Descubra nesse artigo tudo sobre linhas de pesquisa. Você vai entender o que são as linhas de pesquisa, ver exemplos na graduação e na pós-graduação, além de aprender como a linha de pesquisa pode influenciar na elaboração do seu projeto de pesquisa e até mesmo na preparação para seleção de uma pós-graduação.

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que são Linhas de Pesquisa? Entenda seu significado.

Todo curso de graduação, independente da área de estudos, é finalizado com a elaboração de um trabalho científico, o famoso Trabalho de Conclusão de Curso ou mais conhecido como TCC.

No entanto, o discente já deve iniciar esse trabalho com, no mínimo, um ano de antecedência da data prevista para conclusão do curso. Isso porque a elaboração de um trabalho dessa envergadura requer bastante esforço e dedicação.

Chegado o momento, é necessário escolher o que pesquisar, como pesquisar e quando pesquisar, mas a primeira decisão a ser tomada deve ser em relação ao “que pesquisar”, ou seja qual será o objeto de estudo e qual linha de pesquisa deverá seguir para elaboração do projeto do TCC.

Linhas de pesquisa de um TCC

Fique atento às Linhas de Pesquisa para elaborar seu TCC

Linhas de pesquisa de um TCC na graduação

Todos os cursos de graduação ao serem constituídos devem ter um Projeto Pedagógico definido para sua aprovação no MEC e, nesse projeto, devem constar todas as disciplinas (Matriz curricular) que serão ofertadas no curso (sejam obrigatórias ou optativas) e as linhas de pesquisa ou linhas de concentração definidoras da formação no curso.

No rol de disciplinas da matriz curricular do curso, devem figurar as disciplinas de metodologia científica e elaboração do projeto e TCC. Tais disciplinas recebem nomenclaturas diferentes a depender do curso e possuem linhas de pesquisa definidas pelo núcleo docente do curso. Isso quer dizer que o mesmo curso (de pedagogia, por exemplo) pode ter linhas de pesquisas diferenciadas a depender da instituição, as linhas de pesquisas são próprias de cada curso.

No Projeto Pedagógico e, geralmente, nas disciplinas específicas de elaboração do projeto de pesquisa e construção do TCC, são explicitadas as linhas de pesquisa do curso.

As linhas de pesquisa representam as áreas de concentração do curso que norteiam a formação acadêmica e demonstram as áreas em que os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser desenvolvidos.

Veja abaixo os exemplos e os tipos para entender melhor o que é uma linha de pesquisa.

Exemplo de tipos de linha de pesquisa

As linhas de pesquisa podem ser duas ou mais e correspondem à própria divisão interna das áreas de concentração do curso ou áreas temáticas do curso. Vejamos um exemplo do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo.

Exemplo de linha de pesquisa 1

Exemplo de Linhas de pesquisa

Linhas de pesquisa do curso de pedagogia da USP

Veja que os eixos, nesse exemplo, correspondem a três linhas de pesquisa no total. Cada um desses eixos corresponde a um grupo de disciplinas que o compõe, de acordo com a matriz curricular do curso e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Exemplo de linha de pesquisa 2

Veja mais um exemplo a partir do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão.

Modelo de Linhas de Pesquisa

Exemplo de Linhas de pesquisa do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão

Nesse exemplo são citados três eixos que compõe as linhas de pesquisa dos projetos e TCC:

  • Avaliação e Prescrição de exercícios;
  • Atividade física na promoção da saúde e;
  • Gestão e treinamento esportivo.

Veja ainda que o curso divide a disciplina de TCC em dois semestres e que os eixos estão vinculados a elas.

Em muitos cursos é comum também que o discente escolha o professor orientador de acordo com a afinidade da linha de pesquisa escolhida para o projeto de pesquisa e para o TCC. Cabe ao discente optar pelo aprofundamento dos estudos em uma dessas linhas de pesquisa para elaborar seu TCC.

Linha de pesquisa para Mestrado ou Doutorado

Na pós-graduação (seja nas especializações, no mestrado ou doutorado) a questão das linhas de pesquisa ganham maior complexidade e importância.

Na pós-graduação stricto-sensu os cursos de mestrados e doutorados são pensados e constituídos a partir de linhas de pesquisa (ou áreas de concentração) que são definidoras das áreas de pesquisas e dos cursos.

Essas linhas de pesquisa do mestrado e doutorado são norteadoras para criação de disciplinas a serem cursadas na matriz curricular e ainda para nortear os candidatos já no processo de seleção para ingresso nos programas. As linhas de pesquisa ficam explicitas nos Projetos Pedagógicos dos cursos de pós-graduação e editais de seleção.

linha de pesquisa em um projeto

O que colocar na linha de pesquisa do TCC?

Projeto de Pesquisa: linhas de pesquisa para pós-graduação

Quando um candidato está se preparando para ingressar nos cursos de mestrado ou doutorado, devem estar atentos às linhas de pesquisa dos programas e aos professores que estão vinculados a cada uma delas. Essa é uma dica valiosa!

Isso porque, ao identificar em qual linha de pesquisa irá submeter o projeto de pesquisa na seleção, já pode identificar o pretenso professor orientador da pesquisa. Feito isso, o candidato pode analisar o currículo Lattes do futuro orientador, verificar quais trabalhos têm publicado, ler os trabalhos, se familiarizar com o referencial teórico e método de pesquisa utilizado pelo professor orientador.

Assim o candidato pode ter a chance de elaborar um projeto de pesquisa mais coerente com a linha de pesquisa do programa e do orientador.

Vejamos um exemplo das linhas de pesquisa do IF Goiano, encontrado na própria página da pós-graduação:

linha de pesquisa exemplo 3 – Instituto Federal Goiano

Linha de pesquisa do Instituto Federal Goiano

Observe que estão disponíveis as linhas de pesquisa dos programas de educação do mestrado profissional e nas abas posteriores tem uma aba específica com a listagem dos docentes que fazem parte do programa de pós-graduação. Nessa lista com os nomes dos docentes já estão disponíveis os links dos currículos Lattes dos professores!

Outro exemplo extraído de um edital de seleção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já deixa claro quais são as linhas de pesquisas e os docentes que compõe as mesmas, vejamos:

Linha de Pesquisa no Edital de seleção de Pós-Graduação

Linha de Pesquisa no Edital de seleção de Pós-Graduação

Em outros editais, pode ser que os programas não sejam tão explícitos em relação aos docentes que compõe a linha de pesquisa do mestrado ou do doutorado, cabe ao candidato dar uma “investigada”.

Há editais e editais… O candidato que deve ter a perspicácia para elaborar um projeto de pesquisa condizente com as linhas de pesquisa dos programas e que seja atraente para um futuro orientador.

Dica extra para se preparar para uma vaga

Outra dica importante é que nos editais também é comum que os programas deixem claro qual linha de pesquisa irá ofertar vagas para determinado ano e quantas vagas serão destinadas para cada linha de pesquisa. Isso acontece porque os professores orientadores tem um limite de orientandos, o que acaba por definir a quantidade de vagas ofertadas em cada linha a cada seleção, podendo em um ano uma linha de pesquisa ofertar três vagas, no outro ano apenas uma, etc.

Esteja atento sempre e fique de olho!!! Defina a linha de pesquisa do seu projeto de pesquisa e construa seu TCC, seja na graduação ou na pós-graduação!

Espera-se que esse artigo tenha ajudado a entender melhor o que são linhas de pesquisa e como elas influenciam no processo de elaboração do seu trabalho acadêmico e nas seleções para pós-graduação!

Artigos Relacionados: