Vai fazer um Projeto Integrador? Professor dá ideias práticas para este trabalho no curso de enfermagem

PI de Enfermagem: tenha exemplos práticos para preparar seu Projeto Integrador 

Construir um Projeto Integrador em Enfermagem é um momento único. Nele, o aluno poderá aplicar todo o conhecimento que adquiriu durante a sua graduação ou durante um curso de especialização.

Além disso, esse tipo de projeto te permite ter uma visão mais ampla da área da enfermagem, pois você poderá adicionar outras áreas de conhecimento para ter uma leitura interdisciplinar do seu tema, o que poderá te agregar grande aprendizado que você levará para toda a sua carreira.

A seguir, te apresentaremos algumas ideias – dadas por um professor – de como você pode aumentar o escopo do seu projeto integrador e desenvolver novas habilidades para seu aprendizado na área de enfermagem.

→ Aproveite este conteúdo. Veja o que teremos hoje em nosso índice.

→ Você também pode estar procurando um serviço profissional para escrever o seu PI em enfermagem. Você encontra aqui.

Em seu projeto integrador, não se limite à enfermagem 

Projeto Integrador: multidisciplinariedade além da enfermagem

Projeto Integrador: muito além do curso de Enfermagem

Há anos já se destaca como a multidisciplinaridade é fundamental para a área da saúde como para tantas outras – na educação ela já é importantíssima, por exemplo.

Quer um exemplo para seu curso de enfermagem? Você pode trazer questões sociais para situar o seu projeto e a importância destas.

Veja. Se você for fazer um projeto integrador em enfermagem que esteja voltado a um hospital, você pode descrever o local em que esse hospital está para mostrar quais são as condições sociais dos pacientes que são encaminhados para ele.

Não somente questões de enfermagem podem ser usadas em seu projeto integrador. Como a ideia é multidisciplinaridade, você pode usar outras áreas da saúde, como saúde pública, clínica, cirúrgica, obstetrícia, pediatria, psicologia, e muitas outras. Você ainda pode ter mais ideias e correlacionar com questões sociais, por exemplo.

Isso fará com que o seu projeto enriqueça e apresente uma visão mais holística do problema com o qual você está trabalhando.

Assim, isso te dará um grande enriquecimento em seu trabalho, mas também para a sua atuação profissional mais tarde.

Vamos começar com ideias mais práticas? O Professor Fabio separou algumas outras dicas!

→ Você também pode gostar de ter exemplos, manuais e templates de projetos integradores. Confira em: Projeto Integrador: Exemplos, Templates em Word e Muito Mais!


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Qual o problema que o seu projeto integrador pretende apresentar ou resolver? 

Além de saber que é fundamental não se limitar somente à área de conhecimento, você precisa ter bem claro qual é o problema que está sendo colocado em seu trabalho.

Em qualquer projeto integrado é preciso ter um problema sobre o qual você se debruçará na tentativa de achar uma solução ou de indicar possíveis caminhos para que a solução seja realizada.

Quer ideias de exemplos disso?

Seu projeto Integrador pode propor melhorias de gestão de um hospital, treinamentos específicos para enfermeiros e técnicos de enfermagem, e até mesmo demandar por um projeto de lei que ajude de alguma maneira a solucionar o que você colocou.

Os resultados podem ser os mais variados possíveis.

Entretanto, para que exista um resultado, é preciso ter um problema.

Duas dicas práticas de professor:

  • Tenha cuidado na elaboração de seu problema e faça uma pesquisa prévia de soluções que já foram apresentadas.
  • Em seguida, sempre as tenha em vista para que você consiga avançar e propor algo que realmente seja inovador.

Quer mais ideias práticas? Siga a leitura que você vai gostar.

Ideias e dicas práticas para seu Projeto Integrador

Ideias práticas dadas por um professor

Vamos colocar em prática seu Projeto Integrador? 

Dica de Professor: um projeto integrador sempre precisa ter uma aplicação na realidade. Ou seja, ele precisa interferir de alguma maneira na vida das pessoas.

Por mais que você utilize a teoria para mostrar como os problemas que você levanta precisam ser solucionados, é somente com a aplicação prática do projeto integrador que você conseguirá demonstrar isso.

Assim, tenha em mente onde será essa aplicação e como ela será.

E nunca se esqueça de registrar tudo, pois esses dados serão fundamentais para quando você tiver de redigir o seu relatório final e preparar a sua apresentação.

Quais são os objetivos de seu PI? 

Qualquer projeto que tenhamos de fazer para a universidade ou em nossa vida profissional, precisa ter um objetivo.

São os objetivos claros que vão nortear o que você fará e como fará.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Então, antes de pensar como fará coleta de dados, antes de pensar qual será o seu referencial teórico etc., pense nos objetivos.

Quer uma dica prática?

Reflita sobre o que você quer com esse projeto:

  • Quem você pretende ajudar com ele?
  • Como a resolução do problema que você coloca pode ser benéfico?
  • Qual a importância em resolver o problema que está sendo colocado?

Essas perguntas iniciais podem te ajudar a definir melhor quais são os seus objetivos e como escrevê-lo de maneira precisa.

Metodologia e cronograma são fundamentais 

Ter uma metodologia, que nada mais como serão coletados os dados e como serão analisados, é fundamental nesse tipo de projeto.

Afinal de contas, você não pode coletar dados de diferentes fontes sem nenhum critério e simplesmente escrever o seu relatório.

É preciso ter uma justificativa para cada passo que você der em seu projeto.

Defina, por exemplo, se você fará entrevistas com profissionais da saúde, se irá coletar dados de hospitais e clínicas, se analisará prontuários, etc.

Ao projetar o que você fará, o projeto integrador se desenvolverá de maneira muito mais tranquila.


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Seria como se você tivesse uma receita e precisa fazer um bolo.

Sendo que, você já pode imaginar como é difícil para alguém que nunca fez um bolo ter de fazer um do nada e sem nenhuma instrução, sem metodologia.

E não se esqueça também de delimitar o seu cronograma.

Por mais que ele possa sofrer ajustes no decorrer da elaboração do seu projeto, ter um cronograma te ajudará a saber quais tarefas já foram feitas, o que falta fazer, o que precisará de mais energia para ser concluído e qual a previsão de término do projeto.

Também não se esqueça que é fundamental separar um tempo para a escrita do relatório final (se a sua universidade exigir) e para preparar a apresentação.

Mais ideias e dicas de professor?

Não se esqueça de solicitar à Universidade em que você estuda um manual ou modelo de Projeto Integrador. Muitas universidades possuem um padrão que precisa ser seguido.

Tenha cuidado na escolha de sua equipe. Não escolha somente por afinidade pessoal, mas escolha pessoas que gostam do mesmo tema que você e que possuem o interesse em fazer um bom projeto.

No mais, pode ser interessante para a sua equipe fazer uma divisão de tarefas. Mas ela precisa ser feita de maneira cuidadosa em que todos saibam o que o outro está fazendo para que o trabalho, posteriormente, não se torne somente uma colagem de várias partes.

E lembre-se, sempre que desenvolver um projeto desse tipo, a ideia central é realizar um exercício de resolução de problema.

Este é um aprendizado que você levará por toda a sua vida.

Boa pesquisa!