Pesquisa de caráter Descritivo

Entenda tudo sobre Pesquisa Descritiva

A pesquisa descritiva enquadra-se atualmente entre os principais métodos utilizados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dentro dos mais variados cursos. No entanto, nem todo mundo sabe explicar exatamente o que vem a ser este tipo de pesquisa.

Levando essa demanda em consideração, resolvemos elaborar o artigo de hoje para apresentar para você tudo a respeito da pesquisa descritiva, com ênfase especial no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Além de trazer exemplos de pesquisa de caráter descritivo, falar de vantagens e desvantagens, pesquisa de campo com este método, etc.

Confira o nosso conteúdo com exclusividade e domine este assunto agora mesmo!

O que é Pesquisa Descritiva?

Pesquisa Descritiva: entenda seu conceito e significado

O que é pesquisa descritiva? 

Antes de qualquer coisa, é importante compreender o conceito e significado, ou seja, o que é uma pesquisa descritiva, para o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso.

A pesquisa de cunho descritivo nada mais é do que aquela investigação feita na universidade ou centro de estudos que busca o “O quê” do objeto de estudo, muito mais do que o “Por quê” de um fato. E tem mais…

Como seu nome já indica, o método de pesquisa descritiva busca descrever e explicar o que se está pesquisando, mas não dá as razões pelas quais isso ocorre.

 Pesquisa Descritiva TCC: características notáveis

Algumas dicas e características da Pesquisa Descritiva no TCC

Pesquisa descritiva TCC  

Caso você queira elaborar uma pesquisa descritiva TCC, fique sabendo que existem diferentes modos de desenvolver uma pesquisa desse teor, de acordo com o tipo de investigação que o autor deseja realizar.

No caso da pesquisa descritiva, ela tem como objetivo caracterizar a população estudada. Pode tratar-se da descrição de condutas humanas, por exemplo, mas sem explicar o porquê destas condutas.

Dito isso, a seguir iremos apresentar algumas de suas características mais notáveis. Uma pesquisa descritiva no TCC, pode ser, portanto:

  • Um método de pesquisa observacional.
  • Utiliza-se, majoritariamente, de metodologias de pesquisas quantitativas para o seu desenvolvimento. O objetivo deste tipo de pesquisa é coletar informação de modo abundante, por isso, são convenientes os métodos quantificáveis.
  • Variáveis, não controladas. Mesmo que o pesquisador conheça as variáveis, não tem por objetivo regulá-las, tendo em vista que somente se limita a utilizar métodos de observação.
  • Estudos transversais. Inclui-se o estudo de diferentes seções de um mesmo grupo.
  • Os dados, coletados em uma pesquisa descritiva, podem resultar úteis para futuras pesquisas, seja do tipo que for.
Método de Pesquisa Descritivo

3 Métodos de Pesquisa Descritiva 

Método de pesquisa descritivo  

Existem, pelo menos, 3 métodos de pesquisa descritiva atualmente e, a seguir, iremos mencionar cada um deles para você.

1- Método de observação

Esse tipo de método é o mais comum no desenvolvimento de pesquisas para trabalhos de conclusão de curso e o autor do trabalho pode utilizar os métodos quantitativos ou qualitativos de observação.

  • A observação quantitativa: Neste caso, o autor do TCC pode compilar números e valores para depois disso, obter resultados mediante a aplicação da estatística.
  • A observação qualitativa: Não envolve cifras e neste caso, o pesquisador observa a população estudada. Frente a isso, pode apresentar-se como observador ou observador participante.

2) Métodos de estudo de caso.

Neste tipo de instância, o pesquisador pode estudar casos particulares, como por exemplo, um sujeito de uma população x.

Esse método fornece informações detalhadas que são úteis, mas não podem ser generalizadas ou previstas a partir dos dados obtidos. Isso porque pode haver um viés pessoal por parte do pesquisador.

3) Método de aplicação de Questionários (perguntas abertas e fechadas)

Os questionários de pesquisa descritiva TCC são frequentemente utilizados para fazer investigações no âmbito acadêmico e científico.

É importante que as perguntas deste questionário sejam as corretas para obter a informação desejada. Podem ser perguntas fechadas ou abertas e recomenda-se o uso de ambas as modalidades.

 Pesquisa de caráter Descritivo: como desenvolve-las?

Diferentes maneiras de desenvolver uma Pesquisa Descritiva

Como desenvolver uma pesquisa descritiva? 

Existem diferentes maneiras de desenvolver uma pesquisa descritiva TCC. Nesse sentido, cada empresa, organização, instituição etc., escolherá como fazê-lo de acordo com seus objetivos. Vejamos alguns exemplos a seguir:

  • Uso de perguntas fechadas: Estes são usados ​​para obter informações muito específicas. Assim, se forem bem formulados, é possível encontrar os padrões de comportamento do grupo estudado.
  • Meça os dados ao longo do tempo: Graças à análise estatística, é possível comparar os estudos para otimizar a pesquisa descritiva TCC.
  • Faça comparações: Uma instituição, negócio ou empresa que queira medir o comportamento de seus públicos/clientes, por exemplo, irá comparar as respostas para entender suas escolhas. O estudo comparativo é fundamental para que as marcas avaliem a eficácia da sua publicidade, por exemplo, e, da mesma forma, são informações que servirão de guia para a criação de futuros produtos ou estudos científicos.
  • Validade das condições existentes: As ferramentas de coleta descritiva são um bom indicador das condições predominantes e dos padrões comportamentais do grupo estudado, se for o caso.
  • Realizar a pesquisa em momentos diferentes também fornece informações valiosas que servirão para descobrir o maior número possível de variáveis. Isso é útil, pois permite que as variáveis ​​sejam ajustadas para estudos futuros.
Defina e crie sua Pesquisa Descritiva

Pesquisa de Campo Descritiva: defina seu trabalho acadêmico 

Pesquisa de campo descritiva

Quando o acadêmico resolve elaborar uma pesquisa de campo descritiva em seu TCC, ele deve levar em conta que esse tipo de pesquisa se apresenta mediante a manipulação de uma variável externa, a qual não foi comprovada em condições rigorosamente controladas, com a finalidade de descrever de que modo ou por qual causa se produz uma situação ou acontecimento particular.

Poderíamos definir este tipo de pesquisa dizendo que é o processo que, utilizando o método científico, permite que o seu pesquisador obtenha novos conhecimentos no campo da realidade social (é uma pesquisa pura).

Também serve para estudar uma situação como forma de diagnosticar necessidades e problemas com efeitos de aplicar os conhecimentos com fins práticos (pesquisa aplicada).

A pesquisa de campo descritiva pode ser entendida, portanto, como um processo sistemático rigoroso, irracional, de coleta, tratamento e análise e de apresentação de dados baseados em uma estratégia de coleta direta da realidade das informações necessárias para a pesquisa.

Informações necessárias para desenvolver Pesquisa Descritiva

Pesquisa Descritiva: vantagens e desvantagens 

Vantagens e desvantagens da pesquisa descritiva 

Uma das grandes vantagens da pesquisa descritiva é, por exemplo, o baixo orçamento. A coleta de dados não é tediosa, tendo em vista que é curta e também não requer muitas ferramentas.

Nesse sentido, ao ir ao campo onde se encontra a população estudada, preserva-se a segurança e a confiabilidade das informações coletadas.

Da mesma forma, na pesquisa descritiva, testes quantitativos ou qualitativos podem ser utilizados para coleta de dados, o que dá uma visão mais abrangente do objeto de estudo. Outra vantagem é que permite a formulação de hipóteses de trabalho.

Além disso, como as informações coletadas podem ser usadas para outros estudos, isso economiza trabalho para pesquisas futuras.

No entanto, essas investigações também têm algumas desvantagens. É preciso saber fazer as perguntas que desencadeiam a investigação, só assim os testes de coleta de dados poderão fornecer informações úteis.

Da mesma forma, acontece que os respondentes, muitas vezes, podem inventar informações, o que gera uma evidente alteração nos resultados.

Nesta mesma linha, os dados obtidos não podem servir como representação de toda a população estudada, pois são dados aleatórios.

A ausência do estudo da motivação, ou seja, das razões de cada comportamento, pode fazer com que o trabalho falte profundidade e se limite a fornecer dados superficiais.

Pesquisa Descritiva PDF

Exemplos em PDF de Pesquisa Descritiva 

Exemplos de pesquisas descritivas em PDF

Se você chegou até aqui e gostaria de algumas pesquisas descritivas em PDF como exemplo, então vamos te dar algumas opções.

Se você quer para ter uma ideia ou base de como é desenvolvida, sua linguagem, etc, então pode ter acesso aqui.

Mas, se precisa de um auxílio para escrever a sua pesquisa com estas características, feitas por acadêmicos de sua área, e escrita com seu tema, aconselho a ver esta página aqui.

E aí? Este conteúdo lhe ajudou a entender a pesquisa descritiva? O que você achou mais interessante? Comente com a gente!

Compartilhe em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

→ Aprenda mais com nossos outros artigos: