É comum vermos estudantes universitários com uma série de dúvidas sobre a elaboração de Materiais e Métodos TCC, tópico que compõe inúmeros trabalhos acadêmicos, incluindo os de final de curso. Primeiramente, precisamos destacar que, não existe um exemplo único de materiais e métodos de TCC, tendo em vista que isso vai depender muito de cada instituição e também do curso no qual você está inserido.

Em outras palavras, queremos dizer que as universidades costumam ter modelos de estruturação de TCCs próprios, embora boa parte deles sejam organizados de modo muito similar.

No entanto, existem algumas dicas básicas que podemos passar e que lhe ajudarão na hora de elaborar essa seção no seu TCC.

Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura!

Significado e conceito de Materiais e Métodos TCC

Você sabe o que é a seção Materiais e Métodos?

 

O que é seção Materiais e Métodos TCC?

Um aspecto crítico da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso está em conseguir desenvolver os métodos e materiais a serem utilizados, inserindo detalhes suficientes para que a experiência, ou experimentos de uma pesquisa possam ser reproduzidos por outros.

Precisamos mencionar que existem TCCs que acabam não sendo aprovados, justamente por que não possuem suficientes detalhes na seção de materiais e métodos.

Apesar de muitas pessoas acabarem travando na hora de elaborar a seção de materiais e métodos TCC, não tem muito mistério a sua elaboração e exige apenas atenção aos detalhes.

Você sabe o que é a seção Materiais e Métodos? A seção de materiais e métodos é um apartado do seu TCC no qual o autor desenvolve uma descrição de forma clara e concisa do trabalho que foi executado, e aponta o que foi utilizado para o seu desenvolvimento.

Podemos dizer que, você acaba adotando nesta seção um estilo de escrita que explica ao leitor como o seu trabalho foi conduzido, aportando todos os detalhes necessários.

Exemplo passo a passo de como escrever a seção Materiais e Métodos TCC

Conheça nossos exemplos para escrever a seção Materiais e Métodos

Exemplo passo a passo de como escrever a seção Materiais e Métodos TCC

Como apontamos anteriormente, não é necessário assustar-se com esta seção do seu TCC, tendo em vista que é muito fácil desenvolvê-la.

Apenas cuide os detalhes que não podem faltar no apartado e conseguirá finalizar essa parte do texto sem mistério algum.

Sendo assim, poderemos dividir a seção de materiais e métodos TCC em quatro partes fundamentais, ou seja, essas serão as questões que não podem faltar nesse momento do se trabalho de conclusão de curso.

Veja quais são elas nos exemplos a seguir:

EXEMPLO PARTE 1 – Apresentação do objeto de estudo (descrição dos sujeitos que participarão do seu estudo)

Assim que você der início a esta seção do seu TCC deverá demonstrar ao seu leitor quem são os sujeitos que participarão do seu estudo, podendo não ser apenas pessoas.

Dependendo da área, seu objeto de estudo pode envolver animais ou organismos vivos, por exemplo.

Independente de quem participará do seu estudo, é preciso apresentá-los nesta seção e apontar quais são as características deste público e quais critérios você utilizou para selecionar esse objeto específico. Nada mais do que uma justificativa da escolha, certo?

No caso específico de pesquisas de campo, você deverá apresentar ao leitor o local exato de onde a sua pesquisa foi desenvolvida, apontando as principais características do contexto, etc.

EXEMPLO PARTE 2 – Faça uma descrição do tipo de pesquisa escolhido para desenvolver o TCC

Após a contextualização sobre o seu objeto de estudo é chegada hora de indicar ao leitor o tipo de pesquisa que você está desenvolvendo.

Além disso, também é importante que você mencione de forma bastante descritiva como planejou sua pesquisa, se houveram estratégias para coleta de dados, se chegou a utilizar algum material ou método específico, etc.

Se tiver coleta de amostras, apresente quais foram e no caso de não poder revelar a identidade de grupos de pessoas, ou de onde suas mostras foram retiradas, aponte ao leitor, para que ele fique ciente do ocorrido.

EXEMPLO ETAPA 3 – É preciso especificar o procedimento utilizado

A seguir, você também deverá estruturar seus materiais e métodos, fazendo uma descrição de modo cronológico de todos os passos que você teve que dar até que pudesse chegar em seus dados.

Em outras palavras, especifique a forma como as coisas foram sendo desenvolvidas, e mencione se houve algum erro no percurso, ou necessidade de mudança de planos e rotas (se isso ocorrer, saiba que é perfeitamente normal em uma pesquisa).

Também é importante mencionar que tipo de análise você irá fazer dos seus dados e quais serão as variáveis a serem observadas.

É importante deixar o seu leitor ciente do seu recorte de análise, pois dependendo dos dados observados, pode ser que existam muito mais coisas que possam ser discutidas.

EXEMPLO ETAPA 4 – Apresentação dos dados analisados

A seção de materiais e métodos também deverá tocar na análise dos dados que você se propôs analisar, e você deve ter ciência de que todos eles precisam ser analisados.

Preze por apresentar um detalhamento minucioso dos seus dados, mas não exagere no fornecimento das informações.

Exemplos para fazer Materiais e Métodos do TCC

Veja mais exemplos de Materiais e Métodos

Exemplos de materiais e métodos para TCC

Você é do tipo de estudante que gosta de visualizar exemplos prontos para entender melhor como se estrutura a seção de materiais e métodos TCC? Então veja a seguir alguns links que mostram modelos e maiores instruções para que possa desenvolver esta parte do trabalho sem nenhuma dificuldade.

Veja abaixo outros dois exemplos de materiais e métodos para TCC e inspire-se par elaborar o seu dentro da sua área de estudo:

materiais e métodos - exemplo01
materiais e métodos - exemplo1

Dicas extras sobre elaboração de materiais e métodos

  • Comece escrevendo os materiais e métodos enquanto estão realizando os seus experimentos. O ato de escrever enquanto ainda está no processo de pesquisa impedirá que você esqueça detalhes importantes e economizará tempo ao escrever o manuscrito completo.
  • Seja bastante detalhista, mas não exagerado na hora de construir a sua seção de materiais e métodos;
  • Apresente um método de pesquisa;
  • Mantenha a sua autoria ao máximo nesta seção, pois irá apresentar os procedimentos necessários para o desenvolvimento do seu próprio trabalho.
  • Descreva seus materiais utilizados para coleta de dados de modo preciso e justificando o porquê da sua escolha;
  • Procure aprofundar os seus conhecimentos sobre este tema, buscando teorias que possam lhe dar ainda mais subsídios para a elaboração do seu TCC.

Agora ficou mais fácil entender a seção Materiais e Métodos para seu TCC? Gostou de nosso conteúdo. Se sim, compartilhe e nos ajude a divulgar nossos artigos.