Quanto tempo dura um Mestrado? O que vem primeiro, Mestrado ou Doutorado? Existe uma ordem a seguir? São muitas as dúvidas sobre quanto tempo dura uma pós graduação e o que fazer? Neste artigo vamos explicar separadamente, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado e os respectivos períodos de duração dos cursos, além de falar sobre qual a sequência permitida dos cursos para seu aperfeiçoamento acadêmico.

Veja o que apresentamos neste artigo e tire suas dúvidas de forma rápida e prática!

Tipos de pós-graduação e ordenação dos cursos

Nem tudo que se cursa após a graduação pode ser classificado como pós-graduação. A diferença é que pode-se realizar vários cursos que são caracterizados como cursos de formação continuada.

Geralmente esses cursos são de curta duração e específicos para instrumentalização técnica de aplicabilidade imediata na relação com o trabalho e na área específica de atuação. São cursos com duração inferior a 360 horas.

cursos com carga horária igual ou superior a 360 horas podem ser caracterizados como pós-graduação lato sensu e são reconhecidas como “especializações”, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Nessa modalidade também são incluídos os chamados Master Business Administration (MBA), voltados mais especificamente para pessoas que estão nas áreas de gestão e negócios. (CAPES, 2020).

A especialização ou MBA podem ser cursadas em qualquer momento após a formação inicial da graduação. Nesse caso, não tem o que fazer primeiro, se mestrado ou doutorado, a especialização pode ser feita antes do mestrado e do doutorado, ou depois. Depende da necessidade em se especializar e se instrumentalizar.

Algumas instituições aceitam que a especialização seja cursada no último ano de formação na graduação, para que, ao se graduar apresente o diploma e conclua a especialização. Mas essa não é uma prática comum, até porque o último ano de faculdade é um dos mais “puxados” devido à entrega do TCC.

O outro tipo de pós-graduação é a chamada stricto sensu. Stricto porque tem o significado de sentido específico, antônimo de lato que significa sentido amplo.

São consideradas no Brasil pós-graduações stricto sensu o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado.

Entenda melhor as diferenças:

Quanto tempo dura uma Pós-Graduação?

Qual a duração de uma Pós-Graduação?

Quanto tempo dura uma Pós-Graduação?

Agora que você já sabe o que é uma pós-graduação stricto sensu, podemos lhe explicar quanto tempo dura uma pós graduação que você não vai achar que é uma especialização, não é mesmo?

Então vamos detalhar, separadamente, cada uma das pós-graduações (Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

Vamos lá?

Quanto tempo dura um Mestrado?

Mestrado é uma pós-graduação cuja duração varia de um ano e seis meses a dois anos, ou seja, de dezoito a vinte e quatro meses. Para cursar o mestrado basta ter se graduado em qualquer área do conhecimento, seja na licenciatura ou no bacharelado.

Existem no país dois tipos de mestrado: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional.

  • Mestrado acadêmico é voltado para profissionais que querem seguir carreira acadêmica e trabalhar com ensino, pesquisa e extensão.
  • Já o mestrado profissional é voltado para o mundo do trabalho, com aplicabilidade mais específica.

Tanto o mestrado acadêmico quanto o mestrado profissional são voltados para a pesquisa e visam ampliar e inovar na busca pelo avanço do conhecimento. Você pode conhecer mais a fundo sobre as diferenças dos dois tipos de Mestrado no nosso artigo: O que é Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico? Entenda as diferenças.

O mestrado, como qualquer outro curso no âmbito universitário, pode ser cursado nas modalidades presencial e a distância, deve-se consultar o programa de pós-graduação em que se deseja realizar a seleção. Mas, geralmente é cursado de modo presencial.

Isso porque no mestrado geralmente se fazem disciplinas no primeiro ano do curso, pois a maioria dos mestrados exigem que sejam feitas quatro disciplinas, podendo o mestrando fazer duas disciplinas por semestre, com aulas em dois dias da semana, uma aula para cada disciplina.

Aprenda ainda mais:

Quanto tempo dura um Doutorado?

Doutorado é uma pós-graduação que tem sua duração maior que o mestrado e é voltado exclusivamente para a pesquisa. A duração do doutorado é de quarenta e oito meses, ou seja, quatro anos. No entanto, em alguns programas de pós-graduação o tempo mínimo para conclusão pode ser de vinte e quatro meses. O mais comum é que se conclua em 36 meses, sendo este um tempo ideal.

O que torna o curso de mestrado diferente do curso de doutorado? São vários aspectos, confira abaixo qual a diferença de um mestrado para um doutorado e qual deles vem primeiro no processo de formação.

Uma diferença do mestrado para o doutorado é a quantidade de créditos que o doutorando deve cursar. Geralmente, para integralizar os créditos é necessário cursar oito disciplinas, ou seja, o dobro do mestrado.

Outra diferença e talvez a mais importante, é a amplitude e aprofundamento na formação e na especificidade da pesquisa do doutorado. Espera-se uma formação com bases teóricas sólidas e um estudo minucioso de determinado objeto. O Doutorado amplia os horizontes teóricos e investigativos, esse é um momento ímpar de se estudar e aprofundar o conhecimento na área desejada.

O que vem primeiro? Mestrado ou Doutorado?

Mestrado ou Doutorado: existe uma ordem certa a seguir?

O que vem primeiro, mestrado ou doutorado?

Em uma ordem de níveis de titulação, o mestrado deve ser cursado primeiro e costuma ser um pré-requisito para o doutorado. Isso porque o mestrado apresenta um nível de complexidade menor como explicado anteriormente.

O mestrado tem sua duração menor, o processo de pesquisa é mais rápido, a carga de estudo é menor, ou seja, para quem quer seguir carreira acadêmica é natural iniciar pelo mestrado.

O mestrado funciona como uma introdução ao aprofundamento da formação intelectual e desenvolvimento de processos de pesquisa científica, com maior complexidade do que na graduação. Assim como o doutorado costuma ser o aprofundamento dos estudos realizados no mestrado.

É possível cursar o doutorado sem ter cursado o mestrado, mas isso não é usual nas universidades brasileiras.

Para cursar o doutorado é necessário ter um currículo amplo no âmbito da pesquisa, o que, na maioria das vezes, é propiciado ao se cursar o mestrado e realizar diversas publicações em periódicos e eventos nacionais e internacionais.

Cursar o doutorado sem ter passado pelo estudo e pesquisa formativos do mestrado é muito difícil, pois o candidato deve apresentar notório destaque e saber para chegar a ser aceito no doutorado sem ter cursado o mestrado.

É necessário começar pela Especialização?

Para se cursar o mestrado e doutorado, não é obrigatório ter cursado uma pós-graduação lato sensu, apesar de ser recomendado. Cursar uma especialização é uma oportunidade de preparação para avançar e cursar o mestrado, principalmente, para aqueles que não tiveram muito contato com projetos de iniciação científica e com processos de estudos e pesquisas mais aprofundados.

Cursar uma especialização antes do mestrado com certeza irá auxiliar quando ingressar em um mestrado, pois o acadêmico ingressará com uma maturidade científica e intelectual maior, o que torna mais preparado.

Encare a pós-graduação como uma espiral de aprofundamento da formação intelectual e científica, como momentos de aprendizados únicos. Se você não tem familiaridade com o mundo acadêmico e teve pouco contato com a pesquisa na graduação, inicie pela especialização. Se teve muita familiaridade com estudo e pesquisa na graduação, participou de grupos de estudos, de iniciação científica, de projetos de extensão, vá direto para o mestrado e, posteriormente, ao doutorado.

Detalhe da duração dos cursos: Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado

Detalhe da duração dos cursos: Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado

O que é Pós-doutorado e qual a duração do curso?

Como o próprio nome já diz, o pós-doutorado ou mais conhecido como pós-doc ou PHd é cursado no Brasil após o doutorado. É um estágio exclusivamente voltado para aprofundamento da pesquisa e dos conhecimentos adquiridos no doutorado.

O pós-doutorado só pode ser cursado por recém-doutores, que tenham defendido sua tese em menos de dez anos. A duração do pós-doutorado varia muito de um país para outro, podendo ser de seis meses a seis anos. No Brasil a variação mais comum é de vinte e quatro meses (a depender do programa de pós-graduação).

No pós-doutorado, diferente do mestrado e doutorado, não é necessário cursar disciplinas ou defender uma dissertação/tese, pois é voltado exclusivamente para pesquisa e aplicabilidade dos conhecimentos e pesquisa desenvolvida no doutorado.

Pós-doutorado é o mais alto título acadêmico que se pode obter.

Você também vai gostar de Ler.

Referências

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. Acesso em maio de 2020.