Aprenda quais são os tipos de Artigos Científicos que podem ser elaborados, seja para uma disciplina, seja como um Trabalho de Conclusão de Curso, ou para qualquer outra finalidade. Apresentamos os 4 tipos: artigo de revisão de literatura (ou artigo de revisão bibliográfica), o artigo teórico, o artigo estudo de caso e o artigo empírico.

Você vai conhecer os artigos científicos e suas diferenças, as características e orientação para você preparar seu trabalho científico através dos nossos links sugeridos durante e ao final deste artigo.

Vamos lá? Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Quais são so tipos de Artigos Científicos Acadêmicos

O que diferencia os tipos de artigos são os métodos aplicados

Tipos de artigos científicos e suas diferenças, a ABNT e a metodologia aplicada aos trabalhos científicos

O artigo científico é um dos trabalhos acadêmicos mais requeridos nos cursos de graduação e pós-graduação. É importante entender que devido aos diferentes tipos de trabalhos científicos que podem ser elaborados, os formatos dos artigos científicos podem ser diferenciados quanto aos itens estruturais que o compõe. No entanto, as normas técnicas para a elaboração dos artigos científicos são únicas.

A estrutura ABNT mais comum de elementos normativos dos artigos científicos é: título, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão e referenciais (além de outros elementos que podem ser opcionais, deve-se consultar a norma técnica específica: NBR 6022). No entanto, esse formato interno pode ter variações de acordo com as exigências de solicitação de instituições ou periódicos.

Mas então o que pode mudar no artigo científico?

O que torna um tipo de artigo científico diferente de outro?

Essa é uma questão válida, porque sempre se ouve falar em artigo de revisão ou artigo de revisão bibliográfica, artigo teórico, estudo de caso artigo e estudo empírico. No entanto, o que vai diferenciar um artigo de outro é a metodologia de pesquisa a ser utilizada e aplicada para realizar a pesquisa.

Confira abaixo quatro diferentes tipos de artigos.

Artigos de revisão de literatura e artigos de revisão bibliográfica

Particularidades dos artigos de revisão de literatura e artigos de revisão bibliográfica

Artigos de Revisão Bibliográfica ou Revisão de Literatura

O que são artigos de revisão? O artigo de revisão pode ser chamado de revisão bibliográfica ou revisão de literatura, as duas nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de artigo. Esse tipo de artigo é um dos mais comuns no meio acadêmico, seja para finalizar uma disciplina ou para realizar uma publicação científica.

Todos os artigos científicos são relatos de resultados de alguma pesquisa que foi desenvolvida previamente. O artigo de revisão não é diferente. Ele é assim denominado porque é elaborado a partir de uma metodologia específica: a pesquisa bibliográfica.

Aqui cabe ainda uma ressalva: há também um tipo de análise denominada de revisão bibliométrica (a palavra vem do grego: biblion que significa livro e métron que significa medida) que é diferente da revisão bibliográfica, pois, a bibliométrica visa aferir/medir a comunicação, por meio da contagem de documentos, como artigos ou palavras-chave, termos específicos e até mesmo referências bibliográficas e citações. Esse tipo de revisão pode estar ou não vinculada à revisão bibliográfica para complementá-la.

O artigo de revisão de literatura ou de revisão bibliográfica se refere à construção de um artigo científico cujas pesquisas serão realizadas a partir de publicações já existentes, sejam de livros, de periódicos ou de outros artigos já publicados, fazendo uma análise crítica das mesmas.

O acadêmico seleciona os materiais a partir da temática escolhida, faz um levantamento de fontes bibliográficas e teóricas e elabora o artigo a partir dessa pesquisa realizada.

Aprenda mais em: Aprenda Revisão de Literatura de TCC com 10 EXEMPLOS, Guia com exemplos de Fundamentação e Referencial Teórico e também em Metodologias para TCC que utilizam pesquisa bibliográfica – exemplos prontos

O artigo de revisão bibliográfica ou de literatura deve ser elaborado mantendo as seguintes características: deve-se definir um problema e o tornar claro aos olhos do leitor; deve-se elaborar uma síntese das publicações selecionadas para análise. Dessas publicações selecionadas, o autor deve empreender um esforço de realizar uma análise relacional dos textos, comparando os pontos de avanços e contradições sobre o tema, bem como identificar pontos inconsistentes e as lacunas não pesquisadas.

Feito isso, o autor deve elaborar uma conclusão que apontem toda essa análise de modo sucinto e sugerir pesquisas que sejam relevantes para resolução do problema e para avançar na sua resolução e no conhecimento sobre o objeto estudado.

O estudo pode ser realizado sobre conceitos, teorias, metodologias, históricos do objeto, pode ser realizado por meio do agrupamento de uma temática, ou seja, há várias formas de ser elaborado, sempre no sentido de revisar pesquisas já publicadas.

O artigo téórico é um tipo de Artigo Científico que requer grande conhecimento do autor

O artigo técnico é um tipo de Artigo Científico que requer grande conhecimento do autor

Artigo Teórico 

O que é Artigo Teórico? O artigo teórico possui bastante semelhança com o artigo de revisão. Isso pelo fato de que no artigo teórico, o autor também irá se servir da literatura existente já publicada para elaborar suas análises.

A diferença entre Artigo Teórico e Artigo de Revisão é que no artigo teórico o autor se serve da teoria para avançar com o estudo da própria teoria. Ou seja, o autor deve ter um amplo e profundo domínio e conhecimento sobre o que está analisando para ser capaz de avançar e aperfeiçoar a teoria.

O artigo teórico também pode ser realizado para verificar a validade de uma teoria, seja para refutá-la ou para apresentar uma nova teoria a partir da ótica de quem a constrói.

Esse texto sob o formato de artigo teórico é bem menos comum do que o artigo de revisão, principalmente na graduação, pois demanda uma alta capacidade de análise e conhecimento epistemológico da área e temática estudada. Isso porque, além da análise crítica que deve ser desenvolvida, o autor precisa agregar sua contribuição e reflexões para garantir o avanço epistemológico.

O que é Artigo Estudo de Caso?

O Artigo Científico Estudo de Caso trabalha bastante com coleta de dados 

Estudo de Caso Artigo

O artigo construído a partir de um estudo de caso é assim denominado pelo fato de que, representa um relato de pesquisa que foi desenvolvida em uma pesquisa em campo, investigando um objeto específico, um caso singular, que pode ser uma pessoa, uma comunidade, um grupo ou uma instituição.

O Estudo de Caso como Artigo Científico é utilizado com maior frequência nas ciências sociais e na pesquisa qualitativa, pois estuda em profundidade um determinado caso/fato/fenômeno social. Esse tipo de estudo é a metodologia mais utilizada pela antropologia, mas pode ser realizada em qualquer área de estudo, sendo bastante utilizado também na sociologia, na psicologia e na área da saúde.

As técnicas de pesquisa mais utilizadas para o Artigo Estudo de Caso, são a observação e a observação participante, mas também são utilizadas entrevistas e aplicação de questionários, dentre outras que se acharem pertinentes e necessárias. O pesquisador trabalha com muita frequência com dados coletados que devem ser tratados de modo confidencial, exigindo muita responsabilidade.

O artigo científico Estudo de Caso, assim como citado anteriormente, deve ser elaborado com as mesmas normas científicas de elaboração de artigos (NBR 6022), contendo todos os itens que o caracteriza.

Definição de Artigo empírico

O Artigo Empírico é o mais comum nas diferentes áreas acadêmicas

Artigo empírico 

O artigo empírico representa relatos de pesquisas originais. Esse tipo de artigo é o mais comum nas diferentes áreas acadêmicas pelo fato de apresentarem análises referentes a hipóteses e problemáticas que são analisadas por meio de distintos métodos e metodologias.

Apresenta-se na introdução do artigo Empírico o problema investigado, seus antecedentes históricos e os objetivos a serem pesquisados. No item referente à metodologia, descreve-se detalhadamente, todos os procedimentos metodológicos e meios que foram utilizados para conduzir a investigação. No item referente aos resultados e discussão, apresentam-se os resultados e análise desses resultados a partir da interpretação do autor.

Espera-se que este texto tenha contribuído para amenizar as dúvidas sobre os diferentes tipos de artigos científicos! Ficou com alguma dúvida? Escreva-nos.

Quer aprender mais sobre metodologia, preparar um referencial teórico entre outros, leia em nossos outros artigos abaixo: