Artigo atualizado em 14/07/2021

Vários estudantes possuem dificuldade em elaborar um Pré-Projeto TCC quando requisitado. São muitas as dúvidas por onde começar e normalmente recorrem a um pré-projeto de TCC pronto, em PDF ou Word, para ter um exemplo de qualidade.

E como professor posso dizer que este é um ótimo caminho.

Com um modelo de pré-projeto TCC, você vai ter uma base de como começar, entender a estrutura do pré-projeto do seu TCC e seu passo a passo.

Muitos alunos chegam até aqui querendo, na verdade, adquirir um pré-projeto de TCC com seu tema, nos mandam mensagens, etc. Preferem comprar a escrever do zero. Se é seu caso, você pode usar os anúncios que aparecem nesta página que oferecem este serviço. E apesar de serem pesquisas seguras de plágio, com garantia e ter um preço acessível, não aconselho usar como sendo sua pesquisa.

Mas sei que pode ajudar – e muito – sendo uma orientação para começar a entender seu pré-projeto de TCC. Como um rascunho, sabe?

Na verdade, é a mesma coisa de ter os nossos pré-projetos prontos, mas com a vantagem de ser uma pesquisa exatamente com seu tema. Então, se você não usará como um trabalho seu, e sim como referência, é uma ótima ideia.

Se não é seu caso, veja o que você vai encontrar hoje.

Neste artigo você vai aprender um passo a passo como fazer um pré-projeto de TCC, além de entender melhor o que é um projeto de TCC, sobre a metodologia do pré-projeto TCC, seja para sua graduação ou pós-graduação (Mestrado ou Especialização). Também vai aproveitar nossos 70 modelos de pré-projeto de TCC prontos.

Se sua pesquisa for para um Mestrado, aconselho a ler este outro artigo depois: Como escrever um Projeto para Mestrado.

São dezenas de exemplos e modelos prontos, em diversas áreas. Tem Pré-Projeto TCC em Pedagogia, Letras, Literatura, Língua Portuguesa, Educação Inclusiva; Pré-Projeto TCC em direito, direito penal, direito do trabalho; Pré-Projeto de TCC história, sobre educação ambiental, biologia; Pré-Projeto de TCC em comunicação social, jornalismo; Pré-Projeto TCC medicina, psicologia; Pré-Projeto TCC Ciências da computação, tecnologia da informação, matemática, e muitos outros.

Ainda que não tenha um pré-projeto com seu tema, você terá uma ótima base com os exemplos e modelos prontos, além de ficar mais familiarizado com o assunto através de nosso conteúdo, esteja você fazendo um pré-projeto de monografia ou outro tipo de TCC.

Para começar, existem as temidas regras e normas técnicas da ABNT! Mas estas se constituem em uma dimensão técnica. Apenas do processo de como estruturar o pré-projeto, mas, a elaboração do pré-projeto de TCC traz em si várias outras dimensões.

Se você quiser aprender sobre as regras e a parte mais técnica, pode ler este outro artigo que fala de “elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais de um projeto de pesquisa”.

Nesse artigo será demonstrado quais as dimensões que compõem um pré-projeto de pesquisa. Assim, de modo prático, pretendemos auxiliar na elaboração do mesmo, demonstrando em 5 passos, como preparar e escrever um bom pré-projeto de pesquisa de TCC.

Pré Projeto TCC Pronto PDF e Pré-Projeto TCC Pronto Word

Compreenda o que é o Pré-Projetos de TCC

Pré-projeto de TCC – Entendendo seu conceito e importância

O pré-projeto do TCC é parte essencial e indispensável para realização de uma pesquisa bem sucedida (seu TCC ou monografia), pois constitui a elaboração de todo processo de planejamento: das suas etapas.

É no pré-projeto de TCC que se pensa e se estrutura o que irá pesquisar (o que fazer), porque irá pesquisar (justifica-se a escolha da pesquisa, porque fazer) e como irá pesquisar (define-se o percurso metodológico a ser trilhado, como fazer).

A estruturação do pré-projeto se constitui em uma etapa crucial que antecede a escrita do TCC em si, pois, sua elaboração – o Pré-Projeto do TCC – é considerada uma pesquisa exploratória, visando aproximar o autor do campo de investigação e do problema a ser identificado. Para pesquisas de cunho social e pesquisas qualitativas, conhecer a realidade a ser pesquisada é indispensável, visto que depende desse conhecimento o sucesso pretendido.

Desse modo, um pré-projeto de TCC bem elaborado e consistente irá tornar o processo de pesquisa viável e muito menos doloroso, tendo em vista que se torna o “norte”, o alicerce para o desenvolvimento.

Dimensões da elaboração do Projeto TCC

Esteja você fazendo um pré-projeto de monografia ou de outro tipo de TCC, entenda o como planejar e executar sua pesquisa

Dimensões do pré projeto de pesquisa para o TCC

A construção de um pré-projeto de monografia (ou outro tipo de TCC) abarca a apreensão de uma determinada realidade social, num tempo histórico determinado. Desse modo, ao realizar escolhas para delimitação do objeto de estudo, escolhas do referencial teórico, dentre outras necessárias, o autor faz várias opções, sejam elas conscientes ou não.

O fato é que, todas essas opções constituem uma dimensão importante do processo de como fazer um pré-projeto de TCC, constitui a dimensão denominada de ideológica.

No entanto, existem outras dimensões igualmente importantes que norteiam esse processo, constituindo as dimensões técnica e científica.

A dimensão técnica não exclui a ideológica, pelo contrário, todas são interligadas.

A dimensão técnica inclui as escolhas do autor em relação à definição do objeto de estudo e, caracteristicamente, à definição de instrumentos de pesquisa para coleta de dados de qualquer natureza (sejam dados documentais, dados in natura dos campos de pesquisa, ou dados teóricos).

Nesse sentido, o Pré-Projeto de Pesquisa do seu TCC deve dar conta de responder às seguintes perguntas:

  1. O que pesquisar?
  2. Por que e para que pesquisar?
  3. Como pesquisar?
  4. Quando devo pesquisar?
  5. Quem irá pesquisar e com qual orçamento?

O que pesquisar diz respeito à definição do objeto de pesquisa e delimitação do tema/problema. A justificativa ou a defesa da escolha desse tema/problema deve responder à pergunta de porque pesquisar, acompanhada da resposta de para que pesquisar, ou seja, qual o propósito/objetivo em desenvolver tal pesquisa.

A pergunta de como pesquisar, deve ter como resposta quais os caminhos metodológicos a serem seguidos, quais instrumentos devem ser utilizados para cumprir com os objetivos de desenvolver a investigação proposta, ou seja, cabe aí a definição da metodologia do pré-projeto TCC.

As perguntas de quando pesquisar, quem irá realizar a pesquisa e com quais recursos, caminham intrinsecamente juntas e são de muita importância nesse processo, pois instrumentaliza o(s) pesquisador (es) no que diz respeito ao cronograma de desenvolvimento da pesquisa, qual tempo será destinado a cada etapa de elaboração do TCC e quais recursos financeiros e humanos serão despendidos para que o pré-projeto e a pesquisa sejam concluídos.

As Etapas de um pré-projeto de pesquisa para seu TCC ou Monografia

As etapas para aprender como fazer um pré-projeto de TCC se constituem, de modo resumido, em:

  1. Escolha do tema a ser investigado;
  2. Delimitação do problema de pesquisa;
  3. Definição do objeto e dos objetivos;
  4. Elaboração do Projeto: arcabouço teórico
  5. Seleção dos instrumentos metodológicos para coleta de dados;
  6. Conhecimento e exploração do campo de pesquisa.

Deixo junto a estes itens, links para artigos detalhados sobre cada ponto para você se aprofundar, ok?! Aproveite nosso site AlunoExpert.

Vamos ao passo a passo para escrever o seu Pré-Projeto? Logo depois apresentaremos os pré-projetos de TCC prontos.

Como fazer um pré-projeto de TCC passo a passo?

Preparamos este passo a passo para você saber como montar seu pré-projeto de TCC

Como fazer um pré-projeto de TCC passo a passo?

Separamos neste passo a passo 5 etapas para você aprender a como fazer pré-projeto TCC. E isso vai ser muito útil para quando você tiver acesso aos pré-projetos prontos em PDF e em Word e poder analisar os TCCs com uma melhor compreensão do que vem a ser uma pesquisa, certo?

Seguindo estas orientações, você vai dar um bom pontapé inicial para saber como montar um pré-projeto de TCC com qualidade. Aproveite.

Mas antes, gostaria de solicitar um auxílio. Você poderia tirar um minuto de sua leitura e compartilhar este conteúdo em sua rede social? Grato por isso.

Passo 1 – como começar um Pré-Projeto de TCC? Escolhendo o tema

Para construir o pré-projeto de pesquisa do seu TCC é necessário bastante dedicação, principalmente com leitura disciplinada e crítica. Nesse momento, técnicas de estudo são bem vindas para auxiliar na compreensão de textos, sejam eles provenientes de artigos científicos, periódicos, livros, dentre outros materiais a serem consultados. Importante ainda lembrar que, deve-se pesquisar, sempre, em fontes confiáveis.

Para fazer seu pré-projeto TCC e tornar este processo prazeroso, recomenda-se a opção por uma área de estudo que se tenha afinidade. Falamos bem disto no artigo de escolha do tema.

Importante! Lembre-se: o tema a ser pesquisado emerge de uma inquietude científica advinda do real, da vida, do cotidiano, ou seja, de algo concreto da realidade social, de algo que se torne passível de ser investigado para obtenção de esclarecimentos.

Exemplo: quero estudar sobre a quantidade de mulheres na educação, ou qual a renda dos estudantes na universidade. Essa é a opção do tema a ser estudado, ou seja, é um assunto amplo ainda e que precisa ser melhor detalhado para realizar a pesquisa.

Mas, a escolha do tema é uma das etapas mais importantes da pesquisa e dela, todas as outras se desdobram.

Passo 2 de como fazer um pré-projeto de pesquisa para o TCC: delimitando o problema

Para seguir adiante, o próximo passo para escrever o pré-projeto de TCC é delimitar o problema de pesquisa. Essa etapa é de suma importância porque auxilia na delimitação precisa do objeto a ser investigado, talvez por isso, seja uma das etapas mais difíceis de como fazer um pré-projeto TCC.

DELIMITANDO: Se o pesquisador optar pela temática de investigar a renda dos estudantes na universidade, já tem um campo de pesquisa definido: estudantes matriculados no ensino superior. A medida que aprofunda nesse tema, inserem-se variáveis a serem pesquisadas. Pode se delimitar em qual instituição irá ser realizada a pesquisa, qual curso, faixa de renda familiar, dentre outras. Assim emerge o tema já problematizado e pronto a ser investigado. Deve-se, a partir de então ser formulado em forma de perguntas.

Nesse momento, o pesquisador deve se questionar sobre o problema do pré-projeto posto para verificar a viabilidade de se desenvolver a pesquisa. Deve se questionar se o problema é original, se possui relevância social e científica, se o tempo disponível permite que a pesquisa seja exequível, se irá precisar de recursos financeiros, ou seja, é necessário que se verifiquem as reais possibilidades do problema ser investigado.

Pré-projeto TCC justificativa

Como fazer uma justificativa para pré-projeto TCC?

Ao se perguntar sobre a relevância do problema, adentra-se na questão da justificativa do pré-projeto de TCC, parte essencial da montagem da pesquisa. Deve-se compreender o que justifica a realização da pesquisa (do TCC), se tem contribuições, se propõe algum tipo de intervenção sobre o problema. Discorra sobre esta importância e relevância em seu pré-projeto.

Você vai reparar bem nos modelos prontos dos pré-projetos (abaixo) o quanto esta parte que mostra a importância da pesquisa, está presente nos trabalhos. Se quiser aprofundar mais sobre o assunto, leia nosso artigo: Justificativa TCC – Guia Completo com 20 Modelos Prontos

Ainda nessa etapa, deve-se realizar um estudo para construção e delimitação do marco teórico para o pré-projeto, que deve ser de grande amplitude e envergadura, pois, tem que conseguir apreender o “estado” atual do objeto de pesquisa. Deve-se ainda realizar uma leitura crítica, buscando situar o problema no campo teórico pertinente.

Passo 3: como escrever os objetivos do pré-projeto TCC?

Os objetivos do pré-projeto de TCC são metas operacionais para se resolver, solucionar o problema proposto. Os objetivos devem ser passíveis de serem alcançados/atingidos, portanto, devem ser claros em seus propósitos.

Geralmente formula-se um objetivo de caráter mais amplo (Objetivo Geral), articulando-o com objetivos mais específicos (Objetivos Específico), sempre em busca de responder as perguntas realizadas na problemática. Os objetivos devem se constituírem em meios operacionais de resolução das perguntas levantadas na problemática. Sempre devem iniciar com verbos no infinitivo, por exemplo: investigar qual a renda dos estudantes do curso X na universidade Y.

Recomenda-se que sejam elaborados três objetivos específicos e um objetivo central, geral.

Passo 4: como preparar a metodologia do pré-projeto

A metodologia do pré-projeto do TCC é o conjunto de métodos e técnicas para desenvolver a pesquisa. É nessa etapa da elaboração do Pré-Projeto que se delimita o campo a ser investigado, o que, quem e como será investigado.

Nesse ponto, devem ser definidos também os critérios para amostragem e quais serão os instrumentos utilizados para tornar os objetivos exequíveis e, ainda, quais serão os procedimentos para análise de dados coletados.

A definição das técnicas para coleta de dados tem uma relevância significativa na construção do pré-projeto de monografia, por exemplo, pois são essas técnicas, esse percurso metodológico que tornará possível a coleta dos dados de toda investigação.

As técnicas mais conhecidas são: entrevistas, questionários, formulários, análise documental, história oral, dentre outras.

No pré-projeto não se faz coleta de dados, apenas indica-se quais são os instrumentos que viabilizarão essa coleta. Da mesma forma, no pré-projeto, não se faz análise de nenhum dado, apenas indica-se de que forma o pesquisador irá organizar os dados coletados e posteriormente como fará análise dos mesmos.

A escolha de um tipo de organização de dados exigirá, sempre, uma forma de análise que seja coerente. Por exemplo: se opta-se por empregar a técnica de coleta de dados como entrevista semiestruturada, um modo de análise poderá ser a categorização do discurso por meio de palavras-chave evidenciadas nas respostas dos sujeitos.

Importante destacar que, em uma pesquisa qualitativa, a quantificação não é essencial para coleta de dados, assim como é para uma pesquisa quantitativa. No entanto, nada impede de que, na pesquisa qualitativa se faça análises numéricas para explicar o fato investigado. Geralmente, pesquisas quantitativas não constituem a seara da pesquisa social, pois seguem uma tendência metodológica diferenciada.

Passo 5: como finalizar o pré-projeto do TCC

Ao realizar as etapas anteriores, boa parte do pré-projeto foi elaborada, resta agora preparar um cronograma financeiro e temporal, de acordo com os recursos humanos disponíveis.

Para elaboração de pré-projetos de pesquisa acadêmicos, seja para graduação ou pós-graduação, a pesquisa geralmente é desenvolvida individualmente, com a figura de um orientador (a) ou de um orientador (a) e (co)orientador (a). Algumas instituições permitem a elaboração por duplas ou trios.

Assim, resta elaborar um cronograma do pré-projeto TCC com cada etapa de desenvolvimento da pesquisa. Distribuem-se, nesse cronograma, todas etapas da investigação (incluindo a etapa de pensar o pré-projeto de pesquisa de TCC) de acordo com o tempo hábil que a instituição oferta para realização e conclusão da pesquisa.

Feito isso, ou concomitantemente, pode-se elaborar um cronograma financeiro, onde deverá dispor de todos recursos que serão gastos, como impressões, cópias, produção de material para coleta de dados, gastos com idas em campo (se necessário), ou seja, elencar tudo aquilo que será necessários “gastar” financeiramente para realizar a pesquisa.

Exemplo de Pré-Projeto de TCC

Aproveite nossos modelos de pré-projeto de TCC prontos para ter referências

Antes de usar um pré-projeto de TCC pronto em PDF como modelo

Foi tratado até aqui mais especificamente sobre como fazer pré-projeto de TCC de projetos de cunho acadêmicos, no entanto, essa estrutura é a base fundamental para fazer de qualquer pré-projeto de cunho investigativo ou propositivo, seja para submeter um pré-projeto para captação de recursos junto a instituições financeiras e de fomento, seja para realizar planos de ações em diferentes áreas e empresas. Com essa base bem estruturada se terá um pré-projeto bem elaborado para a finalidade desejada.

Pronto, após realizar o passo a passo anteriores, o projeto estará estruturalmente finalizado!

Mas é importante lembrar que, nesse artigo foi tratado, prioritariamente, da dimensão técnica para aprender a como fazer um pré-projeto de pesquisa. Como foi apresentado, existem outras dimensões. Ao concluir o pré-projeto de TCC, deve ser apresentado à comunidade científica nos padrões das normas técnicas vigentes, ou seja, toda essa parte textual aprendida aqui, deve ser configurada nas normas técnicas da instituição a qual pertence, que, geralmente, são orientadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Todo passo a passo apresentados nesse artigo, remetem à elaboração da parte textual do pré-projeto de pesquisa, que se constitui, nas normas técnicas, como um dos elementos que devem conter no pré-projeto.

A NBR específica que informa como escrever um pré-projeto de pesquisa preconiza que, o pré-projeto do TCC deve ser elaborado em três etapas: a parte pré-textual, a parte textual (que tratamos tecnicamente de como fazer nesse artigo) e a parte pós textual.

Consulte também o artigo que trata de como escrever seu projeto de pesquisa de acordo com as normas da ABNT: Conheça as partes de um TCC e do Projeto segundo a ABNT

Pré-projeto de TCC pronto: exemplos e modelos em PDF

Então você quer um modelo de pré-projeto de TCC? Vamos te apresentar vários. São links que você pode baixar e ter como base para aprender como fazer um pré-projeto de monografia ou outro tipo de TCC.

Separamos os exemplos de pré-projeto de TCC em áreas de formação. Quem sabe pode ter sobre seu tema e te auxiliar, não é mesmo?

Também dividimos em Pré-Projeto TCC pronto em Word e Pré-Projeto TCC Pronto PDF. Assim, se você preferir em word, ainda pode aproveitar para editar o seu trabalho acadêmico a partir do arquivo baixado. Mas fique atento quanto as regas de formatação de sua instituição e as Normas ABNT para que fique tudo bem ajustado, certo?

Se você ainda não fez, compartilhe e nos ajude a manter nosso conteúdo no ar.

Pré-Projeto em Word

Pré-projeto TCC pronto em Word

  • Pré-projeto TCC pronto em Word na área de matemática

Arquivo Word do pré-projeto

  • Pré-projeto TCC pedagogia/educação – em Word

Arquivo Word do pré-projeto

  • Pré-projeto de TCC sobre responsabilidade social e meio ambiente

Arquivo Word do pré-projeto

Pré-Projeto em arquivos PDF
Pré-Projeto TCC pedagogia, letras e Língua Portuguesa
  • Pré-Projeto de TCC em letras

  • Pré-Projeto TCC Língua Portuguesa

  • Pré-Projeto TCC – Literatura

  • Pré-Projeto TCC pedagogia – Pré-Projeto TCC Educação

  • Pré-Projeto de TCC Pronto em Inclusão e Educação Especial

  • Pré-Projeto TCC Educação Pronto PDF

Acesso as pastas com pré-projetos relacionadas a educação

Pré-Projeto de TCC Jornalismo Pronto
  • Pré-Projeto TCC Comunicação Social

  • Modelo de Pré-Projeto de TCC Pronto em Comunicação Social

  • Pré-Projeto TCC Jornalismo

Acesso aos pré-projetos na área de comunicação social.

Modelos de Pré-Projeto de TCC Biologia
  • Modelo de Pré-Projeto de TCC Pronto em Ciências Biológicas de Saúde

  • Exemplo de Pré-Projeto de TCC – Ciências Biológicas

  • Pré-Projeto TCC Pronto PDF Biologia

Acesso aos pré-projetos na área de Biologia, saúde, botânica, etc

Pré-Projeto TCC Pronto PDF Direito
  • Pré-Projeto TCC Direito Penal Pronto

  • Pré-Projeto de TCC Direito em PDF

  • Pré-Projeto TCC Direito do Trabalho

Acesso aos Pré-projetos nas várias áreas de Direito

Pré-Projeto TCC Tecnologia da Informação
  • Pré-Projeto TCC Ciências da Computação

  • Pré-Projeto TCC Engenharia de Software

Acesso a pasta de pré-projetos na área.

Pré-Projeto TCC Matemática
  • Pré-Projeto TCC Pronto Matemática

Acesso a pasta de pré-projetos na área de Matemática.

Aprenda mais com outros artigos.