O que é uma Pesquisa Analítica?

Saiba tudo a respeito de Pesquisa Analítica

Produzimos este texto para você que precisa entender o que é uma pesquisa analítica e sobre sua importância.

A pesquisa analítica é importante, tanto no âmbito acadêmico, como no setor de pesquisas de mercado. Essa importância se deve ao fato de a metodologia de pesquisa combinar o poder do método científico com o uso de processos formais para a resolução de qualquer tipo de problema que enfrente uma organização.

Por essa razão, neste conteúdo de hoje separamos uma recopilação dos principais aspectos que a regem, para que você possa conhecer um pouco mais sobre o que consiste uma Pesquisa Analítica e como ela pode ser implementada para obtenção dos melhores resultados.

Vamos começar?

Você sabe qual o significado de Pesquisa Analítica?

O que vem a ser uma Pesquisa Analítica?

O que é uma pesquisa analítica? 

Antes de mais nada, precisamos partir do conceito e significado do que vem a ser uma pesquisa analítica.

Saiba que este tipo de investigação costuma envolver um procedimento que descompõe “um todo” com seus elementos básicos e, portanto, que vai do geral ao específico.

Também é possível definir a pesquisa analítica como um caminho que parte dos fenômenos para se chegar às leis, ou seja, dos efeitos às causas.

A pesquisa analítica é organizada para entender os fenômenos, ao descrever e medir relações causais entre eles. No caso específico do campo da pesquisa de mercado, costuma tratar de responder às seguintes perguntas:

  • Como é possível reduzir o número de queixas feitas por clientes em uma empresa?
  • Como reduzir a taxa de absentismo entre os empregados?
  • Porque a introdução do empoderamento é vista como uma ameaça pelos chefes de departamento?
Pesquisa Analítica: quais são as principais características do método?

Conheça suas características para entender o significado de Pesquisa Analítica

Conhecendo as principais características da pesquisa analítica 

A pesquisa analítica pode ser realizada a partir de uma variedade de modos que incluem pesquisa literária, a opinião pública, provas científicas e meta análise.

Geralmente nestes métodos está incluída a recopilação de artigos, de dados e outros feitos importantes que são pertinentes para a realização do estudo.

Depois que essa informação é coletada e avaliada corretamente as fontes são usadas para provar uma hipótese ou apoiar uma ideia.

Um dos requerimentos para o pesquisador que emprega o método analítico de pesquisa são habilidades de pensamento crítico, que nada mais é do que um método de pensar que envolve identificar uma afirmação e decidir se ela é verdadeira ou falsa.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Também se exige um cuidado na hora do julgamento de valor dos fatos, pois através dele, o pesquisador será capaz de extrair pequenos detalhes para construir grandes afirmações sobre um determinado material.

Os pesquisadores conduzem a pesquisa analítica para encontrar evidências de apoio na investigação que estão fazendo atualmente, e para poder fazer com que ela seja mais confiável. Outros pesquisadores realizam a pesquisa analítica para formar novas ideias sobre o tema que estão estudando.

Qual a diferença de pesquisa analítica e método descritivo?

Analítico/descritivo: formas de pergunta que diferenciam cada método

Não confunda o método analítico de pesquisa com o método descritivo

A diferença entre o método analítico de pesquisa e o método descritivo fica em torno da pergunta que cada um organiza. A pesquisa descritiva costuma se dedicar a tentativas por determinar, descrever ou identificar “o que é”, enquanto a pesquisa analítica tenta estabelecer um “por que é assim” e “como chegou a ser assim”.

A pesquisa descritiva usa descrições, classificações, medidas e comparações para descrever o que os fenômenos são, enquanto a pesquisa analítica usualmente se preocupa com as relações de causa e efeito.

Quando o método analítico de pesquisa é uma continuação de um estudo descritivo, a pesquisa vai mais além de descrever as características e trata de analisar e explicar “o porquê” e o “como” que algo está sendo realizado.

Método Analítico de Pesquisa

Alguns dos diferentes tipos de características do método Analítico de pesquisa

Características do método analítico de pesquisa

Algumas das principais características que podem diferenciar o método analítico de pesquisa dos outros métodos de pesquisa são as seguintes:

  • Factual: existe uma sustentação nos fatos que são comprováveis e que possuem fundamentos racionais.
  • Requer verificação empírica: com isso queremos dizer que o estudo requer a constatação por meio do uso de instrumentos de medição empírica
  • É progressivo e autocorretivo: é suscetível de ser corrigido sempre que existam evidências que deem respaldo a uma nova proposição.
  • Depende da mostra: e por essa razão se aplica também o próprio processo de coleta de evidências, de modo que não gere falsas premissas ou em falácias, em função de uma coleta defeituosa de dados.
Entenda a importância do que é uma Pesquisa Analítica

Pesquisa Analítica: estabelecendo a importância e identificando se ela é verdadeira ou falsa

A importância e utilidade da pesquisa analítica
 

Pelo viés investigativo a pesquisa analítica é de grande importância em virtude de que ajuda a estabelecer a relevância de uma ideia, assim como a identificar uma asseveração e descobrir se ela é verdadeira ou falsa

Por exemplo, os pesquisadores podem utilizar o método analítico para descobrir o elo perdido de um estudo, já que oferece novas ideias sobre os dados e, portanto, ajuda a provar ou desaprovar hipóteses.

O método analítico de pesquisa pode ser bastante útil para estudantes, psicólogos e mercadólogos. No caso de uma empresa, ele pode ajudar a descobrir qual campanha publicitária trabalha melhor, por exemplo.

Na área de medicina, esse tipo de pesquisa pode ajudar na descoberta de um tratamento em particular, verificando se ele funciona adequadamente. Portanto, este método pode vir a salvar vidas, garantir avanços científicos, fazer com que empresas passem a ganhar mais dinheiro e ajudar uma companhia a alcançar as suas metas.

O desenvolvimento de um método analítico e sua validação são um trabalho contínuo e interdependente associado com os departamentos de pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade e garantia de qualidade.

Os processos analíticos desempenham um papel essencial na hora de lidar com a equivalência e valoração de riscos, ajudam a estabelecer critérios de aceitação específicos para algum produto e dão estabilidade aos resultados obtidos.

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Um desenvolvimento efetivo do método analítico e sua validação pode garantir melhoras significativas na precisão e redução de erros, assim como ajudar a evitar exercícios que demandam custos e tempo.

Passo a passo como usar o método de Pesquisa Analítica

Primeiros passos para usar o Método Analítico de Pesquisa

Como usar o método analítico?

Agora que você já conhece o que é a pesquisa analítica e qual é a sua utilidade apresentaremos a você alguns passos de implementação dentro de um processo de pesquisa:

  • Identificação do problema a ser resolvido: neste passo surge a formulação das perguntas gerais e específicas que guiarão a sua pesquisa.
  • A escolha do processo adequado: o passo chave no método analítico é a escolha do processo apropriado. Dependendo do problema deve possuir uma variável quantidade das seguintes características:

A) Descompor o problema nos subproblemas adequados;

B) Encontrar a raiz de cada problema;

C) Encontrar os pontos de conexão para resolver a raiz do problema;

D) Encontrar soluções para atuar sobre os pontos de conexão.

  • Formulação de hipóteses: neste passo é necessário usar o processo para fazer uma hipótese da análise ou os elementos de resolução do problema identificado.
  • Criação de um experimento para provar a hipótese: Aqui se decidirão aspectos fundamentais do processo experimental. Por exemplo, se se trabalhará com uma amostra representativa ou uma amostra aleatória.
  • Realização do experimento: este ponto inclui a preparação das mostras e o tratamento adequado para a aplicação dos métodos de pesquisa escolhidos. Para isso será necessária uma análise minuciosa da mostra, a aplicação de medidas repetitivas, assim como a avaliação do grau de incerteza e confiança da mostra à medida.
  • Melhoramento contínuo do processo com cada oportunidade que surja: dado que uma das características principais do método analítico é a possibilidade de correção no último passo da sua aplicação consiste na identificação e implementação das melhorias necessárias para o seu aperfeiçoamento.

E aí o que você achou de todas as informações que reservamos para você no conteúdo de hoje sobre a pesquisa analítica? Deixe um comentário!