Pesquisa Exploratória Descritiva

Conheça tudo a respeito de Pesquisa Exploratória Descritiva

Em nosso conteúdo de hoje vamos abordar a Pesquisa Exploratória Descritiva. Para deixar tudo bem detalhado, vamos mostrar aos nossos leitores o que é, e como é feito este tipo de pesquisa.

Essa forma de fazer pesquisa está frequentemente empregada nos artigos científicos e demais produções do âmbito acadêmico e científico, mas muitas vezes nem nos damos conta disso.

A partir do momento que estão estabelecidas as bases de um estudo, o campo recém explorado necessita de mais informações, não é mesmo?

O seguinte passo a ser dado envolve justamente a pesquisa exploratória descritiva, a qual é definida como a intenção de explorar e explicar enquanto se proporciona uma informação adicional sobre um determinado tema.

Quando o pesquisador está desenvolvendo o seu estudo é na pesquisa descritiva que ele descreve o que está acontecendo de forma mais detalhada, completando as partes que faltam e ampliando a compreensão sobre uma determinada temática.

Nesse ponto do estudo, é também onde são recopiladas as informações que são possíveis de se fazer conjunturas, ou elaborar modelos para prever o futuro, ou seja, “o que é”, “como é” e o “porquê”.

→ Você também vai gostar de ler nosso outro artigo especial: Tudo sobre Pesquisa Exploratória com exemplos

Veja mais detalhes sobre a pesquisa exploratória descritiva, lendo este artigo até o final!

O que é a Pesquisa Descritiva e Exploratória?

Qual o principal objetivo da Pesquisa Exploratória Descritiva?

Pesquisa exploratória descritiva

O principal objetivo identificado para a pesquisa exploratória descritiva é que este método busca descrever a natureza de um segmento demográfico sem centrar-se nas razões pelas quais se produz um determinado fenômeno.

Em outras palavras, este tipo de pesquisa busca descrever o tema de pesquisa sem cobrir o porquê de algo ocorrer.

Podemos mencionar como exemplo uma marca de roupas que queira entender quais são as tendências de compra de moda entre os compradores no Brasil.

Para isso, a empresa pode desenvolver um questionário demográfico da região, compilando os dados da população e, na sequência, realizar uma pesquisa descritiva sobre este segmento demográfico.

A pesquisa descritiva descobrirá, então, os detalhes sobre qual é o padrão de compra dos compradores brasileiros, mas não cobrirá nenhum detalhe sobre o porquê que se obtém esses padrões, já que para a marca de roupa que tenta entrar neste mercado, entender a natureza do seu mercado é o principal objetivo do estudo.

Principais qualidades da Pesquisa Descritiva Exploratória

Qualidades que diferenciam a Pesquisa Exploratória Descritiva

Principais características da pesquisa exploratória descritiva 

Podemos dizer que a pesquisa exploratória descritiva faz referência ao desenho da pesquisa, a criação das questões e também a análise dos dados que serão realizados sobre um determinado tema.

Este tipo de método de pesquisa também é conhecido como método de pesquisa observacional, porque nenhuma das variáveis que fazem parte do estudo é influenciada.

Algumas das principais características que distinguem a pesquisa exploratória descritiva são:

  • Pesquisa quantitativa: A pesquisa exploratória descritiva é um método que tenta compilar informações quantificáveis para serem utilizadas na análise estatística da amostra de uma população. É, portanto, uma ferramenta popular de pesquisa de mercado que permite compilar e descrever a natureza do segmento demográfico.
  • Variáveis, não controladas: Na pesquisa exploratória descritiva, nenhuma das variáveis está influenciada de nenhum modo, mas sim utiliza métodos de observação para finalizar o estudo. Portanto, a natureza das variáveis ou seu comportamento não está nas mãos do pesquisador.
  • Estudos transversais: A pesquisa exploratória descritiva geralmente é um estudo transversal de diferentes setores pertencentes ao mesmo grupo.
  • Bases para uma pesquisa maior: Os dados recolhidos e analisados a partir da pesquisa exploratória descritiva podem ser investigados mais a fundo, utilizando diferentes técnicas de pesquisa. Além disso, ajudam a determinar os tipos de métodos de investigação que serão utilizados para estudos futuros.
Pesquisa Descritiva e Exploratória: saiba onde e como usar!

Utilizando de forma correta a Pesquisa Exploratória Descritiva 

Onde e quando utilizar a pesquisa exploratória descritiva? 

A pesquisa exploratória descritiva pode ser utilizada de múltiplas formas e por diferentes razões. No entanto, antes de entrar em qualquer tipo de pesquisa, definir seus objetivos e delimitar a estruturação do estudo é algo muito importante.

Apesar de seguir estes passos, não existe uma maneira de saber se será obtido o resultado desejado. Para entender o objetivo final da pesquisa, apresentaremos algumas formas em que as organizações utilizam atualmente a pesquisa exploratória descritiva:

  • Para definir as características dos entrevistados: O objetivo de utilizar perguntas fechadas é para que possamos tirar conclusões concretas sobre os entrevistados, encontrar padrões e marcas e comportamentos. Também poderia ser entender as atitudes ou opiniões dos entrevistados sobre um fenômeno em questão.
  • Medir as tendências dos dados: As tendências dos dados podem ser medidas ao longo do tempo, graças à capacidade estatística da investigação exploratória descritiva.
  • Realizar comparações: Geralmente, os estudiosos utilizam a pesquisa exploratória descritiva para compreender como respondem os diferentes grupos um determinado produto ou serviço.
  • Validar as condições existentes: A pesquisa exploratória descritiva é utilizada amplamente para ajudar a determinar as condições prevalecentes e os padrões do objeto de estudo. Devido ao método não invasivo de pesquisa e ao uso da observação quantitativa, em alguns aspectos da observação qualitativa, se observa cada variável e podemos concluir uma análise com profundidade. Também é utilizada para validar qualquer condição existente que possa prevalecer em uma população.
  • Concluir um estudo em diferentes momentos: Para determinar se existem semelhanças ou diferenças, a pesquisa pode ser concluída em diferentes períodos.
3 métodos mais usados para desenvolver a Pesquisa Exploratória Descritiva

Métodos para desenvolvimento da Pesquisa Exploratória Descritiva

Métodos da pesquisa exploratória descritiva

Existem pelo menos 3 métodos distintos para se desenvolver uma pesquisa exploratória descritiva e, a seguir, iremos apresentar cada um deles:

  • Método de observação: O método de observação é o mais eficiente para se desenvolver uma pesquisa exploratória descritiva. Esse tipo de método utiliza a observação quantitativa e também a qualitativa, dependendo da necessidade do estudo.
  • Método de estudo de caso: Implica uma análise profunda e o estudo de indivíduos ou grupos. Além disso, conduz a uma hipótese e amplia o alcance da pesquisa de um determinado fenômeno.

No entanto, não devem ser utilizados para determinar a causa e o efeito, já que não tem a capacidade de fazer previsões precisas, porque poderia haver um viés por parte do pesquisador.

Outra razão pela qual os estudos de caso não são uma forma precisa de se concluir uma pesquisa descritiva, é porque poderia haver um entrevistado atípico e sua descrição conduziria a generalizações deficientes e distanciaria da validez externa.

  • Questionário de pesquisa: Os questionários são uma ferramenta de retroalimentação muito popular para a pesquisa de mercado. Para que um questionário reúna dados de boa qualidade, o mesmo deve ter boas perguntas e um equilíbrio entre perguntas abertas e fechadas.

O método de questionário pode ser realizado online ou de modo offline, o que o converte na opção predileta para a pesquisa exploratória descritiva, principalmente quando o tamanho da amostra é muito grande.

Pesquisa Descritiva Exploratória e Explicativa

Pesquisa Exploratória: diferenças que determinam a Descritiva/Explicativa

Pesquisa exploratória descritiva e explicativa – Elas se complementam? 

Outro ponto importante a mencionar é a diferença entre a pesquisa exploratória descritiva e a pesquisa exploratória explicativa, pois muitos acadêmicos acabam confundindo estes 2 métodos, ou acreditam que os 2 seriam equivalentes.

Na verdade, cada um desses métodos de pesquisa é distinto e a seguir, iremos apresentar quais são as principais diferenças entre eles.

  1. Diferença de propósitos: A pesquisa exploratória descritiva busca caracterizar os fenômenos, situações, eventos, indicando suas marcas mais distintas ou diferenciadoras. No caso da pesquisa exploratória explicativa, ela busca estabelecer as relações de causa e efeito entre as variáveis.
  2. Diferenças no modo de formular as perguntas de pesquisa: A pesquisa exploratória descritiva foca no: O que é? Quantos? Como é? Onde está? De que está feito? (composição). Por outro lado, a pesquisa exploratória explicativa busca entender como afeta, que efeitos tem e como incide.

Lendo nosso conteúdo de hoje, você pode informar-se, em detalhes, sobre como funciona o método de pesquisa exploratório descritivo. Comente abaixo o que você gostou mais!

Gostou do nosso conteúdo?

Se sim, deixe seu feedback. Considere compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

→ Aprenda mais com nossos outros artigos: