A utilização de questões norteadoras em pesquisas de cunho acadêmico ou científico é provavelmente o passo mais importante de qualquer estudo, uma vez que é onde se definem os rumos a serem perseguidos pelo pesquisador, para a concretização da proposta de pesquisa.

Embora seja algo relativamente simples, nem todo mundo sabe exatamente o que são as questões norteadoras, ou como defini-las do modo correto.

Lembrando que esse tipo de questão é comumente feita na hora de elaborarmos trabalhos de conclusão de curso (TCC), ou pesquisas em nível de graduação e pós-graduação.

Sendo assim, você não pode deixar de conferir o nosso conteúdo de hoje, pois iremos muito além do conceito de questões norteadoras, como também lhe apresentaremos bons exemplos delas e você saberá como fazer esse tipo de questão do jeito certo!

Aproveite o conteúdo e faça uma boa leitura!

Conceito e significado de questões norteadoras

Entenda o significado do termo questões norteadoras de seu Projeto de pesquisa ou TCC

O que são questões norteadoras?

Embora muitos visitantes já saibam o que são Questões Norteadoras, é importante a releitura do conceito.

Uma questão norteadora é uma pergunta relevante que proporciona uma declaração explícita do que o pesquisador pretende averiguar através de uma pesquisa acadêmica ou científica.

Ainda que uma proposta de pesquisa possa ser apresentada como uma afirmação, uma questão norteadora obriga o pesquisador a ser mais explícito sobre o que se propõe pesquisar.

As questões norteadoras devem ser respondidas mediante os dados coletados, teorias consultadas e que serão analisados ao longo da pesquisa, sempre utilizando métodos coerentes e que sejam pertinentes à sua área de pesquisa.

Em outras palavras, se nós tivéssemos que escolher somente duas qualidades das questões norteadoras, estas deveriam ser: factíveis e relevantes.

Qualidades importantes em questão norteadoras

Uma lista mais completa nos proporciona as seguintes qualidades desejáveis em uma questão norteadora.

  1. Factível: as questões norteadoras devem ser contestáveis, ou seja, devem poder ser transformadas em operações bem determinadas que permitam a análise e a captação de dados, com a finalidade de alcançar uma resposta confiável no tempo e com os recursos disponíveis.
  2. Relevantes: as questões norteadoras de uma pesquisa devem conduzir a respostas que interessem os pesquisadores e/ou aportem resultados que sejam socialmente relevantes.
  3. Novidade: as questões norteadoras devem confirmar, refutar ou estender conhecimentos prévios, tocando em pontos mais “originais”, ou seja, que ainda careçam de mais pesquisas e que não tenham sido trabalhados antes.
  4. Específicas: ainda que se admitam variações em grau, segundo o tipo de pesquisa, quanto maior for a especificidade da pergunta, mais fácil será avaliar a qualidade e exatidão da resposta alcançada pelo pesquisador.
  5. Não podem ser ambíguas: é necessário que as questões norteadoras sejam unívocas, para que orientem de forma adequada a pesquisa e para poder, depois, considerar o grau de cumprimento de maneira precisa.
  6. Interconectadas: se você utilizar mais de uma questão norteadora na pesquisa, elas devem se manter em uma conexão lógica.
  7. Focalizadas: a qualidade mais importante de uma boa questão norteadora é que ela focaliza e determina os métodos, portanto, as boas questões determinam bem os princípios do estudo e os métodos que serão utilizados para alcançar respostas para essas questões.
Entendendo como fazer as questões norteadoras de um projeto de pesquisa

Aprenda a elaborar as questões norteadoras de um projeto

Questões norteadoras de TCC e questões norteadoras de um projeto de pesquisa

Independentemente se você está organizando uma questão norteadora de TCC ou mesmo já elaborando a questão norteadora de um projeto de pesquisa para qualquer outro fim, essa etapa torna-se imprescindível, uma vez que é essa questão norteadora que definirá os rumos do seu estudo.

Desse modo, não existe uma diferença entre questões norteadoras de TCC e questões norteadoras de um projeto de pesquisa, uma vez que qualquer uma delas é responsável por nortear o estudo feito e evita que o pesquisador venha a desviar do tema proposto.


Transforme seu tema em um excepcional TCC ou Projeto de Pesquisa! Equipe especializada para escrever sua pesquisa sob medida (quantas páginas precisar), garantindo originalidade e entrega dentro do seu prazo! Resolva sua pesquisa solicitando aqui.
 

Isso porque, uma vez que a questão norteadora é definida, nós precisaremos desenvolver todo o nosso estudo para tentar respondê-la.

No caso específico de um projeto de pesquisa, geralmente é nessa etapa que o pesquisador deverá pensar na questão da pesquisa, sendo uma das primeiras, se não a primeira, coisa a ser feita.

Já no TCC, todo o trabalho de conclusão de curso é estruturado para responder a questão problema que já deve ter sido pensada lá no projeto de TCC.

Agora que está mais claro, vamos ver exemplos prontos para saber como fazer as questões norteadoras de um projeto ou mesmo do seu TCC.

Exemplos prontos de Questões Norteadoras

Aproveite os exemplos de questões norteadoras para seu TCC ou projeto

Exemplos de questões norteadoras para TCC

Na hora de elaborar uma questão norteadora precisamos tomar alguns cuidados, pois não basta simplesmente criar uma pergunta qualquer e já começar um estudo para respondê-la, uma vez que, se a sua questão for muito ampla ou simplista demais, pode ser que você não consiga fechar o estudo, ou acabe tendo pouco conteúdo a desenvolver.

Desse modo, veja a seguir bons exemplos de questões norteadoras para seu TCC e também questões que não devemos fazer de jeito algum:

EXEMPLOS NÃO RECOMENDADOS DE QUESTÃO NORTEADORA:

  • “Como se pode explicar a Segunda Guerra Mundial”? – Esse tipo de questão norteadora não é recomendado, uma vez que se trata de uma questão explicativa que não é suficientemente específica e, desse modo, não lhe trará respostas concisas em seu estudo.
  • “Quais tipos de trabalhadores da indústria da música são mais produtivos? Os que fazem música clássica, rock ou Techno?” – Não recomendamos questões norteadoras deste tipo, uma vez que não são suficientemente específicas e podem ser muito amplas. Referimo-nos aos trabalhadores de qual indústria em concreto? Onde? Quando?

BONS EXEMPLOS DE QUESTÕES NORTEADORAS:

  • “Como é possível melhorar o assessoramento de saúde sexual que os trabalhadores da área de saúde mental em São Paulo proporcionam aos jovens?” – É um bom exemplo de questão norteadora, pois a questão é específica e clara, e é uma boa opção para um trabalho de conclusão de curso (TCC), por exemplo.
  • “Qual efeito tem a realização de controles preventivos de álcool sobre o número de pessoas que dirigem depois de beber?” – Boa questão norteadora, uma vez que traz uma pergunta simples e direta, a qual está livre de ambiguidade e permite que o leitor saiba rapidamente qual é o objetivo do estudo.
Como elaborar e preparar as questões norteadoras?

Passo a passo para ter em mente como fazer as questões norteadoras

Como fazer as questões norteadoras de um projeto ou TCC?

Para que possa criar questões norteadoras de um projeto, você deve estruturar seu pensamento, organizando as ideias a partir das seguintes questões:

  • Qual é o meu propósito fundamental neste estudo?
  • Qual é o meu ponto de vista, e dos autores que irão fundamentar o meu estudo?
  • Quais suposições existem dentro da minha área de atuação?
  • Quais são as implicações da minha perspectiva de trabalho?
  • Quais informações eu necessito para responder minha pergunta?
  • Quais são as minhas inferências ou conclusões fundamentais?
  • Qual é o conceito ou conceitos básicos ligados a minha questão norteadora?
  • Qual é a questão norteadora chave que devo responder?

Respondendo as questões anteriormente apresentadas, você terá condições de saber se a sua questão norteadora cumpre com o propósito do estudo e isso lhe ajudará no desenvolvimento de uma boa pesquisa.

Além disso, existe outra dica que poderá lhe ajudar na elaboração de uma questão norteador de pesquisa. Basicamente, você deverá fazer uma questão que envolva pelo menos três elementos que compõem o título do estudo. São eles:

  • Elemento 1 – Problema de Pesquisa;
  • Elemento 2 – Público –alvo do estudo;
  • Elemento 3 – Área de estudo em que a pesquisa se desenvolverá.

Conclusão sobre as questões norteadoras

Como você pode observar ao longo do nosso artigo de hoje, as questões norteadoras dos estudos são peças fundamentais para qualquer tipo de trabalho de cunho acadêmico e científico, principalmente quando o assunto são os trabalhos de conclusão de curso e os projetos de pesquisas.

Desse modo, aproveite os conhecimentos adquiridos e aprofunde mais seu conhecimento com nossos outros artigos.