Metodologia Quantitativa

Compreenda tudo a respeito de Metodologia Quantitativa

No conteúdo de hoje iremos abordar tudo sobre a metodologia quantitativa, apresentando o seu conceito, principais tipos e alguns exemplos para você desenvolver sua pesquisa com qualidade.

Em qualquer pesquisa que for realizada no âmbito acadêmico e científico é necessário que tenhamos a definição da metodologia que será aplicada em nosso estudo, pois ela nos dá a base para especificar os procedimentos para a coleta de dados e análise.

Sabemos que entre as principais metodologias existentes temos a metodologia qualitativa e a metodologia quantitativa. Então neste vamos abordar a metodologia de pesquisa quantitativa, mas você vai encontrar links para todos os outros tipos de metodologias, ok?

Metodologia Quantitativa: estudo que usa valores numéricos para pesquisar um determinado fenômeno

O que vem a ser Metodologia quantitativa?

O que é metodologia quantitativa?

Vamos começar pelo básico e vamos avançando sobre o assunto, ok? Assim, vamos abordar primeiramente o que é metodologia quantitativa?

A metodologia de caráter quantitativo nada mais é do que um conjunto de estratégias de obtenção e processamento de informação, em que se empregam magnitudes numéricas e técnicas formais e/ou estatísticas para se chegar a uma análise, sempre demarcada por uma relação de causa e efeito. E tem mais…

Em outras palavras, a metodologia quantitativa é todo o estudo que utiliza valores numéricos para pesquisar um determinado fenômeno. Como consequência disso, é possível obter conclusões que podem ser expressadas de forma matemática.

Os métodos quantitativos de pesquisa são úteis quando existe um problema a ser estudado, envolvendo um conjunto de dados representáveis mediante distintos modelos matemáticos. Assim, os elementos da pesquisa são claros, definidos e limitados.

No que tange os resultados obtidos, os mesmos são de índole numérica, descritiva e, em alguns casos, preditiva.

A pesquisa quantitativa é considerada a forma contrária da pesquisa qualitativa e o seu emprego é frequente no campo das ciências exatas e em muitas Ciências Sociais. Também é reconhecida como método empírico analítico e como método positivista de pesquisa.

Você também vai gostar de ler:

Metodologia de Pesquisa Quantitativa

Metodologia quantitativa: entenda suas características

Característica da metodologia de pesquisa quantitativa

A metodologia de pesquisa quantitativa se caracteriza, antes de qualquer coisa, porque requer variáveis numéricas para poder expressar o problema da pesquisa.

Com isso, queremos dizer que, os dados analisados devem ser sempre quantificáveis, ou seja, expressados em uma quantidade.

Entre suas técnicas costuma-se empregar aplicação de questionários, experimentos e inclusive previsões, uma vez obtido um primeiro resultado, já que os dados quantitativos costumam ser generalizáveis.

Outra característica importante do método quantitativo é que ele se trata de um método objetivo, ou pelo menos almeja ser. Isso significa que a interpretação e os pontos de vista do pesquisador não partem dele mesmo (não são subjetivos), mas sim da relação demonstrável entre cifras e modelos matemáticos.

Para isso, a inferência é o seu procedimento lógico mais usual. O seu ponto de partida é sempre uma hipótese ou alguma teoria que se busca comprovar.

Diferentes tipos de metodologia quantitativa

Principais e mais diferentes tipos de metodologia quantitativa para pesquisa 

Tipos de metodologia quantitativa

Caso você esteja realizando o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), independente da área de atuação, e objetiva desenvolver uma pesquisa de caráter quantitativo, fique sabendo que existem diferentes tipos de pesquisas com o caráter quantitativo.

A seguir, separamos uma lista com as principais, para que você possa escolher a que melhor se adéqua ao tipo de estudo que pretende realizar:

  • Pesquisa descritiva: Esse tipo de método tenta especificar propriedades, características e marcas importantes do fenômeno estudado, mediante dinâmicas objetivas de observação, análise e demonstração. Usualmente, constituem o primeiro passo de qualquer pesquisa científica de caráter quantitativo.
  • Pesquisa analítica: Esse tipo de método é considerado um pouco mais complexo que o método descritivo, uma vez que consiste no cotejo ou comparação de variáveis determinadas entre grupos de controle de estudo, registrando o modelo no qual os resultados são dados na prática para poder comprovar ou refutar alguma hipótese previamente estabelecida.
  • Pesquisa experimental: Nesse tipo de método, como seu próprio nome indica, trata-se de uma pesquisa que se fundamenta na experimentação, ou seja, na replicação em um ambiente controlado do fenômeno estudado, de modo tal que se possa compreender e eventualmente manipular as variáveis que determinam seu resultado.
  • Pesquisa quase-experimental: Esse tipo de metodologia trabalha com procedimentos experimentais que não podem distinguir de modo ao azar entre os grupos de controle de estudo, diferenciando-se assim dos propriamente experimentais.
Metodologia Quantitativa Exemplo

3 exemplos de pesquisa com metodologia quantitativa 

Exemplos de pesquisa com metodologia quantitativa 

Na hora de desenvolver uma metodologia quantitativa, é importante que, caso você ainda não esteja habituado com este tipo de metodologia de pesquisa, conheça alguns exemplos em que o método é aplicável.

Desse modo, você poderá inspirar-se e compreender como se dá esse tipo de estudo na prática.

Alguns exemplos simples da aplicação do método quantitativo podem ser:

  • Uma sondagem de opinião, por exemplo, diante das eleições eleitorais, no que se expressa o apoio a cada candidato em termos de porcentagem em número de votos percentuais. A partir dos resultados, é possível elaborar uma previsão do resultado final.
  • Um estudo da quantidade de casos de alguma doença e sua distribuição geográfica ou com relação às classes sociais de uma mesma comunidade, realizando uma sondagem com relação a hábitos alimentares, sanitários ou sociais, para tentar encontrar um vínculo entre ambas as informações.
  • Um registro da efetividade de um antídoto contra um veneno de certo tipo de serpentes, com base na taxa de sobrevivência de cavalos de uma mesma raça mordidos nas patas, comparando com outro tipo de antídoto de diferente natureza química.
Plano de Pesquisa Quantitativa: 5 passos

Guia completo para plano de pesquisa quantitativa

Exemplo de um Plano de pesquisa quantitativa em 5 passos 

Uma pesquisa bem planejada e um trabalho preparado de modo estruturado são a chave do sucesso para este método.

O plano de pesquisa quantitativa que iremos apresentar a seguir irá servir como um guia e pode ser adaptado a qualquer tipo de pesquisa de caráter quantitativo. Confira:

PASSO 1 – Preparação: pergunta de pesquisa, hipóteses e indagação

A pesquisa quantitativa começa com a definição da pergunta ou problema de pesquisa. Você também deve estabelecer os objetivos, e a implementação se prepara mediante uma indagação intensiva e a obtenção de informação relevante.

  • Exemplo: uma empresa de comércio eletrônico quer melhorar a satisfação do cliente
  • Hipótese: a satisfação do cliente aumenta com a otimização e criação de uma interface de usuário.

PASSO 2 – Preparação, estruturação e método de pesquisa 

Baseando-se na preparação da execução da pesquisa, os pesquisadores desenvolvem a implementação prática e a definição do estudo, assim como o método de pesquisa mais apropriado.

As teorias e hipóteses sobre o problema de pesquisa definidas ao princípio se comprovam no seguinte passo de pesquisa.

PASSO 3 – preparação e público-alvo 

O sucesso da pesquisa quantitativa está determinado, em grande parte, pela escolha do público-alvo apropriado.

Ao selecionar os sujeitos de prova, você deve assegurar-se que os mesmos cumpram com os critérios previamente definidos com a maior precisão possível, porque assim é como se pode obter resultados claros dentro deste método.

Os critérios de seleção são, por exemplo, o sexo, os grupos de idade, campos profissionais ou os interesses.

PASSO 4- Realização: instrumentos, fase de prova, realização 

O seguinte passo é determinar a implementação prática do procedimento e criar instrumentos para a coleta de dados (por exemplo, questionários). Esses devem ser formulados claramente e chegar a resultados inequívocos.

  • Exemplo de pergunta: Como você avaliaria o designer da nossa loja online? Classifica os seguintes critérios em uma escala de 1 a 10: clareza, cores, área de serviço, categorias de produtos.

Antes de colocar em prática a pesquisa quantitativa é recomendado que o pesquisador teste o método em uma prova prévia. A recopilação final dos dados se realiza dentro de um prazo fixo.

PASSO 5 – Sequência: avaliação de dados e conclusões

Finalmente é realizada a avaliação e interpretação dos dados coletados na pesquisa quantitativa. Se você conseguir os dados e recursos adequados, basta debruçar-se para analisá-los de modo codificável e apresentar as conclusões a que se chegou com a pesquisa.

Gostou do nosso conteúdo?

Conseguiu compreender sobre metodologia quantitativa usando nossos exemplos e passo a passo?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.