→ Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Vamos falar de Problema de Pesquisa em TCC? Todos nós estudantes universitários sabemos que um trabalho científico ou acadêmico não surge do nada. Muito pelo contrário, toda pesquisa sempre se inicia a partir da Problematização, do movimento da indagação, do questionamento, da pergunta, do problema, certo? Obter ou não respostas à essas perguntas, ou soluções para os problemas, não é algo que pode ser resolvido de todo pelo sujeito pesquisador.

Vamos lá?

Como professor, sei que muitos alunos ficam assustados com a produção dos itens de seus TCCs. Uns até sabem explicar sua pesquisa, mas não conseguem colocar no papel suas ideias. Cada aluno tem uma dificuldade, uns precisam de uma ajuda passo a passo para entender como “desenrolar” sua pesquisa, pois mesmo que consigam escolher um tema, para transformá-lo em uma pesquisa, necessitam de uma ajuda, ao seu lado, para garantir o avanço da pesquisa, sabe?

Sei bem como é. Vejo isso todos os dias!

E como professor posso te dar este apoio, um caminho passo a passo, sabe?

Ajudar ao aluno a desenvolver cada parte sem ficar enrolando com teorias… ajudar a encontrar autores certos sem ter que fazê-lo ler tantos livros desnecessários.

Eu ensino um método que hoje está disponível para qualquer aluno que tenha um celular, notebook ou tablet, e que graças a internet consegue fazer suas pesquisas de casa, sem perder finais de semana inteiros para escrever poucas linhas. Tem até alunos de língua portuguesa que participam da Africa! Que legal, né!?

A boa notícia é que vou te passar este caminho antes de você continuar com este artigo de Problema de Pesquisa.

E se você também quiser fazer sua pesquisa sem sofrer com o que dizem sobre como é “difícil fazer um TCC”, posso garantir que você se sentirá seguro(a) quando conhecer o professor Amilton.

Ele praticamente te leva em um passo a passo, do início até a apresentação dando suporte aos alunos pela internet e mostrando exemplos prontos. É realmente uma comunidade grande que acaba se ajudando! Mesmo que você já tenha começado sua pesquisa vale a pena. Você nunca estará sozinho(a).

Muitos alunos que passaram por aqui no site, já fizeram suas pesquisas com o professor Amilton. Já são anos de experiência e eu sempre indico pois realmente funciona.
Dá uma olhadinha no conteúdo e nos depoimentos dos alunos <aqui>.

Ou então, continue em nosso artigo.

O movimento ideal de um pesquisador está em se debruçar sobre o seu problema de pesquisa, afim de buscar as melhores alternativas para solucioná-lo, ou pelo menos para trazer contribuições significativas para a sua área de estudo.

Neste sentido, cabe a uma pesquisa não apenas resolver problemas, mas indicar caminhos, novas possibilidades, romper paradigmas, ou levantar outros problemas que ainda não foram identificados por estudos anteriores.

Neste artigo discutiremos sobre O Que é Problema de Pesquisa, juntamente com a apresentação de dicas de como desenvolver sua questão investigativa, assim como também, exemplos e modelos de problemas de pesquisa que podem ser desenvolvidos por acadêmicos de diversas universidades e que lhe auxiliará na elaboração da sua própria questão de pesquisa.

Ao final deste artigo, ainda apontaremos outros posts relacionados para você aprofundar ainda mais esta questão. Vamos lá?

O Que É Problema de Pesquisa?

Iniciando com a definição do termo, o conceito que melhor define um problema de pesquisa (ou Problematização) é: uma questão que você pretende desenvolver ou se aprofundar, e que existe a possibilidade de ser investigada a respeito do seu tema. Um problema de pesquisa, nada mais é do que uma pergunta escrita com a finalidade de provocar o pesquisador a investigar as possíveis respostas que podem vir a contestá-la.

Definição de Problema de Pesquisa

Mas, o que seria o Problema de Pesquisa dentro de um TCC?

O problema de pesquisa, diferentemente do tema (que é grande), é algo mais condensado, porque o aluno deve elaborar uma questão (pergunta) que seja capaz de abarcar todo o conjunto de ideias que serão apresentadas pelo Trabalho de Conclusão de Curso, isso em poucas linhas de texto.

É a partir do momento que já se tem em mente a definição da temática (assunto), que o aluno inicia o movimento de elaboração de sua pergunta de pesquisa.

Saiba mais sobre como elaborar o Tema e a Delimitação do Tema:

Como elaborar um Problema de Pesquisa?

A compreensão da questão problema possibilita visualizar com clareza o objetivo geral da pesquisa pretendida.

