Como fazer uma Fundamentação Teórica a partir de exemplos prontos?

Guia completo com exemplos de Fundamentação Teórica explicando passo a passo

Uma das partes mais árduas de qualquer trabalho acadêmico é pesquisar e escrever uma fundamentação teórica de qualidade. Seja um trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação, tese, artigo de periódico, ou mesmo um relatório parcial e final, é sempre necessário revisar a literatura existente sobre o tema.

E aí, surgem as dúvidas que parecem básicas, mas que são importantes!

  • Como iniciar uma fundamentação teórica?
  • O que colocar na fundamentação teórica? Usar tudo o que encontrei?
  • Como fazer fundamentação teórica para meu TCC ou Projeto de Pesquisa?
  • Será que devo seguir um passo a passo ou modelo?
  • Como inserir citações em uma fundamentação teórica de forma que fique com coerência e coesão?

Vamos falar sobre isto?

Nenhuma investigação surge do nada. Algo deve ser feito para interessar aqueles que pretendem fazer trabalhos científicos. Existem até trabalhos, como algumas teses e dissertações, em que um capítulo inteiro é dedicado aos fundamentos teóricos, ou também chamados de fundamentação teórica, referenciais teóricos, revisões bibliográficas ou revisões de literatura.

Para saber se um capítulo deve ser dedicado à fundamentação teórica do seu trabalho, é preciso conhecer as normas da sua instituição de ensino ou, no caso de artigos ou capítulos de livros, por exemplo, as normas do conselho editorial.

Mas, não se desespere, pois vamos te ajudar a realizar essa tarefa da forma mais prática sem renunciar à qualidade, ok?

Fundamentação Teórica TCC

Fundamentação Teórica: saiba qual a finalidade da sua pesquisa

Entendendo a Fundamentação Teórica

Esse momento da produção acadêmica fornece a base teórica para o trabalho científico, desde projetos de pesquisa até a redação final de monografias e outros tipos de TCC.

A literatura deve abordar qual é a sua questão de pesquisa, história, metodologia, resultados. Ela mostra as opiniões que você usa para formar a sua própria opinião.

A fundamentação teórica também facilita a interpretação dos dados e a discussão dos resultados, identificando os métodos a serem empregados e as qualificações do estudo por meio da comparação com resultados encontrados em outros escritos.

Exemplo:

“… Ao contrário do que foi descrito por Fulano (2009), quando encontrou uma correlação positiva entre os fatores X e as variáveis Y, neste estudo não houve correlação entre os mesmos elementos.”

Veja como fazer Fundamentação Teórica

Inicie sua Fundamentação Teórica através dos objetivos traçados

Como iniciar uma fundamentação teórica? Como começar a construir uma base teórica?

É importante que, antes de iniciar sua fundamentação teórica, você tenha traçado seus objetivos e abordagem, além do tema central. A palavra do seu orientador é sempre essencial. Converse com ele sobre o que você deve ler e como deve ser seu argumento.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Se ainda não conhece, procure informações de autores que se destacam na sua área de estudo. A bibliografia dos artigos é uma boa fonte.

Consultando os diferentes artigos, você poderá encontrar os pesquisadores mais ativos sobre o seu tema e, através dessas referências, encontrar e consultar as diferentes abordagens de cada um.

→ Você pode aprender isso – e todas as etapas de sua pesquisa – no nosso Manual para Elaborar Projeto de Pesquisa.

Dica de Professor -> Ao destacar os pontos principais de sua pesquisa e buscar publicações pertinentes a cada ponto, não se limite à opinião de um ou dois autores. Diversifique suas citações sobre um tópico o máximo possível com autores que tenham perspectivas diferentes sobre o mesmo tópico.

Determinar o período para pesquisar é importante para reduzir a distância a ser pesquisada. Por exemplo, até dez anos, até quinze anos, etc. Se for uma fonte realmente importante, mas desatualizada, deve ser mencionada.

Também é muito importante contextualizar sua pesquisa.

Portanto, aprenda sobre trabalhos recentes ou em andamento que sejam significativos para o seu estudo, descreva-os como úteis para resolver problemas atuais ou até mesmo para entender melhor o mundo.

Gostou destas dicas? Então continue nosso artigo de hoje.

Métodos para encontrar e escrever uma boa base de fundamentação teórica

Como escrever Fundamentação Teórica?

Fundamentação Teórica: dicas para dar embasamento para sua pesquisa

Existem várias maneiras de aprender a escrever e construir uma fundamentação teórica. Hoje, com a comodidade do mundo virtual, temos acesso a publicações em vários idiomas de diversas áreas do conhecimento sem sair de casa.

No entanto, as bibliotecas também não podem ser ignoradas.

Não apenas por causa de suas coleções, mas porque descobrimos que as pessoas eram capazes, por exemplo, de nos dizer onde encontrar material histórico ou recente sobre seus assuntos.

Os mecanismos de pesquisa geralmente usam um sistema de pesquisa por palavra-chave. Você precisa identificar o tema central do seu tema. Se o tema for amplo, como “proteção ambiental”, procure pontos para analisar dentro dos objetivos gerais.

Neste caso poderia ser: “Investigar o impacto das embalagens de bioplástico na proteção do meio ambiente“.

Assim, além de conservação e meio ambiente, você pode usar as seguintes palavras-chave para sua pesquisa inicial: impacto ambiental; tipos de embalagens; fabricação de bioplásticos; uso de bioplásticos para embalagens, etc.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Para consultas online, contamos com a base de dados Scielo, Google Acadêmico, Artigo Científico, etc que reúnem publicações em todas as áreas científicas.

Aprendendo a fazer a fundamentação teórica

Como fazer uma Fundamentação Teórica passo a passo

Elabore e escreva a Fundamentação Teórica usando a consulta dos seus objetivos específicos e reunindo informações relevantes sobre cada objetivo

Para orientar sua pesquisa, consulte seus objetivos específicos e reúna informações relevantes sobre cada objetivo. Cada um deles pode receber um subtítulo e pode ser dividido em várias seções.

Primeiro, encontre os autores que criaram o conceito. Em seguida, encontre outros autores que começam com um conceito inicial, façam o trabalho real e apresentem seus resultados.

Exemplo:

Segundo FULANO (2010), a abordagem do ensino público deve ser a mesma adotada pelas redes privadas. No entanto, BELTRANO (2013) afirma que as diferenças sociais se refletem negativamente na adequação da prática das escolas privadas à política educacional pública.

Ao escolher autores conhecidos citados em outras obras, você estará mais próximo de apresentar um material confiável em seu texto. Se você não puder determinar a autenticidade de qualquer trabalho, é melhor remover esse parágrafo.

O que colocar na Fundamentação Teórica?

Fundamentação Teórica: selecione as melhores fontes

O que colocar na fundamentação teórica? Eu devo usar tudo o que encontrar?

Para você que tem dúvidas sobre o que colocar na fundamentação teórica, saiba que você não deve apresentar tudo o que encontrar. Você deve ler o conteúdo com cuidado e verificar suas fontes. Além de ler cada fonte para referência, você também deve destacar a passagem que usará em sua citação ou o trabalho que está citando.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Na verdade, além da seleção, você deve explicar e marcar as partes que lhe interessam. Na prática, você não conseguirá absorver tudo o que lê e não conseguirá conectar as citações literalmente.

Mas não entre em pânico!

Existem alguns truques de redação que podem te ajudar nessa hora.

  • Uma das técnicas utilizadas para elaborar fundamentação teórica é a lista bibliográfica.

Mas como fazer uma lista bibliográfica? Basicamente, você coloca dados bibliográficos em uma tabela, como autor, obra, ano de publicação e o número da página que está citando.

Cada tabela corresponde a uma fonte bibliográfica e, no caso de citação direta, deve incluir um resumo de seu conteúdo e/ou transcrição do texto do autor.

Essa técnica facilita sua escrita.

E mais, se você já faz suas anotações em formato eletrônico e segue as normas da ABNT, pode facilmente incluí-las em seu texto.

Exemplos e dica extra de Fundamentação Teórica passo a passo – Distribuição de Citações e Referências

Fundamentação Teórica passo a passo

Estrutura da citação de uma Fundamentação Teórica

Citações e referências são uma parte importante da redação de textos científicos. Por meio delas, as informações são ampliadas e o conteúdo do artigo é contextualizado em sua disciplina correspondente, fornecendo referências para subsidiar pesquisas relevantes sem perder de vista o reconhecimento da autoria nas ideias prévias nas quais o autor se baseia.

As regras de citação e os diferentes sistemas existentes para citar autores e fontes tornam essa parte do processo de escrita uma das que mais geram dúvidas entre os autores.

Portanto, ao ler a literatura científica é muito importante aprender a distinguir as citações, entender sua posição em cada seção do texto e os motivos de suas mudanças de quantidade.

Vejamos um exemplo:

Um artigo X possui um total de 35 referências finais, organizadas numericamente de forma sistemática na ordem em que são citadas no texto. O ideal é que essas citações sejam distribuídas mais ou menos da seguinte forma:

  1. Introdução: 34 citações (pois aqui você pode comentar sobre a fundamentação teórica que embasou seu estudo. Comente os autores que farão parte dessa pesquisa).
  2. Método: média de 8 citações.
  3. Resultado: geralmente não precisa apresentar fundamentação teórica neste apartado.
  4. Discussão: 21 citações.
  5. Conclusão: se quiser, não precisa apresentar fundamentação, já que é um fechamento feito pelo próprio autor do trabalho, concluindo suas ideias.

A distribuição das citações pelas seções do texto segue uma distribuição lógica de seus números, então vemos como as seções de Introdução e Discussão são as que mais recebem citações por conterem explicações sobre o contexto da pesquisa (Introdução) e compará-los com os resultados obtidos na pesquisa realizada (Discussão).

A seção dedicada aos métodos requer apenas algumas referências explicativas sobre os procedimentos realizados, geralmente padronizados e frequentemente utilizados em estudos anteriores.

Exemplo de Fundamentação Teórica pronta

Modelo de Fundamentação Teórica pronta

Exemplos de Fundamentação Teórica Pronta

Além de mostrar como fazer fundamentação teórica, como iniciar a pesquisa, o que colocar na fundamentação, trazemos também um exemplo pronto para você perceber como se dá a “conversa” entre autores e argumentos.

Como acontece esta costura de ideias.

Esperamos que você aproveite este exemplo como modelo de fundamentação teórica, pois nela você vai encontrar citações diretas e indiretas, assim como argumentos do autor.

Exemplo de Fundamentação Teórica Pronta - Exemplo 1
Exemplo de Fundamentação Teórica Pronta - Exemplo 2
Exemplo de Fundamentação Teórica Pronta - Exemplo 3
Exemplo de Fundamentação Teórica Pronta - Exemplo 4

E aí, agora ficou mais claro como podemos construir a nossa fundamentação teórica? Comente!