Entenda de uma vez o que são Pós-graduação, Mestrado e Doutorado. Além de saber qual a diferença entre Mestrado e Doutorado: quais as similaridades, significados e o que é uma pós-graduação e uma especialização. Acompanhe aqui!

Dá uma confusão na cabeça, não é? Mas fique tranquilo que vamos explicar bem didaticamente o que significa cada um destes cursos. Aposto que você vai sair daqui sabendo exatamente sobre Mestrado e Doutorado.

Aproveitamos e indicamos ao final deste artigo informações sobre como conseguir bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado. Você vai gostar. 🙂 Além disso, indicamos outros artigos do nosso site, que vão fazer você se inteirar melhor sobre este universo acadêmico.

Veja o índice do que você vai encontrar neste artigo:

O que é Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado?

No desenho abaixo, ficam representados os graus acadêmicos, ou seja, a hierarquia do ensino superior e pós-graduação no Brasil. Destaca-se que é no país porque os níveis e hierarquias da graduação e pós-graduação podem ser diferentes em outros países.

Veja o desenho abaixo:

Graus Acadêmicos - hierarquia do ensino superior e pós-graduação no Brasil

Graus Acadêmicos – Hierarquia do ensino superior e pós-graduação no Brasil

A pós-graduação no Brasil é dividida em duas classificações:

  1. Lato sensu;
  2. Stricto sensu.

1- Lato sensu: são todas as pós-graduações que oferecem certificados à portadores de diploma de graduação de qualquer área do conhecimento. A palavra Lato é de origem latina e significa em sentido amplo. Isso quer dizer que a pós lato sensu é mais flexível, aberta e rápida. Geralmente tem duração de 12 meses, mas pode ser mais demorada que isso.

As mais conhecidas são as chamadas especializações, que tem a finalidade de instrumentalizar e capacitar de forma rápida para o mundo profissional. Assim como o Master Business Administration (MBA), que é uma especialização rápida voltada para área de gestão e administração.

2- Stricto sensu: são consideradas pós-graduações stricto sensu no país:

  • Mestrado;
  • Doutorado;
  • Pós-doutorado.

As pós-graduações stricto sensu são assim denominadas pelo fato de serem mais fechadas, ou como o próprio significado do termo latino explicita “em sentido específico”. Ou seja, são mais restritas e direcionadas, com tempo de duração maior e voltadas especificamente para pesquisa.

Você também pode entender o que é Pós-doutorado lendo nosso outro artigo: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado: duração e sequência dos cursos

Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Entenda as diferenças e semelhanças entre mestrado e doutorado

Mestrado e Doutorado: similaridades e diferenças

Qual a diferença entre mestrado e doutorado? E suas semelhanças? O mestrado e o doutorado por serem pós-graduações stricto sensu, são bastante semelhantes. Ambos são cursos que tem como principal caracterização a pesquisa. Isso quer dizer que o foco não é sua aplicabilidade direta ao mercado de trabalho e nem depende das demandas daí provenientes.

Tanto o mestrado quanto o doutorado focam na formação do pesquisador e numa sólida formação teórico-crítica.

Geralmente esses cursos são procurados por profissionais que pretendem seguir carreira acadêmica no magistério superior, pois os concursos exigem tal formação.

Mas também há programas que contemplam professores do ensino básico em formação continuada, por meio de programas interinstitucionais.

A formação nos dois cursos é possível por meio da integralização de créditos. Os créditos são obtidos de diferentes maneiras, tais como: cursando disciplinas, participando de eventos extra-classe, realizando a defesa, dentre outros meios (que devem ser consultados de acordo com cada programa de pós-graduação).

No Brasil é comum que o mestrado seja cursado como pré-requisito para se cursar o doutorado, embora ambos os cursos sejam destinados a portadores de diploma de graduação (seja na licenciatura ou bacharelado).

Porém esta ordem não é obrigatória, veja neste outro artigo:

Exigências do Mestrado e do Doutorado

O mestrado tem um nível de aprofundamento e de estudos rigoroso e geralmente se cursam as disciplinas em um ano e se desenvolve a pesquisa e, no ano seguinte, conclui-se a pesquisa, finaliza-se a dissertação, realiza-se a qualificação do trabalho e, por fim, a defesa.

Já no doutorado a exigência e o nível de formação são altos, demandando um tempo de dedicação maior, com uma profundidade maior na envergadura da pesquisa e, geralmente, recomenda-se que a tese do trabalho seja inédita, pois presa-se bastante a inovação na pesquisa.

Saiba mais sobre a duração no artigo que fala quanto tempo duram os cursos de Pós-Graduação.

capes e bolsas de pós-graduação

Conheça o Capes e a oferta de Mestrado e Doutorado

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), há três objetivos fundamentais em ofertar mestrados e doutorados no país:

  1. “formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade;
  2. estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;
  3. assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.” (CAPES, 2020).

Capes desempenha o papel de regulação e avaliação da pós-graduação stricto sensu no país. É essa fundação que é responsável por classificar os programas de pós-graduação por meio da avaliação dos mesmos. É importante destacar isso, pois os programas possuem notas e, de acordo com essas notas pode-se verificar a qualidade dos cursos. A nota mínima é três (geralmente quando programa é aberto e ainda não passou por nenhuma avaliação) e a máxima é sete. Quanto maior a nota, maior a excelência do programa.

A Capes possui várias atribuições, confira abaixo:

  • “avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional.
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.” (CAPES, 2020).
Como conseguir bolsas de Pós-Graduação pela Capes?

Saiba os detalhes para conseguir bolsas de Mestrado e Doutorado

Como conseguir bolsas de Pós-Graduação? 

Em todos programas de pós-graduação existem bolsas que podem ser acessadas pelos acadêmicos e, a maioria delas, vem justamente da Capes, principal fonte de fomento de bolsas no Brasil e no exterior.

Mas também há bolsas das próprias instituições e programas de pós-graduação.

Valores das bolsas: geralmente segue-se o padrão de valores estabelecidos pela Capes, sendo os mais atuais estipulados pela Portaria n. 1 de 3 de janeiro de 2020:

  • Mestrado: R$ 1.500,00
  • Doutorado: 2.200,00

Para acessar as bolsas de pós-graduação nos programas deve-se consultar os editais disponíveis, tanto na seleção quanto após a seleção.

Há bolsas que são destinadas à candidatos que conseguem uma boa classificação no processo seletivo de ingresso no programa. Geralmente essa condição fica explícita no edital de seleção de ingresso e é destinada ao candidato que se classifica no primeiro lugar (quando o programa possui mais bolsas, pode contemplar os três primeiros candidatos).

Outra forma de ser contemplado com uma bolsa de pós-graduação é realizar um processo seletivo interno, após ter ingressado no curso de mestrado ou doutorado. Esse processo se dá por meio de publicação de edital com a quantidade de bolsas disponíveis e as normas de participação.

As bolsas, geralmente são destinadas à pessoas que não possuem vínculo empregatício, ou quando possuem, devem optar pela bolsa ou pelo vínculo empregatício. Mas há exceções! Alguns vínculos empregatícios são permitidos e as bolsas podem ser cumuladas, como o caso de profissionais docentes. O regulamento sempre deve ser consultado.

→ Uma dica suuuuper importante: estude bastante para uma boa classificação no processo seletivo e, desde a graduação vá construindo um bom currículo, pois, geralmente, o currículo faz a diferença nas pontuações, tanto de ingresso nos programas quanto para concorrer às bolsas disponibilizadas! Esteja atento, invista sempre na sua formação!

Referências

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em:  
https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. Acesso em: mai 2020.

PORTARIA N 1 DE 3 DE JANEIRO DE 2020. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DRI/07012020-Portaria-1-Estabelece-as-modalidades-de-bolsas-de-estudos-no-exterior-e-no-Brasil.pdf. Acesso em: mai 2020.