Relatório Final de Estágio - Projeto de TCC

Maneiras de criar um Relatório Final de Estágio – Projeto de TCC: usando exemplos prontos. 

 

Elaborar um Relatório Final de Estágio – Projeto de TCC pode ser um grande desafio aos acadêmicos de plantão, principalmente quando este relatório culmina no seu projeto de TCC.

Quando um acadêmico da universidade chega à etapa de elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um dos problemas que deve resolver e como será estruturado o seu relatório final.

Entende-se que este é o relatório da prática realizada no estágio, observando o que está descrito em seu projeto ou plano de pesquisa, previamente aprovado.

Nesse contexto, nenhum projeto é considerado concluído até que o relatório final da pesquisa seja elaborado; mesmo o estudo mais brilhante tem pouco valor se não for divulgado à comunidade científica.

O relatório final de estágio representa o resultado final de um longo processo de pesquisa e práticas. A sua articulação estrutural é a forma como os pesquisadores ordenam, classificam e apresentam os dados.

Seja qual for o tipo de pesquisa, a apresentação dos resultados é feita com base em regras que permitem estruturar, de forma lógica, a forma e o conteúdo da apresentação teórica.

O objetivo deste artigo é fornecer algumas diretrizes para ajudar os graduandos das diferentes áreas a comunicarem os resultados de suas pesquisas e práticas mais facilmente através de seus Relatórios de TCC.

Além disso, vamos trazer exemplos de Relatório de TCC para você se guiar. Os antecedentes que temos mostram que há uma limitação no campo estudantil na obtenção de modelos ou guias que lhes permitam apresentar os resultados obtidos em uma prática.

Como o próprio nome sugere, este artigo está estruturado de forma que o acadêmico possa desenvolver passo a passo o relatório final do seu estágio. E você também pode ler nosso outro artigo referente ao assunto em: Guia para Relatório de Estágio Supervisionado com exemplos

Relatório de TCC: estruturando seu projeto de estágio

Relatório de TCC: estruturação do Relatório Final de Estágio

Estrutura Relatório Final de Estágio – Projeto de TCC

Toda estrutura de um relatório de TCC está composta pelos seguintes itens:

  • Capa;
  • Preliminar (Dedicatória e Agradecimentos, índice, resumo e introdução);
  • Corpo do relatório;
  • Conclusão;
  • Recomendações;
  • Anexos;
  • Bibliografia.

Devemos observar que, dependendo da sua universidade, este formato poderá variar com mais ou menos elementos. Portanto, consulte o manual de normas da sua instituição antes de começar a escrita do relatório.

A Capa de seu Relatório Final de Estágio

A capa é a parte inicial do relatório final de estágio- projeto de TCC, que é composta pelos seguintes elementos que devem estar centralizados na página:

  •  Nível de graduação: Universidade, Faculdade e Escola Acadêmica Profissional. No nível de pós-graduação: Universidade. Pós-graduação. Unidade de Pós-Graduação da Faculdade pertinente.
  •  Logo da Universidade
  •  Título da tese (pesquisa)
  •  Menção do grau académico a que conduz o TCC;
  •  Nomes e sobrenomes do autor.
  •  Mês e ano de apresentação.
Relatório de TCC: elementos principais de introdução do Projeto Final de Estágio

Entenda quais são as preliminares usadas para a introdução do seu Relatório de TCC

Preliminares do seu Relatório de TCC

1. Dedicatória e Agradecimento

É costume em nosso ambiente dedicar e agradecer ao ser supremo, parentes e pessoas que o aluno aprecia, situações, fatos que contribuíram para a realização. Sugere-se não usar mais de duas folhas.

2. Índice 

É uma lista das partes estruturais do relatório; é colocado depois da capa, dedicatória e agradecimento, mas antes do resumo. Inclui capítulos e subcapítulos, tópicos e sub tópicos que fazem parte de toda a prática.

O leitor, consultando o índice, coloca-se em contato com todo o conteúdo da escrita, facilitando a localização de tópicos geral e específico.

3. Resumo

Também conhecido como Abstract, detalha sinteticamente todo o conteúdo do relatório de pesquisa, levantando as ideias centrais e o perfil da escrita. Ele busca reduzir em termos breves e precisos a ideia central da pesquisa realizada.

4. Introdução 

É a comunicação inicial que permite (sem precisar explicar) entrar em detalhes, criando uma atmosfera de familiaridade e confiança entre o autor da escrita e o leitor.

Além disso, a introdução introduz o tema da pesquisa, propósitos essenciais e dados de conteúdo estrutural geral da redação, ou seja, faz uma breve descrição capitular.

Para escrever a introdução, as seguintes recomendações devem ser atendidas:

  1.  Deve ser claro e concreto.
  2.  Escreva ao final da ordenação e classificação de todos os dados, ou seja, quando o relatório final for concluído.
  3.  Está localizada após o índice ou índices.
  4.  Prepare o leitor para a descrição do que se fez na prática de estágio
  5.  O tema central do relatório é mencionado e os objetivos. Descreva o estudo, explicação do quadro conceitual, hipóteses e justificativa.
  6.  Os resultados e definições são apresentados, ainda que brevemente.
  7.  É bom articular logicamente a apresentação (qual é a escrita?, qual é o título?, para qual instituição se apresentará?, quem serão os leitores?), o objetivo, as partes estruturais gerais e uma breve metodologia de exposição.

Aprenda mais sobre introdução do seu TCC em: Introdução Perfeita para TCC e Monografia

O que é o corpo de Relatório Final de Estágio?

Conheça as 3 formas de descrição do problema

Corpo do Relatório TCC 

1. O problema

É a descrição do problema que pode ser sustentada no desconhecimento das causas que a geram, os fatores associados ou ao grau de intensidade mostrado no comportamento de alguns indicadores ou variáveis em um determinado contexto.

Ele pode ser subdividido nas seguintes seções:

1.1 Declaração do problema (relacionado ao assunto de estudo)

Nesta seção você pode considerar:

  •  Breve histórico do problema. (Histórico do problema)
  • Sintomas que refletem isso. (Situação problemática)
  •  Efeitos imediatos e futuros de continuar com o problema persistente.
  •  Causas prováveis. Fatores associados.
  •  Dados verificando se o problema é parte de um contexto em que eles são conjugados ou por outras questões relacionadas. Atores e/ou instituições envolvidos.
  •  Soluções que foram tentadas.
  •  Perguntas fundamentais, perguntas para serem respondidas na investigação. (declaração do problema)

Todos os itens acima devem ser escritos na forma lógica e coerente, no entendimento de que a abordagem utilizada é dedutiva. Você pode entender melhor lendo: Questão Problema: aprenda a desenvolver a partir de exemplos e passo a passo.

1.2 Formulação e sistematização do problema 

São essas perguntas que o pesquisador cria ao definir o problema a ser investigado. Tais questões são importantes para estabelecer objetivos e hipóteses de pesquisa.

Guia completo com exemplos e modelos prontos: relatório final de TCC

Desenvolva a justificativa para seu Relatório Final de Estágio

Justificativa do relatório final de estágio 

Esta seção deve refletir a importância e a relevância da proposta realizada. Quer ficar mais por dentro como desenvolver a justificativa? Leia: Justificativa TCC – Guia Completo com 20 Modelos Prontos.

Objetivos

  •  Devem ser expressos como proposições que visem definir as conquistas que se espera obter, a partir dos resultados produzidos pela prática de estágio.
  •  Os elementos que o constituem são o verbo, a(s) variável(eis), a(s) relação(ões) e o contexto.

Aprenda mais em: Diferença entre OBJETIVO e JUSTIFICATIVA e DICAS para TCC.

Fundamentação teórica usada no desenvolvimento no estudo de Relatório Final de Estágio

Fundamentação teórica para embasar seu Relatório Final de Estágio – Projeto de TCC

Fundamentação Teórica

Este capítulo estabelece alguns princípios, axiomas ou leis que regem as relações de fenômenos que fazem parte da realidade estudada e que de alguma forma influenciam ou fazem parte do acaso ou da estrutura lógica das explicações teóricas de algumas disciplinas científicas.

Temos alguns artigos que podem te ajudar a aprofundar mais este assunto:

Metodologia da Investigação 

Este capítulo inclui a descrição da estratégia a seguir expressa através do tipo de modalidade de pesquisa da prática de estágio, a caracterização das unidades de análise, as técnicas, processos e instrumentos de medição a serem utilizados.

Aprofunde mais sobre metodologia de pesquisa.

Resultados 

Nesta seção, devemos apresentar os dados que foram tabulados e organizados, tabelas e gráficos resultantes com as respectivas descrições dos resultados, os modelos estatísticos e/ou programas que foram usados ​​para a sua exposição, a justificativa do porque eles foram usados e como os testes de hipóteses foram realizados.

Resultados obtidos no encerramento do seu Relatório Final de Estágio de TCC

Na conclusão, os resultados que foram obtidos no desenvolvimento da prática

Conclusões de seu Relatório Final de Estágio – Projeto de TCC

As conclusões, no relatório de pesquisa do estágio final, referem-se aos resultados específicos que foram obtidos no desenvolvimento da prática e que foram amplamente apresentados no desenvolvimento do corpo de trabalho.

Praticamente é um resumo sintético dos pontos mais importantes e significativos para o autor em seu estágio. Estes devem ser consistentes com o número de objetivos definidos na fase de projeto.

Recomendações 

As recomendações constituem a seção do documento onde a criatividade do pesquisador é revelada na abordagem de políticas, estratégias, modelos, instrumentos e medidas de ação a serem tomadas pelas organizações ou instituições (públicas ou privadas).

Bibliografia 

É a última parte do relatório final de estágio – projeto de TCC. Agrupa todas as fontes consultadas para realizar pesquisas e escrever o relatório.

As fontes podem ser livros, revistas, boletins informativos, jornais, páginas da Internet, documentos escritos ou eletrônicos, etc.

Relatório TCC exemplo

Ideias de como escrever seu relatório de TCC com exemplos prontos 

Relatório TCC exemplo 

Aqui, você vai encontrar alguns exemplos prontos de Relatórios de TCC que separamos para você ter uma base e se orientar.

Mas, se você precisar de algum auxílio profissional para escrever seu relatório, aqui neste link, você consegue contactar escritores de sua área de formação para auxiliar em sua pesquisa.

E aí? Deu para entender melhor como devemos desenvolver o nosso relatório final de estágio?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: