Resenha Crítica Exemplo Pronto

Aproveite nosso exemplo pronto de Resenha Crítica 

É sempre útil ter exemplos prontos de resenhas críticas para entendermos melhor a linguagem, a estrutura entre outras dicas, não é mesmo? Caso você tenha recebido a missão de escrever uma resenha crítica de um artigo, obras literárias, contos, filmes, séries, pinturas, exposições de museus, discos, obras teóricas, entre outros e não sabe muito bem por onde começar, saiba que é possível aproveitar exemplos.

E nós vamos trazer um com dicas que vão fazer toda a diferença para você produzir a sua.

Já sabemos que uma resenha crítica nada mais é do que um texto no qual resumimos e emitimos uma opinião com relação a uma produção artística ou científica.

Mas vou deixar quatro links abaixo que podem te auxiliar a aprofundar o assunto:

Vamos começar?

Exemplos de resenhas, que outros autores já realizaram podem servir como um norte para o desenvolvimento de sua própria resenha crítica.

E aqui, não estamos recomendando cópia do material.

O que nos referimos é usar materiais que já foram publicados em fontes confiáveis, usando os recursos textuais como inspiração e para conhecimento da estrutura.

Afinal de contas, ninguém nasce sabendo tudo, e por isso, volta e meia, é importante conferir exemplos e modelos do que vem sendo produzido dentro do gênero textual acadêmico que vierem a nos solicitar na universidade.

Prossiga com a sua leitura e iremos lhe fornecer boas inspirações que nortearão o desenvolvimento da sua própria resenha crítica.

Vamos lá!

O que levar em consideração na hora de se inspirar em um exemplo de resenha crítica pronta? 

 Resenha Crítica exemplo PDF

Atenção na escrita de uma Resenha Crítica

Na hora que você for redigir uma resenha crítica inspirada em uma pronta – que já tenha sido publicada-, é importante que primeiro leve em consideração que esse tipo de narrativa se trata de um texto expositivo-argumentativo.

Portanto, a sua resenha crítica deve cumprir com os seguintes objetivos:


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 
  1. Precisa, assim como você observará no modelo pronto que traremos abaixo, fazer um resumo da obra, aportando uma visão global, sintetizando seus aspectos mais importantes.
  2. Avaliar a obra, ou seja, emitir um juízo de valor pessoal sobre ela. Aqui você emite sua opinião, mas lembrando sempre que ela deve estar perfeitamente argumentada e justificada.

E qual é a extensão, o tamanho que deve ter esse texto?

Você deve estar com essa pergunta em mente.

Nessas horas, o melhor é sempre perguntar pelas normativas da universidade que solicitou o trabalho, ou ler todas as normas da revista, pois certamente constará o número de laudas (de folhas) que é admitido.

Como assim?

Queremos dizer que o tema do tamanho da resenha crítica é bastante relativo, indo de textos curtos aos mais longos.

OK?

Além disso, o tamanho de uma resenha também poderá depender do quão extenso e complexo é o objetivo da sua análise (não é a mesma coisa resenhar sobre um curta-metragem do que de um filme, por exemplo).

Uma medida que é considerada razoável seria entre 500 e 800 palavras no máximo. Mas lembre-se! Um texto deve dizer algo, ou seja, dar informação.

Desse modo, se o seu texto está curto e não acredita que seja necessário inserir mais nada, não siga escrevendo. Inserir uma porção de “textos vazios” apenas para dar volume à sua resenha crítica só serve para confundir e desviar a atenção do tema principal.

Seja claro e objetivo. Você verá isto na resenha pronta que traremos.

Resenha crítica: exemplo para você ter como referência

Nosso exemplo de resenha crítica também disponível em PDF

O modelo de Resenha Crítica pronta que trazemos como exemplo

Como o nosso objetivo no artigo de hoje é lhe fornecer exemplos, para você entender como são feitas resenhas críticas, separamos a seguir um modelo de uma resenha crítica que foi feita sobre a obra “O amor nos tempos do Cólera” de Gabriel García Márquez, nosso primeiro prêmio Nobel de literatura na América Latina.

Se você quiser essa resenha crítica exemplo, em PDF, com a citação da fonte direitinho, pode pegar no link a seguir. Ou conferir abaixo as imagens da resenha, se for confortável para você.

Resenha crítica: exemplo para você ter como referência 1
Resenha crítica: exemplo para você ter como referência 2
Resenha crítica: exemplo para você ter como referência 3
Resenha crítica: exemplo para você ter como referência 4
Como é a estrutura de uma Resenha Crítica pronta?

Montando a estrutura de uma Revisão Crítica em 5 passos

♦ ♦ ♦

Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.

♦ ♦ ♦

Perceba a estrutura de uma revisão crítica 

Como vimos no exemplo de resenha crítica anteriormente apresentado, sua revisão crítica deve resumir o trabalho que você está analisando e comentá-lo.

Você pode entender melhor lendo nosso artigo especial que fala de como é a Estrutura de uma Resenha Crítica e as Normas ABNT.

Para atender a ambos os objetivos, você terá que seguir esta estrutura que consiste em cinco partes:

  • 1 – Título da revisão: deve ser um título que resuma sua opinião geral. Por exemplo, se você está revendo o romance “O amor nos tempos do Cólera”, gostou e o que mais te emocionou é como o autor narra um amor que resiste décadas e décadas, seu título poderia ser algo assim: ‘O amor nos tempos do Cólera: a comovente história de um amor paciente que pode tudo’. Um truque para escrever o título perfeito é esperar até que a revisão termine, já que a essência do título geralmente está na conclusão.
  • Apresentação: esta seção deve ser muito breve, e nela você deverá apresentar o autor e a obra. No caso de “O amor nos tempos do Cólera”, falaríamos brevemente sobre a trajetória de Gabriel García Márquez e diríamos que o livro é sobre o amor entre Florentino, Fermina e Juvenal ao longo dos anos.
  • Resumo: esta terceira parte é mais ampla que a apresentação, e é aqui que você deve se aprofundar no tema do trabalho. Trata-se de escolher aqueles momentos ou características-chave que moldam o trabalho. Voltando ao exemplo do Amor nos tempos do Cólera, alguns momentos que deveriam ser incluídos no resumo expositivo seriam o caso amoroso de Florentino e Fermina, seu casamento com Juvenal, a morte do médico e o reencontro com Florentino, pois marcam pontos de inflexão da história.
  • Comentário crítico: este ponto deve ser o mais extenso de toda a revisão crítica, pois é onde você deve dar sua opinião sobre o trabalho. Mas cuidado! Não vale a pena dizer ‘gostei’ ou ‘não gostei’, mas sua avaliação deve ser baseada e apoiada em argumentos. Para fazer isso, você terá que escolher os pontos do trabalho que mais chamaram a sua atenção e comentá-los, dizendo se você compartilha a forma como eles foram apresentados, se o trabalho lhe pareceu novo ou não, se você achou que manteve a coerência desde o princípio. Finalmente, se os personagens parecem relevantes para você, se você acha que outra abordagem teria sido mais eficaz… e por quê.
  • Conclusões: esta parte deve ser muito breve e nela você deve resumir seu comentário crítico e dizer o que achou do trabalho em geral e como ele o fez sentir.
Dicas de como preparar sua Resenha Crítica usando exemplos prontos

Resenha Crítica: passo a passo de como fazer 

Como preparar uma revisão crítica 

Para garantir que sua redação crítica seja perfeita, você terá que começar a prepará-la antes de começar a escrever, enquanto aprecia o trabalho.

Como?

Basta seguir estas dicas abaixo ou ler como explicamos mais detalhadamente no artigo como fazer Resenha Crítica Nota 10 Passo a Passo.

Ou usar o serviço de escrita profissional aqui.

  • Aproxime-se das obras sem preconceitos! Se, por exemplo, você for a um show pensando que não vai gostar, provavelmente será injustamente negativo em sua crítica.
  • Vá fazendo anotações enquanto lê, vê, ouve e observa o trabalho para poder recuperá-las em sua resenha.
  • No caso de trabalhos longos, faça resumos de suas partes: assim será mais fácil e rápido sintetizar o conjunto completo.
  • Certifique-se de ter entendido bem o trabalho para poder julgá-lo corretamente. Para isso, consulte informações e bibliografia sobre o assunto.

Agora que você sabe como escrevê-lo, sua próxima resenha crítica será um sucesso!


→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
 

Deixe seu feedback abaixo, destacando o que achou mais interessante em nosso conteúdo de hoje. O modelo apresentado lhe permitiu ter uma noção maior de como fazer uma resenha crítica?

A resenha crítica que você pretende desenvolver é um trabalho da faculdade, ou você irá publicar em uma revista científica?

Comente!