Uma das questões que fazem muitos acadêmicos quebrarem a cabeça na hora de produzir um texto acadêmico e científico é justamente em relação ao sistema de referência e citação autor data.

Isso porque existem muitas formas de mencionar o autor e ano de obras, e para cada situação, ou momento do nosso texto, precisamos fazer a menção desses elementos de uma forma diferente e padronizada.

Claro que vamos pegando o jeito com o tempo, mas para aquelas que estão recém na produção do seu primeiro texto acadêmico e científico, pode ser um verdadeiro dilema ter que gravar todas essas regras de citação, comumente exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Desse modo, preparamos um conteúdo exclusivo para lhe ajudar a compreender, não só como fazer citação autor data, ou seja, a referência na pesquisa acadêmica, como também compreender as citações possíveis (sistema autor data e nota de rodapé, citação autor data mais de um autor, referenciar entidades, citação apud, etc) dentro de um texto acadêmico e como fazer tudo isso do jeito certo.

Confira e faça uma boa leitura!

Significado e função do sistema de citação autor data segundo a ABNT

Conhecendo o que é o sistema de referência autor data e sua importância nos trabalhos acadêmicos conforme a ABNT

O que é sistema autor data segundo a ABNT?

O sistema de referência de citação autor data são atribuições às citações de obras ou autores que são feitas ao longo do texto, indicando entre parênteses o sobrenome do autor, o ano de publicação da obra e, quando isso for necessário, o número de página de onde o fragmento dito pelo autor foi retirado. E tem mais…

Em uma bibliografia, ao final do documento construído são apresentadas todas as obras citadas, contendo sua descrição bibliográfica completa e ordenada por ordem alfabética.

Dessa forma, todos os comentários acerca da informação usada e citada são redigidos no corpo do texto principal, sem obrigar o leito a interromper sua leitura para consultar uma nota de rodapé, por exemplo.

O sistema de citação autor data é muito simplificado e fácil de aplicar enquanto construímos nosso texto acadêmico e científico, e é adotada pela grande maioria das disciplinas, principalmente quando se quer demarcar maior cientificidade ao texto, e com as devidas menções aos autores que fundamentaram os dizeres expressos no texto.

A principal diferença com o sistema de notas e bibliografia é que a referência ao ano de edição é indicada através do nome do autor (ou dos autores, se houver mais de um), precedido e seguido de ponto (.).

Aprenda como usar as referências do sistema auto data

Segundo a ABNT existem alguns pontos importantes para fazer a citação auto data corretamente

Como fazer citação autor data? 5 principais questões a se considerar segundo as normas ABNT

Para saber como fazer o sistema autor data segundo as normas ABNT, é importante levar em consideração alguns pontos principais:

  1. Na citação em um corpo de texto, o autor é identificado apenas pelo seu sobrenome. Nas referências bibliográficas é onde indicaremos ao leitor, as informações mais completas sobre o autor que fundamentou nosso estudo, tais como seu nome completo, título da obra, editora responsável pela impressão do livro, etc.
  2. Os autores podem ser pessoais ou corporativos e, inclusive, a obra pode ser anônima. Neste último caso, utiliza-se o termo “anônimo” no lugar do sobrenome do autor.
  3. Para citação autor data de mais de um autor, na lista de referências bibliográficas deverão ser inseridos seus sobrenomes separados pelo símbolo de ponto e vírgula (;).
  4. Nas citações referenciais apresentadas no corpo do texto, se um mesmo autor (ou autores) tem várias publicações em um mesmo ano, cada publicação se diferenciará mediante uma letra maiúscula, em ordem alfabética, colocada imediatamente depois do ano. Por exemplo: (LIMA, 2001, p. 88). Nas referências também aparecerão as mesmas letras junto ao ano.
  5. No caso de uma publicação oficial de uma entidade do estado, a maneira correta de citação é inserindo primeiro o nome do país, seguido de um ponto final (.) e nome da entidade. Exemplo: (BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998)

Aprenda mais:

Passo a passo com exemplos do sistema de referência autor data

Veja abaixo os exemplos e aprenda como fazer corretamente o sistema de citação autor data

Exemplos de citação de referência autor data pela ABNT

Como vimos nos apartados anteriores deste artigo, o sistema autor data possui algumas estruturas fixas, são elas:

(AUTOR + data de publicação)

ou

(AUTOR + data + página)

ou

Autor (data + página)

Para que esses sistemas fiquem mais claros em nossa mente, podemos citar como exemplo um livro do Harry Potter. Se você quiser mencionar alguma passagem da obra, deverá fazer da seguinte forma:

Citação direta autor data (ABNT):

“O fogo do cálice acabara de se avermelhar outra vez. Expeliu faísca” (ROWLING, 2007, p. 217).

Outra forma de fazer citação direta, só que agora retirando uma passagem da obra “Os três mosqueteiros” poderia ser:

Citação direta autor data (ABNT):

“Ninguém respondia às galanterias de Porthos. Eram apenas quimeras e ilusões” (BUMAS, 1955, p. 123).

Aprendida as formas de se fazer citação direta e de mencionar autor data nessas ocasiões, agora iremos aprender a como fazer menção de autor data em uma citação indireta.

Para isso, retiraremos uma passagem do livro “A sociedade do Anel – O senhor dos anéis/ J. R. R. Tolkien”:

Citação indireta autor data (ABNT):

O personagem Gadalf parou, em meio à ponte estreita, e vociferou que o Balrog não podia passar (TOLKIEN, 1997).

A partir de todos esses exemplos, podemos perceber 4 detalhes importantes na hora de se mencionar autor data em um trabalho acadêmico e científico. São eles:

  1. Devemos registrar o último sobrenome do (a) autor (a), se ele (a) for uma pessoa física;
  2. O registro do número de páginas só é obrigatório quando houver cópia literal de um trecho;
  3. Os dados colhidos são postos entre parênteses;
  4. Entre os parênteses, o sobrenome deve ficar em CAIXA ALTA.

Exemplos de casos específicos do sistema de citação autor data – ABNT

A partir de agora também iremos apresentar alguns casos particulares de citação de referência no sistema autor data, que precisamos estar muito atentos para evitar equívocos.

Obra com vários autores

Quando houver mais de um autor é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a citação.

  1. Até 3 autores: Os sobrenomes finais dos autores devem estar sempre separados por ponto e vírgula (;). Exemplo de citação: (BRITO; LIMA; SILVA, 2017)
  2. Mais de 3 autores: Usaremos a expressão “et. al.” quando houver mais de 3 autores em uma citação.

A expressão abreviada em latim “et. al.” Significa “e outros”. Além disso, devemos pô-la após o sobrenome do primeiro autor.

Dessa forma, sabemos que, além do primeiro, outros autores também participaram e contribuíram para a obra.

Exemplo: (ATKINSON et al., 2015) ou “Segundo os pressupostos teóricos de Atkinson et. Al. (2015), …”

Citação da Citação (apud)

Esse tipo de citação não é recomendada no âmbito acadêmico e científico, apenas em última instância.

Isso ocorre quando citamos um autor por meio da citação de um outro, pois não encontramos a obra completa, entre outras justificativas.

Exemplo: Eu quero citar Morin, cuja obra foi publicada em 2001. No entanto, só tenho o livro de Alvez de 2020, que o cita. Desse modo, se for usar essa citação de Morin que consta no livro de Alvez, será necessário utilizar uma expressão “apud”.

Exemplo: (MORIN, 2001 apud ALVES, 2020)

O “apud” é uma expressão latina que significa “citado por”, “conforme” ou “segundo”.

Por isso, o autor que queremos citar deve ir antes do autor intermediário.

Sistema autor data e nota de rodapé

As notas de rodapé devem ficar dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples e por um filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.

Além disso, a nota deverá ser inserida após ponto final ou aspas duplas, como forma de designar a autoria (nota referencial) do parágrafo, frase ou citação.

Sistema autor data e nota de rodapé ABNT

Aprenda mais: