→ Trabalho de Conclusão de Curso → O Que É e Como Fazer Passo a Passo?

Trabalho de Conclusão de Curso → O Que É e Como Fazer Passo a Passo?​

Com uma série de denominações, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também pode aparecer em diversas universidades assumindo termos como: monografiatrabalho final de graduaçãotrabalho de graduação interdisciplinar (TGI)artigo final de curso, etc. Logo, se você ouvir falar de qualquer um destes termos na sua Universidade ou curso, tenha em vista que são a mesma coisa, ou seja, todos possuem a mesma finalidade, que é a garantia do tão sonhado diploma de graduação ou pós-graduação.

Neste artigo, você vai ter uma boa noção do que é o Trabalho de Conclusão de Curso, como iniciar o seu TCC, e também, um passo a passo que vai te orientar. Além disso, ao final, trago para você outros links de artigos que já publicamos sobre o assunto TCC.

Vamos lá?

Como professor, vejo que muitos alunos ficam assustados com a produção de um TCC. Uns até sabem explicar sua pesquisa, mas não conseguem colocar no papel suas ideias. Cada aluno tem uma dificuldade. Muitos precisam de uma ajuda passo a passo para entender como “desenrolar” sua pesquisa, pois mesmo que consigam escolher um tema, para transformá-lo em uma pesquisa, necessitam de uma ajuda, ao seu lado, para garantir a pesquisa!

Sei bem como é isto. Vejo diariamente!
E como professor posso dar este apoio, um caminho passo a passo, sabe?

Ajudar ao aluno a desenvolver cada parte sem ficar enrolando com teorias… ajudar a encontrar autores certos sem ter que fazê-lo ler tantos livros desnecessários.

Eu ensino um método que hoje está disponível para qualquer aluno que tenha um celular, notebook ou tablet, e que graças a internet consegue fazer suas pesquisas de casa, sem perder finais de semana inteiros para escrever poucas linhas. Tem até alunos da Africa que participam! Que legal, né!?

A boa notícia é que vou te passar este caminho antes de continuar com este artigo sobre Trabalho de Conclusão de Curso.
E se você também quiser fazer sua pesquisa sem sofrer com o que dizem sobre como é “difícil fazer um TCC”, posso garantir que você se sentirá seguro(a) quando conhecer o professor Amilton.

Ele praticamente te leva em um passo a passo, do início até a apresentação dando suporte aos alunos pela internet e mostrando exemplos prontos. É realmente uma comunidade grande que acaba se ajudando! Mesmo que você já tenha começado sua pesquisa vale a pena. Você nunca estará sozinho(a).

Muitos alunos que passaram por aqui no site, já fizeram suas pesquisas com o professor Amilton. Já são anos de experiência e eu sempre indico pois realmente funciona.

Dá uma olhadinha no conteúdo e nos depoimentos dos alunos <aqui>.

Ou então, continue em nosso artigo.

O que é Trabalho de Conclusão de Curso?​

Você sabe O que é TCC? O Trabalho de Conclusão de Curso nada mais é do que uma pesquisa acadêmica desenvolvida dentro de um curso superior, ao final de uma graduação ou pós-graduação, como última instância para obtenção do certificado de conclusão do curso superior.

Este tipo de trabalho foi desenvolvido pelas universidades com a finalidade de instigar nos estudantes universitários o espírito da curiosidade, da capacidade de questionar o mundo, para desenvolvimento social e também científico.

No trabalho final de conclusão de curso, o acadêmico deve desenvolver uma sistematização, registro e apresentação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Porém, esta sistematização não deve ser realizada de forma ampla, abarcando tudo que se aprendeu ao longo do curso, o que resultaria em um intento impossível de realizar.

O que se espera do acadêmico, na verdade, é que ele apresente um recorte temático, resultante de um trabalho investigativo dentro do seu curso superior, com relação a algo familiar ao estudante, um assunto que lhe tenha chamado a atenção e que deseje transformar em uma produção acadêmica.

Como iniciar um TCC

Aprenda como iniciar um TCC

Como iniciar um Trabalho de Conclusão de Curso?​

Se você está iniciando o seu curso superior, ou está prestes a fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), então é provável que surjam algumas dúvidas sobre o tão temido trabalho final de curso.

Iniciar um TCC de forma correta e com produtividade, é um dos grandes desafios dos estudantes universitários. Quem não conhece esse tipo de trabalho – e tampouco como ele deve ser desenvolvido-, acaba sentindo-se perdido no caminho.

Quanto menos informações se obtêm sobre este gênero textual, mais difícil irá se tornar o processo de escrita da pesquisa. A falta de informação acarreta em muitos casos a elaboração de um trabalho que não preenche os critérios exigidos pela universidade, seja pela falta de clareza das ideias, seja pela ausência de conhecimentos sobre como escrever adequadamente o Trabalho de Conclusão de Curso e enquadrá-lo dentro das normas técnicas.

Tenha em mente que se faz necessário conhecer como funciona o método científico, pois ele é essencial para a fundamentação teórica do trabalho de conclusão de curso. Neste sentido, é importante conhecer as teorias que estão em voga sobre o seu tema de pesquisa e em que medida elas podem vir a trazer contribuições significativas para o seu trabalho. O primeiro grande passo, depois da definição do tema e do problema de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, é portanto, de aprofundamento teórico.

Com um olhar teoricamente maduro, o estudante passa a observar seu objeto de estudo, que pode ser uma experiência pessoal, coletiva ou com o meio no qual esteja inserido. Nesta observação, o aluno pesquisador deve analisar e buscar entender o que é mais relevante de ser debatido, que experiência que merece ser discutida com mais profundidade, e é neste momento que a delimitação do tema ocorre e consequentemente a elaboração do problema de pesquisa.

Saiba mais sobre Objeto de Estudo, Elaboração do Tema, da Delimitação e do Problema de Pesquisa:

Como escrever o Trabalho de Conclusão de Curso Passo a Passo?

Apresentar uma fórmula para escrever o Trabalho de Conclusão de Curso não é fácil, tendo em vista que cada instituição de ensino superior adota, geralmente, normas e modelos próprios dentro de suas organizações institucionais. Mas, de modo geral, existe uma estrutura organizacional do trabalho que é mais padronizada e se adequa a qualquer curso superior.

Nós vamos te ajudar neste artigo a saber Como Começar a Escrever o TCC Passo a Passo, sem medo, compreendendo como ele é constituído, ou seja, quais elementos são essenciais para a escrita do trabalho final.

Estrutura do TCC​

Para estruturar um Trabalho de Conclusão de Curso, o estudante deve seguir alguns passos e respeitar uma estrutura básica:

Tema

A primeira coisa que você deve pensar quando chegar a hora de escrever o seu TCC, é sobre qual tema lhe interessa investigar. Geralmente os temas são amplos, como: educação infantil, direito penal, medicina alternativa, fisioterapia esportiva, nutrição infantil, etc.

Porém, só com um tema não se constrói uma pesquisa, mas a partir do momento que você escolhe a sua linha temática, é chegada a hora de fazer alguns ajustes e recortes no seu trabalho.

Problema de Pesquisa

Esses ajustes e recortes constituem o problema de pesquisa, que nada mais é do que uma pergunta direta ou indireta, que o estudante desenvolve para ser o norte da sua investigação.

A busca pela resposta dessa pergunta é que vai ser o corpo do trabalho acadêmico.

Seu Trabalho de Conclusão precisa ter os objetivos geral e específicos detalhados

Seu Trabalho de Conclusão precisa ter os objetivos geral e específicos detalhados

Objetivos

Os objetivos definidos para um Trabalho de Conclusão de Curso são descritores da finalidade de um trabalho científico, e possuem duas classes:

  • Objetivo geral: Este objetivo é conhecido pela sua amplitude, geralmente abordam sobre metas que podem ser de longo alcance, e as possíveis contribuições que a pesquisa pode oferecer.
  • Objetivos específicos: Para que se possa cumprir a meta do objetivo geral, faz-se necessário delimitar metas mais específicas.

Para entender melhor esses dois objetivos, podemos citar como exemplo um estudo de campo que analisa a realidade de determinado grupo social. Analisar esta realidade é o objetivo geral da pesquisa. Já os objetivos específicos são orientados com base no objetivo geral, mas apontam questões mais específicas e recortes do objetivo geral.

Uma questão importante de ser destacada, para auxiliar os alunos que tem dificuldades na escrita dos objetivos, é que eles sempre são iniciados com verbos no infinitivo.

  • Exemplo: “O objetivo desta pesquisa é…” (analisar, descrever, demonstrar, apontar, debater, intervir, refletir, etc.)

Introdução

Depois que você escreve sobre a linha temática escolhida e também disserta sobre o seu problema de pesquisa, você deve desenvolver o item “introdução”, no qual será feita uma descrição inicial do que levou o estudante a pesquisar determinado tema.

É na introdução que o aluno apresenta as justificativas de sua escolha investigativa, e também comenta brevemente os principais teóricos que irão embasar o trabalho em sua totalidade. Na sequência, aponta o método de pesquisa a ser desenvolvido e os resultados que são esperados com a aplicação, intervenção ou reflexão sobre o tema em pauta.

Na revisão de Literatura de seu TCC devem estar descritos os principais autores trazidos pela pesquisa.

Na revisão de Literatura de seu TCC devem estar descritos os principais autores trazidos pela pesquisa.

Revisão de Literatura

Esta parte é uma das mais fundamentais do trabalho científico, pois é através de um levantamento de bibliografias e estudos teóricos que o aluno demonstra que domina o assunto que está abordando em seu trabalho.

Recomenda-se que o estudante procure referências teóricas atualizadas para fundamentar o trabalho, pois é mediante este aprofundamento que o acadêmico passa a ter condições de definir seu objeto de estudo.

Quando se inicia a escrita da fundamentação teórica do Trabalho de Conclusão de Curso, este deve ter por detrás dias de estudo e de apropriação de conhecimentos necessários para a escrita de uma nova tese, de um texto que é criado para aprimorar técnicas, refutar teorias, conduzir determinadas pesquisas a novos caminhos ou complementá-las.

Uma questão importante sobre a revisão da literatura é referente a forma como o aluno fará as referências das teorias e de discursos alheios ao seu. Geralmente existem aqueles textos que chamam à atenção do estudante por dizerem e explicarem exatamente aquilo que o mesmo precisa para fundamentar o seu trabalho.

Trazer fragmentos de passagens teóricas e dizeres “outros” não é um problema de fundamentação teórica, muito pelo contrário, é exatamente o que deve ser feito. Porém, colocar fragmentos de textos escritos por outros autores, sem a devida referência é um problema sério, o que se configura como plágio e anula o Trabalho de Conclusão de Curso.

Para ajudar neste processo, existe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normatização das técnicas aplicadas à escrita de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Brasil. É relevante saber que a maioria das universidades exigem que os trabalhos acadêmicos estejam estruturados dentro das normas definidas pela ABNT.

Aprenda mais no artigo: Conheça Agora as Normas ABNT para Projeto de Pesquisa

Logo, se você está pensando em escrever ou já está escrevendo o seu TCC, tenha sempre em mãos as normas da ABNT, elas são disponibilizadas gratuitamente na internet, ou até mesmo nos sites oficias das universidades brasileiras.

Entenda o Processo de Descrição Metodológica de seu Trabalho de Conclusão Científico

Entenda o Processo de Descrição Metodológica de seu Trabalho de Conclusão Científico

Metodologia

O processo de descrição metodológica é correspondente ao detalhamento de como a pesquisa irá se desenvolver. É o momento que o aluno delimita o seu método científico para obter os resultados esperados, ou seja, a natureza de sua pesquisa: de caráter exploratórioexplicativanarrativadescritivaetnográfica, etc.

Análise de dados

Este item configura-se em um empreendimento de grande relevância para a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, pois a partir do momento que temos o trabalho final com uma boa fundamentação teórica e já delimitamos como será nossa intervenção metodológica e posteriormente a aplicamos, conforme havíamos pensado desenvolvê-la. É chegado o momento de analisar os resultados que foram obtidos deste processo.

A análise dos dados obtidos necessita um olhar crítico do estudante sobre a sua própria prática, exige distanciamento, mesmo que o texto seja de sua autoria, todo pesquisador deve enxergar sua pesquisa como algo científico e que carece de atenção.

Análise dos dados do Trabalho de Conclusão de Curso

Análise dos dados do Trabalho de Conclusão de Curso

Considerações finais

As considerações finais devem ser o fechamento da sua pesquisa. É o momento em que se retomam os objetivos, as teorias e o método e no enfrentamento destes, relaciona-se com os resultados obtidos.

A partir das considerações finais, o aluno disserta se a pergunta norteadora foi sanada, ou se outras surgiram no caminho investigativo da pesquisa.

Diferenças de Trabalho de Conclusão de Curso​

Como disse inicialmente, cada instituição de ensino adota um modelo para realização do seu Trabalho de Conclusão. Assim, você deve ter sempre em mãos o Manual dado por seu curso, afim de adaptar o texto acima para organizar conforme a ordem solicitada por sua Universidade.

De qualquer forma, o artigo te dará um bom caminho para iniciar bem sua pesquisa.

Se você gostou de nosso artigo, por gentileza, compartilhe em sua rede social favorita. Isso ajuda a outras pessoas a nos encontrar, assim como foi para você.

Abaixo segue a listagem de outros artigos que podem te interessar e ainda te instruir a fazer uma ótima pesquisa.

Bons Estudos!

Leia Também:

Leia Também: