Precisamos pensar especificamente em projetos de pesquisa na área de enfermagem, pois este campo de atuação é bastante desafiador quando estamos na universidade, e desse modo, é necessário saber desenvolver pesquisas que auxiliem a ampliar e renovar os serviços de saúde.

Isso porque na área de enfermagem existe a necessidade de desenvolver, de forma aprofundada, a capacidade de pesquisa dos profissionais, para poder conseguir uma boa base de conhecimentos e evidências científicas.

O artigo de hoje servirá como uma espécie de guia para aqueles acadêmicos de enfermagem que estejam com dificuldades para pensar em seus projetos e TCCs, e que precisam de um projeto de pesquisa pronto em enfermagem para ter um norte.

Além de ter um pré-projeto de TCC pronto em sua área, você também vai conhecer em nosso conteúdo, ideias sobre os principais projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos e aplicados no âmbito da enfermagem, com a finalidade de:

  1. Estimular a pesquisa na área de enfermagem, aportando as ferramentas (protocolos) que possam desenvolver ainda mais esse campo de atuação.
  2. Criar uma boa base para o desenvolvimento real da enfermagem baseada em evidências concretas, proporcionando “modelos” de projetos de pesquisa que possam ser “replicados” em iguais ou diferentes contextos, condições ou populações.

Claro que no artigo de hoje iremos tecer os comentários de forma mais ampla dentro desse campo de atuação, apresentando ideias que podem ser adaptadas a qualquer área de cuidados da enfermagem

Portanto, este conteúdo servirá para todos os profissionais em formação na enfermagem que desejam pesquisar sobre algo neste campo de atuação.

→ Além disso, vamos sugerir a você que conheça nosso manual para desenvolver seu projeto de pesquisa. Um passo a passo que vai seguir com você na elaboração de todo seu projeto. Aproveite os bônus e conheça os depoimentos aqui.

Projeto de pesquisa em enfermagem

Você sabe o que é um projeto?

O que é um projeto? 

Se você está estudando enfermagem e precisa fazer um projeto de pesquisa nesta área, a primeira coisa que você precisa entender é o que se entende por projeto no âmbito acadêmico e científico.

Um projeto de pesquisa nada mais é do que conjunto organizado de ideias para uma pesquisa que deve satisfazer certas necessidades, ou resolver problemas específicos.

Um projeto de pesquisa também pode ser entendido como um plano de trabalho. Por exemplo, se eu penso em criar um centro de formação de enfermeiros para atender pessoas com problemas mentais, agora tenho uma ideia que devo amadurecê-la.

Uma forma simples de transformar essa ideia em um projeto, é pensar em responder estas perguntas:

  • O que: Pense no nome do seu projeto, o que você pretende desenvolver.
  • Por que?: Pense na fundamentação, onde você deverá fazer um diagnóstico da situação e porque pode solucionar o problema de uma forma “X”.
  • Para que?: Observe os objetivos e tente identificar o que o seu projeto solucionaria ao ser aplicado no seu contexto de intervenção.
  • Onde?: Qual é a sua localização geográfica? Agora é o momento de apresentar ao seu leitor em qual cidade o seu projeto será desenvolvido, existe um contexto específico? Qual?
  • Como?: Faça uma lista de atividades que serão concretizadas com a implementação do seu projeto.
  • Quem?: Aqui você deve pensar quem deverá realizar as atividades para concretude do seu projeto, ou seja, identificar os responsáveis.
  • Quando?: Também é importante que você determine prazos intermediários e para finalização da sua pesquisa, pois geralmente quando elaboramos um projeto, temos um tempo “X” para concluir nosso estudo, principalmente se precisamos de aprovação em algum componente da faculdade, ou porque queremos publicar o material em alguma revista.
  • Quanto?: Também é necessário que você pense se terá a necessidade de recursos e qual seria o custo para a implementação do seu projeto.

Você também vai gostar de ler sobre:

Primeiros passos da elaboração de projetos na área de enfermagem

Enfermagem: primeiros passos para seu projeto

Primeiros passos da elaboração de projetos na área de enfermagem

Precisamos destacar que existe uma infinidade de manuais e normas para elaboração de pesquisas na área de saúde, e boa parte da estrutura dos projetos de pesquisas são determinados pelas próprias universidades, nas quais os acadêmicos se encontrem vinculados.

Basicamente, um projeto de pesquisa na área de enfermagem terá que possuir a seguinte composição: justificativa, hipótese/objetivos, método, tema, etc.

A apresentação de cada projeto de pesquisa em enfermagem é mostrada de forma literal, ou seja, tal qual foi apresentado no texto.

Para que possamos iniciar a configuração do nosso projeto de pesquisa em enfermagem, deveremos seguir uma estrutura básica, a qual precisa ter os seguintes ingredientes básicos:

  • A proposição do projeto de pesquisa deve revelar a vontade do acadêmico de enfermagem em inovar, em desenvolver novos procedimentos, de pesquisar a efetividade dos cuidados, etc.
  • Ideias/projetos;
  • Pessoas/Pesquisadores.

No entanto, para que estes pontos possam ser consolidados e para que a pesquisa possa de fato avançar com uma base sólida, serão necessários outros ingredientes, tais como:

  • A interconexão entre a assistência e à docência;
  • A existência de convocatórias oficiais de pesquisa com requisitos acessíveis e linhas afins ao trabalho de enfermagem;
  • O apoio e o reconhecimento oficial da atividade de pesquisa em enfermagem por parte das instituições.
Conheça as possibilidades para elaborar seu projeto

Diferentes especialidades na área de enfermagem

Conheça as possibilidades dentro da área de enfermagem 

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, a área de enfermagem trabalha no marco de conexões intra e interdisciplinares. Dentro das relações interdisciplinares são estabelecidos conexões de relação com profissões de enfermagem de diferentes especialidades, tais como:

  • Geriatria;
  • Pediatria;
  • Saúde mental;
  • Entre outros.

E as atenções em diferentes âmbitos laborais, tais como atenção primária, hospitalização, entre outros.

Etapas para projetos de pesquisa na área de enfermagem

Conheça suas etapas para seu projeto de pesquisa

Etapas para projetos de pesquisa na área de enfermagem  

As etapas que devem ser consideradas na hora de colocar a mão na massa para desenvolver o seu projeto de pesquisa na área de enfermagem são as seguintes:

  • Diagnóstico;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Avaliação.

O primeiro passo que devemos pensar é no diagnóstico. Este será a fundamentação do projeto. Por que o projeto que eu estou pensando deveria ser realizado?

Identificar claramente os problemas que existem em certo grupo ou comunidade, pensar em suas possíveis causas e escolher sobre qual ponto irá trabalhar.

O grande desafio será descompor as problemáticas que costumam ser amplas ou mais específicas.

Lembre-se que seu projeto de pesquisa em enfermagem deve tocar em um ponto específico, e não pode ser muito amplo, pois se você tocar em um tema que tenha muita amplitude, não conseguirá fechar seu estudo.

Desse modo, ao escolher o problema a ser solucionado devemos pensar:

  • A situação que nós desejamos tocar em nosso projeto de pesquisa, realmente é um tema/estudo que está ao nosso alcance?
  • Quais organizações também trabalham com o tema que irei estudar? Como podemos complementar?
  • Quais ações e recursos estão faltando?
  • Quem pode colaborar e de que maneira?

A seguir, você poderá pensar no planejamento, desenvolvendo a ideia para transformá-la no projeto de pesquisa.

Ao começar, você deve identificar o seu objetivo, ou seja, o “para quê” está fazendo o projeto.

Lembre-se que seus objetivos em um projeto de pesquisa em enfermagem precisam ser realistas, claros e medíveis.

Na etapa da execução, você colocará em prática todo o seu projeto, desenvolvendo seu estudo, tal qual prometeu na construção do projeto de pesquisa, respeitando os prazos e a comunidade assistida.

A última etapa será a da avaliação. Esta etapa é fundamental para que possamos aprender algo com a nossa pesquisa, para que haja um crescimento, determinada organização e para que possamos ter projeções para o futuro da área de enfermagem.

É o momento de refletir com todos os que participaram do seu projeto de pesquisa em enfermagem:

  • Foram cumpridos os objetivos?
  • Foram cumpridos todos os prazos?
  • Realizamos todas as atividades propostas?
  • A verba utilizada foi ajustada à realidade, ou não?
  • Participaram todos que se comprometeram a participar?
  • Quais foram as fortalezas e debilidades do projeto?
  • Existem projeções para o futuro da pesquisa?
Exemplo de Pré-Projeto de Pesquisa pronto na área de enfermagem

Aproveite o exemplo pronto para seu projeto

Exemplo de Pré-Projeto de Pesquisa pronto na área de enfermagem 

Depois de apresentar tantas dicas importantes para a construção de seu projeto, você tem um bom material para construir seu próprio projeto e ter ele pronto para seu TCC, além de ter em mãos a possibilidade de utilizar também nosso manual para elaborar projeto de pesquisa.

Segue nosso exemplo de Projeto de Pesquisa feito para usar como modelo.

Link para Projeto de Pesquisa em Enfermagem pronto – AQUI.

Adquirir um projeto de pesquisa completo, exatamente com seu tema, escrito somente para você – AQUI.

Gostou do nosso conteúdo?
Se sim, deixe seu comentário e compartilhe. Nos ajude a divulgar nossos artigos.

Aprenda mais com nossos outros artigos: