TCC Monografia

Entendendo se sua pesquisa acadêmica é TCC ou monografia 

Monografia ou TCC? TCC ou Monografia? Monografia x TCC. Chega de confusão! Quem está cursando uma graduação ou pós, na grande maioria das vezes, ao chegar ao final do curso, acaba ficando em dúvida sobre como desenvolver uma monografia como pesquisa. Ou seria um TCC?

Você se encontra nesta etapa? Tenha em mente que, entender a sua pesquisa é algo fundamental para que você possa desenvolver um trabalho final de curso que seja exitoso.

Portanto, o nosso conteúdo de hoje irá lhe ajudar a entender um pouco mais sobre o universo dos trabalhos de conclusão de curso, com ênfase especial na produção da monografia.

Além disso, vai encontrar vários links de outros artigos para aproveitar em todo o percurso de sua produção acadêmica. Aproveite!

TCC ou Monografia?

Desvendando seu trabalho de final de curso em TCC ou Monografia

TCC ou Monografia? 

Muitas pessoas acabam confundindo TCC com monografia, tendo em vista que ambos são trabalhos solicitados quando o acadêmico está na reta final da sua graduação.

No entanto, você precisa ter em mente que, estamos lindando com produções que possuem algumas configurações diferentes.

Muitas instituições de ensino superior acabam considerando uma monografia como um TCC, justamente porque a monografia se configura como um trabalho de conclusão de curso.

Sendo assim, o TCC é algo obrigatório para todo acadêmico que queira concluir um curso de graduação, e inclusive é ofertado como componente curricular nas universidades, onde o aluno terá em média dois semestres para desenvolver o trabalho.

Dito em outras palavras, todo e qualquer acadêmico deverá se matricular em uma disciplina de TCC, já que somente desse modo conseguirá seu diploma de conclusão de curso.

Claro que, além de matricular-se e frequentar as aulas de TCC, é muito importante que você respeite a estrutura do trabalho escolhido (seu TCC poderá ser monografia, artigo científico, projeto pedagógico, etc.).

Cada instituição possui suas normas e você deve adequar-se a elas na hora de produzir seu trabalho final. Aliás, dependendo da instituição, pode ser que seja permitido desenvolver o TCC em grupos ou duplas.

Sendo assim, não tire o foco da ideia de que o TCC irá sempre apresentar uma denominação fixa (Trabalho de Conclusão de Curso). No entanto, você irá se deparar com inúmeros modos de receber seu certificado.

Isso porque o TCC costuma variar, de acordo com o nível do curso em andamento. Por esta razão, as opções de TCC mais comuns serão sempre:

  • Monografias;
  • Relatórios de Estágio;
  • Artigos Científicos;
  • Dissertações de Mestrado;
  • Teses de Doutorado.
Qual a diferença entre Monografia e TCC?

Compreendendo a diferença entre Monografia e TCC

Qual a diferença entre Monografia e TCC?

Como foi possível constatar no item anteriormente apresentado, a monografia é um tipo de TCC, logo, os dois (TCC e monografia) não podem ser tidos como iguais, já que dentro dos trabalhos de conclusão de curso poderemos encontrar diversos gêneros textuais.

Para evitar confusão entre as produções, você precisa conferir as informações que lhe apresentaremos na sequência, uma vez que elas esclarecem as principais características do TCC. Confira!

Características do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 

Uma das principais características do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é que esse tipo de produção acadêmica costuma ter uma extensão textual maior, ou seja, o número de laudas poderá girar em torno de 40 a 70 páginas.

Em alguns casos poderá possuir mais laudas, tendo em vista que a proporção será corresponde ao tipo de pesquisa empregada e os dados que estarão sendo analisados.

Outra marca característica do TCC é que ele necessita de uma boa fundamentação teórica por parte do pesquisador, e nesse caso, deveremos procurar por teóricos e teorias que garantam uma boa base para comprovação das nossas teses.

Além disso, em um TCC é comum vermos as universidades solicitando uma aplicação prática da pesquisa a ser desenvolvida, logo, precisamos buscar modos de aplicar o nosso conhecimento ou tese defendida em um contexto “x”.

Aprenda ainda mais:

Características da Monografia 

A monografia nada mais é do que uma produção acadêmica e científica que apresenta um compilado de materiais envolvendo um assunto determinado pelo próprio pesquisador/estudante universitário.

O estilo de escrita de uma monografia costuma ser diferente de autor para autor, e isso é perfeitamente normal.

Destacamos esse ponto, uma vez que é difícil precisar um formato e estilo de escrita único, justamente porque é algo bastante subjetivo.

Mas de qualquer forma, na hora de elaborar uma monografia como trabalho de conclusão de curso, o acadêmico deverá unir os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua graduação e pensar numa proposição de trabalho dentro de uma temática “x”.

Em outras palavras, podemos dizer que a monografia irá derivar de outros estudos que já tenham sido feitos, só que agora está sendo apresentada sobre a ótica do acadêmico, e utilizando essas leituras como suporte bibliográfico para fundamentação do trabalho.

Geralmente, os orientadores das universidades, quando ajudam os acadêmicos no desenvolvimento de uma monografia, eles buscam instruí-lo para que o trabalho se transforme, após a defesa do TCC, em um artigo científico que possa ser publicado em uma revista.

Além disso, a monografia pode ser entendida como um tipo de produção que é feita como trabalho de conclusão de curso (TCC), mas que não fica presa apenas nas graduações.

Isso porque você poderá encontrar esse tipo de produção em pós-graduações, tais como as especializações, por exemplo, uma vez que a única razão de ser da monografia está em aproximar o aluno à pesquisa acadêmica.

Aqui no Brasil, por exemplo, a monografia pode ser entendida como um tipo de produção escrita que trabalha encima de uma linha temática, ou problema de pesquisa, e este problema precisa ter alguma relevância social.

Antes mesmo de partir para a construção de sua monografia, as universidades irão pedir que você elabore um pré-projeto de pesquisa, pois nele você apresentará as principais ideias que tem no momento.

No seu pré-projeto você apresenta, basicamente, o tema da pesquisa, justifica a relevância do estudo, os objetivos pelo qual está trabalhando com o tema e o que se pretende obter como resultados, entre outros dados.

Tendo o seu projeto aprovado, aí sim você poderá partir para a elaboração da monografia, a qual apresentará toda a execução do trabalho e uma análise dos resultados.

TCC e Monografia são a mesma coisa?

Comparativo com diferenças entre TCC e Monografia 

TCC e Monografia são a mesma coisa? 

Para encerrarmos o artigo de hoje, gostaríamos de conversar um pouco mais sobre as diferenças existentes entre a monografia e o TCC, e para isso apresentaremos a seguinte tabela:

Trabalho de conclusão de curso e Monografia

Comparações: TCC x Monografia

Considerações Finais

Como você pode observar ao longo do nosso conteúdo de hoje, você pode desenvolver uma monografia como TCC, mas também precisamos cuidar para não confundir esses dois tipos conceitos.

Com as informações que passamos neste artigo, você está mais do pronto para começar o seu trabalho de conclusão de curso.

Conseguiu compreender a diferença entre TCC e Monografia?

Gostou do nosso conteúdo. Se sim, deixe seu comentário e compartilhe na sua rede social favorita. Nos ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda ainda mais com nossos outros artigos: