
Guia passo a passo com exemplos
Um relatório de pesquisa é uma parte bem importante para o desenvolvimento de seu trabalho acadêmico.
Seja para apresentar suas descobertas a um orientador, para uma agência de financiamento ou para publicação, a elaboração de um relatório detalhado e claro é fundamental.
É nele que você apresenta as suas dificuldades, quais objetivos já atingiu, o que teve de redimensionar entre tantas outras coisas.
Neste artigo, vamos apresentar os detalhes de como criar um relatório de pesquisa de qualidade, desde a estrutura até dicas práticas passo a passo.
Vamos fornecer as ferramentas necessárias para que você possa comunicar suas descobertas de maneira profissional.
Vamos lá?
→ Veja o que traremos, a partir deste índice a seguir:
O Que é um Relatório de Pesquisa?

Entenda o significado e características de um Relatório de Pesquisa
Vamos começar a entender o conceito e significado de Relatório de Pesquisa?
Um relatório de pesquisa é um documento formal que descreve detalhadamente os métodos, resultados e conclusões de um estudo científico. Ele comunica os achados da pesquisa para orientadores, agências de financiamento ou a comunidade acadêmica, documentando o progresso e as dificuldades enfrentadas, além de poder ser publicado para contribuir com futuros estudos.
Ele ser apresentado a um orientador ou a uma agência de financiamento de pesquisa para você demonstrar em que pé anda a sua pesquisa.
Entende?
Mas, apesar de muitas vezes conter resultados parciais, um relatório de pesquisa acadêmica é um documento formal.
Por conta disso, é preciso ter alguns cuidados com a sua elaboração.
Como, por exemplo, descrever detalhadamente os métodos, procedimentos e resultados de um estudo científico em andamento.
Além disso, relatórios de pesquisa também podem ser publicados.
Você vai ver isto nos exemplos abaixo.
Por isso, eles também servem para comunicar os achados da pesquisa para a comunidade acadêmica e outros públicos interessados.
Assim, se você estiver em um momento que precisa redigir um relatório de pesquisa, pense qual é o seu objetivo ao escrevê-lo:
- Mostrar para o seu orientador como está sua pesquisa de TCC, mestrado ou doutorado;
- Informar uma agência de pesquisa;
- Para publicação em alguma revista ou anais de eventos;
- Entre outros
Isso já te ajudará a delimitar o que você precisará expor nele.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre os tipos de relatórios de pesquisa.
Exemplos de Aplicação e Tipos de Relatórios de Pesquisa

Entenda para que serve um relatório de pesquisa?
Um relatório de pesquisa pode depender muito de sua área.
Vou explicar melhor.
Se você estiver fazendo um relatório de pesquisa para uma agência financiadora, precisará se atentar para tanto fazer uma descrição do que você realizou em sua pesquisa, mas também de eventos que participou, e apresentar o que pretende fazer no futuro.
Em alguns casos, quando há agência financiadora, também é preciso anexar um relatório financeiro ao seu relatório de pesquisa.
Entende?
Já no caso de um relatório de pesquisa para sua instituição e orientador, você deve tanto apresentar de quais eventos relacionados à sua pesquisa que você participou, como quais foram os avanços e dificuldades que você encontrou.
♦ ♦ ♦
Dificuldades com seu Projeto ou qualquer tipo de TCC? Deixe com a gente! Profissionais qualificados de diversas áreas, prontos para entregar seu trabalho sem plágio, com garantia e dentro do prazo. Receba vários orçamentos! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
♦ ♦ ♦
Esses relatórios são importantes para que você consiga sintetizar o que está fazendo e te ajudará muito quando tiver de organizar todo o material para escrever seu TCC, dissertação ou tese.
Outra opção de relatório de pesquisa é produzi-lo para uma pesquisa que já está pronta.
Relatórios de pesquisa também podem ser publicados em revistas acadêmicas a depender da área.
Nesse caso, você apresentará os resultados que você conseguiu alcançar na sua pesquisa, demonstrando os métodos, como coletou os dados, como os analisou e quais são suas conclusões.
Assim, esse relatório poderá ser útil como base para futuras pesquisas, fornecendo informações e ideias para novos estudos.
Exemplos de Relatórios de Pesquisa para se Inspirar

Use estes exemplos de relatório de pesquisa como modelo
Ter exemplos de relatórios de pesquisa para se basear é fundamental para compreender a estrutura, a linguagem e os detalhes que devem ser incluídos em um trabalho acadêmico.
Analisar modelos de relatórios bem elaborados pode trazer ideias sobre como apresentar seus dados, discutir resultados e formular conclusões.
A seguir, apresentamos três relatórios de pesquisa que servirão como referência para auxiliar na elaboração do seu próprio trabalho.
- Você também pode solicitar um profissional para fazer seu relatório aqui.
Seguem apresentações sobre os exemplos e o link a seguir.
- A Educação Profissional e Tecnológica em 10 Municípios do Amazonas
Este relatório examina o estado da educação profissional e tecnológica em dez municípios do Amazonas, oferecendo uma análise detalhada das iniciativas, desafios e resultados alcançados no setor.
- O Patrimônio da Escola
Este trabalho aborda a gestão do patrimônio físico escolar e sua importância para o ambiente educativo. Ele inclui uma pesquisa realizada com professores, alunos e servidores sobre as condições das instalações e as necessidades de melhorias.
- Projeto Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologia de Integração e Gestão de Informações
Este relatório detalha um projeto de desenvolvimento de metodologias para integrar e gerenciar informações no Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhorar a gestão da inovação e a tomada de decisões no Ministério da Saúde.
Esses exemplos fornecem uma visão abrangente de diferentes abordagens e áreas de pesquisa, sendo recursos para quem busca orientação na elaboração de relatórios de pesquisa. Você consegue estes exemplos e a fontes deles aqui.
Estrutura de um Relatório de Pesquisa

Aprenda a estruturar seu pesquisa
A elaboração de um relatório de pesquisa não se resume apenas à coleta de dados e sua análise.
→ Sua Pesquisa Acadêmica sem complicações: nos diga seu tema (ou sua ideia) e nós fazemos sua pesquisa, com garantia de exclusividade e pontualidade na entrega. Receba vários orçamentos solicitando aqui.
Mas sim, a forma como esses dados são apresentados vão mostrar a credibilidade do seu trabalho.
Uma estrutura bem definida garante que todas as informações sejam incluídas de maneira lógica e coerente.
Assim, vamos agora discutir a estrutura básica de um relatório de pesquisa – pois esta pode variar -, destacando os componentes que devem ser incorporados para criar um documento claro, conciso e abrangente.
- Título
- Resumo
- Introdução: ela teve conter de maneira o contexto de seu relatório, caso seja um relatório de uma pesquisa parcial, detenha-se somente a introduzir o que você apresentará em seu relatório e não o que pretende fazer futuramente.
- Revisão da Literatura: um levantamento e análise crítica da literatura existente sobre o tema.
- Metodologia: descreva seus métodos para coleta de dados.
- Resultados: apresente os resultados que alcançou a partir dos dados que conseguiu por meio de sua metodologia.
- Conclusão: faça uma conclusão a partir dos dados e resultados que conseguiu. No caso de relatórios de pesquisas parciais, indique o que pretende fazer futuramente a partir dos resultados que obteve.
- Referências: não se esqueça de colocar todos os documentos e livros que precisou acessar.
Seguindo essa estrutura, você já terá um relatório de pesquisa bem armado.
Lembre-se também que há a possibilidade de adicionar anexos para complementar o que apresentar no relatório.
7 Passos para escrever um relatório de pesquisa de Sucesso

Siga os 7 passos para ter relatórios de qualidade
Escrever um relatório de pesquisa é mais do que somente organizar informações.
♦ Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
É uma habilidade que reflete a qualidade e a integridade do seu trabalho acadêmico.
Antes de começar na estruturação e nos detalhes técnicos, é importante entender e planejar o processo de escrita para dar clareza e o apresentar a importância de seus resultados.
Nesta seção, apresentaremos 7 Passos para escrever um relatório de pesquisa que guiarão desde a concepção até a conclusão de um relatório – que não apenas cumpra os requisitos acadêmicos-, mas que também contribua significativamente para o avanço do conhecimento na sua área.
Acompanhe essas orientações para transformar seus dados e análises de dados em um relatório coerente e influente.
- Antes de se apegar à estrutura que você precisa seguir para construir um relatório de pesquisa de sucesso, pense o que você pretende apresentar com ele e quais são os pontos da sua pesquisa que você quer dar mais destaques. Afinal de contas, existem pontos de uma pesquisa que estão mais fortes e outros que podem carecer maior desenvolvimento. E quem saberá mais sobre essas diferenças é o próprio pesquisador.
- Planeje-se o máximo possível e estabeleça um cronograma. E neste cronograma também deixe um tempo para que você faça uma releitura da sua escrita para conseguir fazer melhoras possíveis.
- Escreva um relatório de pesquisa que seja direto, que apresente os resultados de maneira clara para que qualquer um posso ler e conseguir compreender o que você fez, o que alcançou, e pode partir dali e ir adiante na evolução de sua área de conhecimento.
- Um relatório de pesquisa de sucesso não pretende ser a “palavra final” sobre uma área. Ao contrário, ele abre para outras pesquisas e avanços da ciência.
- Tenha imparcialidade. Um relatório de pesquisa não é para ser um ensaio. Dessa maneira, ele sempre preza pela imparcialidade para que você exponha os resultados da maneira mais objetiva o possível.
- O seu relatório tem de ser escrito quando você terminar a pesquisa. Não tente escrevê-lo enquanto você ainda estiver pesquisando. Isso pode te atrapalhar e fazer com que você não se dedique a nenhuma das coisas com total concentração.
- Siga a estrutura que sua instituição delimita para facilitar a localização das informações e para que o leitor consiga compreender de maneira rápida o que você realizou em sua pesquisa.
Ao seguir essas dicas, você poderá fazer um relatório de pesquisa de qualidade.
Ele não somente atenderá aos requisitos básicos de um bom relatório, mas terá uma preocupação com o leitor e em fazer a área de conhecimento em que você está inserido evoluir.
Dessa maneira, não perca mais tempo e comece a pensar no seu cronograma para aproveitar melhor o período que tem para escrever seu relatório e prepare-se para contribuir com a ciência.
Aprenda com nossos outros artigos abaixo.
Deixar um comentário