ensino remoto na Educação Básica da rede pública de Porto Alegre em zonas periféricas”;

“Diagnosticar o porquê de essas dificuldades foram causadas para essa faixa de idade que será identificada”;

“Mensurar que impactos terão essa faixa de alunos identificados nesta pesquisa em aprendizagem para os próximos anos” e “Propor ações de políticas públicas para a educação voltada a rede pública de ensino de Porto Alegre, no que se refere a adoção de tecnologias para os processos de ensino e aprendizagem”.

 Mostre a metodologia usada no primeiro capítulo

Faça sua pesquisa e explique como será a metodologia


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

6 – Metodologia da pesquisa

Em seguida, você explicará como baseará a sua pesquisa. Quais as teorias que serão aplicadas? Quais os autores que você usará para fazer o seu referencial teórico? A sua pesquisa será quantitativa ou qualitativa? Ou unirá ambos os processos de análise?

Qual o recorte da sua pesquisa em termos de grupos a serem analisados? Esses são alguns dos questionamentos que você pode fazer ao seu trabalho para moldar a sua metodologia de pesquisa.

7 – Justificativa para a realização da pesquisa

De forma sucinta, você defenderá a importância do seu trabalho e da problemática que buscará responder com o TCC. Explique o porquê buscou esse tema e o quanto ele poderá beneficiar em pesquisas na área e também para a sua própria formação profissional.

Aprenda ainda mais sobre isso lendo o artigo: Justificativa TCC – Guia Completo com 20 Modelos Prontos

Há outros elementos que podem ser exigidos para a sua introdução. Mas estes moldam essa estrutura que forma esse texto introdutório e servem como ferramenta de como fazer o primeiro capítulo do TCC.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe sua opinião e também sugestões. O seu feedback é muito importante!