Procurando Projeto de Pesquisa na área de Educação? Fizemos este artigo com o objetivo de auxiliar, de maneira prática, na escolha de temas e na elaboração de projetos de pesquisa. Além dos exemplos, trazemos observações e comentários para te auxiliar ainda mais neste importante processo de formação como educador. Aproveite!

Os modelos prontos que trouxemos aqui, servem de exemplo para elaboração de projetos em educação, mas também em diferentes áreas do conhecimento, e se você decidir por outro tema em educação, você pode adaptar tranquilamente. :-)

Além de auxiliar na escolha de sua pesquisa, vamos lhe propor outros artigos daqui do site AlunoExpert para se aprofundar em como desenvolver seu projeto na área educacional.

Veja pontuações sobre Projeto de Pesquisa e alguns modelos na sua área de formação que trazemos neste artigo:

 

Como Elaborar um Projeto de Pesquisa em Educação

Aprenda a elaborar um Projeto de Pesquisa na área de Educação

Como elaborar um projeto de pesquisa em educação

Para elaboração de um projeto de pesquisa sobre educação é necessário ter conhecimento da base que sustenta um projeto de pesquisa, para que seja bem elaborado e possa reduzir os riscos de fracassar quando for realmente desenvolver a pesquisa almejada.

Além disso, o projeto deve ter coerência na sua forma, nos aspectos teórico-metodológicos e técnicos. Vamos te dar as dicas certas.

Quando um projeto de pesquisa apresenta coesão e coerência entre todos esses itens, ele estará “redondo”, pronto para ser executado.

A tríade que sustenta um bom projeto de pesquisa é: tema/problema, objetivos e metodologia. Se esses três elementos estiverem coesos e coerentes, a chance de se ter um projeto de pesquisa em educação bem elaborado e uma pesquisa que alcance o sucesso, são ótimas.

Um projeto de pesquisa é um mapeamento sistematizado de vários recortes delineados pelo pesquisador sobre uma realidade histórica. Na comunidade acadêmica e científica, o projeto de pesquisa é o meio de apresentar as ideias de uma pesquisa a ser desenvolvida. É desse modo que, aqueles que são especialistas poderão contribuir com o melhoramento do projeto de modo geral.

 

Temas para projetos de pesquisa em educação

Uma das maiores dificuldades identificada dentre os procedimentos de elaboração de projetos de pesquisa é a escolha do tema e a problematização que devem ser feitas, para se chegar a um objeto de pesquisa claro, coerente e que tenha um suporte teórico-metodológico que dê sustentação ao desenvolvimento da pesquisa.

A escolha do objeto de estudo não deve ser realizada ao acaso, pelo contrário, deve-se buscar pesquisar algo que, sirva de impulsionamento pessoal e profissional, buscar conhecimento sobre um objeto de estudo que seja motivador de constante inquietação. Desse modo, esse objeto pode até mesmo ser passível de futuras investigações com maior amplitude e aprofundamento, possibilitando desvelar, ao máximo, as determinações que o constituem.

A seguir, serão destacados alguns temas para elaborar projetos de pesquisa em educação e algumas dicas sobre como proceder em relação à construção do mesmo.

Se você procura um tema mais relacionado a pedagogia, sugiro ler este outro artigo: 10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos.

Também indicamos a você, depois que decidir sobre seu tema, a adquirir uma pesquisa que contenha EXATAMENTE o seu tema, para usar como base. Isso se você achar que precisa de um auxílio.

É natural que você pesquise pela internet trabalhos acadêmicos com temas parecidos para ter como base. Também acontece de recebermos muitos pedidos desta natureza. Porém não fazemos este tipo de trabalho. O que indicamos é adquirir um trabalho com tema e informações (objetivos, justificativas, problematização, etc) iguais aos que você vai pesquisar.

Você pode pedir um orçamento sem compromisso (e os valores são bem acessíveis, dependendo da sua exigência) e comprar uma pesquisa que lhe servirá de base para montar a sua. Não estamos orientando que compre e use uma pesquisa pronta, certo?

Mesmo sabendo que esta compra seja feita em um site seguro de plágio e cópias – sendo um trabalho único -, você pode usar o mesmo para ter uma ótima base e saber quais autores usar em sua pesquisa, visto que você solicita com quais critérios quer sua pesquisa. Conheça aqui como adquirir, as garantias, os depoimentos de quem utiliza, etc.


A importância do brincar na educação infantil como tema de Projeto de Pesquisa

Projeto de pesquisa: a importância do brincar na educação infantil

Como seria o desenvolvimento de um projeto que teria como problemática “A importância do brincar na educação infantil”?

Serão evidenciados dois exemplos de delimitar esse tema e a problemática em questão.

Exemplo 1 – Para que se chegasse nesse objeto de estudo, o pesquisador (a) fez a opção pelo campo da educação infantil. Mas, no interior do campo da educação infantil, há várias problemáticas que poderiam ser recortadas para o estudo. Nesse caso específico, a opção foi pela busca em entender qual a importância do brincar no âmbito da educação infantil.

A problemática desse modo ficou clara, mas ampla em relação ao campo de pesquisa. No entanto, apresenta conceitos bem definidos que serão conceitos chave na elaboração do projeto, tais como: educação infantil e brincar.

Após definir a problemática, deve-se elaborar os objetivos do projeto de pesquisa. Recomenda-se que seja elaborado um objetivo geral e, no máximo, três objetivos específicos (podendo chegar para mais ou para menos, a depender da necessidade do que pesquisar). Os objetivos devem sempre ser elaborados com o verbo no infinitivo.

Desse modo, a partir do problema posto, os objetivos poderiam ser constituídos assim:

Objetivo Geral

  • Investigar qual a importância do brincar na educação infantil

Objetivos específicos

  • Conceituar o termo “brincar”;
  • Pesquisar sobre o desenvolvimento da criança na educação infantil;
  • Identificar qual a importância do brincar na educação infantil.

 

tema - qual a importância do brincar no âmbito da educação infantil

Quando se fala em educação infantil, é entendido que se trata do estudo de crianças que estão na primeira etapa do ensino básico, que possuem faixa etária de 0 a 5 anos. No entanto, isso não fica explícito na abordagem do problema acima.

Essa pesquisa seria uma pesquisa de cunho teórico e seria ampla, pois não foi delimitado um recorte espacial, ou seja, não foi identificado onde a pesquisa seria realizada.  Essa seria uma pesquisa genérica nessa área.

A metodologia (ou Procedimento Metodológico) a ser empregada deve dar conta de pesquisar o que foi proposto. A pesquisa seria classificada como teórica. Nesse caso, poderiam ser utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para sua realização.

Exemplo 2 – Para se ter uma delimitação mais precisa do objeto de estudo citado acima, deve-se questionar a importância do brincar para crianças dessa faixa etária (0 a 5 anos) e, mais profundamente, a importância do brincar em relação à que.

Poderia ser: a importância do brincar no desenvolvimento físico, ou motor, ou cognitivo, ou social.

Cada uma dessas possibilidades poderia gerar um projeto diferente, com objetivos e metodologias de pesquisa diferentes. Para delimitar ainda mais o objeto a ser investigado, pode-se realizar um recorte espacial e um recorte temporal. O que torna a pesquisa original, única.

Com recorte espacial ficaria delimitada assim a problemática: Qual a importância do brincar para o desenvolvimento motor de crianças da creche Céu azul em Amorlândia?

Nesse caso, não seria necessário um recorte temporal, apenas o recorte espacial daria conta da delimitação do tema.

Perceba que foi delimitado qual tipo de desenvolvimento (o motor) e o local a ser investigado.

A partir dessa delimitação o objetivo geral e os objetivos específicos ficariam diferenciados do primeiro exemplo, assim como a metodologia, veja:

Objetivo Geral

  • Investigar a importância do brincar para o desenvolvimento motor de crianças da creche Céu azul em Amorlândia no ano de 2020

Objetivos específicos:

  • Elucidar o termo “brincar” de acordo com teóricos da área; (você pode ler documentos importantes disponibilizados pelo MEC)
  • Identificar como se dá o desenvolvimento motor de crianças de 0 a 5 anos;
  • Verificar quais as brincadeiras estão sendo desenvolvidas na creche Céu Azul e se essas brincadeiras podem auxiliar no desenvolvimento motor das crianças.

 

Veja que os verbos estão sempre no infinitivo e que, desse modo, há um lugar específico a ser pesquisado.

A metodologia, portanto, deverá responder a cada objetivo proposto, e dar conta de tornar os objetivos tangíveis. O pesquisador deve se questionar: como vou elucidar o termo brincar? Como vou identificar o que compreende o desenvolvimento motor de crianças de 0 a 5 anos? Como vou verificar quais as brincadeiras estão sendo desenvolvidas na referida creche?

Feito tais perguntas, deverá escolher qual o melhor tipo de pesquisa a ser desenvolvida e quais técnicas de pesquisa tornarão os seus objetivos viáveis de serem alcançados.

No caso desse exemplo, poderia ser uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de fontes bibliográficas (livros que tratem do assunto e traga escritos teóricos de grandes autores da área) e teóricas (artigos, periódicos, revistas de ensino especializadas, dentre outros).

O pesquisador(a) ainda precisaria de realizar uma pesquisa de campo para identificar quais as brincadeiras tem sido desenvolvidas na Creche escolhida. Para realizar a pesquisa de campo, precisa definir no projeto quais técnicas utilizará para tal:

  1. Análise documental (por meio da análise do planejamento dos professores);
  2. Observação e relato em caderno de campo;
  3. Entrevista com os professores, ou com outras técnicas de pesquisa (aplicação de questionário, formulário, etc).

Ao escolher e identificar qual percurso metodológico será utilizado, a tríade mais importante do projeto de pesquisa terá sido elaborada. Posteriormente, o pesquisador (a) deverá concluir os demais itens e elementos que devem ser contidos no projeto de pesquisa. Seguiremos com mais exemplos abaixo.

Projeto de pesquisa inclusão na educação infantil

A Hiperatividade é muito usada como tema de Pesquisas

Projeto de pesquisa: inclusão na educação infantil

O mesmo exercício feito anteriormente deve ser repetido para todos os temas que se possa pesquisar, seja na área de educação ou em qualquer outra área.

A delimitação do tema é a parte mais importante do processo de construção de um projeto de pesquisa.

Recomenda-se ainda que, antes da delimitação, seja feita uma pesquisa exploratória em várias fontes – como na Capes – para verificar o que tem sido pesquisado na área, o que já foi produzido sobre determinado assunto. Nesse caso, sobre a inclusão na educação infantil. Faça uma pesquisa em base de periódicos nacionais, em revistas especializadas e anais de congressos da área. Isso facilita a escolha do tema e oferece ideias sobre o universo de pesquisa.

Saiba Mais______

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Várias são as necessidades educativas especiais que podem ser pesquisadas, tais como:

 

Mas poderiam ser desenvolvidas pesquisas de cunho mais genérico, sobre como tem se dado a inclusão no município x ou y nas escolas que ofertam educação infantil; como promover a inclusão na educação infantil; pesquisar a relação inclusão- exclusão na educação infantil…

Ou seja, depende da área que o pesquisador(a) tenha interesse em aprofundar o conhecimento, seja por motivos pessoais ou profissionais que justifiquem a escolha.

No próximo exemplo, será tratado de um caso específico que poderá servir de referência para os demais objetos de estudo.

Projeto de pesquisa autismo e inclusão

Projeto de pesquisa: autismo e inclusão

Para delimitar uma temática sobre autismo e inclusão, o pesquisador deve identificar o que pesquisar nesse universo e fazer um recorte temporal e espacial, se for o caso, de modo que torne a pesquisa mais original.

A pesquisa também poderá ser desenvolvida de modo mais genérico. Aqui será demonstrado como delimitar mais profundamente o tema.

Uma questão inicial viável: como se dá a inclusão de crianças diagnosticadas com autismo?

Dessa questão deve se perguntar: mas de onde?
Logo: como se dá a inclusão de crianças diagnosticadas com autismo na rede pública de ensino no município x?
Ou: a inclusão de crianças autistas está sendo realizada no município x? Como?

Delimitando ainda mais o objeto para problematização: como tem se dado a inclusão de crianças diagnosticadas com autismo na educação infantil da rede pública de ensino do município x?

O pesquisador (a) pode delimitar ainda:

  1. O nível de ensino a ser pesquisado;
  2. Modalidade de ensino;
  3. A tipo de rede de ensino (pública ou privada, ou nas duas), pode delimitar uma escola específica ao invés de pesquisar em um município todo…

 

São várias as possibilidades de pesquisa que podem tornar o tema original.

Feita a delimitação e a problematização, parte-se para o próximo passo, que será elaboração dos objetivos. Baseado na problemática: “a inclusão de crianças autistas está sendo realizada no município x?” Os objetivos podem ser configurados da seguinte forma:

Objetivo Geral

  • Verificar se a inclusão de crianças autistas está sendo realizada no município x

Objetivos específicos

  • Realizar um levantamento do que tem sido produzido na área de inclusão e autismo;
  • Conceituar e caracterizar o que é autismo;
  • Identificar quais escolas do município tem alunos autistas;
  • Analisar como a inclusão dessas crianças está sendo realizada.

Feito isso, deve ser verificado qual tipo de pesquisa seria aplicado e quais técnicas de pesquisa seriam implementadas no projeto.

Para pesquisas de cunho social, predominantemente, é aplicada a pesquisa qualitativa. Nesse caso, seriam utilizadas pesquisas em fontes bibliográficas e teóricas diversas e, na pesquisa de campo, o pesquisador (a) deve buscar o melhor meio de verificar nas escolas o que requer os dois últimos objetivos, seja por meio de pesquisa documental, entrevistas, questionários, dentre outras.

Projeto de pesquisa - as tecnologias na educação

Muito utilizado em pesquisas atualmente: as tecnologias na educação

Projeto de pesquisa: as tecnologias na educação

Do mesmo modo que nos exemplos anteriores, é necessário fazer a delimitação do problema para se chegar aos objetivos e à metodologia.

O universo de pesquisa nessa área é bem vasto e tem se disseminado cada vez mais após a inserção das Tecnologias da Informação na educação, as TIC’s.

Podem ser pesquisados temas como: a importância das TICs para educação (de modo amplo e genérico); a relevância das TICs para o desenvolvimento da Educação à Distância; a necessidade das TICs no processo ensino-aprendizagem e delimitar o universo de pesquisa para alguma escola, níveis de ensino, importância no processo ensino aprendizagem para crianças com necessidades educativas especiais, dentre várias outras possibilidades.

Separamos para você uma pesquisa de trabalhos acadêmicos que estão relacionados a este tema das Tecnologias na Educação que servem de modelo. Você pode ter acesso aos trabalhos completos e foram pesquisados no Google Acadêmico.

 

Projeto de pesquisa sobre a importância da leitura na área da educação infantil

Veja exemplos de pesquisas relacionadas com o tema A importância da leitura na área da educação infantil

Projeto de pesquisa: A importância da leitura na área da educação infantil

Assim também poderia ser pesquisados várias outras problemáticas no campo da Educação, poderia ser elaborado um Projeto de Pesquisa na área da leitura

  • a importância da leitura na área a educação infantil;
  • verificar qual influência da leitura no processo de desenvolvimento da criança (especificar idade),
  • dentre outros temas.

Separamos para você 4 trabalhos acadêmicos que estão relacionados a este tema da importância de leitura. São trabalhos que servem de exemplo e modelo e você pode ter acesso aos PDFs e foram pesquisados no Google Acadêmico.

Esperamos que esse artigo sobre Projeto de Pesquisa em Educação possa auxiliar aqueles pesquisadores que estão iniciando sua carreira acadêmica e sentem dificuldades em identificar uma temática, problematizá-la e delimitá-la, encontrando algumas dicas que facilitem no processo!

Saiba Mais______

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