Precisando de uma monografia pronta? Este artigo foi escrito pensando em você que precisa elaborar uma monografia e está buscando um TCC pronto, uma monografia completa.

Vários alunos visitam o site Aluno Expert e entram em contato conosco procurando uma monografia feita. Entretanto, cada um quer um tipo de pesquisa e para uma finalidade diferente. Uns querem comprar um trabalho, outros querem exemplos prontos, já outros querem um modelo de projeto de monografia pronto, etc.

Assim, antes de apresentar os exemplos de trabalhos monográficos, precisamos saber que tipo de modelo de monografia você quer e para qual finalidade. Vamos lá?

Maneiras de conseguir um modelo de monografia

Uma monografia pronta, feita com seu tema pode te auxiliar bastante como modelo

As 3 maneiras de obter uma monografia pronta e suas finalidades

Veja abaixo os objetivos dos alunos que entram em contato conosco em busca deste tipo de exemplo feito e identifique qual sua pretensão.

Leia os três exemplos, para ter certeza do que precisa e acompanhe nossas indicações. Acreditamos que, seja qual for o caso, podemos auxiliar a você que busca seu exemplo de monografia.

1- Exemplos prontos de Projeto de Pesquisa de Monografia para se basear 

Este é um caso muito comum. Alunos que estão na fase de projeto e precisam de um Projeto de Monografia Pronto (e não uma monografia) para entenderem a estrutura e se basear nela para adaptar a sua própria pesquisa, a seu tema, etc.

Para este caso, vamos indicar um caminho. Se você está na fase de preparar um projeto de pesquisa, você deve seguir para este artigo: Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado

2- Modelo de Monografia Pronta e Completa EXATAMENTE sobre seu tema

Se você já fez o projeto (ou pré-projeto de pesquisa) e chegou a hora de realmente escrever a monografia, então este caso é para alunos que precisam de um modelo de pesquisa sobre seu tema para se basear ou para terem um direcionamento.

Então você tem duas opções.

A) Ler este artigo até o final, onde vou te mostrar fontes de pesquisa para conseguir uma pesquisa monográfica pronta e alguns artigos científicos com temas parecidos com o seu.

B) Adquirir uma pesquisa EXATAMENTE com seu tema, objetivos, referencial teórico (autores e fontes) e estrutura, sobre o que você quer investigar para ter uma base para desenvolver a sua.

Muitos alunos perguntam sobre se fazemos e vendemos pesquisas. Como não elaboramos trabalhos prontos, orientamos a estes a ler o artigo que falamos sobre compra de monografia para se basear. Tem um valor acessível e servirá muito bem como base.

Para adquirir sem plágio um rascunho, leia o artigo: Comprar TCC. Segurança e Custo de um TCC Pronto

3- Exemplos de Monografias feitas e completas como modelo

Se você busca uma monografia ou outro tipo de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) existem muitas maneiras de encontrar. Vamos ver cada uma destas formas.

A internet tem sido cada vez mais utilizada pelos estudantes para realizarem seus diferentes trabalhos, pois tem várias ferramentas que otimizaram e ampliaram, consideravelmente, o acesso à informação e ao conhecimento. Nunca foi tão fácil pesquisar e socializar o conhecimento como após o advento da internet!

Aqui você encontrará várias fontes confiáveis para acessar e ter acesso a modelos de monografias que podem ser bons exemplos para elaborar e estruturar a sua pesquisa. Claro, sempre com aquelas boas dicas!

Como obter uma monografia feita?

Aprenda o caminho para conseguir uma pesquisa pronta

Como obter uma monografia feita?

Quando se pensa em procurar um modelo pronto é importante levar em conta algumas considerações para não acabar pegando um exemplo de monografia que contenha problemas de estrutura ou até mesmo de conteúdo, certo?

É bom sempre ter em mente que, a formatação de uma monografia pronta segue um padrão normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No entanto, a norma técnica para elaboração de monografia permite variações que podem ser adaptadas pelas instituições, diferenciando alguns elementos de outros na monografia pronta. Por isso, é bom ter atenção com relação às adaptações exigidas pela sua instituição.

Veja abaixo, alguns sites e plataformas confiáveis para que você possa ter exemplos de monografia completas à sua disposição. Também em nosso site, você encontra TCCs prontos ou bons temas para diversas áreas. Veja alguns artigos:

Google Acadêmico - Ótima fonte de pesquisas prontas e monografias de temas variados

Google Acadêmico – Ótima fonte de pesquisas prontas e monografias de temas variados

Pesquisas monográficas e artigos científicos no Google Acadêmico

Vamos iniciar por uma plataforma bastante conhecida de todos estudantes: o Google Acadêmico.

O Google acadêmico é uma ferramenta de pesquisa que foi lançada em 2004 e que, em 2006, passou a disponibilizar buscas em língua portuguesa. Essa ferramenta se consolida por fazer uma busca em bases de dados acadêmicos.

Essa é uma vantagem desse tipo de ferramenta, pois em seu processo de busca, já seleciona em sua triagem bases bibliográficas acadêmicas.

A ferramenta permite fazer buscas refinadas, de acordo com critérios definidos pelo pesquisador. Isso quer dizer que se pode limitar a busca por periódico, por autor ou mesmo em um período temporal.

Para isso basta acessar o site da plataforma (https://scholar.google.com.br/?hl=pt), clicar no canto superior esquerdo e acessar a opção “pesquisa avançada”. Veja um exemplo: entre na plataforma e no buscador digite as palavras-chave “educação infantil”.

O Google acadêmico mostrará vários resultados de sua busca, sejam livros, periódicos e outros, dentre eles monografias completas com aquela temática específica.

Clicando sobre os resultados você será redirecionado para o site em que o buscador encontrou o trabalho. Pronto, basta clicar em “visualizar ou abrir” que, se o documento estiver disponível você terá acesso na íntegra.

Você terá acesso à monografia concluída com o tema “Educação infantil.

Desse mesmo modo, pode procurar por outras palavras-chave e encontrar mais exemplos de monografias prontas para seguir.

No Capes você também consegue procurar por assuntos, livros, etc

No Capes você também consegue procurar por assuntos, livros, etc

Monografias encontradas no Capes 

O portal foi criado, a partir da criação do programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES) e pelo Programa de Apoio à aquisição de Periódicos (PAAP), ambos criados pelo Ministério da Educação (MEC) na década de 1990. (CAPES, 2020).

O portal foi desenvolvido e lançado no ano de 2000 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e propicia acesso à diferentes fontes de informações acadêmicas, nacionais e internacionais, não somente de periódicos, mas também em diferentes outras bases de dados.

Para acessar o conteúdo completo da plataforma é necessário se dirigir para terminais ligados à internet em provedores que tem acesso autorizado em instituições que são parceiras do portal. Nesses terminais o acesso é livre, gratuito e não necessita de senha ou identificação de usuários. Geralmente nas bibliotecas e laboratórios de informática das universidades o acesso é obtido.

A plataforma capes.periódico, possui opções de filtrar as pesquisas por meio de assuntos, periódicos, livros e base.

Para isso, basta acessar o endereço eletrônico http://www.periodicos.capes.gov.br/ e fazer a escolha por pesquisar em “base” e escrever o descritor (palavra-chave) que deseja. Feito isso, basta procurar por monografias, teses ou dissertações.

O portal, por ter sido criado com a finalidade de fortalecer a pós-graduação no Brasil, cobre o acervo de trabalhos acadêmicos de todas as áreas do conhecimento e busca trabalhos em repositórios de inúmeras universidades. (CAPES, 2020).

Importante lembrar que, as teses e dissertações também são monografias e podem, perfeitamente, servir de exemplo pronto para você seguir e elaborar sua monografia, devido ao fato de possuírem a mesma estrutura e normatização.

Domínio Público - Uma biblioteca virtual com muitos trabalhos acadêmicos

Domínio Público – Uma biblioteca virtual com muitos trabalhos acadêmicos

Pesquisas prontas encontradas no Domínio Público

Outro portal em que é possível pesquisar por trabalhos acadêmicos prontos é o portal Domínio Público. Esse portal foi criado em 2004 e pode ser acessado pelo site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp.

A intenção do portal é se constituir em uma biblioteca virtual que seja referência no acesso à informação, seja por obras literárias, artísticas ou científicas.

Ao entrar no site, no canto lateral esquerdo, opte pela busca “Teses e dissertações”, selecione os critérios de pesquisa e encontre vários trabalhos na área desejada.

BTDT - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

BTDT – Monografias completas de Mestrado e Doutorado

Trabalhos acadêmicos encontrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A BTDT foi criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e é uma plataforma que reúne teses e dissertações de todas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

A plataforma disponibiliza toda essa produção científica de forma gratuita para a sociedade de modo geral, basta acessar o site http://bdtd.ibict.br/vufind/ e realizar a busca por “todos os campos”, “autor”, “título” ou “assunto”.

Ao todo, a plataforma possui cadastro de 115 instituições, conta com acervo de 460.563 dissertações disponíveis e 170.186 teses. É uma vasta produção científica que pode auxiliar a construir sua monografia!

Scielo - Pesquisas por monografias através de filtros, como os títulos das pesquisas

Scielo – Pesquisas por monografias através de filtros, como os títulos das pesquisas

Pesquisas prontas na plataforma Scielo

De acordo com a descrição da plataforma, a “Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.” (https://www.scielo.br/?lng=pt).

O projeto também teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir do ano de 2002. A plataforma reúne produções científicas de diversas naturezas com uma metodologia comum visando uniformizar a disponibilização dessa produção em formato eletrônico aos pesquisadores.

Essa ferramenta propicia acesso às publicações armazenadas por meio de uma lista alfabética de títulos, lista de assuntos, pesquisa de títulos de periódicos, assunto e locais das publicações.

Entre no site: scielo.org, selecione “Pesquisa avançada” e no canto lateral esquerdo você encontrará a opção de escolher vários filtros que auxiliarão a buscar títulos e resultados mais próximos do que deseja. Nos filtros você terá algumas opções como escolher que os resultados da busca sejam apenas de títulos em português.

Na barra de pesquisa do lado direito, há um campo em que as opções são para pesquisar em “todos os índices” ou podendo pesquisar pelo título, por autor, ano de publicação, resumo, periódico ou financiador. Geralmente não é bom restringir, para que a busca seja feita em todos os índices e se obtenha o maior número possível de resultados da busca.

Por exemplo, ao colocar para pesquisar em “todos os índices” a palavra “Educação”, e nos filtros do lado esquerdo nas “coleções do Brasil” e “títulos em português”, obtém-se mais de 5000 resultados. Esses resultados mostram publicações de diversas bases de dados. Não exibe monografias, no entanto é uma fonte repleta de pesquisas para fundamentar a escrita de sua monografia.

Como utilizar um modelo para adaptar sua monografia?

Adapte sua pesquisa a partir de um Modelo de Monografia

Encontre uma monografia pronta e siga o exemplo para elaborar a sua!

Se você está fazendo a sua pesquisa e quer um modelo para exemplo de estrutura, confira aqui o exemplo de uma monografia pronta na área da educação e da pedagogia para você seguir como exemplo e elaborar a sua!

Vamos utilizar como primeiro exemplo um trabalho encontrado no Google Acadêmico: http://www.repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/181/1/Keylla%20Kelvin%20Gomes%20de%20Oliveira.pdf.

Abra o arquivo e veja como fica uma monografia pronta! Veja todos elementos que a monografia possui: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Você também pode ter acesso a outros temas de TCCs na área de educação aqui, ou especificamente de pedagogia aqui.

Vamos pelos elementos pré-textuais. Olhando a monografia pronta você identificará:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Ficha de catalogação;
  • Folha de aprovação da banca examinadora (nem sempre estes itens são solicitados para elaboração do TCC na graduação, por isso é importante estar atento às regras da instituição);
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos,
  • Epígrafe,
  • Resumo e;
  • Sumário.

Posteriormente, você identificará o item “Introdução”. A partir daí identificará os elementos textuais:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento: divido por títulos e subtitulos, com numeração progressiva. Nesse trabalho, foram elaborados dois capítulos, com subdivisões das seções no capítulo 1 em duas, item 1.1 e 1.2.
  • Considerações finais.

Ao final do trabalho, após o item “considerações finais” será possível identificar os elementos pós-textuais:

  • Referências.

Há ainda outros elementos opcionais que não estão contidos nesse trabalho, por isso, é importante procurar outros trabalhos, de outras instituições e visualizar outros elementos.

O importante de visualizar uma monografia pronta para seguir como exemplo, é entender a estrutura desse tipo de trabalho, tanto no que diz respeito às normas técnicas e à forma quanto do conteúdo em si.

Assim, você terá um parâmetro de um modelo de monografia feita para olhar os elementos e entender a formatação dos mesmos.

Outra questão é que, ao ter um exemplo de uma monografia com tema na sua área, você terá condições de pensar uma temática e adaptar à estrutura do trabalho. Troque os dados pertinentes ao seu trabalho e mantenha a formatação apresentada de acordo com a estrutura da monografia.

Como disse anteriormente, você também pode adquirir uma monografia exatamente com seu tema para servir como exemplo. Além, claro, de aproveitar a estrutura, formatação e os autores que falam sobre sua pesquisa. Leia mais sobre como comprar este esboço no artigo Comprar TCC. Segurança e Custo de um TCC Pronto

Voltando as dicas de adaptação de uma pesquisa de exemplo, tenha atenção com a escrita e com o conteúdo que há em casa item. Na introdução, por exemplo, preste atenção com a forma que foi elaborado o texto, apresentando a temática, a justificativa, os objetivos e a apresentação do que virá nos capítulos.

Nos capítulos, veja como o tema é distribuído e apresentado, como se inicia a escrita de cada tópico e a ideia central é desenvolvida, bem como fechar um capítulo para iniciar o próximo, fazendo a ligação textual entre ambos.

Atenção à forma como se apresenta a metodologia da pesquisa e observe ainda como se apresentam os principais resultados nas considerações.

Muito importante também é desenvolver o trabalho e redigir a estrutura textual sendo fiel às fontes consultadas, sejam artigos, revistas, jornais, ou outras monografias completas. Faça sempre as citações da maneira correta e evite que seu trabalho seja reprovado por questões de plágio. Deve-se respeitar as fontes e manter a ética!

Espera-se que este artigo tenha auxiliado a elaborar sua monografia! Veja outros artigos que são relacionados a este tema abaixo.