A fundamentação teórica de um projeto de pesquisa nada mais é do que um apartado que traz uma explicação teórica, baseada em ideias relacionadas ao nosso tema de estudo.

Em outras palavras, é a revisão crítica dos elementos teóricos que servem como marco de referência em uma pesquisa.

Esta revisão crítica permite determinar quais são as variáveis que devem ser medidas e qual é a relação existente entre elas, ao mesmo tempo em que se determina a resposta à pergunta de pesquisa do projeto.

Quando trabalhamos com a elaboração de um projeto de pesquisa, ensaio, artigo, ou qualquer outro tipo de pesquisa, os fundamentos teóricos se convertem em um verdadeiro desafio para os estudantes.

É muito importante que a fundamentação teórica seja lógica e clara, já que guiará o pesquisador desde o início da sua pesquisa até a sua conclusão.

Um mau planejamento dos fundamentos teóricos equivale a uma pesquisa mais deficiente. Portanto, tome cuidado com esta parte!

Além disso, devemos mencionar que a construção de uma boa fundamentação teórica requer uma exaustiva revisão da bibliografia relacionada com o tema, o que permitirá definir o esquema conceitual pelo qual irá guiar quem faz o trabalho de pesquisa.

E para ajudar a você, trazemos além de dicas importantes, exemplo de fundamentação teórica de um projeto de pesquisa.

Como elaborar a fundamentação teórica de um projeto de pesquisa

Monte sua Fundamentação Teórica no Projeto de Pesquisa

Como elaborar a fundamentação teórica de um projeto de pesquisa?

Para elaborar uma boa fundamentação teórica em nosso projeto de pesquisa precisamos de um tema e definir de forma clara o nosso problema de pesquisa.

Para isso, devemos estabelecer a ordem na qual iremos estruturar as nossas ideias, os temas e subtemas que são derivados da fundamentação teórica.

É muito importante que se tenha claro o problema de pesquisa, ao qual se deseja uma solução.

 

Se você precisa melhorar seu Problema de Pesquisa, leia o artigo Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com 10 Exemplos!

Ao realizar uma pesquisa aprofundada sobre os dados e informação existente sobre o tema tratado, isso lhe permitirá ter à sua disposição uma série de recursos importantes.

O pesquisador deve indagar sobre o interesse que outros autores tiveram com relação ao tema que desenvolverá, o que lhe permitirá obter opiniões variadas sobre o seu objeto de estudo.

Certifique-se de pesquisar as teorias sobre o tema que foram usadas com sucesso por outros pesquisadores, e que podem dar muito mais sentido à sua meta final.

Leve em consideração também que, uma boa fundamentação teórica lhe ajudará a encontrar respostas para as suas perguntas de pesquisa, e que se beneficiem em si mesmas, permitindo fazer uma boa fundamentação teórica para nosso projeto de pesquisa.

Conteúdo da fundamentação teórica

Uma vez realizada a revisão da bibliografia relacionada com o tema de estudo será necessário determinar quais são os conteúdos mais relevantes e que devem ser refletidos na fundamentação teórica.

Para isso, é preciso selecionar os conteúdos chave, os quais estarão relacionados com as perguntas de pesquisa.

Por exemplo, se você quer pesquisar por que os clientes da empresa online “x” não voltaram a realizar compras com frequência, o que devemos fazer é:

  • Estabelecer um problema que será pesquisado. Neste caso é que os clientes online não compram produtos da empresa X de maneira regular. O objetivo da pesquisa é obter a fidelidade dos clientes para que voltem a realizar compras online.

A pergunta de pesquisa neste caso seria: Como a empresa online X pode melhorar a satisfação dos seus clientes para incrementar a fidelidade da empresa?

Como se pode observar, os conceitos de satisfação de clientes e a fidelidade em relação à determinada empresa são importantes para a sua pesquisa e devem ser desenvolvidos amplamente no referencial teórico.

Você pode aprender mais sobre pergunta de pesquisa em: O que é o Problema do Projeto de Pesquisa? Com Exemplos!

Estabelecer os conceitos, modelos e teorias relevantes

Saiba como estabelecer conceitos, modelos e teorias no seu projeto. 

Estabelecer os conceitos, modelos e teorias relevantes

O material que pode estabelecer conceitos relevantes provém da revisão da bibliografia relacionada com o tema de pesquisa.

Dela se obtém os insumos que são necessários para poder desenvolver conceitos que servirão de marco referencial ao seu trabalho de pesquisa.

Desse modo, você deve revisar as teorias que se relacionam com a temática e conceitos que sejam do seu interesse.

A busca por estes conceitos permite dar-lhe forma ao marco teórico da pesquisa, realizando uma análise crítica que permite aceitar ou excluir as teorias existentes e dar-lhe um novo sentido ao estudo.

Situar a fundamentação teórica dentro do corpo da pesquisa

Como já foi mencionado anteriormente, para estruturar a fundamentação teórica é necessário pesquisar os estudos que já foram realizados anteriormente sobre o seu tema de interesse, e desenvolver os conceitos chave, apresentando as teorias que dão suporte ao trabalho que está sendo realizado.

Uma forma de organizar toda esta informação poderá ser do seguinte modo:

  1. Mencionar pesquisas anteriores relacionadas com o tema, e que permitam dar suporte e maior autoridade ao seu estudo. Esses são os antecedentes da pesquisa. Geralmente estas pesquisas não devem ter mais de 5 anos de publicação.
  2. Apresentar teorias relacionadas com o tema de pesquisa que foram apresentadas por diversos autores e explicar como elas se relacionam com a pesquisa em curso.
  3. Dependendo do tema trabalhado no projeto de pesquisa, é possível considerar agregar outros elementos que ajudem na compreensão do problema que está sendo estudado.

Além disso, você também não pode esquecer que, um bom desenvolvimento da fundamentação teórica do seu projeto de pesquisa é a chave para ter uma pesquisa de sucesso no futuro.

Isso porque a fundamentação teórica não só dá suporte e sentido lógico à pesquisa, mas também serve como guia para que outros pesquisadores possam desenvolver novos estudos.

Sempre devemos levar em consideração que, os fundamentos teóricos são os que nos ajudam a entender melhor os conceitos e como eles devem ser usados em cada caso.

Eles se originam quando se trata de caracterizar uma situação particular, em ocasiões pode parecer difícil de estabelecer, mas eles nos ajudam a construir uma teoria sobre o tema que estamos estudando em nosso projeto de pesquisa.

No entanto, essa teoria pode ser julgada como verdadeira ou falsa. Isso porque é apenas uma proposta para se entender uma ideia e qualquer outro pesquisador pode construir um novo material para refutá-la.

Aprenda ainda mais:

Exemplo de fundamentação teórica de um projeto de pesquisa

Modelo de Fundamentação Teórica para você se inspirar.

Exemplo de fundamentação teórica de um projeto de pesquisa 

Quando estamos trabalhando na etapa de construção de um projeto de pesquisa, a nossa fundamentação teórica acabará enfocando-se em conceitos chave.

Veja um exemplo de apresentação de um conceito que pode ser inserido na fundamentação teórica de um projeto de pesquisa:

Segundo a perspectiva teórica de Souza (1988) a leitura é um processo complexo no qual se relacionam os mecanismos psicofisiológicos com o aspecto intelectual da compreensão do que se lê, uma vez que se trata do reconhecimento da palavra em forma e signo gráfico. A leitura requer a realização de operações mentais como a análise, a síntese, a indução, dedução e a comparação para compreender e interpretar a informação escrita.

Outro exemplo que poderemos mencionar, para lhe ajudar a entender como são desenvolvidos os fundamentos teóricos, apresentaremos a seguir, agora com um exemplo dentro do âmbito do Direito:

A lei orgânica de Controladoria Geral da República do Sistema Nacional Fiscal (2020), aponta a obrigação das instituições públicas de estabelecer estratégias que garantam a eficácia e eficiência de suas operações, ao apontar que: quem administre ou coordene recursos afetados ao cumprimento de finalidades de interesse público na forma de transferência, subsídios, aportes, contribuições ou alguma outra modalidade similar, estão obrigados a estabelecer um sistema de controle interno e a prestar contas das operações e resultados de sua gestão.

E aí? O nosso conteúdo de hoje lhe ajudou a compreender melhor o que é e como fazer uma fundamentação teórica de projeto de pesquisa? Deixe seu feedback nos comentários e compartilhe!

Leia nossos outros artigos em: