As pesquisas que envolvem o estado da arte provêm, originalmente, do campo de pesquisa técnica, científica e industrial.

No entanto, nos últimos anos vemos um movimento significativo no âmbito acadêmico, o qual se vale também deste método de pesquisa para desenvolvimento de trabalhos e estudos dentro das universidades.

No caso específico das universidades, uma pesquisa de estado da arte busca verificar o estado ou situação de um tema na atualidade.

Em outras palavras, é uma forma de aludir ao que se sabe sobre determinado assunto e/ou, o que se tem dito até o momento e que seja relevante, dentro de um campo específico de estudo.

Desse modo, se você está pensando em obter mais informações desse tipo de metodologia de pesquisa e gostaria de saber como montar o estado da arte, você veio ao lugar certo!

Isso porque no artigo de hoje você obterá mais informações sobre o que é Estado da Arte e sobre o estado da arte utilizado enquanto metodologia de pesquisa. Além de ter exemplos em PDF para você entender o estado da arte do tema da pesquisa científica.

Aproveite e faça uma boa leitura!

O que significa Estado da Arte em pesquisa?

Entenda o conceito e significado de estado da arte

O que é Estado da Arte em um TCC?

Se pensarmos no que é Estado da Arte em uma pesquisa científica podemos dizer seu conceito ou significado é:

O estado da arte é uma modalidade de pesquisa de caráter documental, o qual nos permite desenvolver um estudo a partir de inúmeros escritos que estejam vinculados a uma área específica de interesse.

As origens desse tipo de método se remontam aos anos 80, época, em que se utilizava o estado da arte como ferramenta para compilar e sistematizar inúmeras informações, especialmente na área de ciências sociais.

No entanto, à medida que os estudos se realizaram com a finalidade de fazer balanços sobre as tendências de pesquisas, tendo como ponto de partida a tomada de decisões, o estado da arte se posicionou como uma modalidade de pesquisa da pesquisa.

Hoje em dia, o estado da arte é considerado, de modo geral, uma pesquisa que pode ser aportada a partir de pelo menos 3 perspectivas fundamentais.

Desse modo, seja qual for a abordagem escolhida pelo pesquisador, a realização de uma pesquisa de TCC de estado da arte considera que precisamos desenvolvê-la a partir dos seguintes passos:

  • 1- Contextualização

Dentro desse tipo de metodologia devemos levar em consideração os aspectos, tais como o planejamento do problema de estudo, os limites do mesmo, o material documental que se está utilizando na pesquisa e alguns critérios de contextualização.

  • 2- Classificação

Nesta fase de uma pesquisa do estado da arte, o autor deve determinar os parâmetros a serem levados em consideração, com vistas a realizar a sistematização das informações obtidas.

Além disso, é preciso observar a classe documental a ser estudada, assim como os aspectos cronológicos, objetivos de estudo, disciplinas que marcam os trabalhos analisados, linhas de pesquisa, o número conclusivo dos estudos e o alcance dos mesmos.

No que tange as informações colhidas, estas podem ser classificadas de diferentes maneiras de acordo com o tipo de informação a se analisar.

  • 3- Categorização

Para esta fase precisamos levar em consideração a hierarquização e geração de classes para o tratamento da informação.

Este passo implica, portanto, em uma recuperação importante da informação e facilita o estudo essencial do fenômeno investigado.

Com isso, ao nos aportarmos a este tipo de pesquisa, estamos permitindo a circulação da informação, o qual gera uma demanda de conhecimentos e estabelece comparações com outros conhecimentos paralelos.

Isso acaba por oferecer diferentes possibilidades de compreensão do problema tratado, uma vez que nos permite mais de uma alternativa de estudo.

Como elaborar uma pesquisa científica com Estado da Arte?

Entenda como montar uma pesquisa de TCC como Estado da Arte

Dicas de como montar uma pesquisa de estado da arte

Se você deseja montar uma pesquisa como essa, e, além disso, gostaria de ver um passo a passo de pesquisa de estado da arte, você veio ao lugar certo!

Veja a seguir algumas dicas exclusivas para desenvolver uma pesquisa do estado da arte de forma bem articulada e com bom apanhado teórico.

Lembrando que, o que se pretende construir com uma pesquisa de estado da arte é a obtenção de um conhecimento crítico acerca do nível de compreensão que se tem de um fenômeno específico.

Com isso, esse tipo de estudo pretende apresentar hipóteses interpretativas, ou surgidas desde a interdisciplinaridade, que acarretam no trabalho em equipe, sem prescindir de uma fundamentação teórica.

Nesse sentido, as questões que devemos levar em consideração, na hora de desenvolver uma metodologia de pesquisa do estado da arte, envolvem os seguintes princípios:

  1. Finalidade: nesta etapa, o autor desenvolve os objetivos da pesquisa em estado da arte, levando em consideração os estudos que já foram feitos até o momento dentro do seu tema de interesse.
  2. Coerência: neste caso, o autor busca uma unidade interna no processo investigativo, através de desenvolvimento de fases do estudo, atividades e dados.
  3. Fidelidade: recopilação das informações e necessidade de se fazer uma transcrição fidedigna dos dados obtidos.
  4. Integração: de áreas, temas, núcleos temáticos, unidades de análise e possível interdisciplinaridade.
  5. Compreensão: apresentação de visão teórica do conjunto para oferecer conclusões sintéticas sobre o estado geral da temática.

Além dos elementos já citados, cabe destacar que, os insumos que são utilizados para construir uma pesquisa em estado da arte são as diferentes formas de objetos de conhecimento, tais como os documentos ou os produtos tecnológicos.

Também é importante ressaltar que, todo Estado da Arte requer uma direção e um foco, além de um cenário no qual se possam definir as estratégias de busca pelas informações necessárias.

Outra dica:

A utilidade do resultado está proporcional ao seu nível de especificidade. Isso significa que, se um autor utilizar um tema muito amplo para estudar, essa pesquisa terá menos relevância, que o estudo dentro de um nicho específico.

Desse modo, definir a mostra documental é um aspecto básico e de suma importância na hora de colocar em prática um estudo do Estado da Arte.

Como fazer um Estado da Arte?

Como fazer o Estado da Arte do tema da pesquisa científica?

Como fazer a pesquisa em Estado da Arte?

As bibliotecas das universidades, revistas científicas, bancos de teses e dissertações e a internet são cenários frequentemente procurados por quem deseja obter informações em nível científico. No caso do Estado da Arte, esses meios tornam-se a principal referência.

No que tange os critérios de busca, devemos pensar primeiramente, em uma palavra-chave, ou em várias dentro do nosso tema de interesse, com as quais possamos fazer uma combinação que permita a identificação exata de nossas fontes ideais.

A organização atual desses cenários oferece possibilidades dinâmicas pra a administração dos critérios de seleção.

Isso envolve a escolha de termos de busca ou palavras-chave, e, além disso, a consulta aos especialistas dentro da área de conhecimento também é fundamental, uma vez que eles poderão lhe passar boas referências.

Alcançar um estudo efetivo através da metodologia do estado da arte exige observação prévia dos seguintes questionamentos:

  • Quem já pesquisou meu tema de interesse?
  • Quais lacunas existem nestes estudos já desenvolvidos?
  • Quanto já se investigou dentro dessa área?
  • O que posso adquirir com este tipo de estudo?
  • A partir de quais dimensões?
  • Quais aspectos carecem de maior abordagem?

Pense nessas questões e terá um norte exato dos elementos que devemos observar para recopilar suas informações na pesquisa do estado da arte.

Modelo de Estado da Arte

Aproveite nossos modelos de Estado da Arte em PDF

Estado da Arte do Tema da Pesquisa Científica – Exemplo em PDF

Agora que já ficou mais claro para você que o estado da arte de um tema de uma pesquisa científica é um apanhado do estado atual de tudo o que se sabe sobre tal tema da pesquisa, vamos trazer exemplos de pesquisas de estado da arte em PDF para ficar ainda mais fixado e você ter um modelo como referência.

Antes de apresentar os exemplos, é preciso também destacar que praticamente em toda pesquisa científica, em todo TCC, o estado da arte faz parte do procedimento metodológico.

Mas há pesquisas em que o estado da arte de um tema é a própria pesquisa científica em sua totalidade. E assim, sua característica é um grande apanhado de conhecimento científico e claro, de referências bibliográficas. Você terá esta impressão nos modelos em PDF a seguir.

  • Exemplo de Estado da arte PDF – Medicina

PDF

  • Exemplo de Estado da arte PDF – cidades inteligentes e sustentabilidade

PDF

  • Exemplo de Estado da arte PDF – Contabilidade Gerencial

PDF

  • Exemplo de Estado da arte PDF – Gestão Empresarial / Relacionamento Organizacional

PDF

Conclusão

No artigo de hoje, você pode ter acesso de modo mais aprofundado, sobre o que é estado da arte, e em que medida nós podemos desenvolvê-la dentro do âmbito das universidades, como montar e fazer este tipo de pesquisa.

Agora gostaríamos de saber de você: gostou de nosso conteúdo? Tem algo a acrescentar? Pode nos deixar um comentário, ou se preferir, compartilhe em sua rede social favorita!

Leia mais: