Guia Completo de Projeto Científico do Aluno Expert

Guia Completo de Projeto Científico do Aluno Expert

Preparamos este Guia Completo sobre Projeto Científico. Trataremos aqui das questões mais básicas até apresentar um modelo de projeto científico pronto. Você vai saber o que é um projeto, significado e importância, as etapas de um projeto científico, a estrutura… enfim, um guia completo do Aluno Expert!

O objetivo desse texto é esclarecer a importância do projeto para ter uma pesquisa bem sucedida em qualquer área de estudo.

Além das dúvidas iniciais, você ainda terá neste guia indicações de outros artigos para saber na prática como fazer o seu Projeto Científico passo a passo, com dicas de temas, delimitações, regras ABNT, etc.

Aproveite nosso artigo. Afinal, ele está entre os primeiros resultados do google porque é dos mais indicados. Além de ser dos mais compartilhados. Compartilhe você também nas suas redes sociais favoritas para não perder nosso endereço, clicando abaixo.

O que é um Projeto Científico? Significado, conceito e definição.

O que é um Projeto Científico?

O que é um projeto científico? Entenda como fazer um projeto científico a partir de um modelo pronto.

Projeto, como o próprio termo explicita, é um trabalho artesanal, uma projeção de algo que se pretende desenvolver, seja um feito material ou intelectual. Existem diferentes tipos de projetos para diferentes finalidades.

Projeto é um documento detalhado de um empreendimento, é um plano, um esquema a ser realizado.

Bom, isto é projeto. E Projeto Científico? Aqueles que nos solicitam numa graduação ou na pós-graduação, o que é um Projeto Científico?

No que se constitui um Projeto Científico?

O projeto científico se constitui em traçar caminhos que guiarão o pesquisador no processo de investigação. Em si, o projeto científico é uma parte fundamental e imprescindível que antecede a ida em campo para desenvolvimento da pesquisa almejada.

Um projeto científico é um mapeamento sistematizado de vários recortes delineados pelo sujeito pesquisador acerca de uma determinada realidade social.

Então você está para preparar (planejar) como será sua pesquisa acadêmica.

Vamos seguindo…

Um projeto científico acadêmico deve responder algumas questões para cumprir seu propósito:

  • O que pesquisar?
  • Por que e para que servirá a pesquisa científica? Qual propósito em desenvolver o que quer pesquisar?
  • Como irá realizar a pesquisa? Quais os procedimentos metodológicos irão ser utilizados?
  • Quando a pesquisa será realizada? Quanto tempo irá precisar para desenvolver cada etapa da pesquisa, quando será iniciada e concluída?
  • Com quais recursos a pesquisa será desenvolvida? Será necessário captar algum investimento ou requer dispêndio financeiro pessoal?

No meio acadêmico existem diferentes tipos de projetos e tipos de TCC que são requeridos em diferentes situações. Há projetos científicos a serem utilizados para captação de recursos em órgãos de financiamento, há projetos para se desenvolverem os trabalhos de conclusão de curso, seja na graduação ou pós graduação, há projetos realizados em diferentes disciplinas para cumprirem propósitos acadêmicos específicos, como organizações de competições, dentre outras.

É necessário e imprescindível que, quando solicitado, o projeto científico seja elaborado de acordo com as normas específicas de cada instituição, de cada curso, ou edital de fomento. O autor deve estar atento a todos requisitos solicitados e à forma desejável e requerida, e geralmente há um manual para elaborar um Projeto Científico.

Qual importância e a finalidade de desenvolver um projeto científico?

No meio acadêmico científico, o projeto científico é o meio utilizado pelo pesquisador para comunicar a sua pesquisa, seus propósitos e finalidades, para que, em conjunto com o autor, as autoridades especialistas em temas específicos possam contribuir com o melhoramento do mesmo. Desse modo, o projeto científico é feito a várias mãos, é fruto de um processo acadêmico coletivo.

O projeto científico tem a finalidade e função de explorar melhor e mais profundamente o campo a ser investigado, de levar o pesquisador a (re) conhecer a realidade a ser pesquisada, por isso é tido também como uma pesquisa exploratória.

Para pesquisas de cunho social e pesquisas qualitativas, conhecer a realidade a ser pesquisada é indispensável, visto que depende desse conhecimento o sucesso pretendido.

Relevância Acadêmica e Social de um Projeto Científico

A relevância acadêmica e finalidade de se fazer um projeto científico se dá, quando emerge a necessidade de se conhecer melhor uma determinada realidade social, por exemplo, quando há necessidade de dar respostas a problemas reais, carecendo assim de se instalar uma investigação. Isso porque a pesquisa se constitui como um meio racional e sistemático de responder problemas de diferentes naturezas.

Daí a relevância e importância de se fazer um Projeto Científico bem feito. Só assim o aluno conhece realmente a profundidade da própria pesquisa.

Eu digo isto por experiência própria. Já fui aluno, e assim como você, tudo ficava muito confuso em minha cabeça. Não conseguia visualizar se minha pesquisa teria relevância acadêmica. Você pode aproveitar e ler nosso artigo: Entenda e Desenvolva a Relevância e Importância da Pesquisa Científica

Logicamente que existem métodos e maneiras de facilitar a pesquisa, como explico neste artigo: 4 formas de facilitar sua pesquisa.

Gil (1988, p. 21) trata que o projeto é “o processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir maior eficiência à investigação para em determinado prazo alcançar o conjunto das metas estabelecidas”.

Para o autor, o projeto científico tem como função se constituir como um guia mestre para desenvolver a pesquisa, sem ele, dificilmente o processo de pesquisa será bem sucedido.

Etapas da estrutura para fazer um projeto científico

Etapas da estrutura para fazer um projeto científico

Elementos constitutivos e etapas para elaborar um projeto científico

Para elaborar um projeto científico é necessário empreender alguns esforços e entender que ele possui algumas dimensões, tais como: uma dimensão prática mais técnica e uma dimensão teórica e ideológica.

A base teórica filosófica é demonstrada por meio das características político ideológicas de cada autor, muito complicado?

Vai ficar mais fácil.

Desde a escolha do que pesquisar até quais autores irá utilizar para sustentar suas hipóteses e responder suas problematizações. Essa dimensão é pessoal.

Em uma dimensão técnica existem vários elementos e etapas que constituem um projeto científico.

Nas normas técnicas existem um conjunto de regras a serem aplicadas na elaboração de um projeto científico. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o projeto é constituído de três elementos e etapas:

  1. Pré-textuais;
  2. Textuais;
  3. Pós-textuais.

Estas etapas podem ser aprofundadas mais para frente, certo?

Você pode ter uma visão mais aprofundada de todos os elementos – passo a passo – que constituem um projeto cientifico no artigo: Como Fazer um Projeto Científico Passo a Passo. Exemplos Comentados

Para falar da construção do tema e a importante delimitação deste, assim como da problematização da pesquisa (ou problema de pesquisa), você também poderá ler nestes artigos abaixo:

Como fazer a estrutura de um Projeto Científico passo a passo?

Vamos dar olhada na estrutura do Projeto Científico, pensando na organização seguida pela ABNT sem partir para o lado muito técnico, ok?

Somente para dar uma orientação melhor da estruturação do projeto científico e não ficar tudo solto.

Como dito acima, o Projeto Científico é dividido em três etapas. Dê mais atenção a segunda etapa desta estrutura, onde vamos falar do tema, delimitação e dar as dicas dos artigos para fazer seu projeto ficar mais fácil de elaborar.

Modelo passo a passo do projeto científico.

Modelo passo a passo do projeto científico

Estrutura do Projeto Científico – Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais, são todos aqueles anteriores à elaboração do texto em si. Nessa parte há itens obrigatórios e itens opcionais:

  • Capa – opcional;
  • Folha de rosto – obrigatório;
  • Lista de ilustrações – opcional;
  • Lista de tabelas – opcional;
  • Lista de siglas e abreviaturas – opcional
  • Lista de símbolos – opcional;
  • Sumário – item obrigatório.

Estrutura do Projeto Científico – Elementos Textuais

Os elementos textuais compreendem toda estrutura mais detalhada do projeto científico, estes exigem tempo e dedicação para serem construídos, pois deles dependem todo desenvolvimento da pesquisa. São eles:

  • Tema do projeto;
  • Problema a ser abordado (pergunta que deu origem à investigação);
  • Hipóteses (se houver);
  • Objetivos (Geral e específicos) a serem atingidos;
  • Justificativa (motivos que justifiquem a realização da pesquisa);
  • Referencial teórico (que dará sustentação à pesquisa);
  • Metodologia a ser utilizada;
  • Recursos;
  • Cronograma.

Aqui é que está toda a relevância de se fazer do Projeto Científico. E também é aqui que ficam as indicações que vão lhe ajudar nas etapas do Projeto Científico.

Então para não perder o endereço de nossa página, mais uma vez, lhe orientamos a compartilhar em sua rede social. Assim você vai ter guardado o link da nossa página. Fica a dica.

Artigos que vão lhe ajudar fazer seu projeto científico passo a passo.

Como você está para preparar sua pesquisa e deve estar na etapa inicial, agora que sabe o que é e para que serve o projeto científico, vamos começar a falar sobre seu tema, a delimitação dele, os autores de sua pesquisa…

Então vai aproveitar nossos artigos listados abaixo e a partir de um modelo de pesquisa científica como exemplo, vai ficar mais simples saber como fazer o seu projeto.

Modelo de projeto científico em PDF

Um exemplo de projeto científico pronto vai ajudar a fazer o seu!

Que tal um Projeto Científico Pronto como exemplo?

Outra dica que damos é você adquirir um projeto científico pronto igual ao seu para ter como base. Isso também vai lhe ajudar muito a ter uma orientação, não é? Indicamos duas opções. Ler o artigo 3 Formas de Conseguir Exemplos de Monografias Prontas, onde você vai saber como conseguir projetos científicos em PDF ou, se quiser um Projeto Científico EXATAMENTE com seu tema, adquira um clicando aqui. Nesta página, você informa seu tema, escolhe “Projeto de Pesquisa” e informa seu e-mail, por onde vai receber o orçamento (com valor bem acessível, dependendo de sua exigência). Vale a pena para ter uma orientação, pois será uma pesquisa como a sua, onde você poderá já ter autores para desenvolver seu Projeto, além de outros pontos importantes.

Estrutura do Projeto Científico – Elementos pós-textuais

Elementos pós-textuais são todos que vem após a finalização do texto do projeto, são eles:

  • Referências – item obrigatório;
  • Glossário – opcional;
  • Apêndice – opcional;
  • Anexo – opcional;
  • Índice – opcional.

Essas foram algumas dicas e estratégias para melhorar o entendimento do que é um projeto científico, para que serve um projeto (sua função/finalidade).

Esperamos que você tenha gostado e que utilize nossos outros artigos para compreender mais o processo de elaboração do seu Projeto.

Referências:

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 1988

Leia Também:

Leia Também: