Nesse artigo você vai aprender como fazer um projeto de pesquisa passo a passo, com exemplos e informações detalhadas sobre a escolha e delimitação do tema, a criação do objetivo geral e dos objetivos específicos, metodologia e todos os componentes que a elaboração de um projeto de pesquisa deve conter, bem como aplicar as regras da ABNT para que fique tudo dentro das normas!

Um guia completo para você que quer saber como fazer um projeto de pesquisa passo a passo, (ou um pré-projeto, ou anteprojeto como algumas instituições chamam) com exemplo em cada item para adaptar a sua área de formação, na elaboração do seu pré-projeto de TCC. Além dos exemplos, você vai contar com um modelo de manual da Universidade Candido Mendes, da Universidade Estácio de Sá e da Unopar, só para fixar bem a maneira de entender a construção do seu projeto, ok?

Outra coisa importante é que enquanto mostro os itens para desenvolver tema, justificativa, objetivos, etc, você terá os links de acesso a outros artigos relacionados, para se aprofundar mais e desenvolver melhor cada passo do projeto de pesquisa.

Vamos começar? Anote o que precisar e guarde nossa página, pois ela vai te ajudar hoje e futuramente a fazer seu Anteprojeto de Pesquisa. Também é importante guardá-la, pois ela contém muitos elementos que vão te ajudar quando for escrever o desenvolvimento do seu TCC. Então salve em seus favoritos, ou se preferir, compartilhe em sua rede social para não perder o link.  🙂 

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Método-para-fazer-um-projeto-de-pesquisa-passo-a-passo

Saiba porque fazer um projeto de pesquisa é tão importante?

Por quais motivos elaborar um projeto de pesquisa completo?

Um projeto de pesquisa, também denominado de pré-projeto ou de anteprojeto de pesquisa é a fase mais importante no processo de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seja ele no nível da graduação ou da pós-graduação.

É o projeto que organizará a profundidade da investigação que será realizada sobre o tema da sua pesquisa. Talvez seja a etapa mais árdua do processo de uma investigação científica, por conta da atenção que deve ser dada na delimitação do tempo e espaço que você dará ao projeto de pesquisa; e o mais importante: o projeto auxilia significativamente o seu TCC, ou seja, seu entendimento de como fazer um projeto de pesquisa passo a passo é o que te mostrará como será desenvolvida a pesquisa e servirá de base, de guia, para orientar toda construção do TCC.

→ Se você tem um anteprojeto bem feito e “redondinho”, você terá toda a estrutura da pesquisa e como desenvolvê-la, inclusive terá também parte da introdução pronta, como explico neste outro artigo. É uma fase tão importante que não terá que quebrar a cabeça posteriormente ou ter que mudar seu tema e acabar por ter que elaborar um novo projeto, devido à insuficiência ou falta de objetividade do primeiro pré-projeto que elaborou.

Já viu que organizar um bom pré-projeto de TCC, vai ajudar a avançar no seu Trabalho de Conclusão de Curso, não é?

E vou te dar um dica. Ter um método de estudo faz toda a diferença! Esforço também. Mas esforço sem um método, vai fazer você passar horas no computador sem rendimento, sem ideias e poucas páginas escritas. Sem um método, perdemos noites de sono, finais de semana, sem contar as leituras desnecessárias para sua pesquisa. Você imagina isso?

Digo isto, pois procuramos conhecer e apresentar aos visitantes técnicas que trazem resultados. Não é à toa que estamos nas primeiras páginas do Google e queremos (se você permite) lhe apresentar um artigo que indicamos para nossos alunos.

Então no artigo – Formas de Facilitar sua Pesquisa – apresentamos 4 métodos que tem ajudado muito aos alunos. São métodos pagos, mas tem para todos os bolsos. Se te interessar, dê uma olhada. Recomendamos.

Se depois de ver o link acima, ainda tiver alguma dúvida, pode me enviar uma mensagem pela página de contato, ok?

Qual a linguagem a ser utilizada na escrita para fazer um projeto de pesquisa?

Como todo trabalho científico, o projeto não é diferente, a linguagem deve ser padronizada e científica. Você até pode optar por escrever o texto na terceira pessoa, embora não seja recomendado, mas desde que optou por esse modo de escrita, todo texto deverá ser escrito dessa maneira.

Exemplo de texto na terceira pessoa: Buscamos nesse anteprojeto de pesquisa… Os dados que apresentamos nesse pré-projeto de pesquisa…

Mas a forma acadêmica mais utilizada é a forma impessoal na escrita. Veja este exemplo: Buscou-se nesse projeto de pesquisa… Os dados ora apresentados nesse projeto de pesquisa….

O que não pode é utilizar as duas formas! Escolha uma e padronize toda escrita dessa maneira!

Veja o que diz o Manual da Universidade Candido Mendes. Você terá ele na íntegra ao final deste artigo.

Qual a linguagem a ser utilizada na escrita para fazer um projeto de pesquisa

Qual a linguagem a ser utilizada na escrita para fazer um projeto de pesquisa

Ficou claro? Então agora, vamos as “tão temidas” regras da ABNT de como elaborar um projeto de pesquisa. Se você ainda não as conhece, nem ouviu falar, elas dão um certo trabalhinho sim, mas nada que uma boa orientação não ajude. 🙂

O que é ABNT e qual norma se utiliza para fazer o projeto de pesquisa passo a passo

ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ABNT é responsável pela elaboração de várias NBR’s que normatizam e homogeneízam a elaboração e a estrutura dos trabalhos técnicos, como o projeto de pesquisa.

A NBR 15287 é a norma específica sobre projeto de pesquisa. Nela você encontra todos os elementos que devem conter em um projeto de pesquisa, quais elementos são obrigatórios, quais são opcionais, além de instruir o que deve conter em cada parte dos elementos. Vamos explicar cada item de forma descomplicada, mas se você quiser, baixe aqui o original.

Você pode se aprofundar mais sobre as regras ABNT neste nosso outro artigo – Conheça Agora as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa.

Saiba Mais______

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Qual norma se utiliza para fazer o projeto de pesquisa passo a passo

Qual norma se utiliza para fazer o projeto de pesquisa passo a passo?

O anteprojeto de pesquisa é estruturado em três fases:

  1. Elementos pré-textuais;
  2. Elementos textuais; e
  3. Elementos pós-textuais.

Aqui vamos fazer um passo a passo para que você possa aprender a elaborar o seu projeto de acordo com essa norma específica  de uma maneira bem fácil para que você não tenha preocupações, pois as normas são na verdade, simples e práticas e concordará que não será um grande problema, vamos conferir!

Primeiro passo para fazer um projeto de pesquisa: construindo os elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais são todos aqueles que antecedem o texto propriamente dito e contém várias informações que identificam o seu trabalho e a natureza do mesmo.

Primeiro passo de todos é configurar o formato do documento que dará origem ao projeto. O tamanho da folha deve ser A4, a página deve ser configurada no modo personalizado com margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm. O tamanho da fonte (da letra) deve ser 12, o tipo (nome) da fonte Times New Roman ou Arial e, por fim, o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 (se estiver com dificuldades de achar a formatação da entrelinha, procure no menu do seu editor por parágrafo). O projeto deve ser escrito e impresso na cor preta, utilizando-se de outras cores apenas em ilustrações.

Capa: a capa é um elemento opcional para seu projeto. Deve conter as seguintes informações, nessa ordem:

  • Nome da entidade a qual o projeto será submetido;
  • Nome do autor(a);
  • Título;
  • Subtítulo (quando houver subtítulo, este deve ser subordinado ao título com a utilização de dois pontos (:), ou distinguido tipograficamente (negrito ou itálico);
  • Local em que o anteprojeto será apresentado (cidade da entidade onde o projeto será entregue); e
  • Ano de depósito (entrega).

→ Vamos ver exemplos? Durante este artigo, destaquei um projeto de pesquisa em Pedagogia. Trago também mais ao final, uma ideia de como ficaria um projeto em direito e você pode adaptar ao seu, ok?!

O nome da entidade a qual o projeto será submetido é, por exemplo, o nome da universidade onde você apresentará o projeto, se for em uma universidade, deverá ser o nome da universidade. Geralmente coloca-se o nome da entidade ou instituição em caixa alta (todas as letras em maiúsculo). Após colocar o nome da instituição, dê um enter e escreva seu nome, também em caixa alta. Tanto o nome da instituição quanto seu nome devem ser centralizados na folha.

Veja este Exemplo:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MARIA APARECIDA SANTOS

O título pode ser deixado para colocar quando terminar de escrever o pré-projeto, pois aí terá uma ideia mais clara sobre qual título irá colocar. Este também se coloca em caixa alta e centralizado, e, se houver subtítulo deve-se colocar dois pontos (:) e depois o subtítulo. Veja este exemplo:

A UNIVERSIDADE: ESTUDO DOS MOTIVOS DE EVASÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

No final da folha você irá colocar o Local de onde apresentará o projeto e o ano de entrega do mesmo. Por exemplo:

SÃO PAULO-SP
2019


Lombada: é um elemento opcional e deve ser elaborada de acordo com a NBR 12225.

Folha de rosto: a folha de rosto é elemento obrigatório. Deve conter os seguintes elementos, na respectiva ordem:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Subtítulo (quando houver subtítulo, este deve ser subordinado ao título com a utilização de dois pontos (:), ou distinguido tipograficamente (negrito ou itálico).
  • Tipo de pré-projeto de pesquisa e nome da entidade a qual será submetido;
  • Nome do orientador, (se você já tiver);
  • Local em que o projeto será apresentado (cidade da entidade onde o projeto será entregue);
  • Ano de depósito (entrega).

Os elementos da folha de rosto, seguem a mesma estrutura da capa, inclusive deve-se atentar para que o título na folha de rosto fique no mesmo posicionamento da capa ao serem sobrepostos na impressão.

Ao informar o tipo de pesquisa e nome da entidade a ser submetido, requerido na folha de rosto, o texto deve ser digitado com fonte 10, espacejamento de entrelinhas simples e ser todo recuado de 8 cm do meio para a direita da página, com texto justificado.

Com este exemplo, fica melhor visualizar:

Tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a qual será submetido

Tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a qual será submetido

Caso haja necessidade, podem ser elaboradas lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviatura e siglas, lista de símbolos. Todos esses elementos são opcionais.

A lista de ilustrações deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com seus respectivos nomes e número de páginas, para cada tipo de ilustração recomenda-se uma lista.

Lista de tabelas: deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com seus respectivos nomes e número de páginas.

Lista de abreviaturas e siglas: apresenta em ordem alfabética todas abreviaturas e siglas utilizadas no texto, deve conter a sigla seguida da expressão ou palavra correspondente, grafada por extenso.

Lista de símbolos: elaborada de acordo com a ordem que aparece no texto, seguida de seu significado.

Sumário: elemento obrigatório do anteprojeto. Deve ser elaborado de acordo com a NBR 6027.

Todos estes indicativos devem ser alinhados. Veja este exemplo, e abaixo, como fica caso seu projeto (ou futuramente em seu TCC) possua subtítulos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ……………………………………………….. 4
2 OBJETIVOS …………………………………………………… 8

Exemplo de Sumário com subtítulos

Exemplo de Sumário com subtítulos

Neste exemplo abaixo, veja como o Manual da Universidade Candido Mendes explica a numeração progressiva, que funciona como subcapítulos com subitens:

Exemplo de Sumário com numeração progressiva

Exemplo de Sumário com numeração progressiva

Ufa, muitos detalhes não? Concluída toda parte que contém os elementos pré-textuais, iremos seguir com os elementos textuais. Vai ficar mais simples, prometo! 🙂

Segundo passo para fazer um projeto de pesquisa: construindo os elementos textuais

Os elementos textuais iniciam-se com uma introdução. A contagem das páginas figuram pela primeira vez também na introdução, mas começam a serem contadas a partir da folha de rosto.

Ficou confuso(a)? Vou explicar melhor.

Se você fez capa, folha de rosto e sumário, inicia-se a contagem na folha de rosto que será a página número um, o sumário será página número dois e a introdução a página número três, mas o número de páginas só aparece na primeira vez como número três e na introdução, entende? Devendo ser feita uma quebra de seção (no seu editor de textos) na página anterior para não aparecer esta numeração nas mesmas.

Toda digitação do pré-projeto deve ser feita com fonte (letra) de tamanho 12, espacejamento entrelinhas de 1,5, exceto as citações com mais de três linhas (as chamadas citações indiretas, que devem ser recuadas a margem esquerda de 4cm), notas de rodapé, legendas de ilustrações e tabelas, que devem ser digitadas com fonte de tamanho 10 e espaçamento entrelinha simples.

Na introdução são expostos:

  • Tema do pré-projeto;
  • Problema a ser abordado (pergunta que deu origem à investigação);
  • Hipóteses (se houver);
  • Objetivos (Geral e Específicos) a serem atingidos;
  • Justificativa (motivos que justifiquem a realização da pesquisa);
  • Referencial teórico (que dará sustentação à pesquisa);
  • Metodologia a ser utilizada;
  • Recursos;
  • Cronograma.

A numeração dos tópicos deve ser alinhada à esquerda e separada dos títulos apenas por um espaço, sem nenhum caractere. Veja o exemplo abaixo, da Introdução. O mesmo acontece para os Recursos, Cronograma, etc:

1 INTRODUÇÃO

Os títulos devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços de 1,5.

Vamos explicar agora passo a passo a construção de cada item exposto na sua introdução.

Vamos ver como fica a parte textual da elaboração de seu projeto de pesquisa

Vamos ver como fica a parte textual da elaboração de seu projeto de pesquisa

O Tema e a Problematização

O tema deve ser muito bem delimitado pois dele depende todo restante da elaboração do projeto. Delimitar um tema é definir qual será seu objeto de estudo. O tema ou a temática surge sempre a partir de um problema identificado no real, no concreto da realidade e que, de alguma maneira é instigante a ponto de se tornar objeto a ser estudado por você.

→ Suponhamos que você faz um curso superior na área de humanas e percebe que seu curso vai sofrendo várias evasões, ou seja, vários de seus colegas vão saindo do curso. Você fica intrigado com isso e resolve pesquisar no seu TCC qual o motivo pelos quais esses colegas deixaram de cursar a graduação.

Veja bem! A partir disso você tem uma problemática, uma pergunta para pesquisa: qual o motivo pelos quais meus colegas deixaram de cursar a graduação?

Você deve procurar um(a) professor(a) que possivelmente lhe orientará nesse processo de investigação para que, juntos, possam definir sua temática para que você construa seu projeto e elabore sua pesquisa para o TCC. O professor/orientador é uma figura super importante nesse processo, pois estará ali para auxiliar.

A partir dessa problemática você fará uma pesquisa exploratória para identificar os referenciais teóricos que serão utilizados na construção do projeto e também, muito importante, para identificar o que já se tem produzido sobre esse objeto de estudo e que lhe auxiliará na elaboração do seu projeto e servirá também como referencias teóricas para que você, com sua pesquisa, possa avançar na construção do conhecimento sobre o que já foi produzido sobre seu tema, tendo esses autores e trabalhos como suporte.

→ Delimitado o tema, você dará limites em um período e no local em que se dará a pesquisa. Por exemplo: você estudará os motivos que levaram a evasão (local) no curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás (período) entre os anos de 2014 a 2017.

Saiba delimitar seu tema para seu projeto de pesquisa

Delimitar o tema de seu Anteprojeto de Pesquisa é das mais importantes tarefas

Veja que você já delimita assim boa parte da sua pesquisa, impondo limites que você conseguirá fazer no período estabelecido para conclusão do seu curso. Você deve pensar na execução dessa pesquisa e se você terá tempo suficiente para fazer de fato a pesquisa proposta, sendo bem realista, pois, se não o for, incorrerá no risco de não conseguir desenvolver o que propôs!

Para aproveitar bem o assunto, você encontra mais informações nestes outros artigos:

A Hipótese de seu Anteprojeto é um diferencial!

Seu Projeto de pesquisa pode ou não conter uma hipótese. Isso você vai perceber conforme for construindo e entendendo sua própria pesquisa. Uma hipótese é como uma suposição, e deve estar escrita em seu trabalho como uma “afirmação”. Quer um exemplo para entender melhor?

Hipótese - tenha este diferencial em seu projeto de pesquisa

Hipótese: construa este diferencial em seu projeto de pesquisa

Partindo da sua problematização: “quais os motivos que levaram a evasão no curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2014 a 2017“, você consegue ter alguma ideia da resposta desta pergunta? Vamos supor que você ache que a causa foi a queda do poder aquisitivo que ocorreu neste período citado pela pesquisa. Então sua pesquisa pode levantar a hipótese de que:

  • “O motivo pelo qual ocorreu tamanha evasão no curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2014 a 2017, foi a baixa no poder aquisitivo dos alunos que estavam inscritos neste curso na UFG.”

Veja bem, pode acontecer de durante a elaboração de sua pesquisa, durante a coleta de dados, você verifique que não foi nada disto. Tudo bem! Isto não invalida sua pesquisa, ok!?

Veja mais sobre o assunto neste outro artigo:

O objetivo geral e os objetivos específicos

Sendo assim, o próximo passo será elaborar os objetivos da pesquisa. O objetivo geral e os objetivos específicos. Estes tem suma importância e estarão conectados diretamente com a problemática, a justificativa e a metodologia a ser adotada, como veremos mais adiante.

Dada sua problemática e a delimitação de tempo e espaço a realizar a pesquisa você formulará seu objetivo geral que seria, por exemplo:

  • O objetivo geral desta pesquisa é investigar quais os motivos que ocasionaram a evasão dos acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 2014 e 2017.

→ Percebeu como acima está explícito que neste parágrafo se encontra o objetivo geral? Particularmente acho muito importante este parágrafo mostrar assim, bem claro, qual o objetivo da pesquisa: O objetivo geral desta pesquisa é…

Esse é objetivo que norteará todo seu processo de pesquisa. Dele decorrem os objetivos específicos, constituídos de pelo menos três. Note abaixo que os objetivos específicos são os que ajudarão a formular/montar o objetivo geral.

Veja os 3 exemplos:

  • Realizar uma pesquisa exploratória para identificar a produção na área;
  • Discorrer sobre a evasão de acadêmicos nos cursos de licenciatura das universidades públicas;
  • Investigar quais os motivos que ocasionaram a evasão no curso de pedagogia da UFG entre os anos de 2014 e 2017.
Qual-a-metodologia-de-pesquisa-adequada-aos-objetivos-que-você-traçou

Qual a metodologia de pesquisa adequada aos objetivos que você escolheu?

Metodologia de Pesquisa

Delimitados os objetivos específicos – que ajudarão a formular seu objetivo geral -, você definirá como irá alcançar esses objetivos por meio de metodologias de pesquisa adequadas aos objetivos que você traçou. É importante entender que a metodologia é que tornará possível você alcançar o que estabeleceu como objetivos, entende?

Desse modo, você deve se perguntar: como eu vou conseguir realizar uma pesquisa exploratória para identificar a produção na área? Ao responder essa pergunta, estará delimitando sua metodologia. Uma pesquisa exploratória é realizada a partir de consulta e pesquisa em bases de dados confiáveis, como livros, revistas da área estudada, artigos científicos publicados em bases indexadas, como Scielo por exemplo.

Você também pode pesquisar na Plataforma Sucupira, que é gerenciada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e disponibiliza uma grande relação de periódicos para você pesquisar. Ah, e classifica estes periódicos por “níveis qualis”: (Do melhor ao pior – A1, A2, B1, B2, B3…). O Google Acadêmico também pode ajudar você a encontrar informações sobre Referencial Teórico Metodológico. Nestes nossos dois posts,  explico como usá-lo passo a passo. Veja a seguir:

Então uma metodologia a ser utilizada está decidida: pesquisa bibliográfica. Pois ela tornará possível atingir o primeiro objetivo específico proposto.

Assim, você deve fazer com todos os demais objetivos específicos, ok? O mais complicado é definir como a pesquisa de campo irá ser realizada, o que, dado o exemplo acima, será de fato “Investigar quais os motivos que ocasionaram a evasão no curso de pedagogia da UFG entre os anos de 2014 e 2017”.

Nesse caso, você deverá ver com seu orientador(a) qual a melhor metodologia para se conseguir obter esses dados. Mas uma coisa é certeza: você deverá pesquisar uma amostra (número de pessoas) significativa dos acadêmicos que deixaram de cursar a graduação no curso e no tempo delimitado.

Isso poderá ser feito conseguindo uma lista institucional de quem são essas pessoas, e depois definindo qual meio que irá investiga-las, seja por meio de entrevistas (estruturada, semi-estruturada), por meio de questionário, de formulário, via e-mail ou pessoalmente… Você deverá buscar a melhor maneira de atingir seu objetivo específico.

Outras Metodologias de Pesquisa

Existem várias metodologias no âmbito da pesquisa científica, cada área conta com metodologias mais específicas, seja das ciências humanas, das ciências sociais, das ciências biológicas, da saúde, da área das exatas… cabe a você, juntamente ao seu orientador, procurar quais são essas possíveis metodologias para optar por elas de modo que consiga desenvolver a pesquisa proposta.

Deve também procurar sobre os tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa ou a quali-quantitativa.

Feito isso você terá praticamente concluído seu projeto.  🙂 Já terá delimitado a base teórica ou referencial teórico, sua problemática, seu tema, seus objetivos e metodologia!

Vamos pensar em outras áreas de formação para elaborar seu Projeto?

Vejamos um outro exemplo de como delimitar o tema. Se você é da área do Direito, vai ter aquela área do curso com a qual você tem maior afinidade, seja civil, direito da família, trabalhista…. Seria bom você já elaborar um projeto em que a temática fosse subsidiar a elaboração do seu TCC na área que você gosta e tem mais afinidade!

Supondo que você goste da área do Direito Civil, poderia por exemplo, escolher um dos institutos que tiveram modificação no Novo Código Civil (CC) e analisar quais os impactos dessa mudança no âmbito dos processos civis. Para isso delimitando o objetivo geral, os objetivos específicos e a metodologia mais adequada para que você consiga apreender tais mudanças e o impacto delas, seja na seara processual ou para sociedade como um todo.

A justificativa, que também deve ser elaborada e constar na introdução, deve ser desenvolvida a partir dos motivos que te levaram a realizar sua pesquisa, tanto motivos pessoais – pelo interesse no tema proposta e porquê desse interesse – quanto por motivos profissionais/acadêmicos, o que se busca avançar na produção do conhecimento, como essa pesquisa vai acrescentar na área pesquisada, etc.

Tudo isso deverá constar no texto da introdução, de forma clara e concisa. Não necessariamente como o nome de Introdução. Você deve observar a estrutura requerida no seu curso de como elaborar o projeto de pesquisa. Pois a forma, a estrutura do projeto em si pode modificar de instituição para instituição e até mesmo de um curso para outro.




Recursos e Cronogramas

Já os recursos devem ser elaborados de acordo com uma previsão daquilo que irá despender em termos de valores para realização da pesquisa. Deve ser colocado apenas se for requerido pela sua instituição, ok?

O cronograma é um item super importante, pois ao delimitar o cronograma da pesquisa, você terá uma noção de quanto tempo terá para realizar cada etapa prevista, principalmente no tange à metodologia proposta. Você irá delimitar o tempo que gastará em cada uma etapa, sendo que algumas poderão se dar simultaneamente.

→ Mas é imprescindível que, mesmo não sendo solicitado você o faça para ter uma noção do tempo que terá para realizar todo processo de pesquisa, de coleta de dados em campo e o tempo que terá para fazer a análise dos dados coletados e escrever o seu trabalho!  🙂

Terceiro passo para fazer um projeto de pesquisa: elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais servem de apoio e referência para seu projeto de pesquisa

Os elementos pós-textuais servem de apoio e referência para seu projeto de pesquisa

Os elementos pós-textuais são apoios que seguem depois da parte textual da pesquisa. Veja quais são:

Referências: as referências são elaboradas conforme NBR 6023. Consiste em apresentar em ordem alfabética, todas as fontes que foram UTILIZADAS e CITADAS no texto. Não importa se você leu dez livros, se você citou apenas dois na escrita do texto, somente deverá conter nas referências os livros que você citou na escrita do texto!

  • Um erro comum é a utilização do termo Referências bibliográficas, pois as fontes utilizadas vão além de livros e obras, podem ser citados no texto várias fontes que não necessariamente são bibliográficas, portanto, somente deve aparecer o termo referências.

As referências são alinhadas à esquerda e são separadas entre si por dois espaços simples. Quando for a hora de você preparar suas referências, você deve fazer uma pesquisa mais aprofundada na NBR 6023, onde encontrará como dispor as diferentes fontes possíveis: material eletrônico, livros, periódicos, etc. Você também vai encontrar bons exemplos nos manuais que vou disponibilizar abaixo, pois seguem a mesma fonte de informação.

Glossário: elemento opcional apresentado em ordem alfabética, dos termo utilizados durante o desenvolvimento de seu Pré-projeto de Pesquisa, que precisam de uma melhor descrição.

Apêndice: elemento opcional que foi desenvolvido pelo pesquisador, ou seja, supomos que você está desenvolvendo um Projeto de Pesquisa em Pedagogia, e teve que fazer um grande estudo sobre Paulo Freire. Tão grande que daria para criar um “texto a parte” que ficaria interessante colocar em seu trabalho, mas não no corpo dele. Assim, você cria um apêndice com este estudo que fez e dentro do corpo da pesquisa você cita seu estudo e encaminha ao leitor de sua pesquisa para o apêndice.

O Apêndice deve ser apresentado por letras maiúsculas de forma consecutiva, se houver mais de um. Deve conter a letra seguida de um travessão e seu respectivo título.

Exemplo:

  • APÊNDICE A – A evasão de alunos nos cursos de licenciatura na UFG
  • APÊNDICE B – A evasão de alunos no curso de licenciatura em pedagogia da UFG

Caso os apêndices ultrapassem as letras do alfabeto, dobram-se as letras para continuar.

Anexos: os anexos também são elementos opcionais, identificados com letras maiúsculas consecutivas, seguido de travessão e respectivos títulos e, assim como nos apêndices, as letras devem ser dobradas caso a quantidade supere as letras do alfabeto.

Exemplo:

  • ANEXO A – Plano Nacional de Reforma Agrária no Brasil
  • ANEXO B – Constituição Federal

Existe muita confusão no que diz respeito a estes dois itens, no entanto, a diferença crucial entre apêndice e anexo é que, o apêndice são documentos elaborados pelo autor(a) no processo de investigação. Já os anexos são documentos ou textos que não foram elaborados pelo autor(a).

Abordamos aqui de forma rápida a estrutura de um anteprojeto de uma pesquisa com todos elementos que devem conter. Lembrando que as NBR’s são apenas sugestões de normatização, e que, cada instituição tem autonomia para pedir um ou mais itens constantes nas normas da ABNT, portanto fique atento!

Bons estudos, e não esqueça de pesquisar outros artigos de nosso site AlunoExpert, como as 7 Dicas de Orientador de TCC para fazer um Bom TCC. Não deixe de compartilhar em sua rede social preferida. Você também pode encontrar material para desenvolver seu TCC nos links abaixo:

 

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Manuais de Trabalho de Conclusão de Curso das Instituições

Aqui abaixo, deixo para você os manuais de TCC da Unopar e da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Candido Mendes. Note que não são manuais de Projeto de Pesquisa, mas sim de elaboração de TCC. Mesmo assim terá um bom referencial, de forma mais particular destas instituições para verificar as particularidades de cada uma, assim como a maneira de explicar cada item de um TCC. Aproveite.

Manual TCC da Universidade Candido Mendes

Abaixo a imagem do Manual Completo da Universidade Candido Mendes. Porém você pode baixá-lo aqui.

Capa do Manual de Elaboração de Projeto de Pesquisa da Universidade Candido Mendes

1-Capa do Manual de Elaboração de Projeto de Pesquisa de acordo com as Normas ABNT

Estrutura para Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo, com elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais

2-Estrutura para Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo, da Universidade Candido Mendes

Modelo de Capa do Projeto de Pesquisa

3-Modelo de Capa do TCC, como também do Projeto de Pesquisa

Folha de Rosto do Projeto de Pesquisa da Universidade Candido Mendes

4-Como fica a folha de rosto de um Projeto de Pesquisa

Folha de Aprovação do TCC - Diferente de um Projeto de Pesquisa

5-Folha de Aprovação do TCC – Não usado em um Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa de TCC

6-Ficha Catalográfica da Pesquisa

Exemplo de Como Fazer a Dedicatória de Um TCC

7-Exemplo de Como Fazer a Dedicatória de Um TCC

Exemplo de Elaboração de um TCC

8-Exemplo de Como Fazer os agradecimentos de Um TCC

Exemplo de Como Fazer a Epígrafe de Um TCC

9-Exemplo de Como Fazer a Epígrafe de Um TCC

Exemplo de Como Fazer o Resumo de um TCC

10-Exemplo de Como Fazer o Resumo de um TCC

Exemplo de Como Fazer o Resumo (em língua estrangeira) de um TCC

11-Exemplo de Como Fazer o Resumo (em língua estrangeira) de um TCC

Modelo de Sumário de Um TCC - Da mesma forma de como fazer um Projeto de Pesquisa

12-Modelo de Sumário de Um TCC – Da mesma forma de como fazer um Projeto de Pesquisa

Informações passo a passo sobre a formatação de um projeto de pesquisa

13-Informações passo a passo sobre a formatação de um projeto de pesquisa

Informações passo a passo sobre a formatação de um projeto de pesquisa, as numerações de páginas e de seções

14-Informações passo a passo sobre a formatação de um projeto de pesquisa, as numerações de páginas e de seções

Como fazer uma citação em um Projeto de Pesquisa, passo a passo

15-Como fazer uma citação em um Projeto de Pesquisa, passo a passo

Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo - Rodapé e Modelos de referências

16-Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo – Rodapé e Modelos de referências

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Manual TCC Universidade Estácio de Sá

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