Trabalho de TCC

Tenha trabalhos de TCC prontos

Para realizar um trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é imprescindível que você veja um TCC Pronto e alguns exemplos de cada uma das partes que constituem esse trabalho, a fim de conferir trabalhos que lhe inspirem a construir seu próprio TCC.

Se você ainda não sabe como seria a estrutura de um TCC, o primeiro passo é conferir junto à sua universidade, quais as normas de TCC que a instituição adota.

Pode ser que, de uma instituição para outra, os TCCs sofram algumas alterações. No entanto, existem vários pontos em comum, e iremos tratar sobre eles neste artigo.

Além disso, para você que procura um trabalho pronto, vamos trazer duas opções ao final deste artigo:

  1. Exemplos de TCCs prontinhos.
  2. Como conseguir um trabalho de TCC com seu tema para ter como base.

Acompanhe!

Trabalho de TCC: exemplos das partes de um TCC Pronto

Faça um trabalho de TCC usando os exemplos sugeridos de TCCs Prontos 

Trabalho de TCC: exemplos das partes de um TCC Pronto 

Quem optar por fazer um trabalho de TCC dentro dos pressupostos metodológicos da revisão bibliográfica, não sairá a campo para fazer o seu estudo.

No entanto, terá uma missão maior de buscar referenciais teóricos para estudar e utilizá-los para fundamentação dos seus argumentos.

Estrutura de um Trabalho de TCC 

Para este tipo de trabalho de pesquisa (TCC), temos geralmente a seguinte estrutura.

  • Capa: A primeira página que inclui os dados mais importantes para identificar o TCC. Na parte superior da página você deverá inserir o nome da instituição na qual você está vinculado, seguido do nome do seu curso, nome do autor do trabalho, título do TCC (não pode ter mais do que 15 palavras), local e data.
Na capa de um trabalho de TCC ficam os dados mais importantes

Exemplo de Capa de TCC pronto

  • Resumo e Abstract: todo trabalho de TCC deve ter uma página destinada ao resumo do trabalho, o qual deverá ser apresentado em uma página com o resumo em língua portuguesa, e em outra você apresenta o mesmo texto, só que traduzido em inglês, espanhol, ou em outros idiomas, conforme autorização da sua universidade. Basicamente, um resumo faz referência à síntese da sua pesquisa. Sua redação não pode passar de 300 palavras, embora algumas instituições possam liberar um número maior de palavras (confira essa questão no manual de normas da sua instituição). Veja um exemplo de resumo de um TCC Pronto:
Exemplo de Resumo de TCC pronto

Resumo de Trabalho TCC pronto

  • Sumário: é basicamente uma lista com uma ordem sequencial e lógica contendo as diferentes partes do seu trabalho e as páginas onde se encontra cada tópico. Veja um exemplo de um trabalho pronto de TCC:
Sumário com informações de seu trabalho de TCC

Exemplo de sumário pronto para seu Trabalho TCC

  • Introdução: devemos escrever este apartado do trabalho levando em consideração a justificativa do seu estudo, a pergunta de pesquisa, objetivos e o seu marco teórico. A justificativa é o âmbito no qual se fundamenta a escolha do tema de estudo. E isso você fará, especificando ao leitor o ramo de estudo no qual estamos imersos, aportando dados e estudos prévios que respondem o porquê da relevância da nossa pesquisa. A pergunta de pesquisa, por sua vez, deve enfocar o conhecimento que o autor deseja obter ao realizar do trabalho de TCC. Já os objetivos mostram onde desejamos chegar com tal pesquisa. Veja a seguir um fragmento de uma introdução para que possa ter uma inspiração para começar o seu trabalho de pesquisa de TCC:
Introdução para seu Trabalho de pesquisa (TCC)

Introdução pronta para seu Trabalho de TCC

  • Marco teórico: no marco teórico do trabalho de TCC iremos expor as nossas teorias e conceitos sobre o tema escolhido, apresentando nossas próprias perspectivas, em diálogo com os dizeres teóricos de autores consagrados dentro do tema escolhido. Veja no pequeno exemplo de um TCC prontinho, como você pode escrever o seu marco teórico:
Marco teórico no Trabalho de TCC Pronto

Exemplo de Marco Teórico no TCC 

  • Objetivos: são redigidos em forma afirmativa e com verbos no infinitivo, especificando o que o seu estudo propõe obter e selecionar sua linha temática. São classificados como objetivo geral e objetivos específicos. O primeiro deve estar relacionado diretamente com a sua pergunta de pesquisa, enquanto que os demais devem conectar-se com as variáveis do trabalho. Veja o exemplo de objetivo pronto:
Exemplo de Trabalho de TCC: Objetivos Gerais e Específicos

Objetos prontos: geral e específicos

  • Método ou Metodologia: aqui o autor do trabalho de TCC deve especificar as variáveis e os recursos que utilizou para escolher sua bibliografia, os critérios em que se baseou sua escolha e as fontes empregadas.
Método ou Metodologia para TCC pronto

Exemplo de método e metodologia para TCC 

  • Conclusões: é redigido um texto fazendo uma revisão completa do trabalho. Não deve conter citações bibliográficas e é necessário que responda diretamente os objetivos que foram criados pelo autor. Também pode incluir sugestões de melhorias para trabalhos futuros de pesquisa que estejam relacionados.
Conclusão de TCC pronto

Exemplo de conclusão para pesquisa

Exemplos de TCCs prontos para ter base

Alguns exemplos para ter como referência em seu TCC

Exemplos de TCCs prontos para ter base

Temos em nossa base de pesquisa, mais de 70 exemplos que podem servir como base para você entender a estrutura de um trabalho desta natureza.

Claro, que você tem que ter atenção se sua instituição de ensino adota as mesmas formatações e estilos. Porém é uma ótima fonte de pesquisa.

Se você quer conhecer é só acessar nosso artigo: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-tcc-em-pdf-e-word-modelos-e-manuais/

Como conseguir um trabalho de TCC com seu tema para ter como base?

Você também pode ter um TCC pronto, com seu tema, escrito somente para você. Conheça como funciona no artigo: 2 maneiras de resolver seu TCC de maneira Rápida e Barata.

E aí? O nosso conteúdo de hoje foi útil para você ter uma noção de como desenvolvemos cada apartado do trabalho de TCC? Deixe seu feedback nos comentários!

Aprenda ainda mais com nossos outros artigos: