Se você ouviu falar em Revisão de Literatura de TCC, mas não tem ideia de qual método de pesquisa seria esse, ou se quer desenvolver esse tipo de estudo e precisa de um exemplo de Revisão de Literatura como modelo para se basear, saiba que você veio ao lugar certo!

Confira no nosso artigo de hoje como fazer uma revisão de literatura como nosso roteiro exclusivo para desenvolver sua própria pesquisa, além de conhecer os tipos de revisão de literatura mais utilizados no meio acadêmico.

Ainda vamos indicar onde conseguir uma pesquisa com seu tema para usar como base.

Abaixo, o índice de nosso artigo. Aproveite e boa leitura!

Entenda o conceito de Revisão de Literatura de TCC

A Revisão de Literatura é uma das partes fundamentais do TCC

O que é Revisão de Literatura?

Antes mesmo de você ter acesso ao nosso roteiro para revisão de literatura de TCC, precisamos compreender o conceito dessa parte de um trabalho de conclusão de curso, não é mesmo?

Então, o que é revisão de literatura?

Uma Revisão da Literatura nada mais é do que uma parte do TCC que consiste em detectar, obter e consultar a bibliografia e outros materiais que podem ser úteis para os propósitos de determinado estudo.

Isso quer dizer que, a partir da revisão da literatura iremos extrair e recopilar a informação que julgarmos relevante e necessária à nossa pesquisa de TCC.

Essa revisão é seletiva, uma vez que todos os anos são publicados, em diversas partes do mundo, milhares de artigos de revistas, livros e outros tipos de materiais que envolvem a nossa área de conhecimento.

Devemos ter em mente que, ao começar uma revisão de literatura de TCC, dentro de um determinado tema, pode ser que nos deparemos com milhares de referências relacionadas.

Nessa hora, os acadêmicos podem ficar confusos e com muita dificuldade para selecionar os materiais que serão utilizados no estudo.

Diante dessas circunstâncias é necessário levar em consideração as seguintes questões, na hora de selecionar as fontes de referência:

  1. Fontes primárias (diretas): podem ser livros, antologias, artigos de publicações em revistas, monografias, teses e dissertações.
  2. Fontes secundárias: compilados, resumos e listas de referências publicadas em uma área de conhecimento em particular.
  3. Fontes terciárias: documentos que contenham nomes e títulos de revistas e outras publicações de jornais, boletins, conferências, simpósios, etc.
Tipos de pesquisa de revisão de Literatura para TCC

Conheça os principais tipos de revisão de literatura para seu TCC

Tipos de Revisão de Literatura

Os textos de TCC que apresentam uma abordagem clássica de revisão de literatura são constituídos, geralmente, de revisões “narrativas ou qualitativas”.

Atualmente, no âmbito acadêmico existem inúmeros tipos de pesquisa de revisão de Literatura, embora as mais comuns sejam:

  • Revisão de Literatura descritiva

Esse tipo de método proporciona ao leitor uma série de conceitos úteis em áreas que estão em constante evolução.

Além disso, esse tipo de revisão de literatura tem uma grande utilidade no ensino e também interessará muitas pessoas de campos afins.

  • Revisão de Literatura Exaustiva

Trata-se de um TCC de bibliografia comentada e costumam ser trabalhos mais extensos, muito especializados em determinada área e não oferecem uma informação precisa a um profissional interessado em responder uma pergunta específica.

  • Revisão de Literatura Avaliativa

Esse método de desenvolvimento de revisão de literatura responde a uma pergunta específica e concreta sobre determinados aspectos.

Além disso, esse tipo de revisão de literatura são as que atualmente conhecemos como perguntas baseadas em evidência científica.

  • Revisão Crítica

Esse tipo de revisão objetiva fazer uma demonstração de pesquisa extensiva e avaliação crítica de qualidade.

A análise feita por esta ótica, procura identificar qual é a contribuição conceitual para incorporar a teoria já existente, ou desenvolver novos conceitos e ideias.

  • Revisão Integrativa

Esse método utiliza uma ampla gama de métodos de revisão de literatura, casando com pesquisas experimentais e não experimentais, entre outros.

Além disso, as revisões de literatura de cunho integrativo costumam combinar dados da literatura teórica com a parte empírica, por exemplo.

  • Revisão de Literatura com Meta Análise

Neste caso, são combinados diferentes dados e estatísticas, a partir do método quantitativo, a fim de fornecer maior precisão das informações.

  • Revisão do Estado da Arte

Esse tipo de revisão de literatura observa quais são os principais assuntos da atualidade e também pode fornecer novas perspectivas sobre uma determinada questão, ou até mesmo indicar outras áreas de pesquisas para o futuro.

Roteiro para Revisão de Literatura

Revisão de literatura: aprenda como fazer com nosso Roteiro passo a passo

Como fazer uma Revisão de Literatura?

Agora que já conhecemos alguns dos principais tipos de revisão de literatura, você deve estar se perguntando como fazer uma revisão de literatura, não é mesmo?

Saiba que colocar em prática esse tipo de pesquisa não tem muito mistério, embora exija uma série de leituras e organização das informações obtidas.

Roteiro para Revisão de Literatura

Siga o nosso roteiro para revisão de literatura passo a passo a seguir para fazer sua revisão de literatura de TCC:

  1. Consulte um especialista no tema que você deseja estudar, para que possa coletar e identificar as principais fontes primárias que sua revisão de literatura deverá considerar.
  2. Feito isso, parte para e etapa de identificação de palavras-chave ou termos de busca que servirão para fazer uma pesquisa por artigos científicos na web.Por exemplo: você pode inserir no Google Acadêmico os temas “Dialogismo” e “Linguagem e discurso”, se for um estudante da área da Letras interessado em Análise do Discurso. Feito isso, uma série de materiais relacionados irá surgir na sua tela. Escolha aqueles que julgar válidos.
  3. Procure pesquisar literaturas para além das produzidas no Brasil, já que existem inúmeros teóricos conceituados em outros idiomas.
  4. Pesquise em acervos digitais e em bancos de teses e dissertações das universidades.
  5. Graças a essas buscas iniciais, você conseguirá construir uma lista de referenciais importantes para a sua revisão de literatura de TCC. Procure ser bem organizado e meticuloso neste processo.
  6. Ao ter as referências em mãos, deverá ler e analisar o conteúdo dessas obras, a fim de verificar se serão pertinentes ao seu tema de estudo, ou não.Para otimizar seu tempo, no caso de livros, leia sempre o sumário e vá direto nos capítulos que julgue serem pertinentes ao seu estudo e verifique se o texto realmente traz contribuições significativas para a sua proposta.No caso de artigos científicos, leia sempre o resumo, pois é no resumo dos artigos que temos uma ideia da totalidade do conteúdo apresentado e podemos ter condições de saber, se a leitura integral vale mesmo a pena, ou seja, será útil para o estudo.
  7. A partir do momento que você já possui os materiais considerados úteis ao seu TCC, é necessário reservar esses textos para começar suas leituras.
  8. Com os textos de interesse em mãos, comece a lê-los, elaborando resumos breves desses artigos, destacando citações que considere importantes, etc.
  9. É importante termos, no mínimo, de 15 a 25 referências em nossa revisão de literatura, como forma de comprovar aos nossos leitores do TCC, que nosso estudo possui embasamento teórico suficiente para a defesa de nossas análises e argumentos.

Para confirmar que a sua revisão de literatura foi feita de modo adequado, é importante responder a questões como:

  • Você procurou bancos de dados e coletou informações de pelo menos 5 anos atrás?
  • Pesquisou pelo menos 5 revistas científicas dos últimos 5 anos, para verificar se o seu tema já foi estudado antes, e quais são as análises expressas até o momento?
  • Localizou livros sobre o tema? Existem teóricos consagrados? Quais?
  • Buscou por teses e dissertações que abordam seu tema de interesse?
Revisão de Literatura exemplo

Aproveite os Exemplos de Revisão de Literatura como modelo, e faça para seu TCC

10 Exemplos de Revisão de Literatura

Muitos alunos chegam até este artigo na procura de modelo de revisão de literatura. Destacamos para você 10 exemplos para servir como referência.

Mas se você chegou até aqui querendo uma pesquisa pronta que fale do seu tema, (como nós não fazemos) você deve conhecer este outro site, onde pode adquirir uma pesquisa exatamente com seu tema, sem plágio, sobre o assunto que você solicitar. Apenas indicamos que você use como referência para desenvolver sua pesquisa.

Separamos estas outras Revisão de Literatura como exemplo. São pesquisas prontas, bem atuais e que trazem uma ideia de como você pode fazer a sua.

01 – Modelo de Revisão de Literatura em PDF

https://www.researchgate.net/profile/Ari_Mariano/publication/319547360_Revisao_da_Literatura_Apresentacao_de_uma_Abordagem_Integradora/links/59beb024aca272aff2dee36f/Revisao-da-Literatura-Apresentacao-de-uma-Abordagem-Integradora.pdf

02 – Revisão de Literatura Exemplo: Estresse e bem-estar no trabalho: uma revisão de literatura

https://www.scielosp.org/pdf/csc/2020.v25n7/2721-2736/pt

03 – Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina – Exemplo de Revisão de Literatura

https://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n4/1981-5271-rbem-40-4-0772.pdf

04 – Revisão de Literatura PDF: Prevenção da violência escolar

https://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1517-9702201703157305.pdf

05 – Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil (Modelo em PDF de Revisão de Literatura)

https://www.scielosp.org/pdf/csc/2016.v21n5/1499-1510/pt

06 – Revisão de literatura sobre suicídio na infância – Exemplo Pronto em PDF

https://www.scielosp.org/pdf/csc/2017.v22n9/3099-3110/pt

07 – O Aumento da População Idosa no Brasil e o Envelhecimento nas Últimas Décadas: Uma Revisão da Literatura – Modelo

http://www.faculdadedofuturo.edu.br/revista1/index.php/remas/article/view/165/272

08 – Exemplo de Revisão de Literatura sobre Depressão em Adolescentes

https://www.redalyc.org/pdf/2820/282050111003.pdf

09 – A prevalência de fibromialgia: atualização da revisão de literatura – Exemplo pronto

https://www.scielo.br/pdf/rbr/v57n4/pt_0482-5004-rbr-57-04-0356.pdf

10 – Revisão de Literatura pronta sobre a Definição de Projeto de Vida na Adolescência

https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/35218/29361

Conclusão

No artigo de hoje você teve acesso a um roteiro com informações exclusivas sobre o universo das revisões de literatura de TCC.

Esperamos que você tenha gostado e possa aproveitar os conhecimentos adquiridos. Se você gostou, compartilhe!

Conheça nossos outros artigos.