No momento em que formos realizar uma pesquisa, independente da sua finalidade, devemos ter como uma das principais preocupações, a definição do objeto de pesquisa do nosso estudo. No entanto, você sabe o que é um objeto de pesquisa?

Atualmente, muitos acadêmicos sentem dificuldade para compreender o conceito de objeto de pesquisa, e em alguns casos, chegam a confundir com o tema de pesquisa, por exemplo.

Para evitar essas confusões e lhe ajudar a compreender o significado de um objeto de pesquisa, elaboramos este conteúdo com exclusividade.

Aproveite nosso índice e faça uma boa leitura!

O que é Objeto de Pesquisa?

Entenda o significado e conceito de Objeto de Pesquisa

Definição sobre o que é objeto de pesquisa 

Primeiramente, antes de entender o que é objeto de pesquisa, precisamos ter em mente que, todo sistema do mundo material, ou da sociedade, seja na estrutura ou processo, apresenta ao homem uma necessidade de superação, ou seja, um problema de pesquisa a ser solucionado de alguma forma.

O objeto de pesquisa é a parte mais restrita da realidade sobre a qual o problema de pesquisa e sobre o qual o pesquisador atua, tanto do ponto de vista prático como teórico. Vamos desenvolver melhor este conceito!

Isso é feito com o objetivo de transformar seu funcionamento com vistas à solução do problema apresentado pela pesquisa.

O objeto da pesquisa deve ser caracterizado por conceitos particulares e específicos, esclarecendo assim as qualidades do objeto, bem como as operações que eles podem tornar essas qualidades observáveis em um determinado momento.

Isso faz com que seja possível para o pesquisador trabalhar com definições durante todo o processo da sua pesquisa.

Além disso, o objeto de pesquisa não deve ser confundido com o problema de pesquisa, uma vez que o objeto é o sistema onde o problema existe e se desenvolve. Já o problema de pesquisa está contido no objeto.

Características Gerais do objeto de pesquisa

Sua correta identificação é essencial na pesquisa educacional, uma vez que mostra as posições filosóficas do autor ou o domínio teórico da sua área.

Isso porque existe uma estreita relação entre o objeto de pesquisa e o referencial teórico conceitual, este último está presente desde a própria concepção do processo de pesquisa e do enunciado do problema de pesquisa.

O objeto de pesquisa deve, portanto, se reconciliar com a variedade de interpretações atribuídas à terminologia pedagógica, com a finalidade de delimitar a parte da realidade que o problema científico carrega.

Ficou mais claro?

Desse modo, um objeto de pesquisa possui algumas características essenciais, que são:

  • No objeto de pesquisa tem que existir uma atividade a ser desenvolvida;
  • Deve haver atores (professores, alunos, família, comunidade, etc.) que organizam, planejam, executam e controlam uma determinada atividade;
  • Deve ser composto por etapas pelas quais passa a atividade;
  • O estudo do objeto de pesquisa deve ter uma finalidade;
Pontos principais para entender o significado de Objeto de Pesquisa no TCC

Entenda as particularidades do Objeto de Pesquisa

Objeto de pesquisa como um sistema

A teoria dos sistemas está incorporada à metodologia de pesquisa e proporciona muito conhecimento sobre os objetos de pesquisa nas diferentes áreas de investigação científica, uma vez que são considerados como propriedades que lhe são comuns.

A teoria dos sistemas permite um conhecimento dos mais simples aos mais complexos. Mas, observa-se que, aos poucos, o pesquisador se vê obrigado a estudar objetos cada vez mais complexos e densos.

Por outro lado, a abordagem sistemática encontra cada vez mais aplicação na técnica e em geral na organização da produção.

É essencial trabalhar na concepção, execução e controle de programas, mecanismos técnicos, gestão, produção e assim por diante, pois é dessa forma que um objeto de pesquisa deve ser pensando e estruturado.

Elementos chave dos objetos de pesquisa

Os elementos que constituem um objeto de pesquisa são integrados e relacionados entre si. Isso para o pesquisador significa que a modificação ou alteração de qualquer um dos elementos necessariamente, se manifesta no todo, ou seja, no objeto de pesquisa.

Em outras palavras, precisamos ter em mente que, o objeto de pesquisa possui uma estrutura própria, possui uma organização interna específica de seus elementos.

Inerente a cada sistema integral específico, está sua estrutura e organização, com a particularidade de que quanto mais complexo o primeiro é, e quanto maior o grau de sua diferenciação, mais complexa é a sua estrutura.

É justamente por ser um termo tão complexo que os acadêmicos sentem dificuldade para definir o que é um objeto de pesquisa.

Diferenças entre tema e objeto de pesquisa

Saiba das particularidades e diferenças entre tema e objeto de pesquisa

Diferenças entre tema e objeto de pesquisa

Além de tudo que já foi mencionado até aqui, também precisamos destacar que muitos acadêmicos acabam confundindo “tema” com “objeto de pesquisa”. Sendo assim, é importante que tenhamos bem claro que tema e objeto de pesquisa são termos diferentes.

O objeto de pesquisa, por exemplo, é tudo aquilo que pode ser observado, estudado e aprendido, uma vez que representa uma entidade da vida real, e é através desse método que se adquire um tipo de conhecimento específico dentro de um nicho de atuação/ área.

Além disso, os objetos de pesquisa têm certas características fundamentais, tais como:

  • Identidade ou Nome;
  • Comportamento, que são suas funções ou procedimentos;
  • Estado, que são as características geralmente em variáveis.

Com isso, o objeto de pesquisa científica é aquilo a que se aplica o conhecimento. Quando se trata de obter um novo conhecimento científico, o objeto se destaca como uma fortaleza que deve ser conquistada com métodos que garantam a obtenção de uma verdade verificável por toda a comunidade científica.

Esse objeto de conhecimento científico, de pesquisa, é constituído pelos vestígios que colocam um conjunto de problemas epistemológicos no sujeito da pesquisa, cuja resolução é buscada ao longo de todo o estudo.

Por outro lado, o tema de pesquisa é o principal tópico ou assunto sobre o qual se trata uma pesquisa acadêmica e/ou científica.

Desse modo, a diferença entre tema e objeto de pesquisa é que, o objeto de pesquisa começa de uma maneira muito geral e o tema de uma maneira mais específica e particular.

Além disso, podemos dizer que, o tema é expresso em uma única frase ou enunciado, e que geralmente se vincula a duas áreas ou conceitos, estruturados de alguma forma, enquanto que o objeto de pesquisa é o fenômeno a que se refere o enunciado de pesquisa.

Ficou mais claro depois destes apontamentos, conceitos, características? Aprenda também sobre a construção do objeto de pesquisa e veja os exemplos que desenvolvemos para você.