Chegar ao final do curso é sempre bom, mas traz consigo uma grande responsabilidade: elaborar um TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso. Neste artigo iremos tratar especificamente da situação dos acadêmicos do curso de Pedagogia e traremos 10 temas para TCC de Pedagogia.

O curso de pedagogia, por ser uma licenciatura e, especificamente, por formar docentes para vários níveis de ensino, é um curso que possui alta procura e tem uma alta taxa de formação.

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Formação em Pedagogia precisa de um TCC

A competência do professor licenciado no Curso de Pedagogia é bem ampla

Sua Formação em Pedagogia e o TCC

No site do Ministério da Educação está preconizado que “o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É Aquele professor que assume integralmente o currículo da série. […]” (MEC, 2020).

A competência do professor licenciado no Curso de Pedagogia é bem ampla, o curso prepara o futuro professor para atuar diretamente na educação. Além de poder ministrar aulas nessas modalidades citadas, o pedagogo pode também atuar no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, na Gestão do sistema escolar e também no Ensino Superior como professor universitário.

Percebe-se que o campo de atuação é vasto! O que é muito bom para você que está se formando e precisa de temas para TCC na área de Pedagogia, e claro, elaborar um TCC para conclusão do curso.

De modo geral, a formação em pedagogia é inteiramente voltada para a grande área da educação e pode estudar as diferentes facetas que estão sob sua competência técnica e profissional.

Ao caminhar para finalização do curso, o acadêmico deve optar pelo estudo de uma temática para elaborar seu TCC em pedagogia e se formar com sucesso!

Nesse artigo pretende-se auxiliar com a escolha desse tema e dar algumas dicas de temas que estão em alta no campo educacional para sua pesquisa e elaboração do TCC em pedagogia. Aproveite também outros artigos do AlunoExpert que vamos deixando no decorrer das explicações.

A Escolha do tema para a Pesquisa na área Pedagógica

A Escolha do tema para a Pesquisa na área Pedagógica

A escolha do tema para elaboração do TCC em pedagogia

Mas como se escolhe um tema para elaborar o TCC de pedagogia?

O TCC mais solicitado nos cursos de licenciatura em nível de graduação nos cursos de pedagogia é a monografia. A monografia se caracteriza por estudar amplamente e profundamente um único objeto de estudo, ou seja, um tema apenas.

A escolha do tema para elaborar o TCC é a parte inicial de todo processo de pesquisa e a mais importante! Somente após delimitar o tema é que tudo se desenvolve e todas demais etapas se tornam possíveis.

A escolha do tema do TCC em Pedagogia sempre tem motivos pessoais e profissionais que a justificam e, comumente, eles não estão dissociados. O trabalho de elaborar um TCC exige dedicação com muito estudo e tempo, afinal, é um trabalho aprofundado.

Exatamente por isso que se deve escolher um tema que tenha domínio ou que tenha bastante interesse em pesquisar, porque isso facilitará todo processo de investigação e elaboração do TCC.

Sendo assim, escolha algo que você tenha vontade de pesquisar, algo com o que já trabalhou ou uma área que fez estágio e gostou, procure pesquisar algo que lhe deixa inquieto e que lhe causa dúvidas, que lhe intriga no campo de atuação profissional.

→ Você pode ver mais sobre as técnicas de escolhas de tema nestes artigos:

Um Tema de relevância para a Pedagogia

É importante pensar na originalidade da pesquisa

Um Tema de relevância para a Pedagogia

Dito isso, é necessário pensar que o tema deve ser o mais original possível, pois, somente assim você contribuirá para o avanço do conhecimento científico sobre o objeto de estudo pesquisado no âmbito da educação.

Por isso, é importante pensar na originalidade da pesquisa, pois, você enquanto pesquisador, tem um papel social a desempenhar!

Vamos apresentar a seguir, 10 temas de TCC prontos em Pedagogia, delimitados para lhe ajudar nessa tarefa de elaborar seu TCC para o curso de pedagogia.

Exemplo de 10 Temas para Trabalho de Conclusão de Curso em pedagogia

Exemplo de 10 Temas Prontos para Trabalho de Conclusão de Curso em pedagogia

10 Temas Prontos e atuais para seu TCC em pedagogia

Várias são as temáticas que podem ser abordadas para elaborar seu TCC em pedagogia, vamos mostrar alguns exemplos para facilitar esse processo. Os temas prontos para Pedagogia que serão apresentados possuem uma relevância significativa na conjuntura atual da formação no Brasil.

Em um primeiro momento, será abordada a questão de como delimitar uma temática, com exemplos de alguns passos que devem ser seguidos para que se tenha uma temática bem delimitada e um problema de pesquisa claro.

Os exemplos seguintes serão mais sucintos, supondo que os passos de delimitação dos primeiros exemplos devem ser seguidos.

Temas 1 e 2 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Cada vez mais no âmbito educacional pedagógico, tem se ouvido falar em TDAH, principalmente pelo impacto que esse transtorno acarreta no processo ensino aprendizagem na educação.

O TDAH é caracterizado por três sintomas básicos e costuma se manifestar na infância, com prevalecência na vida adulta, em grande parte dos casos, conforme a autora do Best-Seller “Mentes Inquietas” relata (SILVA, 2004).

Bem, como o TDAH costuma se apresentar na infância, logo, você que está estudando para se tornar professor dessas crianças e pretende elaborar um TCC na área de pedagogia, já deve ter se esbarrado com alguma criança que tenha esse transtorno. Ou, em outras situações, você mesmo pode possuir esse transtorno ou ter alguém da família, algum amigo, que apresente seus sintomas: desatenção; impulsividade e hiperatividade física e mental.

Desse modo, esse transtorno tem se tornado alvo de muitas pesquisas e debates no âmbito educacional, sendo um tema em potencial para ser investigado em diferentes locais e realidades e elaborar seu TCC no curso de pedagogia.

Delimitando Temas em Pedagogia

Escolhida a temática, deve-se passar para próxima etapa: delimitar a temática.

Delimitar, nada mais é que “lapidar” o objeto de estudo a ser investigado. Se você quer saber mais sobre Delimitação de Tema, veja no artigo: Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?

Assim, precisa ser claro e conciso. Nesse momento, o pesquisador se pergunta:

  1. Onde vou pesquisar?
  2. Quais serão meus sujeitos de pesquisa?
  3. Quais instituições devem ser pesquisadas?

Esse procedimento deve ser realizado para escolha de qualquer temática.

A pesquisa pode ser desenvolvida em vários níveis de ensino, no entanto, o foco da formação em pedagogia é formação de professores para educação infantil e primeira fase do ensino fundamental. Assim, você já tem o campo de estudo mais específico e delimitado para a pesquisa.

Nesse universo do TDAH o que mais lhe chama atenção? O que mais lhe deixa curioso para saber?

São essas questões que auxiliarão a escolher a temática.

Suponhamos que você queira investigar quantas crianças com TDAH estão matriculadas no sistema de ensino do município que você reside. Ótimo, já escolheu o local. Mas você pesquisará todas creches e escolas municipais? Mais uma escolha a se fazer… Você irá pesquisar as matrículas apenas do ano corrente ou pesquisará outro período de tempo?

Todos os detalhes devem ser pensados e discutidos com seu orientador para que a temática seja delimitada e possível de ser pesquisada no tempo que você possui para concluir seu TCC.

Como fazer o Problema de Pesquisa na área de pedagogia?

Como fazer o Problema de Pesquisa na área de pedagogia?

O Problema de Pesquisa nos Temas da área de Pedagógica

Assim, com a temática definida e já delimitada, podemos passar para o Problema de Pesquisa. Se você quer se aprofundar mais sobre problema de pesquisa, leia este artigo abaixo:

Seguindo, podemos então ter o seguinte problema de pesquisa:

Qual a incidência de crianças com TDAH matriculadas na primeira fase do ensino fundamental no município de Matrinchã –Go no ano de 2020?

O problema delimitado se torna a temática do seu TCC em pedagogia:

Investigar qual a incidência de crianças com TDAH matriculadas na primeira fase do ensino fundamental no município de Matrinchã –Go no ano de 2020

O que se verifica na delimitação acima pode ser modificado para vários outros temas, ou na mesma temática em uma perspectiva diferente. Vejamos abaixo o exemplo de um mesmo tema, mas problematizado de forma diferente:

Verificar como se dá o desenvolvimento do processo de aprendizagem de uma criança com TDAH da escola Pedacinho do Céu no município de Aloândia-Go.

No primeiro caso, tem-se um exemplo de uma pesquisa que será realizada em todo ensino fundamental, o que é excelente, porque consegue fazer um levantamento da realidade pesquisada em toda uma fase de ensino.

Com certeza, um estudo assim irá contribuir para que o poder público e os professores estejam cientes dessa realidade e possam organizar medidas e ações estratégicas para atendimento a esse público.

No segundo exemplo, temos uma perspectiva diferente, mas não menos importante. Apresenta-se uma proposta de pesquisa que seria voltada para um estudo de caso, que apreenderia vários aspectos do processo ensino aprendizagem de alunos com TDAH.

Essas informações poderiam auxiliar os professores e a família em muitas decisões e contribuiria para o avanço dos estudos na área.

Importante lembrar sempre que o curso de pedagogia, normalmente, tem 4 anos na sua grade geral para ser concluído. O estudante pode iniciar seu TCC antes do último ano na faculdade, mas, o que geralmente acontece é que sempre é deixado para o último ano ou dois últimos períodos.

Assim, você deve ter em mente o tempo que terá para executar a pesquisa e, verificar com seu orientador de TCC se o tempo que tem é suficiente para realização e conclusão da mesma. Essa dica vale para qualquer tema de pesquisa e é essencial!

Tema 3 – Inclusão na educação

A inclusão na educação infantil é bastante estudada na área acadêmica

Tema 3 – Inclusão na educação

A inclusão na educação é uma temática ampla e abrange vários aspectos de que tratam o termo, por isso sempre foi uma temática em alta. Em diferentes momentos históricos e em diferentes localidades, é um objeto alvo de estudos constantes.

A temática abarca todos os alunos que possuem qualquer necessidade educativa especial ou que são Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNE’s); ou mesmo Pessoas com Deficiência (PcD). O próprio conceito tem sido alvo de debates na área educacional e passado por constantes mudanças.

A inclusão na educação infantil é bastante estudada, por ser um direito fundamental de todas as crianças e garante que, independente de suas diferenças, todas tenham acesso a uma educação de qualidade. (BRANDÃO, FERREIRA, 2013).

Assim podem-se estudar várias temáticas dentro da inclusão na educação infantil, vejamos um exemplo:

Identificar quais as limitações de aprendizagem de crianças portadoras de necessidades educativas especiais, da primeira etapa do ensino fundamental da escola São José em Jalapão-To.

No exemplo acima, foi delimitado o local e o público de pesquisa específicos (os alunos de uma fase de ensino em apenas uma escola), em menor envergadura, devido à dificuldade em se coletar os dados propostos.

Não se delimitou quais as necessidades educativas especiais seriam pesquisadas, o que também pode ser realizado, desde que possua conhecimento prévio ou se faça uma pesquisa exploratória. Isso porque a pesquisa exploratória possibilita saber quais alunos possuem necessidades educativas especiais e quais são elas e, dessas, destacar uma ou mais para a investigação. O que daria outro tema para uma pesquisa também.

Conheça mais as possíveis Metodologias de Pesquisa:

 

Tema 4 – Autismo na educação

Mesmo sendo considerada uma necessidade educativa especial, o autismo merece destaque e relevância enquanto tema de pesquisa na área educacional. Principalmente, pela necessidade em compreender melhor as necessidades desse grupo de crianças perante o sistema de ensino.

Assim, poderia se pesquisar:

Averiguar qual a perspectiva dos professores da rede municipal de ensino (citar qual município) sobre a inclusão de alunos autistas nas escolas regulares

→ Bom, de agora em diante, você já sabe como delimitar e escolher a melhor pergunta problema para sua pesquisa. Caso queira se aprofundar ainda mais nestas questões, leia também:

 

Tema 5 – Transtorno Opositivo Desafiador na educação

Esse tipo de transtorno é mais complexo e difícil de ser identificado, mas emerge nos primeiros anos da infância, portanto é um objeto extremamente pertinente para estudo na área da pedagogia.

Não é comum em relação aos demais transtornos e, por isso mesmo, carece de pesquisas que esclareçam essa condição. Outro fator que justifica o estudo desse objeto é a necessidade de elaboração de propostas metodológicas para o trabalho pedagógico com crianças que apresentam esse transtorno. Assim já pode-se pensar em alguns temas para pesquisa.

Pesquisar na rede municipal (citar o município) de ensino se há crianças que apresentam Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e quais suas limitações no processo ensino aprendizagem.

Tema 6 – O brincar na educação infantil

O pesquisador evidenciar um enfoque diferenciado para esta temática

Tema 6 – O brincar na educação infantil

Adentrando outras temáticas, o brincar, a brincadeira e o jogo são temáticas que nunca pedem sua autenticidade e importância para serem pesquisados na educação infantil. Cabe ao pesquisador evidenciar um enfoque diferenciado para tornar seu objeto de estudo original, trazendo novas informações acerca da temática. Confira o exemplo abaixo:

Identificar o papel do brincar no desenvolvimento motor de crianças de 0 a 5 anos na creche Caminho da Luz no município de Barra do Garças – MT.

Ao delimitar o local de pesquisa você trará informações novas sobre aquele local específico, e também sobre as crianças daquela instituição.

 

Tema 7 – A leitura na educação infantil

A leitura na educação infantil ou a leitura na infância é uma temática que possui relevância pelo papel que a leitura possui no desenvolvimento cognitivo da criança, dentre vários outros fatores, que, inclusive, são passíveis de pesquisa. Veja o exemplo abaixo:

Identificar quais as práticas de leitura dos professores na educação infantil no município de Araraquara- SP e se interferem no desenvolvimento cognitivo das crianças

Investigar as contribuições da contação de histórias na educação infantil para criação de hábitos de leitura.

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil

Tema 8 – As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil

Tendo em vista o impulsionamento das TIC’s na contemporaneidade e o avanço tecnológico, essas ferramentas tem se tornado alvo de várias pesquisas, estudos e debates no meio educacional. Portanto, é uma excelente opção para pesquisa e elaboração do TCC em pedagogia.

Explorar quais as possibilidades de uso das Tecnologias de informação e Comunicação na Educação infantil

Nesse caso é imprescindível que seja delimitada uma abordagem do objeto de estudo, se será investigado em uma instituição específica ou em toda rede municipal.

Tema 9 – O currículo na Educação Infantil

Um tema sempre polêmico e divisor de opiniões entre os estudiosos da educação infantil é o Currículo na Educação Infantil. Essa temática abrange vários aspectos que podem ser pesquisados.

Pode-se pesquisar o âmbito da legislação e as mudanças e redefinições pelas quais vem passando nacionalmente. Pode-se pesquisar a própria formação de professores para esse nível de ensino, os componentes do currículo, dentre vários outros aspectos.

Veja um exemplo:

Realizar uma análise dos documentos curriculares nacionais no período de 1988 a 2020 e verificar as principais mudanças ocorridas

 

Tema 10 – Educação infantil no campo

Esse sim é um tema pouquíssimo pesquisado. Isso porque a educação do campo é bastante polêmica e falar de educação do campo no âmbito da educação infantil é muito mais difícil.

As políticas para educação do campo muitas vezes nem mesmo contemplam essa realidade. Desse modo, é um tema que possui muita relevância e carece de ser investigado. Pode-se pesquisar a existência das políticas, o currículo, a formação de professores para atuarem no campo, dentre vários outros aspectos. Vejamos um exemplo:

Apontar nos documentos oficiais e legislação educacional a situação da educação do campo na educação infantil

Espera-se que com este artigo tenhamos auxiliado você a escolher e a aprender a delimitar uma temática para elaborar seu TCC no curso de pedagogia! Agora é colocar em prática!!!

Saiba Mais______

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REFERÊNCIAS

BRANDAO, Maria Teresa; FERREIRA, Marco. Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 19,n. 4, p. 487-502, Dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400002&lng=en&nrm=iso . Acesso em 05 Maio 2020.

Silva; Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH – desatenção, hiperatividade e impulsividade. São Paulo: Globo, 2014.