O que é objeto de estudo? Entenda nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o objeto de estudo para elaborar seu TCC ou projeto de pesquisa. Aprenda também com nosso exemplo a fazer a delimitação do objeto de estudo para o seu trabalho acadêmico ficar excelente!

Isso porque toda e qualquer pesquisa científica tem início com a escolha de um objeto de estudo. Seja para um artigo científico, seja para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para elaborar projetos de pesquisa e extensão ou até mesmo para ingressar nos cursos de mestrado e doutorado.

Você vai entender a caracterização do objeto de estudo, a escolha e a delimitação dos objetos de estudos para os projetos de pesquisas, além de saber o motivo de uma das maiores dificuldades de vários estudantes: conseguir encontrar o objeto de estudo do TCC ou do Projeto de Pesquisa.

Mas não se preocupe! A fonte desse problema é porque ocorre uma grande confusão entre entender o que é uma temática de estudo e o que é um objeto de estudo.

É por aí que esse texto será iniciado, vamos lá?

Diferença entre tema e objeto de estudo

Saiba a diferença entre tema e objeto de estudo

Qual a diferença entre tema e objeto de estudo?

A escolha do tema ou da temática de estudo é anterior à escolha do objeto de estudo. Sabe quando você tem aquela ideia de pesquisar alguma coisa que você quer?

Por exemplo: quero pesquisar alguma coisa sobre educação e a escola pública, ou sobre as políticas públicas de cotas nas universidades, ou ainda sobre a inserção de pessoas com necessidades especiais na escola regular…

Existem vários outros exemplos, mas estes possibilitam a reflexão que precisamos para entender a diferença entre tema e objeto de estudo.

→ A temática é um universo amplo sobre um determinado assunto, sobre áreas de pesquisas. As temáticas são como grandiosos guarda-chuvas e, protegidos por esses guarda-chuvas estão os objetos de estudos correspondentes às temáticas.

→ Os objetos de estudos se constituem em objetos mais específicos e afunilados para se pesquisar, mas são derivados das temáticas mais amplas.

Vamos compreender melhor o que é este objeto de estudo dentro de uma pesquisa?

Caracterização do objeto de estudo

O que é um objeto de estudo no TCC e no Projeto de pesquisa

O que é objeto de estudo?

Após delimitar a temática do estudo, muita coisa ainda precisa ser feita para que se chegue ao objeto de estudo. Se você não está familiarizado(a) com delimitar um tema, leia nosso artigo: →Delimitação do Tema → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Agora sim, vamos ao que é um Objeto de Estudo, seu conceito e significado:

O objeto de estudo é intrínseco à temática. É um afunilamento da temática para um assunto específico, é um tema ou um eixo central a ser pesquisado e, para isso, precisa também ser delimitado.

Sem um objeto de estudo bem delimitado você corre o risco de nada dar certo e ter que recomeçar todo seu trabalho, pois todas as etapas seguintes da pesquisa (os objetivos e a metodologia, principalmente) dependem dessa fase de delimitação do objeto de estudo para o projeto de pesquisa.

Vamos aprofundar um pouco mais para você entender melhor.

Demilitar Objeto de Estudo de Projeto de Pesquisa

Aprenda a fazer a Delimitação do Objeto de estudo com este exemplo

Como delimitar um objeto de estudo? 

Para esta etapa, principalmente se for a primeira vez que você a fará, precisará obter ajuda de um professor, de um orientador ou alguém que tenha experiência com pesquisas científicas.

Um objeto de estudo deve sempre responder a pergunta: o que pesquisar?

Se você já sabe a temática do estudo, ótimo! Esse é um passo importante.

Após escolher o tema o que se faz é delimitar a temática para torná-la um objeto de estudo específico.

Vamos partir de um dos exemplos citados anteriormente: educação e escola pública.

Exemplo de objeto de estudo para TCC

Concorda que a temática abarca uma série de possíveis objetos a serem estudados? Que são várias e várias as possibilidades de estudos sobre isso? Desse modo vamos “afunilar” essa temática e chegar um objeto de estudo para o projeto de pesquisa, fazendo alguns exercícios reflexivos, como por exemplo, pensar o que pesquisar nesse universo da escola pública.

Não existe uma metodologia exata para delimitar e escolher o objeto de estudo para o projeto. Essa delimitação é muito pessoal, principalmente porque envolve motivações pessoais e profissionais, partindo da escolha do pesquisador.

O primeiro passo é realmente escolher o que se deseja pesquisar, seja porque você tem interesse, seja por curiosidade, seja por uma necessidade em pesquisar.

Supondo que você desenvolveu seu estágio do curso de pedagogia em uma escola pública que oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) e você se interessou por esse universo, então o objeto de estudos começa tomar mais forma, pois já se delimita qual modalidade de ensino se deseja pesquisar.

Mas ainda é necessário ir além e afunilar mais essa escolha se perguntando: o que nesse universo da Educação de Jovens e Adultos que me interessa? A partir disso sua curiosidade pode indicar para a necessidade de investigar porque esses alunos tiveram que ingressar nessa modalidade de estudos, porque “perderam” a oportunidade de cursar o ensino regular?

Desse modo você já teria um objeto de estudo mais delimitado.

Mas é possível delimitar mais? Não só é possível como se faz necessário!

É necessário delimitar onde e quando pesquisar, para delimitar corretamente o objeto de estudo. Você deve escolher um ou mais locais para serem pesquisados e, ainda, o período que a pesquisa abrangerá (que se denomina de recorte temporal da pesquisa).

Quanto mais delimitado for o objeto de estudo, mais as chances de a pesquisa correr bem e dar certo!

Exemplo para fazer Objeto de Estudo de TCC e Projeto de Pesquisa

Como Fazer o Objeto de Estudo com Exemplo

Como fazer um objeto de estudo delimitado a partir desse exemplo?

Até o momento tem-se o seguinte com o exemplo: o interesse da investigação centra-se no pesquisar a educação, a escola, e os alunos da modalidade da EJA. Desse modo, escolhe-se uma escola x para pesquisar e quais alunos de quais turmas seriam investigados.

Dica: para uma pesquisa de graduação sugere-se que se faça uma pesquisa com uma envergadura menor, pois, além de ser o primeiro contato dos acadêmicos com a pesquisa, o tempo para desenvolver a pesquisa também é pequeno (geralmente dentro de um ano se faz o projeto de pesquisa, a pesquisa e se escreve o TCC).

Desse modo, escolha os alunos de uma escola pública x. Já no que diz respeito á temporalidade, pode-se determinar que sejam investigados apenas os alunos de uma turma específica.

No exemplo, o objeto delimitado ficaria assim: pesquisar quais os motivos que levaram os alunos das turmas de 2020 da escola Dom Joaquim a cursarem a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos.

A partir dessa delimitação se especificariam quais os objetivos da pesquisa e qual seria a metodologia utilizada para se conseguir pesquisar o deseja.

Depois deste artigo, você pode aprender mais sobre metodologia:

O objeto de estudo sempre deve ser relevante para a comunidade acadêmica e para a sociedade de modo geral. A pesquisa deve ser útil para compreender os problemas da realidade social e auxiliar a resolvê-los.

Já em relação à questão de se pesquisar temáticas inéditas, essa não deve se constituir em uma preocupação central, principalmente na graduação.

Isso porque todas as pesquisas são inéditas de algum modo, nenhuma pesquisa social será igual a outra, pelo fato de que, as condições sociais e os sujeitos ou instituições são mutáveis todos os dias.

Se você pesquisar um objeto esse ano vai obter um determinado resultado, se pesquisar esse mesmo objeto ano que vem, vai obter outros resultados!

Espera-se que esse artigo tenha contribuído para auxiliar a pensar melhor o seu objeto de estudo para seu projeto de pesquisa ou TCC e que também tenha contribuído para se pensar na delimitação do objeto de investigação!

Ficou com alguma dúvida, nos escreva em nossa página de contato ou nos comentários. Se você gostou de nosso artigo, por favor, não deixe de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Aprenda mais com nossos artigos: