Precisa de ajuda para fazer TCC sozinho? Está fazendo TCC sem orientador ou seu curso não oferece um? Ou você prefere elaborar sua pesquisa sem ninguém? Às vezes seu orientador anda sem tempo para retornar seus escritos e quando retorna seu texto vem cheio de alterações! Seja qual for a situação, reuni aqui 10 passos para ajudar você a fazer seu TCC sozinho, mesmo que você esteja apenas começando ou já tenha escrito algo de sua monografia ou qualquer tipo de TCC, projeto de pesquisa, pré-projeto ou anteprojeto, como chamam algumas instituições.

Fazer um bom TCC sozinho é uma preocupação que aflige a muitos estudantes. Seja por nunca ter elaborado um trabalho científico dessa envergadura; por não saber como ele é feito; ou por não ter familiaridade com trabalhos científicos e suas normas (ABNT). Enfim, vários são os motivos da tão temida elaboração do TCC. E fazer TCC sozinho é ainda mais desafiador.

Mas não se preocupe, o TCC não é um bicho de sete cabeças. É totalmente possível que você, mesmo que esteja fazendo uma pós ou uma graduação EAD e precise fazer um TCC sem orientador, ou que nunca tenha elaborado um trabalho científico, consiga fazer o seu TCC sozinho.

Fazer TCC sozinho é possível com um bom passo a passo!

Com um passo a passo certo é possível sim, fazer um bom TCC sozinho

Com um passo a passo certo é possível sim, fazer um bom TCC sozinho(a)

Imagino que você já tenha procurado na internet algumas informações e ajuda para fazer TCC, e como professor de banca examinadora de monografia e TCC em geral, espero que não caia na furada de comprar TCC pronto e usar como seu, ok?

É muito melhor tentar escrever seu TCC sozinho, ou então, se precisa de uma boa ajuda para facilitar as coisas, faça um curso passo a passo de TCC, que é um ótimo orientador online 24h. O valor do curso é o que mais incentiva!

Eu mesmo já testei o curso com muitos alunos, e é minha melhor dica para você que quer fazer um TCC sozinho. Tenho certeza que sairá um trabalho excelente, pois é um passo a passo completo com um investimento bem pequeno. Você fará sua Pesquisa sem sofrimento e sem perder noites de sono! Vai ser tranquilo desenvolver seu TCC, mesmo sozinho(a).

Será aprovado e conseguirá o tão sonhado diploma escrevendo um trabalho de qualidade, feito por você, sem passar os finais de semana inteiros em frente ao computador! Saiba mais clicando aqui.

Voltando ao artigo, o objetivo é lhe fornecer dicas simples e rápidas para que você seja capaz de se organizar e fazer seu TCC! Vamos lhe fornecer alguns caminhos para que isso aconteça e alguns links extras para você aprofundar as informações aqui dentro do site!

Sente-se confortavelmente, pegue um café e um material para anotar. Vamos lá?

Anote as dicas, as dúvidas e suas ideias para começar sua pesquisa

DICA 1 – Definir a Área do seu TCC

Convenhamos, escrever e fazer uma pesquisa, elaborar um trabalho científico dá certo trabalho! Isso é fato! Então aí vai a primeira dica para você que quer saber como fazer um TCC sozinho, pois vai facilitar sua vida e ajudar na sua disposição para encarar esse processo: escolha um tema com a qual você tenha afinidade e que goste de ler e estudar sobre, pois isso irá contribuir com sua formação e possivelmente lhe subsidiar na sua atuação profissional.

Isso torna o processo menos sofrido e mais prazeroso, mesmo que você esteja fazendo seu Trabalho de Conclusão de Curso sozinho, pois você estará estudando e fazendo um trabalho sobre um tema que você gosta.

DICA 2 – Não Deixe de Elaborar um Projeto de Pesquisa

O primeiro passo é imprescindível para elaborar seu TCC, mesmo que você esteja precisando de ajuda. Você deve elaborar um projeto de pesquisa (ou pré-projeto ou anteprojeto de pesquisa, como alguns cursos chamam). Ele será o seu guia para fazer um bom TCC sozinho. Essa fase é a mais importante de todas, pois nela você definirá elementos essenciais, como tema, objetivos, metodologia e cronograma, que são indispensáveis para a concretização do TCC.

→ Se você não sabe o que é um Projeto de Pesquisa ou como desenvolver cada parte dele, veja este outro artigo.

DICA 3 – Delimitar seu Tema é uma ótima ajuda para fazer TCC!

Esta dica é essencial para ajudar a fazer seu TCC

A delimitação do tema é uma das dicas mais importantes para saber como fazer um bom TCC sozinho. Geralmente, a dificuldade em desenvolver o TCC é a amplitude do tema escolhido, ou seja, um tema mal delimitado.

O tema deve ser delimitado de maneira que você consiga desenvolver a pesquisa no tempo que você tem para realiza-la. Veja:

  1. Na graduação você tem muito tempo para pensar, e de seis meses a um ano para desenvolver o TCC e conclui-lo.
  2. Na pós graduação (especialização) geralmente menos.
  3. Um mestrado é realizado em dois anos, mas o TCC (dissertação) você terá em torno de um ano para cursar as disciplinas e um ano para realizar a pesquisa e finalizar o TCC.
  4. Já no doutorado, o tempo total será de quatro anos (em mais ou menos tempo, depende da instituição), sendo dois para disciplinas e dois para realização da pesquisa e defesa do TCC (tese).

Então peste atenção: não adianta achar que a pesquisa que você vai desenvolver irá conseguir resolver os problemas do mundo, pois não irá! Ainda mais desenvolvendo-a sozinha!

O tema deve ser palpável, e possível de ser pesquisado dentro do tempo que você terá, por isso, ao escolher a área que você almeja pesquisar, deve fazer a delimitação do tema, que nada mais é do que impor limites à sua pesquisa e ao desenvolvimento dela. Vejamos este exemplo e adapte ao seu curso, ok?!

Você é da área da Medicina ou da Enfermagem, fez seu estágio em um hospital escola. Nesse estágio você teve contato com pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC). Diante disso, você percebe que alguns pacientes têm cuidados e acompanhamento enquanto estão no hospital e outros continuam tendo cuidado ao sair do hospital. Você decide: quero fazer minha pesquisa do TCC sobre os pacientes que tiveram AVC.

Beleza! Mas o que, sobre isso que você quer saber? Qual o tempo de vida após o AVC tem esses pacientes? Se existe diferença na ocorrência de AVCs após saírem do hospital? Quantos pacientes você vai pesquisar? Por quanto tempo? Vai ter um grupo controle?

Você deve se questionar, e nesses questionamentos ir encontrando os detalhes da sua pesquisa, reduzindo-a, delimitando-a.

Ao responder essas perguntas você definirá e delimitará sua pesquisa, chegando a um tema possível de ser pesquisado no tempo que você tem, já definindo o objetivo geral da sua pesquisa: Identificar a ocorrência de AVCs em pacientes do hospital X que não possuem acompanhamento especializado após terem alta.

Na metodologia você definirá o tempo de acompanhamento e a quantidade de pacientes.

Esse é um exemplo, mas como esse, em outras áreas o processo será sempre o mesmo! Tem que pensar principalmente no tempo que tem disponível, no local que será realizada a pesquisa (se você terá acesso aos dados que precisa ou não), na quantidade de sujeitos a serem pesquisados, ok?

Querendo entender mais deste ponto tão importante sobre como delimitar seu tema, leia neste artigo aqui, ou este outro com exemplos.

Dica Extra para Você que Precisa Fazer seu TCC Sozinho!

Nem toda pesquisa precisa necessariamente ter pesquisa de campo, o que consome certo tempo. A pesquisa também pode ser uma pesquisa de revisão teórica sobre algum conceito importante da área, e ser realizada apenas com pesquisa bibliográfica e/ou documental, como por exemplo: Pesquisar a evolução do conceito de trabalho nas obras de Marx. Ou: Pesquisar o conceito de lazer para Dumazedier e para Marcelino, identificando as similitudes e divergências entre os mesmos.

 

DICA 4 – Faça uma Pesquisa Exploratória sobre o Tema

Após feito o anteprojeto de pesquisa e escolhido o tema, é partir para a realização do trabalho, nessa hora meu amigo, o esquema é ler! Não tem outro jeito…

Uma dica é que você procure nas bases de dados mais confiáveis, artigos, dissertações e teses que discorram sobre a temática que você vai desenvolver seu TCC, para fazer uma pesquisa exploratória sobre seu tema, seu assunto do TCC.

Você consegue estas informações no Google Acadêmico, como explico passo a passo neste artigo.

DICA 5 – Aprenda a Fazer Fichamentos das Leituras!

A organização é sua aliada e será de grande ajuda para seu TCC! Ao realizar esse levantamento de textos, explicado na dica acima, faça uma leitura seletiva do que realmente você precisa, não se perca! Não comece a ler uma coisa e dela ir procurar outra… mantenha o foco na leitura necessária ao seu trabalho!

Como fazer fichamentos das leituras? Não precisa ser anotado em papel, faça no word (ou no seu editor de texto preferido) mesmo aí no seu computador, pois fica mais fácil para depois você copiar e colar no seu TCC ou Anteprojeto. Faça um cabeçalho com o nome do livro ou leitura – artigos, jornais, revistas ou qualquer fonte – já com a referência da leitura que está fazendo (se não sabe, veja o exemplo ao final desta dica), isso facilitará sua vida quando for elaborar as Referências ao final do TCC ou no seu Pré-projeto, você já vai ter tudo pronto quando chegar lá, sem ter que se preocupar onde está o livro que leu, ou qual artigo que era e de onde.

Abaixo do cabeçalho, anote as citações que você vai usar no seu TCC. Juntamente as citações, anote a data da obra (da edição do livro ou outra fonte) e também a página onde se encontra. Na próxima dica, dou mais detalhes sobre as citações, ok?!

Parece que é bobagem, mas pra quem está fazendo o TCC ou o pré-projeto, ainda mais fazendo TCC sem orientador, esta dica ajuda muito. Já vi muitos TCCs rabiscados pelos orientadores ou condenados pela banca examinadora por falta de informações nas citações.

Fazendo assim, você vai copiar e colar as citações e aplicar as fontes corretamente!

Se você não sabe como escrever estas referências, você pode ver os exemplos abaixo, que foram tirados do manual da Universidade Candido Mendes, que estão conforme a ABNT que dispõe sobre elaboração de referências NBR 6023.

Referências do Manual de TCC da Universidade Candido Mendes

DICA 6 – Uma Grande Ajuda é Aprender a Fazer as Citações

Nos fichamentos, já destaque as citações de cada fonte que ler. Todas as que você identificar como importantes e transcreva-as para esse fichamento.

Aprenda a fazer as citações de modo correto, pois isso evita o tão temido PLÁGIO!!!

Aprenda nas explicações do Manual abaixo, como fazer uma citação direta, uma citação indireta e como fazer as referências das mesmas (conforme a norma que dispõe sobre as citações NBR 10520).

Feito isso em seus fichamentos, a escrita se torna bem mais fácil, pois você terá disponível várias citações e ideias sobre cada temática utilizada no seu TCC para a escrita do trabalho e isso para quem precisa de ajuda para fazer TCC é um grande auxílio!

É importante frisar que, ao final do TCC, quando você for elaborar as referências, lá somente serão colocadas as referências das obras e artigos que você citou durante a escrita do trabalho. Se você leu alguma obra ou artigo mas não utilizou durante a escrita do TCC, ela não constará nas referências ao final, ok?

Dica Extra sobre o Fichamento das Citações

Para você que quer fazer um bom TCC sozinho, uma ótima dica é que quando fizer o fichamento já coloque suas observações sobre o que leu e sobre as citações que destacou, pois quando for escrever, basta recorrer às suas anotações e citações das obras lidas!

→ Alguns alunos acham muito chato, mas ler e fazer fichamento é uma organização que te economiza, pelo menos, uns 20% do trabalho!

DICA 7 – Atenção na Sua Forma de Escrita!

Como você está fazendo seu TCC sozinho, é importante definir a forma de escrita do trabalho, pois ela deve ser uniformizada em todo TCC ou Projeto de Pesquisa!

A escrita nunca pode ser feita em primeira pessoa: eu pesquisei, analisei, coletei dados. Ela pode ser na terceira pessoa ou de forma impessoal. No entanto, o modo mais utilizado e recomendado é pela escrita de forma impessoal. Exemplo: “Demonstramos nesse trabalho…” (terceira pessoa), ou “Demonstra-se nesse trabalho…” (escrita impessoal).

DICA 8 – Estruture a Escrita do seu TCC

Faça o fichamento e as leituras necessárias e depois disso é partir para a escrita!

Organize o que escreverá em cada capítulo do TCC, faça uma ementa, um planejamento para cada capítulo e siga ele! Desse modo você não se perderá na escrita e fará o que propôs para cada capítulo, sem fugir do tema ou do que você se propôs fazer!

Tente organizar dois ou três capítulos e a conclusão. Nestes capítulos, deixe um para a parte mais teórica, onde você irá expor o que os autores falam sobre seu tema e sobre os conceitos, as citações e suas observações, conforme material que separou nos seus fichamentos.

Faça um outro capítulo desenvolvendo o que propôs nos objetivos, e se for preciso – dependendo do tamanho de sua pesquisa e de seus objetivos específicos -, faça um terceiro antes da conclusão.

DICA 9 – Siga seu Cronograma

Siga o cronograma estabelecido para cada fase da pesquisa, de acordo com o que foi estabelecido no Projeto de Pesquisa. Preveja no cronograma todas etapas possíveis, como: leituras, fichamentos, elaboração de cada capítulo, tempo para pesquisa de campo, tempo para análise de dados.

Organize seu cronograma. Ele será seu guia para não perder prazos

É muito importante que o cronograma não seja fictício e sim um cronograma real de quando cada fase da pesquisa será desenvolvida.

DICA 10 – Conhecer as Normas da ABNT ajuda na sua nota!

Conhecer as normas da ABNT é um ponto importante, pois boa parte da avaliação recai sobre essa normatização. Já vi muitos trabalhos voltarem da banca por problemas de formatação!

Muitos não se acham capazes de realizar essa etapa, mas, se seguir as orientações das próprias normas você não terá dificuldades para aplica-las. Existem várias normas e você deve se atentar para cada uma delas!

Se você tiver o manual dado por sua instituição de ensino, não deixe de se orientar por ele, ok!?

Se não tiver, a norma que serve de orientação para essa finalização é a que trata sobre elaboração de trabalhos científicos, especificamente a NBR 15287 que trata sobre projeto de pesquisa. Apesar de ser sobre elaboração de projeto de pesquisa, ela contém toda estrutura do que deve conter no TCC: elementos pré-textuais, textuais e pós textuais.

Não deixe de revisar todo texto (ou pedir alguém para revisar) antes de aplicar as tais normas da ABNT.

→ Detalho mais sobre as normas neste artigo.

DICA EXTRA – Fazer um TCC sozinho pode ficar mais fácil!

Dica extra para fazer um bom TCC sozinho

Fazer um TCC sozinho pode ficar bem fácil quando temos as ferramentas certas. Sei que já te indiquei no início deste artigo a fazer o curso de Projeto de Pesquisa de TCC, mas como professor, sugiro que dê uma olhada nas facilidades que este passo a passo traz, pois fazendo seu Projeto com qualidade, seu TCC ficar digno de aplausos. A banca examinadora adora um trabalho bem feito!

Com este método, você escreve em poucos dias, passo a passo e do jeito certo. Sem medo de cometer plágio e dentro da ABNT! Não deixe de conhecer clicando abaixo agora, pois esta com valor promocional!

Leia outros artigos em destaque:
Conheça o Curso Online que ensina Como Fazer Todo seu TCC
Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado
Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?
Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo. Exemplos Comentados
Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC
Como Fazer um Projeto de Pesquisa para Mestrado
TCC Estácio e TCC Unopar. Aluna fez dois TCCs com este método.
Introdução Perfeita para TCC e Monografia