Guia de estrutura e organização de Relatório de Estágio Supervisionado com exemplos

Acompanhe nosso guia completo para elaborar o seu Relatório de Estágio Supervisionado.

A elaboração de um relatório de estágio supervisionado pode ser concebida como um conjunto de atividades previamente planejadas e que deverão ser cumpridas pelos estudantes de uma instituição, como parte de sua formação da especialidade que estejam cursando.

O relatório possibilita ao acadêmico uma vinculação direta e ativa com a sua área de atuação, estimulando nos estudantes uma atividade crítica e construtiva para abordar casos concretos, relacionados com o seu futuro campo laboral.

Bom, se você chegou até aqui, é porque precisa saber tudo sobre este tipo de relatório, certo? Então vamos trazer para você um entendimento do que é este relatório, um passo a passo da estrutura e organização, além de exemplos de relatório de estágio pronto.

Você também pode se interessar pelos artigos abaixo:

Vamos começar com nosso guia?

Relatório de Estágio: entenda o significado

Entenda o que é, e qual o valor de um Relatório de Estágio Supervisionado

O que é o relatório de estágio supervisionado? 

Vamos começar entendendo qual o significado de relatório de estágio supervisionado?

O Relatório de Estágio Supervisionado é um documento de registro, onde são inseridas todas as atividades que foram exercidas pelo estagiário, bem como as suas aprendizagens ao longo do exercício da profissão.

Este tipo de produção acadêmica é exigido até mesmo por lei, uma vez que serve para avaliar o desempenho do acadêmico em seu estágio.

Você sabia?

Em detrimento dessa exigência, é importante que os universitários saibam como elaborar esse tipo de documento e estruturem o material de acordo com as normas da instituição que estiverem matriculados.

Qual a importância de um Relatório de Estágio Supervisionado?

Conheça a importância do Relatório de Estágio Supervisionado para a conclusão de curso.

Qual é a importância de um Relatório de Estágio Supervisionado

Como mencionado na introdução deste artigo, esse tipo de documento é exigido por lei, sendo essencial para conclusão de curso.

No entanto, antes de seguirmos discutindo sobre a importância da elaboração de um relatório de estágio supervisionado, você precisa saber:

  • o que é o estágio supervisionado; e
  • o que é um relatório de estágio

Primeiramente, o estágio supervisionado pode ser entendido como uma grande oportunidade, concedida os acadêmicos para que possam adentrar em contextos laborais da sua área de formação e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia da profissão.

Ao longo do processo de estágio, o acadêmico sempre estará sendo supervisionado por um professor, ou até mesmo por um dos responsáveis da empresa, onde estiver estagiando.

Lembrando que o estágio é o primeiro passo dado pelo acadêmico para conhecer de fato como se dá a aplicabilidade dos conhecimentos que adquiriu na universidade.

E o relatório?

Ao término do processo de estágio, o acadêmico precisa desenvolver o seu relatório de estágio supervisionado, que como contamos anteriormente, é um documento que traz as atividades que foram realizadas e como mesmo analisa todo o processo e sua experiência.

Vamos entender melhor este segundo ponto aprendendo sobre sua estrutura.

Relatório de Estágio Supervisionado: qual é a sua estruturação para produção acadêmica?

Como é feita a estruturação de um Relatório de Estágio Supervisionado?

Qual é a estrutura de um Relatório de Estágio Supervisionado

Precisa desenvolver esse tipo de produção acadêmica, mas não sabe muito bem como estruturá-la? Saiba que o relatório final de estágio supervisionado possui uma estrutura similar a de um artigo técnico-científico.

Mas, além da sua estrutura, tenha bastante atenção, pois esse tipo de produção deve incluir todos os detalhes importantes sobre o seu processo de prática no estágio.

Levando isso em consideração, confira a seguir como você deverá estruturar o seu relatório de estágio supervisionado.

Elementos pré-textuais do relatório de estágio supervisionado 

1- Capa

Geralmente as instituições possuem um modelo para desenvolvimento do relatório de estágio, portanto confira na sua instituição qual é o template para desenvolver esse tipo de material.

É preciso inserir na capa, o nome da instituição, o seu nome como autor do trabalho e também sinalizar que se trata de um relatório de estágio supervisionado. Ao final da página, insira local e ano.

2- Folha de rosto

Neste tipo de apartado irá constar o nome do autor, título do trabalho e um maior detalhamento sobre a formação do mesmo. Ao final da página insira local e ano.

Relatório de Estágio Supervisionado: resumo textual

Relação dos 3 elementos textuais para um Relatório de Estágio.

Elementos textuais do relatório de estágio supervisionado 

1- Introdução

Na introdução, você deverá especificar para o seu leitor qual foi o contexto no qual o estágio foi desenvolvido, por qual período e em qual área você atuou.

Também é importante sintetizar as informações que serão expostas ao longo do trabalho e indicar que o relatório trata-se das suas experiências profissionais ao longo do período de estágio.

2- Descrição da empresa

Nesse apartado, você deverá apresentar informações mais detalhadas sobre a empresa na qual você estagiou.

Mencione para o seu leitor, além do nome da empresa, detalhes sobre a sua estrutura, campo de atuação, programas de incentivos aos profissionais, etc.

3- Descrição das atividades desempenhadas pelo estagiário

Nesse momento do seu texto, você deverá mencionar qual era a sua função desempenhada como estagiário na empresa, quais foram as experiências, sejam elas positivas ou negativas ao longo do processo e quais foram os instrumentos utilizados para análise e também para desenvolvimento do seu trabalho laboral na empresa.

Descreva todas as atividades que você desempenhou ao longo do seu estágio de forma clara e objetiva, e lembre-se que esse é o apartado mais importante do seu trabalho, tendo em vista que é onde você irá relatar sua experiência de estágio.

Sempre que você for fazer uma análise da sua experiência é necessário que você costure os seus dizeres com referenciais teóricos que fundamentem o seu texto.

Essas referências que você poderá utilizar para fundamentar o seu relatório de estágio supervisionado podem ser retiradas de livros, revistas acadêmicas, artigos, resumos de eventos, etc.

4- Conclusão, ou considerações finais.

Ao término do seu relatório de estágio supervisionado, você deverá sintetizar a sua experiência adquirida ao longo do processo de estágio, destacando novamente quais foram os pontos positivos e negativos e apresentando ao leitor, o que essa experiência profissional agregou em sua formação.

 Lista de referência bibliográfica: relatório de estágio

Elaborando lista de referências bibliográficas do relatório de estágio.

Elementos pós textuais do relatório de estágio supervisionado 

1- Lista de referências bibliográficas

Ao término da elaboração do seu relatório de estágio é importante que você apresente uma lista contendo a bibliografia utilizada para analisar a sua experiência de estágio e fundamentar o seu texto.

Qualquer autor que você tenha utilizado para construção desse material deve estar mencionado nessa lista. Lembrando que a lista de referências deve seguir as diretrizes da ABNT.

 5 Exemplos prontos de relatório de estágio

Relatório de Estágio Supervisionado pronto: 5 modelos de exemplos.

Relatório de Estágio Supervisionado pronto

Existem alguns exemplos de Relatório de Estágio pronto que você pode usar como referência, sempre lembrando de usar as normas de sua instituição.

Também é possível adquirir um trabalho deste, pronto sobre seu estágio, contratando profissionais para te ajudar. Se você quiser receber alguns orçamentos, pode fazer um pedido de valores sem compromisso aqui. É uma plataforma que dá garantia, ótima em cumprir prazos, e que trabalha com escritores de diversas áreas de formação.

Abaixo, trazemos 5 relatórios prontos de estágios supervisionados em várias áreas.

5 Exemplos prontos – link

Relatório de Estágio Supervisionado: dicas importantes

Dicas importantes para um bom relatório de estágio.

Dicas finais para desenvolver um relatório de estágio supervisionado de qualidade

Agora que você já conhece como esse material se estrutura e qual é o conceito por detrás do mesmo, saiba que, antes de começar a elaboração do seu relatório é importante que você discuta com seu supervisor de estágio sobre quais informações, das inúmeras coletadas, são mais pertinentes para inserir no material.

Esse recorte é importante, tendo em vista que, em muitos casos, o estagiário pode vir a coletar um material muito expressivo e para não se sobrecarregar é necessário fazer alguns recortes, priorizando pelas principais informações.

Além disso, saiba que, geralmente as Universidades nos permitem desenvolver uma primeira versão do estágio e encaminhá-la ao supervisor para que possa dar um feedback com retorno das alterações que precisam ser feitas.

Aproveite todas as oportunidades de escrita e reescrita para desenvolver o seu texto ao máximo e atender todas as exigências do componente curricular de estágio supervisionado.

Lembre-se também que, apesar do relatório de estágio supervisionado ser um texto mais objetivo, em que você descreve quais foram as experiências adquiridas ao longo do estágio, você também precisará fundamentar o seu material com algumas bibliografias pertinentes a sua área de atuação.

Por isso, muitos alunos recorrem a este artigo, na intenção de adquirir este serviço de escrita. Mais uma vez recomendamos esta plataforma aqui para estes serviços.

Sendo assim, é importante que você faça um estudo teórico prévio, e que possa vir a embasar a sua análise crítica da experiência vivenciada.

Conseguiu compreender melhor como desenvolver um Relatório de Estágio Supervisionado com nossas dicas e exemplos prontos?

Gostou do nosso conteúdo?

Se sim, deixe seu feedback. Considere deixar seu comentário e compartilhar em sua rede social favorita. Ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: