Guia Prático de Fundamentação Teórica e Referencial Teórico com Exemplos

Guia Prático de Fundamentação Teórica e Referencial Teórico

Saiba como fazer um Referencial Teórico para um projeto de pesquisa ou TCC e dê sustentação para as ideias apresentadas em sua pesquisa! Você vai aprender como elaborar e escrever um referencial teórico de maneira objetiva.

Trazemos neste guia tudo para você entender o que são referencial teórico, embasamento teórico, ou mesmo o que é fundamentação teórica (cada instituição pede com uma nomenclatura diferente). Além de entender, você vai saber até como iniciar uma fundamentação teórica, aprender o que é Revisão de Literatura, o que é Estado da Arte… Viu como este guia é completo para você preparar sua base teórica?

Quer exemplos ou modelos para se basear, temos também!

Não sabe quais são os autores para sua pesquisa? Não tem problema, vamos te orientar como encontrá-los também. Basta acompanhar esse artigo até o final!

Veja e acompanhe tudo que trazemos neste artigo:

O que é um fundamentação teórica ou referencial teórico?

O que é a fundamentação teórica do projeto de pesquisa?

O que é um referencial teórico ou fundamentação teórica do projeto de pesquisa? 

Toda pesquisa científica tem início com um projeto, independente se for na graduação, na pós-graduação, para concorrer a editais com verbas ou sem verbas, ou para iniciação científica.

O referencial teórico deve estar presente em projetos de qualquer natureza, ele é parte indissociável e integrante do todo do projeto de pesquisa, do conjunto de itens que o compõe e, por isso mesmo, deve estar coerente com os demais itens.

Então, o que é o Referencial Teórico? Ou mesmo, o que é a fundamentação teórica de um projeto de pesquisa?

O referencial teórico ou fundamentação teórica é a base teórica e conceitual de todo trabalho acadêmico, se refere a todos os autores e obras que fundamentam teoricamente a escrita dos trabalhos científicos.

Ah, e para não haver confusão sobre o termo, saiba que Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Embasamento Teórico são as mesmas coisas! Certo?

Conseguiu entender o que é a fundamentação? Ficou claro?

Resumidamente – e sendo prático – é na parte da fundamentação teórica que você vai apresentar os autores que já escreveram sobre os conceitos e assuntos de seu projeto de pesquisa, do seu TCC (monografia ou outro tipo de TCC).

Dica: o referencial teórico pode ser solicitado nos projetos de pesquisa como um item específico (como a introdução, objetivos, referencial teórico, metodologia…) ou pode ser identificado e desenvolvido na redação dos demais itens (sob a forma de citações).

Ficou mais claro, certo? Então vamos entender como iniciar e como escrevê-la?

Como iniciar a escrita da fundamentação teórica de uma pesquisa científica?

Como escrever uma Fundamentação Teórica ou Referencial Teórico de um TCC ou Projeto de Pesquisa?

Dica de como iniciar uma fundamentação teórica 

A fundamentação teórica ou referencial teórico sempre tem início com o estudo em diversas fontes sobre o tema pesquisado e o objeto de estudo escolhido. Um ponto que deve ser observado, sempre, é o método de pesquisa escolhido para guiar sua pesquisa, pois, o referencial deve ser coerente, principalmente, com o método utilizado.

Isso pelo fato de que, cada método de pesquisa possui autores clássicos dos quais os autores contemporâneos “bebem” em suas fontes, por isso, não é recomendável que os autores sejam escolhidos aleatoriamente para sustentar o tema pesquisado.

Dica: se você está finalizando uma graduação e preparando seu projeto de pesquisa para o TCC, pode ser que não precise se aprofundar tanto nesta questão. Porém se for o caso de uma pós-graduação – preparando um projeto de pesquisa para o Mestrado, por exemplo – aconselhamos a você se aprofundar mais nos métodos. Consulte abaixo os artigos sobre métodos de pesquisa.

Cada um dos métodos de pesquisa apresentados acima (seja o método positivista, o método fenomenológico, o materialista dialético, o praxiológico) possui autores clássicos que estudam determinados objetos, por isso, é recomendável que se tenha coerência entre todos os autores utilizados, pois, cada método possui vertentes diferenciadas de realização da pesquisa e análise dos objetos de estudos.

Como escrever uma fundamentação teórica? 

O referencial teórico representa a organização da base teórica do estudo sob a forma de Revisão de Literatura e/ou Estado da Arte sobre o tema escolhido para ser pesquisado.

Saiba que existem diferenças entre estes tipos de coleta de informações, ou seja, existe diferenças entre Revisão de Literatura e Estado da Arte.

Revisão de Literatura – Saiba o que é e aprenda a fazer em seu projeto de pesquisa

Revisão de Literatura – Saiba o que é e aprenda a fazer em seu projeto de pesquisa

O que é Revisão de Literatura e como escrever em seu projeto de pesquisa? 

A revisão de literatura apresenta e é composta por um percurso linear evolutivo do tema, sob a ótica de diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e investigado.

Entenda passo a passo como fazer a revisão de literatura!

Você deve procurar em várias fontes (como obras, artigos, anais de congressos, jornais, revistas) e em diferentes autores, as ideias e reflexões sobre o tema que irá pesquisar.

Feito isso, deve-se coletar diferentes opiniões e ideias sobre esse mesmo tema e apresentá-las em seu trabalho, de maneira que demonstre a evolução desse objeto de estudo no decorrer do tempo, desde sua forma inicial até o momento atual da elaboração da pesquisa.

Por isso se chama revisão de literatura, um apanhado geral, entende?

Nessa apresentação dissertativa sobre a evolução do objeto, o autor da pesquisa (você) deve apresentar citações diretas e/ou indiretas das obras e autores, sempre de acordo com a norma técnica específica para essa finalidade.

Estado da Arte – Saiba o que é e aprenda a fazer em seu projeto de pesquisa

Estado da Arte – Saiba o que é e aprenda a fazer em seu projeto de pesquisa

O que é Estado da Arte e como escrever em seu projeto de pesquisa? 

Já o Estado da Arte de um objeto de estudo deve ser elaborado de forma que demonstre o quadro atual de uma determinada área de estudo, demonstrar qual o nível de desenvolvimento que a ciência ou determinada técnica/procedimento alcançou até a atualidade, suas tendências e potencialidades.

A fundamentação teórica deve ser escrita de forma dissertativa citando os principais autores, obras e conceitos pertinentes ao trabalho e a pesquisa.

Não deve ser, de modo algum, uma listagem de referências bibliográficas (e demais tipos de referências) e nem mesmo deve ser feito sob o formato de glossário onde se demonstram os conceitos chave do trabalho.

Deve ser feito demonstrando os autores, as obras e os conceitos de modo relacional, objetivo e compreensível, sempre fazendo o “link”, a ligação dessa base teórica com o objeto de estudo alvo da investigação, mostrando a relação com o problema de pesquisa, com o método e a metodologia, apresentando citações diretas e indiretas.

Como fazer a Base teórica de um projeto de pesquisa?

Base teórica de um projeto de pesquisa

Dicas importantes para escrever a base teórica do seu TCC ou de seu Projeto de Pesquisa 

Apresentamos abaixo dicas objetivas que você deve ter em mente na hora de pesquisar e escrever a base teórica, fundamentação, referencial ou embasamento teórico de seu projeto de pesquisa ou do seu TCC.

Se você ainda não pesquisou e encontrou os autores de seu trabalho acadêmico, você pode aprender a fazer isto no artigo Onde pesquisar autores para escrever seu Referencial Teórico? Ou então adquirir um referencial exatamente sobre seu tema aqui e ter uma base para desenvolver a sua fundamentação com as indicações dos autores corretos para sua pesquisa.

Os autores a serem utilizados devem ser autores que deem sustentação à sua ideia, à sua temática de pesquisa e que possam corroborar para sua escrita sobre o problema de pesquisa que você está tratando.

Quando o referencial teórico não é solicitado como um item específico (assim como o item da metodologia, da introdução e demais), o autor deve apresentar a base teórica durante toda escrita do trabalho, intercalando suas ideias com as citações e ideias dos autores para dar sustentação e base sólida ao seu trabalho.

Quantos autores devem ser citados no referencial teórico do seu projeto de pesquisa? 

O referencial teórico serve (tem como principal objetivo no interior do seu trabalho) para deixar claro no estudo quais autores serão basilares para o desenvolvimento da sua pesquisa. Objetiva também demonstrar a partir de quais autores os conceitos serão trabalhados, pois, como mencionado anteriormente, há interpretações diferentes para o mesmo conceito.

Pode-se utilizar um ou mais autores que apresentem olhares diferentes sobre a sua temática ou sobre os conceitos chave da sua pesquisa. Isso porque há ideias diferentes sobre o mesmo objeto e sobre os conceitos. Aliás, isto é ótimo!

É bastante comum que um autor seja mais utilizado, que seja a referência principal do seu trabalho e que outros autores sejam utilizados como apoio. Sugere-se a utilização de, no mínimo, três ou mais autores para elaboração do referencial teórico.

Você vai entender melhor como fazer esta “costura” com coesão e coerência no artigo que indicamos ao final para encontrar os autores e desenvolver o embasamento de seu projeto de pesquisa.

Exemplo de Fundamentação Teórica como modelo

Exemplos de Fundamentação Teórica como modelo

Exemplo de Referencial Teórico como modelo para sua pesquisa

Está procurando exemplo de Fundamentação Teórica para se basear na forma de escrever esta parte de seu Projeto de Pesquisa? Ou está procurando um exemplo para conseguir os autores para seu projeto ou TCC?

Vamos te mostrar as duas formas.

É perfeitamente normal fazer esta procura por exemplos prontos de referencial teórico – sejam exemplos em PDF ou outro formato -, pois vão te auxiliar a saber como encontrar autores ou fazer entender a maneira de escrever esta parte de sua pesquisa.

Aliás, encontrar exemplos vai ajudar muito seu projeto, quer ver?

Veja estas dicas abaixo para entender de forma completa como você pode aproveitar os exemplos prontos e modelos de embasamento teórico.

Em uma fundamentação ou referencial, é recomendável que o pesquisador se posicione de modo argumentativo em relação ao que está dissertando e citar estudos e pesquisas relacionados com seu objeto. Isso dá sustentação aos seus argumentos e assim, você pode apresentar suas ideias sem “achismos”.

Se possível deve escolher um estudo semelhante ao que irá desenvolver (com seu tema) para sustentar suas ideias, problemas e hipóteses, debatendo e argumentando com esse estudo relacionando-o com seu problema de pesquisa.

O conhecimento científico e a ciência somente evoluem dessa maneira. Um estudo sempre se baseia em uma pesquisa (ou mais pesquisas) anterior para avançar o conhecimento produzido. Utiliza-se uma teoria para sustentar a pesquisa, realiza-se a pesquisa e formula-se uma nova teoria.

Assim, os problemas de pesquisa são solucionados dando origem também a novas problemáticas, (re)atualizadas. Nesse sentido, a base teórica é muito importante, pois dá sustentação e permite avançar com a resolução dos problemas propostos.

Viu como é importante ter exemplos? E usá-los na pesquisa?

Mas para isto você tem que encontrar exemplos com seu tema ou parte dele. Você pode comprar um referencial pronto aqui (original, sem plágio e escrito exclusivamente para você com um valor acessível) ou aprender como encontrar estes exemplos no artigo Onde pesquisar autores para escrever seu Referencial Teórico?e também a desenvolver seu referencial no artigo: A importância do Referencial Teórico Metodológico para seu Projeto de Pesquisa, TCC ou Monografia.

Exemplos de referencial teórico em PDF 

Segue abaixo para download, Exemplos de Fundamentação em PDF para você ter uma ideia para desenvolver o seu. Porém, lendo o artigo acima citado, você vai aprender passo a passo como preparar a fundamentação de seu Projeto de Pesquisa.

Os exemplos abaixo estão em diferentes áreas de formação, mas isso não tem muita importância, já que é para você entender como estruturar seu Referencial Teórico a partir de um modelo, certo?

Espera-se que este artigo tenha auxiliado a entender melhor o que é um referencial teórico, e como escrever um referencial teórico para seu trabalho!

Tem uma dúvida, nos escreva e não deixe de compartilhar este artigo em sua rede social favorita!

Você também vai encontrar no nosso site: