Modelo pronto de Introdução de TCC ou Monografia

   Quer um caminho de como fazer a introdução para TCC? Você fez seu anteprojeto, projeto de pesquisa ou pré-projeto? Se a resposta foi sim, você já tem boa parte da introdução da sua monografia pronta! Diria que uns 60%!

   Isto porque é na introdução que você apresenta seu trabalho e cita tudo o que foi construído no seu projeto de pesquisa.
   É aconselhado que a introdução do trabalho de conclusão de curso, seja a última parte a ser feita, já no final de toda a pesquisa. Isto porque se tem uma noção geral de todo o trabalho, certo? Porém alguns professores pedem já no início da disciplina, para que o aluno construa uma ideia de sua pesquisa.

Quais são as regras da ABNT para montar a introdução da monografia?

   Quanto as regras da ABNT para a introdução do Trabalho de Conclusão de Curso, é necessário que esta contenha o tema, a justificativa e os objetivos da pesquisa. Porém é aconselhável que os outros itens do projeto de pesquisa também estejam presentes, para que sua monografia fique clara e objetiva a quem está lendo!

Quantas páginas a introdução do TCC deve conter?

   Vamos com calma! O importante aqui é deixar a introdução clara, objetiva, com coerência e coesão! De nada adianta “encher linguiça” e ter uma introdução sem nexo, certo!
   Não se preocupe com o número de páginas da introdução da monografia, com o modelo pronto de introdução a seguir, você terá um bom número de páginas para a introdução do seu TCC.

   Você pode ler mais sobre quantas páginas deve ter seu TCC neste artigo: Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?.

   Vamos lá?

Exemplo de introdução de TCC ou Monografia

   Se você aproveitar bem os itens do seu projeto de pesquisa e acrescentar os itens dispostos abaixo, sua introdução estará pronta! Adapte ao seu tema! Se ainda não fez todo seu projeto, você vai aproveitar assim mesmo estas dicas.

Modelo de introdução

   Antes de começar, siga estas regras de escrita, que estão também neste post com 7 dicas de orientador.

  • Quando se escreve uma pesquisa monográfica, deve-se ter em mente que ele precisa ser compreensível a todos, assim, a clareza na forma de expor o conteúdo é fundamental. Evite vícios de linguagem e as expressões corriqueiras e de moda.
  • Não deixe que suas palavras deixem um sentido duvidoso. Seja claro e exponha suas ideias de forma precisa, para evitar que o leitor entenda o sentido do que é apresentado.
  • Evite emitir seu juízo de valor pessoal, as informações devem ser passadas como resultado de sua pesquisa. Então, use expressões que darão este sentido, como “É válido supor” ou “Conforme o que foi visto” são mais aplicáveis.
  • Não utilize a 1ª pessoa e sim a 3ª pessoa: “usou-se”, “verificou-se”, “conclui-se” e NÃO “usei”, “verifiquei” “conclui”. Assim fica mais impessoal e elegante.
  • Escreva com clareza e objetividade. Utilize sempre dicionários para evitar os erros de português e para limitação e repetição de vocabulário, procure por sinônimos.

   Com estas simples dicas em mente, podemos começar!

   A introdução deve ser bem didática. Deve ser escrita com um texto corrido, sem subdivisões ou subtítulos.
   Tenha em mãos seu projeto de pesquisa e adapte o passo a passo ao seu tema.
   Este modelo, foi dividido em tópicos que estruturaram seu TCC e cada um destes tópicos podem ser desenvolvido em vários parágrafos. Evite parágrafos longos e cansativos.

Saiba Mais______

:arrow: Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
:arrow: PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
:arrow: Como Fazer Um TCC sozinho em 10 passos

:arrow: Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
:arrow: 7 Dicas de Orientador para fazer um bom TCC ou Monografia
:arrow: 5 Passos para começar um TCC ou Monografia Nota 10
:arrow: 28 exemplos de temas para TCC


Exemplo de introdução pronta!
1   Primeiros parágrafos: Tema.

   Apresente detalhadamente seu tema de forma geral. Utilize-se de uma descrição de como seu tema se relaciona com nosso no dia a dia. Dê uma visão geral sobre o mesmo, ou uma contextualização em que o tema está inserido.

   Seja bem didático. Pode até dar exemplos de como seu tema é apresentado/utilizado na vida. Mostre ao leitor seu tema imaginando que ele não o conhece direito.

   Assim você poderá conceituar seu tema, dar suas características e aos poucos relacionar a sua pesquisa, apresentando ao leitor o assunto geral de sua monografia.

   Apresente a seguir a delimitação do seu tema.

   Como você chegou a esta delimitação. Exponha o cenário desta delimitação: o espaço em que está inserido, o tempo escolhido, ou seja, lembre que você teve que limitar seu tema no tempo e espaço? Então, pegue sua delimitação e corte em partes, apresentando o cenário em que foi construído, em que sua pesquisa foi desenvolvida.

   Assim seu tema é apresentado claramente, até para quem pouco conhece sobre ele.

2   A Problematização

   Apresente ao leitor a problematização (ou pergunta problema) de sua monografia, ou seja, introduza como você chegou ao problema ou problemas que seu trabalho de conclusão de curso aborda.

   Mas não apresente de forma direta. Mostre todo o percurso de como chegou a esta problematização. Faça uma apresentação de todas as ideias levantadas previamente pelo seu tcc, que fizeram você chegar a este problema. Isso vai dar um bom material e dar importância real a sua pergunta ou perguntas principais. Você pode ver o que é a problematização nestes posts.

Quer um exemplo?

   Partindo “deste e deste cenário atual”…, e levando em consideração, “isso e isso”, a presente pesquisa reúne “estes e estes recursos” no intuito de responder ao problema de pesquisa: “Aqui, exponha claramente aqui sua Pergunta Problema”.

3   Os objetivos

   É hora de mostrar “explicitamente” os objetivos de seu TCC. Tanto o objetivo geral, como os objetivos específicos. Aqui, você pode fazer uma breve introdução, mas seja um pouco mais direto. E é importante ser explícito, para não deixar dúvidas quanto ao objetivo geral do seu TCC para o leitor. Pode mesmo escrever: O Objetivo Geral desta pesquisa é analisar

   Já os objetivos específicos, que são os caminhos que fizeram ser possível chegar ao objetivo geral, devem vir a seguir.
Explique quais são, a ligação dos mesmos com o objetivo geral e suas importâncias.

4   A justificativa

   É hora de mostrar o quão importante é seu trabalho! Tanto para o meio acadêmico, para a comunidade científica e toda a sociedade.

   Mas não vá direto ao assunto. De forma clara, introduza o cenário do tema de sua pesquisa, sua posição diante do mercado se for o caso, contextualize o tema no dia a dia.

   Apresente as abordagens e ideias que sua pesquisa levanta e mostre a real importância do que traz toda sua pesquisa para a sociedade ou para o meio em que o tema está inserido.

5   A hipótese

   Caso sua pesquisa levante uma hipótese, é hora de apresentá-la. Aproveite que já desenvolveu a problematização e a partir dela, exponha a hipótese que sua monografia levanta. Lembre-se que a apresentação da mesma não é feita em forma de pergunta, e sim uma afirmativa.

   Apresente uma breve introdução ao que levou a escolha da hipótese em sua pesquisa, e deixe bem claro e explícita a mesma: “Tendo exposto os presentes argumentos, esta pesquisa levanta a seguinte hipótese…”

   Se não sabe muito bem o que é uma hipótese, pode ler este nosso post.

6   Metodologia de pesquisa

   É o momento de apresentar ao leitor de sua monografia qual foi o método que você utilizou para adquirir dados para seu TCC.

   Foi por meio de bibliografia? Se for o caso, é o momento de apresentar os autores. Faça um breve resumo de suas ideias principais. Apresente os livros estudados para sua pesquisa, e o que é o mais relevante que fez estes autores estarem presentes na sua monografia, ou seja, apresentar os autores que embasaram teoricamente a sua pesquisa.

   Se você fez um bom fichamento dos livros lidos, já terá um bom material para desenvolver vários parágrafos.

   Se foi por meio de pesquisa de campo, apresente todos os procedimentos (amostragem, quando, onde, como…) de como foi montada e feita sua pesquisa.

   Se foi estudo de caso, é hora de apresentar os detalhes do mesmo.

   Aprenda mais sobre metodologia neste artigo: Encontre aqui Tipos e Exemplos de Metodologia de Pesquisa para TCC.

  Estrutura de capítulos

   Como você dividiu os capítulos de toda sua pesquisa? Quantos foram, o que é apresentado em cada capítulo?

   Cuidado para não ser repetitivo ou cansativo, apresente um texto corrido e agradável de se ler. Faça um breve resumo do que traz cada capítulo e sua importância no contexto geral de sua pesquisa, e terá preparado uma ótima introdução!

 

Você tem dificuldades em escrever seu TCC?

Passa horas para conseguir desenvolver uma página ou duas? Independente de qual fase de seu TCC você está desenvolvendo, gostaria de sugerir um caminho que facilitou muito a vida dos alunos que por aqui passaram. Alunos que estavam perdidos, ou que estavam “perdendo o sono” com suas pesquisas.

Em outubro/novembro de 2019, mais de 300 alunos que visitaram o site, conheceram o já famosos TCC sem Drama, você já ouviu falar? É um método que faz o aluno saber o que escrever em sua pesquisa. Em qualquer TCC mesmo!

Como professor de banca, vi que realmente funciona muito bem! Pois os alunos ficam seguros do que estão fazendo. É mesmo sem drama  :-) Por isso que sugiro que você conheça. Saiba Mais!

Se tiver qualquer dúvida sobre ele fale comigo na página de contatoAgora, imagine-se com sua pesquisa pronta e aprovada. Feita sem estresse!

Boa pesquisa!

Leia outros artigos em destaque:
:arrow: 10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos
:arrow: PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
:arrow: Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
:arrow: Conheça as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa
:arrow: Encontre aqui Tipos e Exemplos de Metodologia de Pesquisa para TCC
:arrow: Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
:arrow: Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
:arrow: Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados
:arrow: Onde adquirir um esboço de sua pesquisa EXATAMENTE como seu tema?
:arrow: Onde Pesquisar autores para escrever seu referencial teórico

Fotos: “pexels