Como fazer um Artigo Acadêmico?

Aprenda a preparar um artigo acadêmico de qualidade

Se você recebeu a missão de desenvolver esse tipo de produção, e não tem a menor ideia de como fazer um artigo acadêmico de qualidade, saiba que nós podemos ajudar você!

Sabemos o quanto a escrita acadêmica é desafiadora, não só na hora de desenvolver artigos, como nos demais gêneros textuais que circulam nas universidades.

Isso porque são várias as regras a serem seguidas, e é preciso ter uma linguagem científica e o mais importante: o embasamento e pertinência do estudo para a sua área de formação.

Portanto, não se preocupe se a elaboração de artigos está tirando suas noites de sono, já que em nosso conteúdo de hoje lhe passaremos dicas de como escrever um bom artigo acadêmico.

Desse modo, as orientações que receberá lhe ajudarão a ser aprovado com êxito no componente que estiver cursando e até mesmo publicar o material em boas revistas acadêmicas.

Aproveite as nossas dicas e mãos à obra!

Artigo como fazer: dicas importantes no seu trabalho acadêmico

Elabore seu artigo acadêmico usando nossas 8 dicas valiosas

8 dicas essenciais de como fazer um artigo acadêmico

Primeiramente, você precisa ter em mente que, para se fazer um artigo acadêmico você deve ter uma escrita precisa, rigorosa e clara. Além disso, abaixo compartilhamos algumas dicas importantes para que esse processo fique mais simplificado para você:

  1. Escreva um artigo acadêmico com desenvolvimento preciso: na hora de desenvolver um artigo científico você precisa ter um tema em mente e focar especificamente nisso, sem se dispersar do seu objetivo de estudo. Em outras palavras, siga uma única perspectiva e não abra demais o seu leque teórico, caso contrário terá mais dificuldade para fechar o seu texto.
  2. Compartilhe uma ideia ou hipótese desde o princípio do seu artigo: isso é importante de considerar para que o leitor saiba o que você pretende desenvolver e qual será a sua linha de pensamento. Todo estudo tem uma hipótese e mesmo que você não chegue nos resultados esperados, deve sinalizar ao seu leitor onde espera chegar com a sua pesquisa. Se não obter os resultados desejados, basta sinalizar isso na análise ou nas considerações finais do artigo acadêmico.
  3. Seja rigoroso: no âmbito das ciências é fundamental ser rigoroso na escrita do artigo acadêmico. Para que deseja efetiva a escrita do seu artigo, ela precisa ser rigorosa e cumprir com o objetivo principal da sua criação, que é o de expor os resultados da pesquisa dentro de uma análise crítica para a comunidade científica, permitindo que sejam comprovadas e ampliadas as discussões teóricas, e abra espaço para que outros pesquisadores, que trabalham em estudos similares, também possam discutir dentro das suas perspectivas ou refutá-las. Isso define os termos da rigorosidade de um trabalho, e ao mesmo tempo o define como um trabalho acadêmico/científico. É por isso que o rigor está na essência do que fazer científico, e deve estar presente em cada trabalho que seja passível de publicação, e isso requer uma redação adequada às normas da revista em que será publicado (caso esta seja a finalidade do seu artigo acadêmico).
  4. Use uma linguagem precisa e não ambígua: busque fazer um mapeamento acerca dos termos técnicos que circulam dentro do seu campo de atuação e nicho de estudo, e que você considere apropriado. O cuidado com a linguagem é algo primordial na produção de um artigo acadêmico de qualidade e por isso, devemos evitar o uso de termos que sejam marcas do discurso oral, ou seja, terminologias coloquiais que circulam em nosso dia a dia. Lembrando que o texto acadêmico, por ser um tipo de produção que circula em um âmbito científico, o mesmo carece de uma linguagem mais formal.
  5. Dirija-se ao seu público-alvo: quando vamos escrever um artigo acadêmico de qualidade precisamos ter bem claro o público-alvo que irá consumir o material produzido e não deixar lacunas na produção, que dificultem a compreensão da sua intenção teórica com o estudo desenvolvido.
  6. Não use uma linguagem florida, literária ou barroca: mais uma vez salientamos a importância de cuidar a linguagem usada na hora da escrita do artigo científico. Evite um discurso literário, uso de metáforas ou excesso de adjetivos. Lembre-se que a escrita acadêmica deve ser clara e precisa.
  7. Não incluia suas ideias sobre outros temas: quando você desenvolve um artigo acadêmico dentro de uma linha teórica, ao longo do desenvolvimento do mesmo, você só irá emitir opinião sobre questões que tenha domínio e fundamentação teórica suficiente, para garantir a autenticidade da sua perspectiva. Evite, portanto, discussão de temas que não domine.
  8. Se algo é muito importante, coloque no desenvolvimento do seu estudo: no entanto, se algo for considerado mais secundário, você pode apenas inserir uma nota de rodapé no artigo e estará tudo ok.
Como escrever um Artigo Acadêmico?

Artigo acadêmico: aprenda a fazer um texto de qualidade

Quer fazer um artigo acadêmico de qualidade? Escreva apenas o necessário!

Como diria o filósofo Cícero, não fale mais do que o necessário. Dito isso, lembre-se de que a extensão dos artigos acadêmicos, principalmente aqueles que são feitos para a publicação em periódicos ou revistas acadêmicas, variam de apenas algumas a mais de 10.000 palavras, girando em torno de 10 a 25 páginas.

Quanto ao estilo de escrita mais adequado, recomendamos que siga as instruções da revista que você escolheu. Você encontrará as especificações em seu site oficial. Geralmente em uma seção intitulada Guia para Autores, ou um título similar.

Por último… Quando terminar de escrever seu artigo acadêmico, leia atentamente o seu trabalho várias vezes antes de entregá-lo. Leia-o muitas vezes. Certifique-se de enviar seu melhor trabalho. Elimine tudo o que não é seguro, tudo o que é duvidoso, tudo o que é censurável.

Se você tem um colega de confiança em sua disciplina, por exemplo, peça para ele ler e dar feedback, ou até mesmo seu professor ou orientador. É importante garantir um texto de qualidade, ou o material será recusado.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

A ortografia e a gramática devem ser impecáveis. Se o trabalho estiver em um idioma que não é o seu idioma nativo, por exemplo, você pode contratar um serviço de edição ou revisão, ou pedir a um colega nativo para revisá-lo.

Se você precisar de um serviço profissional de revisão, regras ABNT, outras línguas, ou mesmo um auxílio na escrita de seu material, considere contratar um profissional. Indicamos esta plataforma.

Artigo Acadêmico: o que são revistas revisadas por pares?

Revistas revisadas por pares: principal finalidade de um artigo acadêmico de qualidade

O que são revistas revisadas por pares?

A publicação em periódicos revisados ​​por pares é o modo de comunicação dentro das comunidades de especialistas em todas as disciplinas acadêmicas e é a principal finalidade de um artigo acadêmico de qualidade.

Em outras palavras, é também a maneira pela qual um autor ou pesquisador mostra que teve uma produção de alta qualidade e, portanto, é uma informação fundamental, não só no campo acadêmico, mas também no ambiente de trabalho, desde a contratação até a promoção. Portanto, carece de divulgação.

Saiba como realizar busca de fontes seguras para que seu Artigo Acadêmico seja publicado evitando o plágio

Como ser original na pesquisa do artigo acadêmico e evitar que exista plágio?

Como ser original para que meu artigo acadêmico seja publicado?

Em um artigo revisado por pares, o acadêmico deve apresentar uma nova contribuição para sua disciplina, que é precisamente o que ele comunica aos seus pares através da publicação do trabalho.

Isso significa que seu artigo deve conter algo diferente, novo ou original. É melhor que essa originalidade esteja explícita desde a introdução e também na conclusão do material.

Outro ponto muito importante é evitar o plágio, mesmo inconsciente, ao citar no texto as obras de outros autores, ao se referir às suas ideias ou resultados.

Nas citações diretas, se quiser ter segurança, use aspas sempre que copiar três palavras ou mais de outro autor, com a referência correspondente. Aprenda mais sobre estas regras no artigo → Sistema de citação autor data com EXEMPLOS passo a passo. Isso não prejudica o seu trabalho, mas mostra que você leu a literatura acadêmica sobre o assunto sobre o qual está falando.

Não cite publicações populares ou jornalísticas, ou de fontes não confiáveis, consulte sempre o artigo científico é original.

Gostou do nosso conteúdo! Agora você já sabe como desenvolver um artigo acadêmico de qualidade! Bons escritos para você!

Aprenda mais com nossos outros artigos: