Aprenda como utilizar entrevistas em seu TCC com exemplos práticos, desde a elaboração de perguntas e roteiro.
Uma das ferramentas mais importantes para realizar uma pesquisa – como um TCC – é a entrevista.
Ela pode acontecer de diversas maneiras para atingir os mais variados objetivos dentro da pesquisa.
Neste artigo, vamos analisar a função de uma entrevista em um TCC e como você pode usá-la.
Além de trazer dois exemplos comentados para você ter como base e saber como colocar entrevistas no TCC de forma correta.
→ Confira a seguir o que trazemos neste artigo especial.
- Um TCC com entrevista vai dar um novo rumo aos dados da pesquisa
- Como elaborar perguntas para entrevista de TCC?
- Como fazer um roteiro de entrevista para TCC?
- Exemplos comentados de aplicação da entrevista em um TCC
- Modelo de aplicação da entrevista em um TCC
- Segundo Exemplo Comentado de Entrevista para TCC
- Referências:
Um TCC com entrevista vai dar um novo rumo aos dados da pesquisa
Saiba como a entrevista pode transformar a coleta de dados do seu TCC, proporcionando respostas para sua pesquisa
A entrevista em um TCC é uma ferramenta. Um método de pesquisa para a coleta de dados qualitativos e quantitativos.
Além disso, ela oferece uma compreensão certeira do tema de pesquisa, além de ampliar sua análise.
Por meio de uma entrevista é possível obter informações detalhadas e também subjetivas.
Com a entrevista, o pesquisador pode conseguir informações específicas sobre as percepções, experiências e opiniões dos participantes, que poderiam não ser obtidas através de outros métodos de pesquisa.
Como assim?
A conversa direta com os entrevistados possibilita uma investigação de assuntos por vezes complicados e delicados. Isso traz para seu TCC aspectos sutis que talvez não fossem evidentes com outros métodos de coleta de dados.
Entende?
♦ Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
Durante as entrevistas, o pesquisador também tem a liberdade de ajustar as perguntas e a direção da conversa conforme as respostas dos participantes, permitindo a exploração de novas questões e a profundidade em tópicos importantes que surgem durante a interação.
No mais, as informações extraídas das entrevistas podem ajudar a confirmar ou expandir dados obtidos por outros meios – como questionários ou análise de documentos -, tornando a análise bem mais completa.
O que aumenta a credibilidade dos resultados!
E tem mais.
A entrevista também permitir o desenvolvimento de relações e confiança. Ou seja, por meio da entrevista você pode estabelecer uma relação de proximidade entre o pesquisador e os participantes.
Isso pode levar a respostas mais honestas e detalhadas, dando acesso a informações que serão importantes para seu TCC.
Como elaborar perguntas para entrevista de TCC?
Descubra como criar perguntas para sua entrevista de TCC de forma a obter dados relacionados aos objetivos da pesquisa
Antes de começar a desenvolver as suas perguntas, não deixe de verificar junto ao conselho de ética de sua instituição a documentação necessária para realizar entrevistas.
Sim, essa documentação é realmente importante para que sua pesquisa seja considerada acadêmica e honesta.
Dito isso, é hora de pensar nas perguntas.
Então, como elaborar perguntas para entrevista de TCC?
Desenvolver perguntas para uma entrevista de TCC é um processo que exige planejamento da parte do pesquisador.
Cada pergunta deve ser pensada para realmente conseguir do entrevistado informações que vão contribuir diretamente para os objetivos da pesquisa.
Lembra que falamos acima dos possíveis dos ajustes?
Então. Dependendo de como será a sua entrevista, você deve ter perguntas que podem ser usadas caso a pessoa dê uma resposta não tão condizente ou coerente com a pergunta feita.
♦ ♦ ♦
Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
♦ ♦ ♦
Entretanto, como não é possível prever tudo, você também poderá ter de usar do improviso na hora da entrevista.
Fica a dica!
Assim, antes de fazer a entrevista, as perguntas devem ser formuladas com base nos objetivos específicos do seu TCC.
Sendo prático, identifique claramente as informações necessárias para alcançar cada objetivo e defina os temas principais relacionados a eles.
Quer um exemplo para ficar mais claro?
Vamos lá. Se você vai entrevistar colaboradores de uma startup e tem como objetivo entender como a tecnologia influencia a produtividade no ambiente de trabalho, suas perguntas devem focar em como os entrevistados percebem o impacto da tecnologia em suas tarefas diárias.
A organização das perguntas é igualmente importante para o sucesso da entrevista.
Mas, estruture-as de forma lógica.
Comece com questões mais amplas e vá progredindo para perguntas mais específicas.
Inicie, por exemplo, com perguntas sobre a experiência geral do entrevistado com tecnologia e, em seguida, passe para questões mais detalhadas sobre ferramentas e situações específicas.
Uma dica importante.
Use frases de transição para conectar uma pergunta à próxima e agrupe perguntas sobre o mesmo tema para manter a conversa coesa e focada.
Sem uma estrutura lógica, é fácil de se perder na entrevista, entende?
Ou, pior ainda, o entrevistado pode se perder e se desinteressar em te responder.
Uma última dica. Ajuste suas perguntas ao perfil do entrevistado, levando em consideração sua idade, formação e experiência.
Para ter certeza de que suas perguntas são boas, antes de conduzir as entrevistas, realize um teste com um pequeno grupo que tenha um “perfil similar” ao dos seus entrevistados.
Caso não tenha alguém próximo que possa te ajudar nesse teste, aplique a pessoas que não sabem muito sobre o seu tema de TCC e que peça para elas dizerem se entenderam o que você quer perguntar.
Como fazer um roteiro de entrevista para TCC?
→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
Aprenda como organizar um roteiro de entrevista para garantir um fluxo lógico e captar dados.
Vamos ser práticos aqui.
Inicie o seu roteiro de entrevista definindo com precisão os objetivos da sua pesquisa e os temas essenciais que deseja explorar.
Com base nesses objetivos, crie perguntas que abordem diretamente esses temas, utilizando uma linguagem simples e compreensível para o entrevistado.
A linguagem é bem importante!
Não deixe de influir diferentes tipos de perguntas para enriquecer a entrevista.
Perguntas abertas devem ser usadas para encorajar respostas detalhadas e reflexivas, como:
- Quais são suas experiências com a nova política de trabalho?
Perguntas fechadas ajudam a obter dados específicos, por exemplo:
- Você participou de algum treinamento sobre a nova política (Sim/Não).
Além disso, utilize perguntas de sondagem para aprofundar respostas que surgirem, como:
- Pode fornecer um exemplo específico de como a política impactou sua rotina?
Mas, lembre-se que você precisa cativar o entrevistado e fazer com que ele se sinta à vontade.
Se de alguma maneira ele achar que você está sendo agressivo ou arrogante, a sua entrevista poderá dar completamente errada.
Combinado?
Conforme dito anteriormente, uma entrevista lógica é importante para fazer sentido para o entrevistado.
Estruture as perguntas em uma ordem lógica, começando com questões mais amplas e progressivamente passando para tópicos mais específicos.
Organize as perguntas em blocos temáticos e use frases de transição para manter o fluxo da conversa e conectar os tópicos.
Seguindo essas simples dicas, você poderá montar a sua entrevista com precisão para extrair os dados necessários para realizar seu TCC.
Uma última dica prática.
Após a entrevista, nunca deixe de revisar o que os entrevistados disseram e, caso haja essa possibilidade, você pode solicitar mais detalhes para eles.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos?
Exemplos comentados de aplicação da entrevista em um TCC
Veja exemplos comentados de entrevistas em TCCs que podem ser aplicados em diversas áreas de estudo
As entrevistas podem ser aplicadas de diversas maneiras em um Trabalho de Conclusão de Curso. Como já dissemos, ela serve para entender comportamentos, explorar percepções ou investigar processos.
Além disso, elas permitem uma análise aprofundada sobre o tema de pesquisa, claro.
A seguir, apresentaremos dois exemplos de entrevistas no TCC e mostraremos como ela pode ser usada para coletar dados para o desenvolvimento de um TCC.
Modelo de aplicação da entrevista em um TCC
Vamos começar apresentando para você o tema deste exemplo, que será: “O impacto da cultura organizacional no desempenho de equipes de startups de tecnologia”
Agora, entenda mais sobre o que é a pesquisa.
Essa pesquisa tem como objetivo investigar como a cultura organizacional de startups de tecnologia influencia o desempenho de suas equipes.
A pesquisa busca compreender se práticas comuns em ambientes de startups, como a horizontalidade nas decisões, a flexibilidade no trabalho e a informalidade na comunicação, têm impacto direto no rendimento e na satisfação dos colaboradores.
Para isso, a entrevista foi escolhida como método principal para coletar dados, pois permite explorar em profundidade as percepções e experiências dos colaboradores, algo que outros métodos, como questionários, poderiam não captar com a mesma riqueza de detalhes.
Certo até aqui?
Agora, pensando a pesquisa, ela foi desenhada para incluir entrevistas semiestruturadas com colaboradores de startups, permitindo flexibilidade para trazer temas que surgirem durante a conversa.
O foco é entender, diretamente dos participantes, como eles percebem a cultura da empresa e como acreditam que essa cultura impacta sua performance diária.
Agora, vamos ao exemplo de entrevista deste TCC.
A seguir estão algumas perguntas elaboradas para a entrevista, acompanhadas de um comentário sobre o porquê de cada uma e o que ela pode trazer para o estudo.
Vamos aos 5 Exemplos de perguntas comentadas.
1-
“Como você descreveria a cultura da sua empresa?”
Comentário: Esta pergunta inicial é ampla e serve para entender como o colaborador vê a cultura organizacional sem influências.
As respostas a esta pergunta podem revelar as percepções mais honestas e gerais sobre o ambiente de trabalho.
Com essa pergunta, espera-se obter uma visão macro da organização pelos olhos dos colaboradores, o que será a base para aprofundar o entendimento da cultura.
2-
“De que maneira você acredita que a cultura da empresa influencia o seu desempenho diário?”
Comentário: Essa pergunta busca explorar a relação direta entre a cultura organizacional e a produtividade.
Aqui, o foco é captar percepções individuais sobre o impacto da cultura no trabalho cotidiano, algo que é essencial para os objetivos do TCC.
As coleta das respostas podem ajudar a confirmar se práticas como flexibilidade ou informalidade ajudam ou atrapalham no rendimento do colaborador.
3-
“Quais práticas da empresa você considera mais positivas para seu trabalho? E quais considera desafiadoras?”
Comentário: Com essa pergunta, o objetivo é identificar aspectos específicos da cultura que são vistos como facilitadores ou obstáculos ao desempenho.
Isso é importante para entender quais elementos podem ser replicados ou ajustados em outras startups.
As respostas vão oferecer dados para uma análise mais refinada sobre quais práticas devem ser incentivadas ou repensadas.
4-
“Você acredita que teria o mesmo desempenho se estivesse em uma empresa com uma cultura mais tradicional? Por quê?”
Comentário: Esta pergunta comparativa visa trazer à tona a percepção do colaborador sobre o quanto a cultura de startups realmente impacta seu desempenho em relação a outros tipos de empresas.
A resposta pode revelar a importância que ele atribui às características únicas da cultura organizacional e como essas características são vistas em relação a outros ambientes corporativos.
5-
“Pode compartilhar um exemplo específico de como a cultura da empresa ajudou ou dificultou o cumprimento de suas metas?”
Comentário : Perguntas que pedem exemplos específicos ajudam a obter dados mais concretos e aplicáveis.
Em vez de respostas abstratas, o pesquisador pode captar situações reais que exemplificam a relação entre cultura e desempenho.
Isso enriquece a pesquisa com casos práticos que podem ser analisados com maior profundidade.
Agora, vamos dar para você a justificativa da escolha das perguntas.
As perguntas foram formuladas para guiar o entrevistado desde uma visão geral da cultura organizacional até exemplos específicos de como essa cultura afeta diretamente seu trabalho.
A ideia de começar com perguntas mais abertas e ir progressivamente afunilando permite ao pesquisador captar percepções genuínas antes de explorar tópicos mais direcionados.
Essa estrutura lógica contribui para que a conversa flua naturalmente, mantendo o entrevistado engajado e evitando que ele se sinta pressionado.
Com essas perguntas, o pesquisador poderá coletar dados qualitativos ricos e detalhados, que servirão como base para a análise da influência da cultura organizacional no desempenho das equipes de startups.
Além disso, as respostas poderão ser trianguladas com outros dados (como análise de documentos internos ou resultados de desempenho), fortalecendo a credibilidade e profundidade do estudo.
Segundo Exemplo Comentado de Entrevista para TCC
Agora, vamos seguir para um segundo exemplo de entrevista para um TCC na área de pedagogia?
Tema do TCC: “O uso de metodologias ativas na Educação Infantil e seus impactos no desenvolvimento cognitivo das crianças”
E sobre o que é a pesquisa?
Esse TCC tem como objetivo investigar como o uso de metodologias ativas (como a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação) impacta o desenvolvimento cognitivo de crianças na Educação Infantil.
O estudo busca analisar as percepções de professores sobre a eficácia dessas práticas e como elas influenciam o processo de aprendizagem das crianças, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas como a resolução de problemas, a criatividade e a autonomia.
A entrevista foi escolhida como método principal por permitir uma investigação mais profunda sobre as experiências dos professores com essas metodologias.
E como foi imaginada a pesquisa?
A pesquisa foi desenhada para incluir entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil que utilizam ou experimentam metodologias ativas em sala de aula.
O objetivo é compreender como essas práticas são implementadas, os desafios encontrados e os benefícios observados no desenvolvimento cognitivo das crianças.
Veja como ficou este exemplo de entrevista.
A seguir estão algumas perguntas elaboradas para a entrevista, acompanhadas de comentários para você entender sobre o porquê delas.
1-
“Quais metodologias ativas você utiliza em sala de aula e como elas são aplicadas no dia a dia?”
Comentário: Essa pergunta busca obter uma visão geral das práticas pedagógicas adotadas pelo professor, permitindo ao pesquisador identificar quais metodologias ativas são mais comuns e como elas são inseridas no contexto da Educação Infantil.
As respostas ajudarão a entender a diversidade e a aplicação prática dessas abordagens.
2-
“Quais impactos você observa no desenvolvimento cognitivo das crianças ao usar essas metodologias?”
Comentário: A intenção aqui é explorar a percepção do professor sobre como essas metodologias influenciam o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Espera-se que os professores relatem, com base em suas observações diárias, mudanças nas habilidades cognitivas das crianças, como a capacidade de resolver problemas, pensar de maneira crítica e demonstrar autonomia.
3-
“Pode dar um exemplo de uma atividade em que as crianças demonstraram progresso cognitivo significativo ao utilizar uma metodologia ativa?”
Comentário: Pedir exemplos concretos ajuda a trazer para a pesquisa dados mais palpáveis e ilustrativos.
Ao relatar uma experiência específica, o professor oferece informações ricas sobre o impacto prático das metodologias ativas no desenvolvimento cognitivo infantil, permitindo uma análise mais detalhada.
4-
“Quais são os principais desafios que você enfrenta ao implementar essas metodologias na Educação Infantil?”
Comentário: Com essa pergunta, o pesquisador pretende identificar as dificuldades que os professores encontram ao aplicar metodologias ativas.
Essas informações são importantes para compreender os obstáculos práticos e institucionais que podem limitar a eficácia dessas práticas e, assim, contribuir para a discussão sobre possíveis melhorias.
5-
“Como você avalia a receptividade das crianças em relação a essas metodologias? Elas se envolvem mais nas atividades?”
Comentário: Essa pergunta é importante para explorar o envolvimento e a motivação das crianças ao participarem de atividades baseadas em metodologias ativas.
A partir dessa resposta, será possível verificar se essas práticas realmente despertam mais interesse e engajamento por parte das crianças, o que é um dos fatores que podem influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo.
E qual o motivo da escolha destas perguntas?
As perguntas foram pensadas para cobrir desde uma visão geral das metodologias ativas até exemplos práticos de como elas afetam o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Ao pedir que os professores relatem experiências concretas e reflexões sobre os desafios enfrentados, o pesquisador poderá reunir dados ricos e detalhados, essenciais para analisar a eficácia dessas metodologias na Educação Infantil.
As respostas dos professores também permitirão identificar padrões e sugerir melhorias no uso dessas práticas, contribuindo para o debate sobre inovação pedagógica nessa faixa etária.
O que achou destes exemplos?
Você pode usá-los como base de entendimento para formular seu próprio questionário.
Esperamos que tenha gostado. Aproveite nossos outros artigos abaixo.
Referências:
Behar, C., Jorge, S., & Jorge, P. (2022). Epistemologia do método científico: a técnica de entrevista. Conhecendo Online, 7(1), 118–135. Recuperado de https://conhecendoonline.emnuvens.com.br/revista/article/view/105
BERG, M. Algunos aspectos de la entrevista como método de producción de conocimientos. Historia y Fuente Oral, n. 4, p. 5-10, 1990. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/27753288. Acesso em: 05 Set, 2024.
MALFITANO, Ana Paula Serrata; MARQUES, Ana Cláudia Rodrigues. A entrevista como método de pesquisa com pessoas em situação de rua: questões de campo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 19, n. 3, p. 289, 2011. DOI: 10.4322/cto.2011.002.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Técnicas de entrevista: método, planejamento e aplicações. São Paulo: Vetor, 2016.
Deixar um comentário