Quando os acadêmicos chegam ao período de escritas de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), normalmente surge a preocupação com relação aos verbos e linguagem acadêmica para escrever sua pesquisa. Muitas vezes os estudantes procuram por palavras para iniciar parágrafos no TCC. E surgem ainda mais questões quando descobrem sobre a linguagem impessoal no TCC e sobre os exemplos de verbos para TCC.

Reunimos as dúvidas que mais atormentam os universitários, quando chega o momento do TCC, e são as seguintes:

  • Podemos usar linguagem pessoal, ou somente a linguagem impessoal no TCC é admitida no meio acadêmico?
  • Quais exemplos de palavras para iniciar um parágrafo?
  • Quais os verbos para TCC ou Projeto de pesquisa?
  • Quais são os verbos utilizados no Objetivo geral?
  • E quais são os verbos para objetivos específicos?

Questões como essas são muito comuns e compreensíveis, já que fazem parte desse universo específico da escrita e linguagem acadêmica.

Além disso, sabemos que precisamos nos adequar a essas normas básicas das instituições de ensino superior.

Isso se nós quisermos desenvolver uma pesquisa promissora e que atenda as exigências de nossos orientadores e demais normativas da universidade na qual fazemos parte.

Nesse sentido, no artigo de hoje, iremos apresentar de forma detalhada os principais verbos para usar no TCC, nos objetivos geral e específico e a linguagem acadêmica correta para escrever sua pesquisa de TCC.

Confira essas informações e faça uma boa leitura!

Uso da linguagem impessoal para pesquisa acadêmica - TCC e Projeto de Pesquisa

Qual é a linguagem correta usada para escrever um TCC ou Projeto de Pesquisa Acadêmica?

Linguagem Acadêmica: é permitido linguagem pessoal ou somente linguagem impessoal no TCC?

A questão em torno da linguagem acadêmica apropriada para trabalhos de conclusão de curso sempre gera muitas dúvidas.

Principalmente no caso de pesquisas que envolvem experiências dos próprios pesquisadores.

Fique sabendo que, dependendo da sua área de atuação, pode ser que seja permitido usar uma linguagem mais proximal com o leitor (pessoal), ou até mesmo escrever seu texto em primeira pessoa (eu- nós).

No entanto, o acadêmico precisa, antes de qualquer coisa, consultar seu orientador sobre a pertinência, ou não, desse tipo de escolha.

Por norma geral, boa parte dos TCCs e Projetos de Pesquisa são comumente escritos em uma linguagem denominada de acadêmico formal (impessoal), clara e correta, com todas as adequações à área a qual pertence à pesquisa.

Nesse sentido, o autor de um TCC precisa cuidar para não utilizar verbos em primeira pessoa, ou seja, evitar expressões como as seguintes:

  • “Meu objetivo geral de pesquisa é…”
  • “A metodologia do meu estudo é de cunho…”
  • “Percebo que…”
  • “Entendemos que…”

Esses termos exemplos que criamos, devem ser substituídos pela terceira pessoa do singular, com a finalidade de demarcar impessoalidade e distanciamento do pesquisador com sua produção teórica.

Linguagem impessoal para TCC

Partindo então da premissa que a linguagem acadêmica comumente usada é a linguagem impessoal, no exemplo, as mesmas orações anteriormente citadas ficariam da seguinte forma:

  • “O objetivo da geral da presente pesquisa é…”
  • “A metodologia deste estudo é de cunho…”
  • “Percebe-se que…”
  • “Entendemos que…”

Além disso, o acadêmico que escreve um projeto de pesquisa ou um TCC não pode esquecer de que, o seu trabalho será lido por outras pessoas, além do seu orientador.

Essas outras pessoas, ainda que sejam conhecedoras do tema da pesquisa, em maior ou menor grau, não conhecem em detalhes o trabalho da mesma forma que o estudante.

Em consequência disso, é preciso manter uma escrita de acordo com o nível do nosso leitor, sem omitir informações e com um cuidado especial à linguagem empregada.

Portanto, a nossa dica para não ter erro é valer-se sempre da impessoalidade na hora de desenvolver seus escritos do Projeto de pesquisa ou do TCC, pois é a via mais segura e aceita pelas universidades, sem a necessidade de aprovação prévia.

Palavras para usar no TCC e no Projeto de Pesquisa

Você sabia que existem palavras para iniciar um parágrafo de forma correta nos trabalhos acadêmicos?

Exemplos de palavras para iniciar parágrafos no TCC 

Como apontamos na sessão anterior, o meio acadêmico exige que tenhamos um cuidado especial com a linguagem que empregamos em textos teóricos, principalmente no caso dos TCCs.

Para poder desenvolver essa linguagem ideal, muitos acadêmicos acabam tendo uma série de bloqueios de escrita e procuram por palavras para usar no TCC.

Tudo isso porque os alunos têm receio de se equivocarem em alguma análise, ou de utilizar um termo inadequado, etc.

Além disso, também existem aqueles casos em que a pessoa nem mesmo sabe por onde começar.

Pensando nessas demandas, fizemos uma lista com alguns exemplos de palavras para iniciar parágrafos de TCC sem nenhum mistério.

Veja a seguir alguns exemplos que você poderá usar em seu trabalho de conclusão ou Projeto de Pesquisa:

  • Portanto…
  • Por esta razão…
  • Em termos gerais…
  • Desde este ponto de vista…
  • A partir desta perspectiva…
  • Segundo os pressupostos teóricos de…
  • Durante este período…
  • O principal…
  • O presente estudo…
  • Segundo…
  • Como considerações finais…
  • Conclui-se que…
  • Entende-se que…
  • Verifica-se que…

Ficou mais claro? Com estas palavras você pode iniciar parágrafos, mas também servem como palavras para usar no TCC ou durante a escrita do seu projeto de pesquisa.

Verbos para TCC

Aproveite nossa lista de exemplos de verbos no infinitivo utilizados em TCC

Verbos para TCC 

Continuando nossa listagem de dicas sobre o uso correto da linguagem acadêmica, separamos – em dois grupos abaixo – exemplos de verbos no infinitivo utilizados para objetivo geral e exemplos de verbos utilizados nos objetivos específicos. Eles acabam sendo verbos no infinitivo utilizados em TCC.

A listagem é grande, e como as palavras para iniciar parágrafos acima, você pode anotar, salvar nossa página em seus favoritos, ou se preferir e quiser nos ajudar (se gostou de nosso conteúdo), você pode compartilhar em sua rede social favorita abaixo. E nunca mais perder nossas dicas.

Principais verbos no infinitivo utilizados no Objetivo Geral 

Para quem desconhece o que são os objetivos gerais, estes nada mais são do que um resumo da finalidade do nosso trabalho de conclusão.

Em outras palavras, é a partir de um objetivo geral que definimos o porquê do nosso estudo e apresentamos a ideia macro da nossa proposta para o leitor.

Uma característica marcante do objetivo geral (e essa dica serve para os objetivos específicos também), é que eles devem sempre começar por um verbo no infinitivo.

Os principais verbos no infinitivo utilizados para um objetivo geral são os que recompilamos a seguir. Lembrando que o objetivo geral deve ser apenas um, por isso o nome “geral”.

Com a lista abaixo em mãos, escolha aquele verbo que melhor expressa à intenção do seu estudo e que dialogue diretamente com a sua área de atuação.

Listagem de Verbos para Objetivo Geral

ANALISAR, CALCULAR, CATEGORIZAR, COMPARAR, COMPILAR, CRIAR, DEFINIR, DEMONSTRAR, DESENVOLVER, DESCREVER, DIAGNOSTICAR, EFETUAR, ESTABELECER, RELATAR, AVALIAR, EXPLICAR, EXAMINAR, CONTRASTAR, FUNDAMENTAR, GERAR, IDENTIFICAR, INFERIR, MOSTRAR, RECONSTRUIR, ENUMERAR, REPLICAR, REPRODUZIR, REVELAR, PLANEJAR, APRESENTAR, PRODUZIR, PROVAR, PROPOR, SITUAR, ORIENTAR, OPOR.

Exemplo de verbo no infinitivo para objetivo geral 

A partir do momento que compreendemos quais são os principais verbos de objetivo geral de TCC, confira um exemplo que criamos utilizando um dos verbos do infinitivo listados acima:

“O presente estudo tem como objetivo geral REVELAR as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da educação básica, no que concerne o processo de ensino e aprendizagem em escolas localizadas na zona rural de Salvador/Bahia.”

→ Aprenda também a Diferença entre Objetivo e Justificativa.

Verbos no infinitivo para objetivo geral e objetivo específico

Exemplos de verbos no infinitivo para objetivos

Principais verbos no infinitivo utilizados nos objetivos específicos 

No caso dos objetivos específicos, estes devem seguir a mesma lógica do objetivo geral, ou seja, começar por um verbo em infinitivo.

No entanto, recomenda-se que o acadêmico crie sempre mais de um objetivo específico de TCC.

Isso porque os objetivos específicos são responsáveis por detalhar os processos necessários para se realizar um determinado trabalho.

Além disso, todo TCC precisa ter mais de um objetivo específico, porque cada um deles deve definir os passos que iremos seguir para alcançar o objetivo geral.

Os verbos no infinitivo para objetivos específicos mais utilizados são os listados abaixo. Aqui lembramos novamente que, você deve selecionar as palavras que melhor dialoguem com o seu estudo.

Listagem de Verbos para Objetivos Específicos

DETERMINAR, INTERPRETAR, MENCIONAR, QUALIFICAR, CATEGORIZAR, COMPARAR, CONCEITUAR, RESUMIR, DEMONSTRAR, INDICAR, DESIGNAR, DESCREVER, DISCRIMINAR, ESTEBELECER, DISTINGUIR, ENUMERAR, CONSIDERAR, IDENTIFICAR, ADVERTIR, ANALISAR, CALCULAR, MOSTRAR, OPERACIONALIZAR, ORGANIZAR, REGISTRAR, ESPECIFICAR, DETALHAR.

Exemplo de verbo no infinitivo para objetivo específico 

Enquanto exemplos de estruturas textuais possíveis para desenvolvimento dos objetivos específicos, podemos exemplificar com as seguintes:

  • Descrever as causas que ocasionam o aquecimento global;
  • Identificar a presença de elementos que propiciem o aquecimento global no município de Bagé/RS;
  • Analisar as atividades realizadas pelos habitantes da cidade de Bagé que ocasionem agentes propícios para o aquecimento global.

MAS ATENÇÃO: Tenha em mente que, todo verbo expressa uma ação, logo não podemos escolher qualquer um para a nossa pesquisa.

Saiba que se nos equivocarmos nessa escolha, podemos ter dificuldade com a finalização do TCC. Então, escolha com sabedoria!

Conclusão 

No artigo de hoje lhe explicamos em detalhes quais os verbos e a linguagem acadêmica correta para escrever seu projeto de pesquisa ou TCC.

Se ficou alguma dúvida, você pode nos escrever nos comentários ou em nossa página de contato. Não esqueça de compartilhar nosso conteúdo e confira abaixo nossos outros artigos.