Antes mesmo de apresentarmos algumas dicas de TCC sobre educação inclusiva, precisamos mencionar que, esta área se responsabiliza por inserir os estudantes na educação, independente de qualquer desafio que possam ter durante o processo educativo.

Claro que essa inserção, tida como “igualitária” dos estudantes, os quais são postos dentro dos mesmos espaços educativos, nem sempre se dá de forma harmoniosa.

Nessas instâncias, a educação enfrenta uma série de desafios para que a educação inclusiva seja de fato aplicada nos âmbitos de ensino.

É justamente por isso que, quando uma pessoa decide que quer fazer um TCC que fale de educação inclusiva, ela está dando um importante passo para que se possa ampliar as discussões sobre esta área, e, deste modo, elevar o grau de conhecimento das pessoas sobre como realmente funciona esse tipo de educação.

Confira em nosso conteúdo de hoje algumas questões chave, e que precisam ser pensadas por aqueles acadêmicos que pretendem preparar seu TCC a respeito de educação inclusiva.

Aproveite e faça uma boa leitura!

Quais são os princípios importantes da Educação Inclusiva para elaborar um TCC?

Conheça os princípios importantes da Educação Inclusiva para usar em seu TCC

Quais são os princípios importantes da Educação Inclusiva para usar no TCC?

Quando nos referimos a este tipo de educação, sabemos que os alunos devem ser colocados imersos na educação geral, e esta precisar ser apropriada para a idade que possuem.

Isso é importante para que recebam instrução, intervenções e apoio de alta qualidade, o que lhes permitirá ter sucesso no plano de estudos básico.

A escola e a sala de aula operam sob esta premissa, ou seja, de que os estudantes com algum tipo de deficiência são tão fundamentalmente competentes como os demais estudantes.

Portanto, todos os estudantes podem ser participantes de pleno direito em suas aulas e na comunidade escolar local.

Grande parte do movimento de estudos que temos observado dentro da área de educação inclusiva está relacionado com a parte de legislação, ou seja, as leis que regem esse tipo educação e que revelam o tipo de acesso que os alunos têm, bem como a adequação do ensino dentro de suas necessidades especiais.

Tudo isso dá muito pano pra manga, para que inúmeras pesquisas possam ser feitas dentro do âmbito acadêmico e científico por aqueles profissionais que se dedicam a pesquisar a educação inclusiva.

A educação inclusiva bem sucedida ocorre principalmente através da aceitação, compreensão e atenção às diferenças e diversidade dos estudantes, que podem incluir física, cognitiva, acadêmica, social e emocional.

Isso não quer dizer que os estudantes não necessitem passar algum tempo fora das aulas regulares, porque em algumas instâncias é preciso fazer tratamentos para o melhor desenvolvimento do estudante.

Você também vai gostar de ler sobre:

O princípio de condução é fazer com que todos os estudantes se sintam bem-vindos, apropriadamente desafiados e apoiados em seus esforços.

Dito de forma resumida, a partir do momento que você decide que quer fazer um TCC com o tema voltado para a educação inclusiva, antes precisa levar em consideração algumas premissas básicas para poder decidir qual será o melhor tema a ser abordado.

Veja a seguir quais são os pontos principais:

  • O processo de inserção das pessoas na educação inclusiva integra a todos e não apenas grupos de pessoas com deficiência;
  • A educação é um direito de todos;
  • Independente do perfil do sujeito, todos tem potencial de aprendizagem, desde que estimulados com os recursos certos. É neste ponto que entra a importância da educação inclusiva, para que se possa pensar em melhores práticas, conforme as especificidades e perfil de cada estudante.
  • Cada sujeito aprende de uma forma, independe se o sujeito possui uma deficiência ou não. Portanto, a educação inclusiva é importante, até mesmo para se pensar as práticas de ensino no quesito global.
  • A inserção de todos os alunos em um mesmo espaço educativo, independente de suas capacidades e habilidades é fundamental para que haja uma troca de experiências entre os pares. O convívio com o “outro” é algo fundamental.

Com a lista acima abrimos a discussão de que, ainda que no Brasil, quando façamos referência à educação inclusiva, rapidamente façamos uma associação ao público de pessoas com algum tipo de deficiência, essa área transcende essas questões.

Basicamente, a principal bandeira levantada pela educação inclusiva é a de que seja trabalhado, no seio das instituições de ensino, práticas educativas que sejam justas e participativas, integrando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Dicas para fazer TCC sobre Educação Inclusiva

Monte seu TCC com nossas dicas importantes sobre Educação Inclusiva

Dicas para fazer TCC sobre Educação Inclusiva

O TCC com nosso assunto de hoje é considerado um dos estudos mais pertinentes, tendo em vista que cada vez mais os pesquisadores e demais indivíduos envolvidos com a educação, estão pensando e repensando as práticas docentes com diferentes tipos de públicos.

Pesquisas de final de curso que são voltadas para uma área como essa acabam abrindo pautas importantes de serem debatidas, não só no âmbito de ensino, como no cenário político também, pois podem colaborar na implementação de leis educacionais.

Isso tendo em vista a necessidade da implementação de políticas públicas que sejam eficientes, e para que a educação inclusiva seja posta em prática com maior efetividade nas escolas.

Por isso, quem for fazer um TCC sobre o tema educação inclusiva deverá ter a intenção de buscar algumas respostas, ou propor discussões sobre as inúmeras esferas onde a educação inclusiva se faz necessária, e/ou abordar sobre as práticas que são necessárias para que ela saia da teoria.

Além disso, quando você for fazer o seu TCC é importante que busque trabalhar com ações diretas e que avalie contextos específicos em diferentes esferas da sociedade, desenvolvendo um trabalho que seja independente e que aporte valor para a sua área de atuação.

Como escrever o TCC Educação Inclusiva?

Saiba como escrever seu TCC em Educação Inclusiva

Como escrever o TCC Educação Inclusiva?

O processo de escrita de um TCC possui uma estrutura que é pré-definida pelas universidades, portanto, independente do seu campo de atuação, o TCC terá o mesmo formato.

Mas, além de desenvolver o trabalho de conclusão de curso dentro de um formato específico, também é necessário que o autor do trabalho pense em outros elementos que são essenciais em um TCC.

Seu TCC em educação inclusiva deve envolver pesquisa, conhecimento de legislações específicas da área, projetos, objetivos de estudo, temática (recorte de estudo dentro da educação inclusiva), referenciais bibliográficos, diretrizes da educação, entre outros.

Você também deverá ficar de olho nas normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois é esta instituição que determina como será o formato e padronização do TCC.

De modo geral, os elementos que não podem faltar no seu TCC de educação inclusiva são os seguintes:

  • Elementos pré-textuais: neste caso devemos inserir uma folha de rosto, folha de aprovação do trabalho, capa conforme normas da universidade, uma dedicatória (esse item não é obrigatório), agradecimentos, epígrafe (opcional), resumo, sumário, lista de ilustrações (este elemento também fica a critério do autor), lista das abreviaturas utilizada e siglas ao longo do TCC (não é obrigatório).
  • Elementos textuais: inserção de introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Elementos pós-textuais: inserção dos referenciais bibliográficos, apêndices (item opcional) e glossário (também opcional).

No que diz respeito ao conteúdo que você poderá inserir em seu TCC educação inclusiva, este poderá ser definido conforme seus gostos pessoais como pesquisador, mas lembre-se de escolher um tema dentro da área de educação inclusiva que seja relevante e que tenha como fundamentar teoricamente.

→ Acho que você vai gostar do artigo: Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado + 65 exemplos prontos

Para que possa facilitar este processo, recomendamos que, antes mesmo de dar início à escrita do seu TCC, que você pesquise diversos teóricos sobre os principais temas de interesse, pois ao ter embasamento teórico suficiente será muito mais fácil destravar a escrita. Bons estudos!

Gostou do nosso conteúdo. Se sim, deixe seu comentário e compartilhe. Nos ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: