Se você chegou até aqui deve ser porque deseja saber o que é uma pesquisa bibliográfica para TCC, não é mesmo? Nós preparamos este artigo com um passo a passo com 10 exemplos prontos em PDF, conceito e significado de pesquisa bibliográfica, além de orientar onde conseguir uma pesquisa com seu tema para você ter como base.

Assim acho que você vai ter um bom suporte e entendimento do assunto, certo?

Primeiramente, saiba que dentre os inúmeros tipos de pesquisa que podem ser feitos para um TCC, as pesquisas bibliográficas estão entre as mais aderidas nas universidades.

Justamente porque esse método de pesquisa pode ser desenvolvido sem que tenhamos que ir a campo coletar dados, por exemplo.

Isso porque acabamos ficando mais no campo teórico da pesquisa, e o TCC irá promover reflexões, levantar discussões e fazer análises que podem ser a partir de obras, contextos históricos, comparações entre diferentes perspectivas de autores sobre um tema em comum, entre outros.

Enfim, no artigo de hoje você saberá em detalhes o que é uma pesquisa bibliográfica para TCC e como fazer uma pesquisa completa.

Acompanhe no índice abaixo o conteúdo de nosso artigo e boa leitura!

  1. O que é uma pesquisa bibliográfica para TCC?
  2. Para entender melhor o significado de pesquisa bibliográfica
  3. Onde são coletadas as fontes e referências de uma pesquisa bibliográfica de TCC?
  4. Como conseguir uma pesquisa bibliográfica com seu tema para ter como referência e exemplo?
  5. Passo a Passo para fazer uma pesquisa bibliográfica para TCC
  6. Exemplo de Pesquisa Bibliográfica pronta em PDF
Pesquisa bibliográfica conceito e definição

Entendendo o conceito de pesquisa bibliográfica

O que é uma pesquisa bibliográfica para TCC?

Uma pesquisa bibliográfica para TCC pode ser compreendida enquanto um processo mediante o qual coletamos conceitos para obtenção de um conhecimento sistematizado.

Para entender o conceito de pesquisa bibliográfica é preciso compreender que o objetivo principal desse tipo de estudo, está em processar escritos que tenham relação com o tema de pesquisa proposto pelo acadêmico.

Também podemos encontrar outras nomenclaturas com o mesmo significado para este tipo de pesquisa, tais como:

  • Pesquisa documental;
  • Pesquisa de gabinete;
  • Pesquisa de Revisão de Literatura;
  • Pesquisa Secundária;
  • Pesquisa de resumo, entre outras.

Além disso, precisamos destacar que, esse tipo de pesquisa tem um grande valor nos estudos realizados no âmbito acadêmico.

Isso porque para se realizar qualquer tipo de pesquisa no âmbito das universidades, seja com enfoque quantitativo ou qualitativo, a pesquisa bibliográfica deve estar presente em todos eles.

A única diferença é que, se preferirmos, podemos fazer uma pesquisa exclusivamente bibliográfica, mas não existe nenhum estudo que não demande de revisão bibliográfica. Entende?

Para entender melhor o significado de pesquisa bibliográfica

Para entendermos seu significado e guardar sua conceituação, saiba que fazemos pesquisa bibliográfica quando elaboramos:

  • Relatórios de trabalhos de pesquisa de um curso, tratando sobre diversos temas;
  • Ensaios argumentativos que, embora organizados em torno de uma posição pessoal sobre um tema, devem ter como suporte conceitos teóricos ou dados obtidos de outras fontes válidas e confiáveis;
  • Artigos de revisão bibliográfica sobre um tema específico, em que o autor descreve o estado atual do conhecimento em relação ao seu tema.

No entanto, cabe destacar que, nem toda pesquisa bibliográfica de TCC faz surgir um documento escrito como os mencionados na lista acima.

Isso porque pode haver pesquisa bibliográfica com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre um tema estudado em sala de aula, ou por simples curiosidade do estudante, por exemplo.

Fontes de Pesquisa Bibliográfica para conceituação de TCC

Fontes para fazer o referencial teórico de sua Pesquisa Bibliográfica

Onde são coletadas as fontes e referências de uma pesquisa bibliográfica de TCC?

Saiba que existe uma grande variedade de lugares onde poderemos encontrar informações para a elaboração de uma pesquisa bibliográfica de TCC.

Desse modo, o aluno não deve acomodar-se em utilizar apenas as referências que existem na biblioteca da sua universidade, ou no banco de teses e dissertações da mesma.

Saiba que existem muitos outros canais, onde poderemos encontrar boas referências para desenvolvimento de nossas pesquisas bibliográficas. São eles:

  • Bancos de Teses e Dissertações de outras universidades, não só do país, como do estrangeiro também;
  • Utilizando o Google Acadêmico: ao utilizar essa ferramenta, poderá se deparar com várias obras e artigos científicos de teóricos que desenvolvem estudos dentro da sua área de interesse;
  • Pedir ao seu orientador de TCC que lhe forneça uma lista com os principais textos e teóricos que deverá buscar para embasar sua pesquisa;
  • Ou adquirir um trabalho com seu tema, como explico abaixo.

Como conseguir uma pesquisa bibliográfica com seu tema para ter como referência e exemplo?

Alguns alunos nos escrevem por nossa página de contato solicitando pesquisas prontas como exemplo ou mesmo perguntando se fazemos suas pesquisas bibliográficas.

Nós não fazemos este serviço (por questões óbvias), mas sabemos que ter uma pesquisa bibliográfica pronta como exemplo auxiliaria muito. Assim, se você quer adquirir um trabalho com seu tema, você consegue acessando aqui.

São trabalhos únicos, sem plágio e com garantia. Bom para conhecer autores para o embasamento teórico do TCC. Esperamos que – se você adquirir – que use como referência para escrever sua pesquisa bibliográfica, e não como sua.

Manual para desenvolver Pesquisa Bibliográfica

Aprenda com este passo a passo a fazer sua Pesquisa Bibliográfica

Passo a Passo para fazer uma pesquisa bibliográfica para TCC

Agora que já sabemos o que é uma pesquisa bibliográfica para TCC e onde poderemos encontrar nossos referenciais para desenvolver esse tipo de pesquisa, vamos descobrir como fazer uma pesquisa bibliográfica passo a passo.

Para isso, separamos a seguir algumas dicas exclusivas para você fazer uma pesquisa de TCC sem nenhum mistério:

Passo 1 – É necessário se familiarizar com o seu tema de estudo

Se você ainda não definiu seu tema de estudo, dentro das normas de uma pesquisa bibliográfica, precisa fazer isso como sua primeira missão.

É importante que você escolha um tema que realmente lhe agrade e que julgue que terá prazer em dedicar seu tempo revisando teorias, textos, etc.

Mais importante que escolher o tema é escolher a delimitação deste. Se você ainda não escolheu seu tema ou delimitação, deixo aqui dois artigos complementares.

Assim que tiver algumas ideias de temáticas de estudo, reserve um tempo para fazer algumas conferências, tais como:

  1. Quais são as teorias, modelos e enfoques existentes para explicar meu tema?
  2. Quais são os autores mais citados (mais relevantes) em relação ao meu tema?
  3. Quais são as principais críticas que são feitas às teorias, conceitos, modelos ou enfoques relacionados ao meu tema?
  4. Qual é a evolução histórica do tema escolhido? Ainda cabe problematizá-lo?
  5. Existem outros temas relacionados que me ajudem a fazer um recorte melhor e maior?

Sobre a problematização do seu TCC, você pode aprender mais no artigo: Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Passo 2 – Faça um esquema de mapa mental

A próxima fase para desenvolvimento da pesquisa bibliográfica envolve criar um esquema para visualizarmos melhor a nossa proposta de pesquisa de TCC.

Esse esquema não tem mistério e pode ser feito à mão, inclusive como um mapa conceitual ou pelo computador. Fica a seu critério!

Neste mapa mental, ou mapa conceitual, iremos escrever o nosso tema central, e a partir dele, vamos ir criando derivações com subtemas contendo questões que precisam ser respondidas com o nosso estudo.

Debaixo de cada subtema vamos inserir ideias e conceitos que são importantes para desenvolver em cada um.

Por exemplo, se o tema escolhido é “A motivação no trabalho”, poderíamos estabelecer o seguinte esquema:

TEMA: MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

1-O que é a motivação?

a) Origem do termo;

b) Definição desde a perspectiva da psicologia;

c) Componentes da motivação.

2-A motivação no trabalho

a) Como se estuda a motivação no trabalho?

b) Teorias sobre a motivação no trabalho.

Passo 3 – Recopile as fontes e organize-as

Agora deveremos recopilar as nossas fontes e organizá-las. Isso é importante para já conseguirmos mensurar quais os teóricos que iremos usar, obras que não podemos deixar de mencionar, etc.

Se tiver muito material digital, busque criar uma pasta para cada subitem que você definiu no mapa mental.

Assim, quando for escrever esse capítulo, já saberá em qual pasta se encontram as principais referências bibliográficas que lhe darão suporte no TCC.

Passo 4 – Faça apontamentos

Assim que você tiver suas informações organizadas poderá começar suas leituras.

Nesse ponto, é imprescindível que busque fazer apontamentos e recortes de citações, que julgue relevantes para o estudo proposto em seu TCC.

Você poderá fazer esses apontamos em formato de fichas ou arquivos que podem conter:

  • Citações textuais de passagens relevantes para a sua pesquisa bibliográfica;
  • Resumos;
  • Impressões ou opiniões;
  • Relações entre o que diz um autor e outro;
  • Listas de dados e estatísticas.

Passo 5 – Comece a escrever o seu rascunho até chegar ao seu TCC final

Depois que tenha organizado toda a informação necessária, teremos uma compreensão mais profunda sobre o nosso tema de estudo.

Lembre-se que, mais importante do que selecionar as informações necessárias, é lê-las com atenção, estudá-las, relacionar as perspectivas encontradas, etc.

Ao fazer seus apontamentos, irá processando informações e extraindo os elementos centrais, aqueles que nos interessam para a pesquisa.

Com essa visão mais profunda, poderemos enfim começar os nossos escritos.

Comece escrevendo de forma livre, como um grande rascunho e conforme for organizando as ideias, traga citações e os teóricos que pretende relacionar.

Seguindo esses passos, dentro de pouco tempo já terá seu TCC com pesquisa bibliográfica totalmente concluído, e poderá defender seu tema sem nenhuma dificuldade!

Pesquisa Bibliográfica PDF

Aproveite nossos 10 exemplos prontos de Pesquisas Bibliográficas em PDF

Exemplo de Pesquisa Bibliográfica pronta em PDF

Separamos para você 10 pesquisas bibliográficas em PDF para você ter como exemplo pronto. Bom também para ter uma base e entender como desenvolver.

Nos exemplos prontos abaixo, você pode ter uma boa ideia em como fazer as referências em uma pesquisa bibliográfica, além de perceber também a linguagem acadêmica.

Exemplo 1 – Vivências de cuidados da mulher mastectomizada: uma pesquisa bibliográfica

Exemplo 2 – Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica

Exemplo 3 – A Produção científica sobre gerenciamento em enfermagem hospitalar: uma pesquisa científica

Exemplo 4 – Utilização do modelo demanda-controle de Karasek na América Latina: uma Pesquisa Bibliográfica

Exemplo 5 – Relações entre imagem corporal e qualidades de movimento: uma reflexão a partir de uma Pesquisa bibliográfica

Exemplo 6 – Produção Científica sobre a hospitalização de idosos: uma Pesquisa Bibliográfica

Exemplo 7 – Fisioterapia em Queimados: uma pesquisa bibliográfica acerca dos principais recursos fisioterapêuticos e seus benefícios

Exemplo 8 – Interconsulta psiquiátrica e unidades de internação psiquiátrica no Brasil: uma pesquisa bibliográfica

Exemplo 9 – Métodos quantitativos na avaliação da Capes: uma Pesquisa Bibliográfica

Exemplo 10 – O estudo da ergonomia e seus benefícios no ambiente de trabalho: uma pesquisa bibliográfica

Aprenda ainda mais com nossos artigos: