Está preocupado sobre quantas páginas tem um TCC? Ou quantas páginas deve ter uma boa monografia ou mesmo seu artigo científico? Vamos solucionar estas questões e deixar você mais confiante para escrever sua pesquisa – ou seu projeto de pesquisa – para graduação ou pós-graduação.

Também vamos falar sobre quantas páginas tem um capítulo de TCC, a quantidade de páginas para escrever em uma introdução de TCC e também em uma conclusão. E se for uma graduação ou pós-graduação? Existe uma quantidade mínima de páginas para um TCC ou monografia de graduação ou pós-graduação? A ABNT estipula um mínimo de páginas?

São muitas as questões, não é mesmo? Aproveite nosso artigo que está cheio de dicas!

No mínimo, quantas páginas tem uma pesquisa?

Quantas páginas tem que ter um bom TCC?

Antes de mais nada, se chegou até aqui, pode ser que você esteja com dificuldades em escrever e fazer render várias páginas de sua pesquisa, certo? Ou está um pouco perdido(a) com receio de não conseguir passar para o papel, tanto conteúdo que requer uma boa pesquisa.

Sei bem como é isto. É uma preocupação normal de meus alunos!

Muitos graduandos escrevem de maneira tão sucinta e objetiva que os trabalhos não rendem. Ou até sabem o que escrever, mas não conseguem passar as ideias para o papel.

Para te deixar um pouco mais confiante, vou deixar abaixo uma série de links de artigos do nosso site que vão ajudar em cada fase da pesquisa, e assim também ajudar a render um mínimo de páginas necessárias para seu TCC.

➡ Como escolher um Tema para TCC?
Como Delimitar um Tema?
O que é Problema de Pesquisa?
Compre um método PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa
➡ Conheça as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa
➡ Onde Pesquisar autores para escrever seu referencial teórico
➡ Exemplos prontos de Problematização e Hipótese

 

→Veja o que você vai encontrar neste artigo sobre o número de páginas para seu TCC

TCC de graduação: qual a quantidade de páginas?

A quantidade de páginas de um TCC de graduação pode variar conforme o tema, os materiais de apoio e a área de formação

Quantas páginas tem um TCC?

Vamos por parte. Você está escrevendo as páginas de um projeto de pesquisa ou já é de um TCC com seus capítulos? Qual o tipo de TCC você está escrevendo? Uma monografia? Um Artigo Científico?

Pergunto isto pois, em cada tipo de TCC existe uma quantidade “aceitável” de páginas, uma quantidade média de páginas para elaborar, entende?

Não há nas Normas ABNT registro de quantidade média, mínima ou máxima de páginas para elaborar uma pesquisa.

Outra questão importante para deixar claro é que, mesmo que haja uma média, seu orientador ou sua instituição de ensino podem exigir a quantidade de páginas que eles querem. Se assim for, siga as orientações dadas por eles, ok?

Quantas páginas tem que ter em média um bom TCC ou monografia?

Na construção de uma monografia, você e seu orientador vão perceber a quantidade de páginas que irão render uma pesquisa bem feita. Isso porque vai depender do tema, da quantidade de material para a fundamentação teórica e claro, da área de formação.

Por isso é aconselhável que, na hora de escolher o tema de seu TCC, você verifique a quantidade de artigos e livros disponíveis para não ficar uma pesquisa com pouco conteúdo e assim, ter dificuldade por falta de referências.

Você pode aprender mais sobre esta parte das referências (e onde encontrar bons autores), além de ter dicas sobre como conseguir desenvolver mais o texto de sua pesquisa – sem enrolação – e com qualidade no e-book que eu mesmo desenvolvi com referência nas minhas aulas presenciais. Dá uma olhada aqui.

No mais, um TCC tem que ter um mínimo de umas 35 páginas para ficar uma pesquisa razoável (eu diria umas 40). Mas em média deve ter umas 50 páginas para ficar uma monografia mais completa. Estes números para o desenvolvimento, sem contar capa, folhas de rosto, etc.

Se você for a fundo na pesquisa do seu TCC para graduação, vai conseguir umas 70 ou 80 páginas e terá uma ótima monografia, bem fundamentada por autores e bem desenvolvida.

TCC de pós-graduação tem que ter um maior volume de páginas

As monografias de pós-graduação são bem mais elaboradas com um maior número de páginas.

Qual o número de páginas para uma monografia de pós-graduação?

Se seu caso for estar fazendo uma pós-graduação, você já tem bagagem necessária para desenvolver trabalhos acadêmicos. Já sabe bem o que é o processo de desenvolvimento do projeto e da própria pesquisa e seus capítulos.

Neste caso, em específico para uma pós-graduação (especialização). Deve-se ter como base a quantidade de 70 a 100 páginas. Lembrando que isto contando com o desenvolvimento.

Quantas páginas possui um Projeto de Pesquisa de TCC

Caso você esteja elaborando um Pré-Projeto de TCC e futuramente vai desenvolver seus capítulos, você deve ter em mente que a estrutura que é solicitada pela sua instituição é que vai definir quantas páginas deve ter em média o projeto. Isso acontece pois varia muito a estrutura de formação dos projetos.

Algumas Universidades exigem que os projetos de pesquisa contenham capítulos separados para cada parte desenvolvido.

Por exemplo. Sem capa, folha de rosto, resumo, etc, a estrutura deve ter mais ou menos:

  • 3 páginas para introdução (com Tema e Delimitação);
  • 1 página para Problema de Pesquisa;
  • 1 página para a Justificativa;
  • 1 página para explicar os objetivos (Gerais e Específicos);
  • 3 páginas para Fundamentação teórica;
  • 1 Página para Cronograma, etc

Porém, como já disse, vai variar de instituição para instituição e você pode encontrar estruturas onde tudo estará na Introdução com capítulos separados para o Referencial Teórico e para o Cronograma, por exemplo.

Quantas páginas tem um Artigo Científico?

Artigos Científicos devem ser mais objetivos com um menor número de páginas que a pesquisa.

Quantas páginas tem um artigo científico?

Já um artigo científico, você consegue desenvolver bem com umas 15 páginas de conteúdo. Claro que isso não é uma regra, ok?

É importante deixar o artigo mais objetivo, apresentar os autores com seus conceitos diretamente relacionado ao foco que este traz, respondendo os problemas levantados.

Você pode encontrar artigos científicos (entre outros trabalhos acadêmicos) no site de periódicos da Capes. Dê uma olhada se interessar.

ABNT e o número de páginas de seu TCC, monografia ou artigo

Como já especifiquei, as Normas ABNT (NBRs relacionadas com pesquisas acadêmicas) não trazem a quantidade média de páginas para um TCC de graduação, por exemplo. Porém nelas se encontram a normatização da estrutura correta de divisão e formatação de uma pesquisa.

E isso se dá seguindo padronização de citações (direta e indireta), notas de rodapé, numeração, formatação de sumário, capa, folhas de rosto, etc.

Sei que é muita coisa para agora, mas se você quiser saber mais, leia o artigo que escrevemos aqui no nosso site: Conheça as Normas ABNT para Projetos de Pesquisa. Ele pode te orientar para escrever de forma correta toda a estrutura de um projeto de pesquisa.

Quantas páginas pode ter um capítulo de TCC?

Esta é uma pergunta bem comum no meio acadêmico. Os alunos sempre querem saber quantas páginas tem que ter um capítulo de TCC. A introdução, a conclusão, etc. Vamos por parte.

Uma monografia tem uns 3 ou quatro capítulos e mais a conclusão. Geralmente o primeiro capítulo é onde fica a apresentação dos referenciais, dos conceitos e dos autores que fazem o embasamento da pesquisa.

Assim, neste primeiro capítulo é onde fica o maior número de páginas. Já li pesquisas em que 50% das páginas de toda a pesquisa eram o primeiro capítulo.

Também é verdade que isto pode variar de pesquisa para pesquisa, pois muitas trazem um histórico do que vão desenvolver, e somente em outro capítulo trazem a apresentação de conceitos e autores pesquisados.

Então vou dar uma dica (que também está presente no Manual de Projeto de Pesquisa do AlunoExpert) que é: a divisão dos objetivos específicos geralmente é a divisão de capítulos de seu TCC. Entende?

Isso já pode lhe orientar na quantidade de páginas que você vai “separar” para cada capítulo. Claro que, a meu ver, você não deve se prender a um limite.

Número de páginas para Introdução

Na introdução você pode ganhar um bom volume de páginas.

Quantas páginas tem a introdução de um TCC?

A apresentação de seu TCC deve ser um convite. Uma persuasão que vai fazer o leitor ter vontade de continuar a explorar seu trabalho.

Nele você vai discorrer sobre o motivo da escolha do tema, a importância da realização da pesquisa, apresentar a pergunta principal que você quer responder, levantar uma hipótese, mostrar a estrutura de divisão de capítulos, etc.

Se quiser saber mais sobre a introdução, dá uma olhada neste artigo: Introdução Perfeita para Monografias

Por vezes, é na introdução que o texto se torna um pouco menos formal, abrindo um espaço para escrever mais livremente. Para você não entender errado – visto que a escrita acadêmica tem suas regras -, melhor dizer que na introdução você tem a chance de ser menos objetivo.

Assim, uma boa introdução de TCC terá – sem “enrolação” -, uma ótima quantidade de texto, pois tem assunto para desenvolver. Podemos contar com umas 8 a 12 páginas? O que acha?

Se seu caso ainda for do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, e ele tiver somente a introdução, sem as justificativas, objetivos, etc. Então teremos umas 6 a 8 páginas.

E a conclusão da pesquisa, qual o número de páginas?

Boas conclusões têm números tão variados de páginas que fica realmente difícil especificar ou dar uma média. Já estive com excelentes pesquisas em análise, onde com 3 páginas o autor finalizou bem o trabalho.

Também já orientei pesquisas onde a conclusão parecia um capítulo à parte diante de tanto material analisado. O importante é você voltar à memória (na conclusão) tudo o que sua pesquisa trouxe como pergunta, como hipótese, como pontos principais, etc.

Fica a dica: pense em uma pesquisa que você se identifique, que tenha relevância acadêmica e social e que tenha material para servir de referência. O restante você consegue desenvolver bem. Se tiver dificuldades, você pode recorrer às ferramentas que ajudam a realizar o TCC do início ao fim, como apresentamos neste artigo: 4 formas de facilitar sua pesquisa

Se você tiver alguma dúvida, comente ou entre em contato. Também pode ler nossa página de Perguntas Frequentes. Ótima pesquisa para você e aproveite nossos artigos abaixo.

 

Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
➡ Onde adquirir um esboço de sua pesquisa EXATAMENTE como seu tema?
➡ Onde Pesquisar autores para escrever seu referencial teórico
10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos

Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados
PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
Como Fazer Um TCC sozinho em 10 passos

Modelos de TCC Prontos e Grátis em várias áreas
7 Dicas de Orientador para fazer um bom TCC ou Monografia
5 Passos para começar um TCC ou Monografia Nota 10