Para formulação do problema de pesquisa dependemos de uma série de fatores, que são atribuídos ao estudante pesquisador, tais como:

Experiência na área do seu problema de pesquisa

É importante a experiência na área do seu problema de pesquisa

Experiência na área do seu problema de pesquisa

Se você não tem muita experiência na área pela qual pretende deter sua pesquisa, é muito provável que tenha um trabalho gigantesco e árduo para desenvolver.

É justamente por pensar nesta questão, que os cursos de nível superior deixam reservado para o final das graduações e pós-graduações os trabalhos de conclusão de curso, afim de possibilitar que o estudante já tenha tido um máximo de contato possível com diversas linhas teóricas de pesquisa dentro da sua área de formação.

Realizar leituras aprofundadas de bibliografias da área de pesquisa

Não se elabora nenhum problema de pesquisa sem um mínimo de conhecimento sobre a sua área de formação, e sobre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas, dentro do campo de saberes no qual o estudante pretende se deter para pesquisar o seu problema investigativo. É necessário, portanto, um aprofundamento teórico sobre o que se pretende desenvolver para elaboração de um bom problema de pesquisa.

Realizar leituras aprofundadas de bibliografias para o Problema de Pesquisa

Realizar leituras aprofundadas de bibliografias para o Problema de Pesquisa

Desenvolver a capacidade de questionar, de ser curioso e em sintonia com a área

É preciso manter um ritmo de investigação, de pesquisa dentro do seu campo de estudo. A capacidade de questionar trabalhos e pesquisas já desenvolvidas, é imprescindível para o bom desenvolvimento do seu problema de pesquisa.

Procurar lacunas em pesquisas alheias e buscar apontar possíveis soluções para as problemáticas encontradas, é o ideal a ser feito para a construção de um problema de pesquisa significativo.

Manter contato com colegas, professores e teóricos da área

A troca de ideias é fundamental durante este processo, seja com aquele colega de faculdade que é super estudioso de um tema que lhe interessa pesquisar, seja com professores especialistas da área.

Uma outra dica interessante, é manter contato com pesquisadores conceituados da área, mesmo que não sejam pertencentes à sua faculdade ou universidade. Existem muitos autores que respondem gentilmente a questionamentos de alunos interessados em seus estudos. Neste sentido, é sempre bom pesquisar nomes conceituados dentro da área, para buscar algum contato com a finalidade de ampliar o leque investigativo e visualizar melhor qual seria o problema de pesquisa pertinente ao seu local de inserção e frente as demandas sociais e científicas da sua área.

Formular perguntas de pesquisa de forma simples e com clareza de ideias

Formular perguntas de pesquisa de forma simples e com clareza de ideias

Formular perguntas de pesquisa de forma simples e com clareza de ideias

Aqui a dica é que a questão de pesquisa seja a mais clara possível. Se recomenda, inclusive, que seja uma única pergunta.

Outro fator importante para a construção de uma boa pergunta de pesquisa é a capacidade de clareza de ideias ao construir a pergunta de pesquisa. Nada de termos demasiadamente complexos, ou de problemas de coesão e coerência textuais. O leitor ou avaliador do seu trabalho deve entender perfeitamente as suas intenções investigativas ao ler sua pergunta.

Ao elaborar um problema de pesquisa, deve-se atentar para a construção de uma pergunta investigativa que seja capaz de fazer relações entre diferentes informações, ou seja, é cabível que o estudante sempre busque, no mínimo duas variantes (questões observáveis dentro da sua área de formação), e coloque no seu problema de pesquisa, relacionando estas variáveis.

É a pergunta de pesquisa que dá sentido ao seu trabalho, por isso que quando bem reformulada, torna-se peça fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho acadêmico.

Você também vai encontrar no nosso site:

Exemplos e Modelos de Problema de Pesquisa de TCC

Antes de apresentarmos alguns exemplos e modelos de problema de pesquisa para trabalhos de conclusão de curso, devemos destacar que as questões de pesquisa elaboradas com qualidade, são aquelas que consideram os seguintes fatores:

  • A primeira questão, que deve ser analisada pelo sujeito pesquisador, está em observar se a sua pergunta de pesquisa é capaz de responder, ou abrir caminhos para questões relevantes, seja de ordem social ou científica.

  • A segunda questão demanda uma verificação se a pergunta de pesquisa é passível de ser respondida.

  • O último fator observável é analisar se há ou não referências teóricas para contestar sua pergunta de pesquisa. Lembrando que os casos de ausência de materiais para fundamentação teórica da pesquisa, não são indícios de que se deve desistir da proposta, muito pelo contrário, na grande maioria dos casos, essa problemática aponta para lacunas dentro dos campos científicos, o que reforça a necessidade de contribuir com a área.

Tendo como base os fatores acima citados, conheça agora alguns modelos de perguntas de pesquisa que podem ser realizadas por estudantes.
Selecionamos algumas áreas de pesquisa, mas independente da área de formação, qualquer estudante consegue visualizar como se estrutura uma pergunta de pesquisa e ter uma boa noção para elaboração da sua.

Observe que são textos curtos e sucintos, mas que provocam o leitor para uma leitura futura do trabalho integral.

Problema de Pesquisa para a área do Direito

Se o estudante estiver interessado em elaborar uma pergunta de pesquisa sobre direitos trabalhistas, por exemplo, aqui vai um modelo de problematização.

Como podemos compreender a evolução dos direitos trabalhistas a partir da perspectiva das legislações?

Problema de Pesquisa para a área da Pedagogia

Se o acadêmico for da área da Pedagogia, a dica é investir em temáticas que envolvam temas educacionais da atualidade. Um bom exemplo disso, é a perspectiva da inclusão nas escolas.

Como promover um diálogo efetivo entre escola e família, afim de auxiliar significativamente os educandos inclusos em seu desenvolvimento intelectual?

Problema de Pesquisa para a área da Administração

No caso da área da Administração, um recorte possível dentro da linha temática administração-marketing, pode ser:

Como possibilitar uma maior rentabilidade de empresas com problemas financeiros a partir de estratégias de marketing?

Problema de Pesquisa para Serviço Social

Os acadêmicos do serviço social têm em mãos uma grande gama de temáticas, uma delas concerne à tomada de medidas educativas em sociedade. Dentro desse tema, podem se articular várias perguntas de pesquisa, uma delas pode ser:

Quais são os desafios enfrentados pelos profissionais do serviço social no processo de aplicação de medidas socioeducativas com menores infratores?

Problema de Pesquisa para Educação Física

Um tema interessante desta área e super em alta atualmente, é no que tange a utilização de espaços externos para atividades físicas. Uma boa pergunta de pesquisa para esta temática seria:

Como a abordagem de utilização de espaços externos para prática de educação física pode ser eficiente para atrair adeptos de uma vida mais saudável?

Problema de Pesquisa para Nutrição

Para os alunos dos cursos de Nutrição, apresentamos também um exemplo de problema de pesquisa dentro do tema “obesidade”.

Como criar dietas eficientes a partir de um levantamento dos principais tipos de obesidade?

Problema de Pesquisa para Fisioterapia

Uma questão de pesquisa dentro do campo teórico da Fisioterapia, pode ser:
Como a fisioterapia esportiva pode auxiliar atletas em casos de lesões consideradas irreversíveis pela medicina?

Problema de Pesquisa para Engenharia Civil

Para os engenheiros civis, a dica é:

Como se dá a preparação de um terreno para construção civil? Quais são as legislações e métodos aplicados?

Problema de Pesquisa para Odontologia

Com linhas temáticas de ordem clínica e bibliográfica, uma pergunta de pesquisa que pode ser feita dentro dessa área é:

A partir de um estudo de caso, esta pesquisa busca apontar e discutir: Quais são os métodos mais eficientes no tratamento de placas em pacientes idosos?

Confira nossos outros artigos abaixo e se precisar de algum auxílio, pode me contactar pela página de contato.

Antes de finalizar, por favor, se você gostou de nosso artigo, compartilhe em sua rede social favorita. Isso ajuda a outras pessoas a nos encontrar, assim como aconteceu com você. :)

Leia Também:

Conheça o Método praxiológico ou Teoria da Prática de Pierre Bourdieu

Conheça nesse artigo o método mais recente utilizado em diversas pesquisas acadêmicas para produção do conhecimento nas diversas áreas de estudo: Método Praxiológico ou Teoria da Prática de Pierre [...]

O que é Materialismo Histórico ou Método Materialista Histórico Dialético?

Saiba nesse artigo o que é Materialismo Histórico e entenda o Método Materialista Histórico Dialético para pesquisa científica. Entenda um pouco mais sobre a teoria social de Karl Marx [...]

Pesquisa-Ação: o que é, como aplicar e a diferença da Pesquisa Participante

Aprenda neste artigo sobre Pesquisa-Ação de forma clara e rápida o que é este tipo de pesquisa, como pode ser aplicada, em quais contextos e o que caracteriza esse tipo de investigação! Também abordaremos a diferença [...]

Leia Também: