TCC sobre Autismo: dicas e exemplos prontos

Exemplos prontos de TCC sobre Autismo

Atualmente vemos um movimento interessante dentro da área de educação para a realização de TCC sobre autismo.

Nunca se produziu tanto conteúdo acadêmico e científico sobre este tema e isso revela o quanto esta área é relevante e necessária de ser estudada na educação, principalmente a infantil.

Existe muito mais informação e interesse sobre o autismo do que existia no passado, principalmente no campo da educação inclusiva.

Em parte, isso se deve ao aumento no número de casos de autismo que vem sendo diagnosticado em crianças e adultos nos últimos anos ao redor de todo o globo.

Sendo assim, pesquisar sobre esse tema em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acaba trazendo excelentes contribuições para avançarmos ainda mais no tratamento e inclusão do público autista.

Qualquer que seja a ideia do tema que venhamos a escolher, poderemos encontrar uma quantidade considerável de evidências que podem apoiar a nossa pesquisa.

Por exemplo: Quais evidências estão disponíveis para determinar se o aumento do autismo é causado por questões ambientais? As questões ambientais incluem a contaminação, aditivos químicos nos alimentos que causam sensibilidade a certos alimentos, etc.

Por que existe uma maior prevalência de autismo na sociedade ocidental? Como o autismo é tratado em países de terceiro mundo? Qual é o papel da escola nesse processo?

Enfim, as possíveis discussões que essa linha temática pode gerar são infinitas e a escolha dependerá muito as afinidades do próprio autor do trabalho.

O que temos observado é que, geralmente quando alguém quer fazer TCC que fale de autismo, na grande maioria das vezes, ele já tem um grupo determinado de autistas em mente, ou pode já estar trabalhando com autistas, e desse modo, só precisa definir com exatidão qual será o seu recorte de pesquisa.

Para lhe ajudar nesta busca, separamos algumas dicas essenciais para elaboração de TCC sobre autismo em diferentes contextos da educação, ou seja, com enfoques diferentes.

Fizemos isso para que você possa escolher a sua linha de pesquisa mais tranquilamente. Como essa área é bastante ampla e pode gerar pesquisas em diferentes tipos de cursos, no artigo de hoje iremos focar especificamente na educação.

Vamos trazer TCCs prontos em PDF como exemplos nesta linha de pesquisa, unindo autismo na aprendizagem, TCC sobre autismo na educação infantil, inclusão escolar, além de dicas importantes de abordagem e desenvolvimento da pesquisa.

Além disso, você pode contar com o auxílio de escritores profissionais de trabalhos acadêmicos aqui, ou com nosso manual para elaborar projeto de pesquisa aqui.

Espero que aproveite todo o texto e pedimos que compartilhe em sua rede social.

TCC sobre autismo na escola

Aprenda alguns pontos importantes para elaborar seu TCC sobre Autismo e aprendizagem

TCC sobre autismo e aprendizagem

Tendo em vista que o autismo é reconhecido pelo seu espectro, poderemos ver diferentes tipos de autistas, com níveis diferentes, possuindo dificuldades ou superdotações.

Com isso, torna-se um grande desafio buscar compreender como que se desenvolvem os autistas e como eles aprendem.

Se você deseja fazer um TCC sobre autismo e aprendizagem é preciso levar em consideração que as pessoas que possuam esse tipo de problema podem ter sintomas similares, ou seja, o autismo afeta a todos de uma mesma maneira.

Geralmente, quando uma pessoa sofre de autismo apresenta dificuldades de aprendizagem e de atenção, também pode apresentar crises sensoriais, problemas com as destrezas sociais e outras dificuldades que também afetam às crianças com autismo.

Existem certos pontos que você pode problematizar, ao elaborar um TCC sobre autismo e aprendizagem e iremos listá-los abaixo:

  • Dificuldade que os autistas enfrentam para reconhecer os sentimentos de outras pessoas e ler os sinais não verbais: isso é quando as crianças tendem a ser muito literais e não entendem jogos de palavras, xaradas e metáforas.
  • Analisar a dificuldade com a função executiva: algumas crianças com autismo apresentam dificuldade para se organizar e resolver problemas. Podem ter dificuldade para controlar suas emoções e mudar a maneira em que fazem as coisas sem ficarem entediadas.
  • Fazer uma pesquisa com propostas que busquem trabalhar o processamento sensorial: muitas crianças que sofrem de autismo têm dificuldades no processamento sensorial.
  • TCC sobre aprendizagem de coordenação: fazer um TCC pesquisando sobre as dificuldades que muitas crianças autistas têm para escrever à mão, montar bicicleta, pegar uma bola ou correr podem ser pontos interessantes e que rendem muitas discussões em um trabalho científico.
  • Problemas para usar as palavras: você pode fazer um TCC analisando as dificuldades que os autistas têm para se expressar, prosseguir conversações e falar no volume e entonação adequada.
TCC sobre autismo na educação infantil

Tema para trabalho de conclusão de curso: autismo na educação infantil 

TCC sobre autismo na educação infantil 

Pesquisar e desenvolver um TCC sobre autismo na educação infantil é outra vertente temática que aporta uma série de possibilidades de pesquisa, as quais dependerão muito das próprias experiências do pesquisador.

Geralmente, os autores de artigos e projetos de TCC acabam desenvolvendo dentro dessa linha temática estudos sobre a importância do diagnóstico ainda na infância.

Isso porque boa parte das descobertas de casos de autismo são feitas quando a criança está na educação infantil (claro que isso dependerá muito do grau de autismo que a criança possui).

Para abordar corretamente um estudo sobre o autismo na educação infantil e obtermos uma boa pesquisa inclusiva é preciso que haja certa sensibilidade por parte do autor.

Devemos ter em mente que, os autistas são diferentes, e, portanto, suas necessidades e formas de aprender também podem ter variáveis.

Desse modo, promover uma educação efetiva desse público na educação infantil tradicional tem gerado muitas discussões entre os educadores, muitos alegando não terem o preparo/formação adequado para dar o respaldo que as crianças necessitam.

As pesquisas que estão sendo feitas sobre autismo e educação infantil atualmente são valiosas, justamente por isso, já que darão subsídios e trarão reflexões importantes para os educadores.

Se você gosta dessa linha temática, não deixe de fazer um bom estudo prévio das bibliografias existentes sobre o tema, para que possa embasar seu pensamento teórico e promover boas reflexões em seu TCC.

TCC autismo e inclusão

Dicas para TCC sobre autismo e inclusão escolar 

TCC sobre autismo e inclusão escolar 

Um dos maiores desafios da educação, quando no referimos ao autismo é o processo de inclusão: campo fértil para você correlacionar um TCC sobre autismo e inclusão escolar.

Isso porque a inclusão educativa deve ser entendida como uma balança que precisa equilibrar a aprendizagem e o rendimento escolar de qualidade, com as capacidades do estudante.

Isso, obviamente, não é um processo simplificado e exige que sejam feitas cada vez mais pesquisas que avaliam e elaborem estratégias de práticas inclusivas junto ao público autista.

Portanto, se você se debruçar a pesquisar algo dentro desse campo, terá uma pesquisa fértil pela frente, e que trará grandes contribuições para a educação dos autistas.

Você pode pesquisar, por exemplo, os principais problemas que as crianças que sofrem de autismo passam quando são matriculadas em uma escola tradicional.

Também pode abordar sobre as intervenções que podem ser feitas nas escolas e discutir estratégias para a melhoria do desempenho e para a correta fixação da aprendizagem na escola.

Além disso, o autismo envolve várias áreas do desenvolvimento e desse modo, é importante que haja uma equipe multidisciplinar nas escolas, a qual será participativa na detecção de casos e que possa pensar em boas intervenções.

Outros tipos de pesquisas interessantes dentro desse campo podem ser:

  • Análise de como é feito o apoio psicológico dos pais e a integração da criança na escola e com o seu meio;
  • Desenvolvimento de estratégias destinadas a facilitar o desempenho das crianças com autismo que requerem participação, logo nos primeiros anos de diversos profissionais e estabelecimento de uma cultura de diálogo contínuo, constante e fluido entre todos.
  • Diálogo entre pais e escola no processo inclusivo das crianças com autismo.
  • Formação de professores para o trabalho inclusivo de alunos autistas no espaço da sala de aula.
  • Revisão da literatura existente sobre autismo e educação.

Você também vai gostar de ler sobre:

TCC pronto sobre autismo em PDF

Veja exemplo em PDF: exemplo de TCC pronto sobre autismo

TCC pronto sobre autismo em PDF 

Para você que chegou aqui procurando um TCC pronto a respeito de autismo, em PDF, para ter como base, trazemos os exemplos abaixo.

Mas você pode adquirir uma pesquisa feita para você, sobre o tema que escolher, solicitando aqui.

  • TCC pronto sobre autismo em PDF – LINK

Gostou do nosso artigo de hoje? Conseguiu aprender a realizar sua pesquisa de TCC sobre Autismo com as nossas dicas e exemplos prontos? Se sim, deixe seu comentário e compartilhe. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: