É comum vermos alunos com dificuldades para entender e fazer a justificativa de um projeto de pesquisa, ou mesmo sem saber como começar uma justificativa. Neste artigo, traremos um guia completo, de verdade, sobre a justificativa do TCC com 20 modelos prontos para servir como exemplo para você.

Afinal de contas, o que é a justificativa de um projeto de pesquisa? É muito difícil? Existe um modelo de justificativa que serve para qualquer tipo de TCC?

Saiba que em qualquer estudo que fizermos em uma universidade, devemos ser capazes de explicar a relevância social do que estamos pesquisando.

Isso quer dizer que, devemos demonstrar que temos uma ideia clara acerca de como os conhecimentos e aprendizagens que foram obtidos ao longo do processo investigativo podem servir para outros.

Fazemos isso desenvolvendo uma justificativa, e ela deve ser capaz de oferecer respostas válidas e significativas para determinada problemática social ou natural.

Nesse sentido, o artigo de hoje irá lhe relevar o que realmente é uma justificativa, além de explicar detalhadamente como elaborar, desenvolver e começar a escrever uma justificativa de projeto de pesquisa de TCC. Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Veja o índice deste artigo:

Conceito e significado de justificativa

Entenda o que é a justificativa TCC

O que é justificativa de um Projeto de Pesquisa ou TCC?

Primeiramente, devemos entender melhor o que é justificativa em um projeto de pesquisa.

Uma justificativa de projeto de pesquisa nada mais é do que uma das partes integrantes desse tipo de gênero textual, do TCC.

Lembrando que um projeto de pesquisa é comumente exigido nas universidades, geralmente antes dar início aos trabalhos de conclusão de curso (TCC), ou para ingresso em projetos de pesquisa e programas de pós-graduação.

Para refrescar sua memória, um projeto de pesquisa costuma possuir a seguinte estrutura, embora possa sofrer algumas alterações de uma universidade para outra:

  • TÍTULO DO ESTUDO;
  • Problema ou pergunta de pesquisa;
  • Justificativa (AQUI ESTÁ O NOSSO TEMA DE INTERESSE NO ARTIGO DE HOJE)
  • Objetivos (geral e específicos);
  • Metodologia;
  • Marco Teórico;
  • Cronograma de atividades;
  • Referências.

Como vimos, são muitas as partes que constituem um projeto de pesquisa.

No caso específico da justificativa, o acadêmico deve expor a relevância social, política, cultural ou acadêmica do tema em estudo.

Em outras palavras, para entender o que é uma justificativa de um projeto ou mesmo do TCC, você deve saber que é na justificativa do projeto que buscamos convencer o leitor de que vale a pena nos dar a oportunidade de desenvolver nossa pesquisa.

→ Entenda também a Diferença entre Objetivo e Justificativa.

Além disso, a justificativa do seu projeto de pesquisa deve estar estruturada em termos de:

  • Magnitude: onde o acadêmico justifica em seu projeto de pesquisa o motivo do estudo de acordo com a dimensão da proposta.
  • Viabilidade: que seja coerente com sua área de atuação.
  • Vulnerabilidade: possibilidade de solução de um problema de acordo com o planejamento do problema. Sua pesquisa é suscetível de modificação?
  • Factibilidade: se refere aos recursos que são necessários para concluir a pesquisa.
  • Transcendência: importância do estudo que queremos desenvolver.
Como fazer uma justificativa para TCC ou Projeto de Pesquisa?

Como fazer e escrever a justificativa, o que ela deve conter?

Como fazer a justificativa de um projeto? 

Agora que já conhecemos o conceito de justificativa, você deve estar se perguntando como escrever uma justificativa do jeito certo? Na verdade, você vai aprender tudo, até como iniciar uma justificativa. Mas agora você precisa entender o que uma justificativa deve conter.

Vamos lá?

Para isso, devemos, em um primeiro momento, responder a questões, tais como:

  • Quais elementos nos levaram a escolher o tema que apresentamos no projeto de pesquisa?
  • Em que medida a nossa pesquisa trará novos conhecimentos, ou ampliará os conhecimentos já existentes sobre o tema proposto?

As respostas para essas questões devem ser estruturadas e escritas utilizando-se de argumentos de natureza científica.

Sabe? Para ficar mais na linguagem acadêmica. Se quer aprender mais sobre a linguagem de uma monografia, leia o artigo TCC: Verbos e Linguagem correta para sua Pesquisa Acadêmica

No entanto, também podem ser complementadas com explicações pedagógicas, sociais, práticas, econômicas, ou seja, ser um pouco mais leve e prático, trazendo as relevâncias sociais e acadêmicas.

Anote agora estas relevâncias do seu projeto.

Além disso, existem pelo menos três elementos chave que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de uma justificativa de projeto de pesquisa:

  1. O aspecto teórico: centrado em apresentar as razões teóricas que justificam a escolha do tema de pesquisa, ou seja, deve apresentar as contribuições teóricas que o trabalho trará para um determinado contexto;
  2. O aspecto prático: mostra a aplicabilidade da pesquisa, como se projeta a mesma na sociedade e identifica que pessoa, organização ou grupo de pessoa se beneficiariam com esta ideia.
  3. O aspecto metodológico: indica que tipo de contribuição dá esta pesquisa a outros estudos feitos anteriormente.

Dito de forma resumida, ao criarmos uma justificativa de projeto de pesquisa, nós devemos deixar bem claro, em quê o nosso estudo se baseia. E isso é um modelo de justificativa que serve para qualquer projeto.

Além disso, devemos apontar os benefícios que ele pretende gerar e quais são suas contribuições teóricas para esta finalidade.

Isso deve ser feito com a intenção de mais adiante observar e analisar se a pesquisa satisfaz esses critérios.

Obviamente que, uma justificativa não precisa apresentar todos os critérios apresentados anteriormente, basta que se cumpra pelo menos um deles e você escolherá aquele que for mais pertinente à sua proposta, ok?

Você deve estar procurando modelos de justificativas de projeto de pesquisa, certo? Vamos a eles.

Modelo de justificativa

Vinte exemplos práticos que servem como modelo de justificativa 

Modelo de justificativa de projetos de pesquisa 

Para lhe ajudar a entender com clareza como essas questões apareceriam estruturadas em texto, separamos alguns modelos de justificativas para servir como exemplo.

Veja estes exemplos prontos de justificativas. Esperamos que elas lhe ajudem a ter inspiração na hora de criar a sua. Confira!

“Os venenos na natureza nada mais são do que enzimas modificadas para uma função defensiva ou predatória. O veneno das cobras, nesse sentido, é uma enzima digestiva que torna sua picada letal. Por isso, pode ser estudada como se fosse qualquer proteína e, portanto, responder ao calor e ao pH como esses compostos. Uma análise bioquímica dessa natureza permitiria encontrar fragilidades exploráveis no veneno e permitir a elaboração de um antídoto ou tratamento alternativo para a picada.”

Percebeu na última frase a explicação da importância e contribuição social acadêmica? Vamos a outro modelo de exemplo mais objetivo quanto a contribuição que o projeto de pesquisa pretende levantar.

“Esta pesquisa pode trazer como benefício um manuseio adequado em nosso país com relação ao diabetes e as circunstâncias que chegam a aumentar ou diminuir este problema de saúde.”

Ficou mais claro com estes exemplos modelos de justificativa? Veja abaixo mais 18 modelos prontos para sua justificativa em PDF.

Veja abaixo dicas de como iniciar uma justificativa no seu projeto de pesquisa.

Veja como iniciar uma justificativa

Aprenda com nosso guia, como iniciar uma justificativa de TCC

Dicas de como começar uma justificativa

A seguir, iremos lhe apresentar alguns conselhos práticos que podem lhe ajudar a começar a escrita da justificativa do seu TCC ou projeto de pesquisa:

  • Você deve contar com informação de qualidade para poder argumentar adequadamente o porquê da sua pesquisa e para quê ela serve.

Onde podemos obter essa informação? Lembre-se que antes de iniciar qualquer pesquisa ou projeto é importante criar uma pergunta de pesquisa que irá nortear seu estudo. Você já deve ter a sua. Se não sabe, leia o artigo: Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Tenha em mente que será com base nessa pergunta que você pesquisará coisas para tentar respondê-la, certo? Só assim você conseguirá começar a desenvolver uma justificativa.

Então, além de buscar respostas para essa pergunta, você precisa ser capaz de justificar o porquê de o seu estudo ser relevante na sua área de atuação.

Esse é o princípio base para começar a escrita uma justificativa de projeto de pesquisa.

Elabore uma lista com as principais ideias que você tenha e que podem lhe ajudar a justificar o desenvolvimento da sua pesquisa.

Feito isso, aproveite essa lista para começar a escrever um argumento contundente (a justificativa) e válido que convença o leitor de que seu estudo é importante dentro da sua área.

  1. Lembre-se que você pode utilizar em sua justificativa dados, estatísticas, tabelas ou gráficos que possam validar a necessidade da pesquisa.
  2. Caso ainda reste alguma dúvida com relação a algum ponto ou dado, você pode consultar especialistas na área, ou até mesmo seu orientador, pois ele poderá aclarar suas ideias e lhe recomendar fontes bibliográficas que poderão ser consultadas, fornecendo-lhe o embasamento necessário para argumentar corretamente.
  3. Na hora de escrever sua justificativa, busque ser claro, concreto, direto e honesto com seu leitor.

Conclusão

No artigo de hoje, você teve acesso a um conteúdo importante sobre como elaborar, desenvolver e começar a escrever uma justificativa de projeto de pesquisa de TCC.

Agora que você possui esses conhecimentos à sua disposição, é chegada hora de colocar a mão na massa e desenvolver a sua justificativa para o projeto que está desenvolvendo.

Agora me diga, ficou alguma dúvida? Gostou do artigo? Foi útil? Deixe nos comentários e por favor, compartilhe nos botões abaixo!

Leia também em nosso site: