Pesquisa Exploratória

Pesquisa Exploratória: saiba tudo a respeito

Hoje você conhecerá em detalhes tudo sobre Pesquisa Exploratória com ênfase no público que está desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), independente da área de atuação. Além disto, vamos trazer exemplos deste tipo de pesquisa em TCCs e abordar também sobre os métodos.

Fique sabendo que a pesquisa exploratória está em nossa vida desde muito cedo. Mesmo quando somos crianças, temos uma forte curiosidade e é natural nos pegarmos observando o mundo ao nosso redor, não é mesmo?

Geralmente, podemos fazer perguntas como: Por que o céu é azul? Por que os pássaros voam?

Perguntas como essas são a base da pesquisa exploratória, porque revelam nosso desejo de entender o mundo ao nosso redor. A pesquisa exploratória (ou PE) é uma análise de uma questão na tentativa de obter maior entendimento.

Com a pesquisa exploratória, um pesquisador começa com uma ideia geral e usa a pesquisa como uma ferramenta para identificar problemas que podem ser o foco de pesquisas futuras.

Vamos entender mais sobre o significado de Pesquisa Exploratória?

O que é Pesquisa Exploratória?

Pesquisa Exploratória: conceito e significado 

O que é pesquisa exploratória? 

Como você já deve ter visto, gostamos de deixar tudo bem explicado. Então vamos a fundo para saber o conceito de uma Pesquisa Exploratória!

Sua definição é que este tipo de pesquisa é o primeiro passo que o pesquisador deve dar para iniciar qualquer estudo. E tem mais…

É importante notar que essas técnicas exploratórias não têm história, ou seja, a pesquisa em si é a primeira fase de uma das muitas partes do estudo.

É justamente isso que permite ao pesquisador fazer uma definição consistente e geral de todos os aspectos, comportamentos e características.

É por isso que este modelo de pesquisa serve como uma aproximação aos cálculos que o pesquisador consegue estabelecer.

Explorar requer boas técnicas e a maioria delas pode ser encontrada na seguinte lista de características:

  • Procuram responder a fenómenos pouco relevantes ou com partes desconhecidas.
  • Embora a definição de um tópico possa ser feita, o mesmo não acontece com a questão.
  • O resultado retorna apenas perguntas, sem respostas ou exemplos.
  • Estes são métodos bastante flexíveis e não predefinidos.
  • As informações que podem ser coletadas são definidas em partes, com exemplos muito vagos.
  • Os resultados obtidos com a aplicação dessas técnicas são bastante dispersos.
  • O pesquisador encarregado de obter as novas características do fenômeno é obrigado a mostrar novos métodos.
Dicas usadas para TCC com Pesquisa Exploratória

Pesquisa Exploratória TCC: inicie com uma ação!

Dicas de Pesquisa Exploratória TCC

Todo processo de pesquisa exploratória TCC se inicia com uma ação exploratória, quer o pesquisador não conheça o assunto a ser tratado ou queira entender seu alcance, corresponde ao primeiro método, que pode manipular melhor os objetos.

Os resultados da pesquisa exploratória são aproximados, portanto, pesquisas mais profundas são sempre necessárias para confirmar as inferências iniciais e, em alguns casos, abrir novas ideias.

Configuração do problema na Pesquisa Exploratória 

O primeiro passo necessário nos métodos de pesquisa exploratória é a definição do tema a ser desenvolvido.

Como em qualquer outra pesquisa, a situação ideal é que o Problema de Pesquisa selecionado tenha impacto em partes específicas de um grupo, e não importa qual seja a área específica, a solução do problema é essencial para seguir em frente.

Os primeiros exemplos sobre o assunto podem ser abertos. Aliás, uma de suas características é que ajuda a descrever as técnicas do tema, podendo ser extensa no início do processo.

Entenda a Pesquisa Exploratória

Características da Pesquisa Exploratória 

Confirmação ou negação do problema de Pesquisa Exploratória 

Através dos tipos de pesquisa anteriores, os pesquisadores devem fazer a definição se o problema selecionado é viável ou devem fazê-lo a partir de outras partes, como a partir da pesquisa explicativa, se for o caso.

É importante que, nesta fase, os pesquisadores coletem o maior número possível de exemplos para que possam entender inicialmente o significado e os tipos de escopo em relação à questão de pesquisa.

Esta etapa é essencial para o resto do processo, por isso é importante decidir se deve continuar com ela.

Geração de uma hipótese 

As técnicas tentam produzir uma hipótese que levou ao desenvolvimento de outras investigações mais profundas. Uma vez determinados os conceitos e as implicações relacionadas à questão selecionada, pode-se criar uma hipótese que seja sustentada pelas informações coletadas em uma pesquisa social.

Como observamos anteriormente, essa hipótese pode seguir as ideias do problema original ou pode ser uma situação totalmente diferente que vale a pena estudar. O investigador é quem deve tomar essa decisão.

Pesquisa Exploratória Exemplo

Alguns exemplos de Pesquisa Exploratória para TCC

Exemplos de pesquisa exploratória 

Vamos abordar primeiramente, exemplos curtos dispostos para você entender como se aplicam em TCC de pesquisa exploratória.

Logo a seguir, vamos te dar um link com uma série de exemplos de Pesquisas Exploratórias em PDF para você ter como base.

Vamos aos Exemplos curtos de pesquisa exploratória TCC?

  • “Estudar o abandono escolar”: pode ser focado em duas partes, primeiro nos alunos do primeiro nível e depois de acordo com a sua localidade.
  • “Produção de anticoncepcionais femininos”: o estudo explicativo seria sobre quais seriam os tipos de anticoncepcionais a serem produzidos e quais deles em maior quantidade.
  • “Homossexualidade com preconceito”: neste caso, o pesquisador deve utilizar métodos sociais que ajudem a definir o impacto que pessoas com essas características têm em sua população.
  • “Opinião sobre o presidente de uma república”: esses poderiam ser exemplos mais fáceis de lidar, estudamos a aceitação que um presidente tem dentro de um determinado país.
  • “Estudantes em idade primária elegíveis para bolsa: nesta pesquisa exploratória, procurar-se-á determinar os alunos elegíveis para receber uma bolsa através de determinadas características”: competências, notas finais, definição de princípios e aptidões.
  • “Determinar o nível de inteligência em crianças menores de dez anos”: vários métodos e técnicas podem ser aplicados para despertar suas habilidades motoras e de coordenação e assim poder avaliar a criança no pleno uso de todas as suas faculdades.
Pesquisa Exploratória PDF

Opções de exemplos de TCCs para Pesquisa Exploratória em PDF

Pesquisa exploratória PDF: exemplos de TCCs 

Segue um link com exemplos que separamos para você ter uma referência ou base.

São artigos científicos, dissertações, etc que utilizam a pesquisa exploratória como método e podem te dar um auxílio. Caso precise de um auxílio profissional, e ter a sua pesquisa, escrita por profissionais acadêmicos de sua área de formação, indicamos fazer uma cotação neste link.

Metodologia Exploratória

Aprenda mais com os tipos de Metodologia de Pesquisa Exploratória

Metodologia Exploratória 

Vamos falar um pouco de metodologia de pesquisa exploratória?

Quando um pesquisador aborda um problema de pesquisa no TCC pela primeira vez, não deve se basear apenas em sua própria observação, pois a intenção é ter uma ideia clara e o quanto antes poder decidir de forma assertiva se é pertinente ou não, aprofundar o problema selecionado.

Por esse motivo, existem dois tipos principais de pesquisa exploratória que os pesquisadores costumam aplicar: consulta a especialistas na área e revisão documental.

Pesquisa Exploratória: consiga informações importantes

Obtenha informações valiosas com os dois tipos de Pesquisa Exploratória

Tipos de pesquisa exploratória: consultando especialistas 

Esse tipo de pesquisa exploratória permite obter uma grande quantidade de informações valiosas de pessoas conhecedoras do assunto.

Para que funcione corretamente, os especialistas a serem consultados devem ser cuidadosamente escolhidos. Devem ser pessoas que lidam com o tema de forma completa, que estudaram este ou outros temas diretamente relacionados, e que tenham informações relevantes em relação a ele.

Se não for escolhida a equipe correta de especialistas, corre-se o risco de ter informações de pouca utilidade, o que levará a abordagens erradas e prejudicará um processo de pesquisa eficiente.

Tipos de pesquisa exploratória: revisão documental 

A revisão documental em pesquisa exploratória consiste em abordar o objeto de estudo por meio de dados bibliográficos que estão diretamente ligados ao problema de pesquisa.

Esta área inclui outros trabalhos de pesquisa, como teses, projetos ou relatórios, bem como livros especializados, pesquisas, estatísticas e qualquer tipo de análise relacionada ao problema escolhido.

É imprescindível que as fontes dos documentos utilizados sejam consideradas confiáveis ​​e que sua veracidade possa ser verificada. Caso contrário, todas as pesquisas serão baseadas em elementos infundados.

É prudente recorrer a materiais publicados por universidades de prestígio, centros de investigação reconhecidos e/ou investigadores de longa data com amplo reconhecimento na área de estudo.

Agora, com todas essas informações em mãos, você terá condições de desenvolver um estudo exploratório no seu TCC, aplicando o método de Pesquisa Exploratória da forma correta, para que a sua pesquisa tenha validação no seu curso.

Comente com a gente abaixo o que você achou mais interessante sobre a metodologia de pesquisa exploratória. Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu feedback!

Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.


→ Aprenda mais com nossos outros artigos: