Chegou a hora de começar a escrever o TCC? Vai concluir o curso e bateu aquele desespero porque não tem nem ideia por onde começar o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso?

Sorte a sua! Nesse artigo você vai encontrar várias dicas de como iniciar o seu TCC ou mesmo como iniciar seu Projeto de Pesquisa sem complicações!

Além desse artigo você também encontrará indicações de vários outros artigos sobre como elaborar seu projeto de TCC, como elaborar cada um dos itens do TCC, como: introdução, objetivos, metodologia, referencial teórico, etc.

Encontre tudo que você precisa! Esteja você iniciando a pesquisa para construir um projeto de pesquisa ou já no momento de iniciar os capítulos do TCC.

Vamos lá?

Veja o índice do conteúdo deste artigo:

Como iniciar um TCC ou Projeto de Pesquisa da melhor maneira?

Aprenda a iniciar da forma correta um TCC ou Projeto de Pesquisa

Como iniciar um TCC ou um Projeto de Pesquisa?

Se for a primeira vez que você irá fazer uma pesquisa durante toda sua graduação a ideia parece mesmo assustadora. A falta de experiência pode realmente dificultar sua vida acadêmica nesse momento. Mas não se desespere! Aqui você terá várias dicas para lhe auxiliar a iniciar de forma certa sua pesquisa, seja ela um TCC ou o Projeto de Pesquisa!

Dica 1 – A escolha do tema antes de iniciar qualquer escrita do TCC

A primeira coisa que você deve fazer para iniciar o TCC é procurar um assunto que você realmente goste no seu curso e que poderá ser parte do seu trabalho após estar formado. Isso porque quando você pesquisa algum assunto que você gosta e tem interesse tudo fica menos complicado.

Esse processo é essencial para iniciar a produção do TCC de forma correta.

Parece bobo, mas recebemos muitos e-mails de alunos desesperados por ter que mudar o tema na última hora, pois começam a escrever o TCC e não conseguem sair do lugar!

A escolha do tema é extremamente importante (e aí vai a primeira dica!) porque ao invés de tornar a escrita do TCC cansativa, pode torná-la prazerosa, tendo em vista que você vai estudar bastante algo sobre o que pretende utilizar na sua atividade profissional!

Encare essa dica com seriedade porque para começar a planejar seu TCC é necessário bastante tempo e dedicação.

Vou deixar aqui, links de artigos que vão te auxiliar na escolha do tema. Aproveite!

Dica 2 – A Escolha do orientador antes de começar a escrever o TCC 

Você terá um orientador? Se sim, continue a leitura. Se seu curso não disponibiliza um, leia o artigo 4 formas de facilitar sua pesquisa ou Orientador de TCC Particular e Online.

Escolhido o tema, o próximo passo será encontrar um orientador. Mais uma dica: o orientador precisa ser uma figura que tenha afinidade com você e com a temática definida para a pesquisa. O orientador é uma figura super importante, pois guiará você em todo processo da pesquisa, do início ao final, lhe auxiliará a delimitar melhor o tema e a definir todas as questões necessárias.

Se você não faz ideia do que é delimitar um tema, esta dica é das mais importantes!

Saiba que a delimitação do tema vai facilitar muito seu trabalho. Antes de saber quais palavras usar para iniciar os parágrafos do TCC, você deve atentar para a delimitação. Aprenda nos links dos artigos abaixo:

O Projeto de Pesquisa inicia-se antes da escrita do TCC

O Projeto de Pesquisa inicia-se antes da escrita do TCC

Dica 3 – Elaboração do projeto de pesquisa 

Depois dos passos anteriores, é hora de começar um projeto de pesquisa. Todo TCC tem início com um projeto de pesquisa bem elaborado. A fase de elaboração do projeto do TCC é a mais importante de todas, pois, é no projeto que serão definidas todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa do TCC.

No projeto serão definidos os objetivos da pesquisa, qual a metodologia e técnicas de pesquisa poderão ser utilizadas para se alcançar todos os objetivos propostos, será definido o cronograma da pesquisa (quanto tempo deverá ser considerado para desenvolver cada etapa do TCC), quais recursos serão utilizados, qual referencial teórico será a base do seu trabalho.

Confira aqui no site também tudo sobre como elaborar um projeto de pesquisa passo a passo no artigo: Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo. Exemplos Comentados

Mas, se você já tem seu Projeto de Pesquisa Pronto e quer mesmo saber sobre a estrutura do TCC, siga com nosso artigo. Senão, reforço que você deve ler o artigo citado acima.

Qual a meneira correta de iniciar a escrita dos capítulos do TCC?

Começando o TCC de forma correta!

Como começar a escrita do TCC de forma correta? 

Se você já escolheu o tema, o orientador e finalizou seu projeto, é hora de “botar a mão na massa” opa, na escrita!

A primeira coisa a se fazer para iniciar a escrita do TCC, a saber como começar cada parágrafo do TCC não é a escrita! É a leitura!

Isso mesmo!

O primeiro passo rumo a uma boa elaboração do TCC é fazer uma pesquisa exploratória, para realizar um levantamento do que já foi produzido sobre o tema que você escolheu. Esse levantamento pode ser feito por meio de livros, de artigos científicos, de artigos produzidos em revistas científicas, em anais de congressos da área e outros meios.

Saiba mais sobre este levantamento e em como conseguir pesquisas com seus temas aqui. 3 Formas de Conseguir Exemplos de Monografias Prontas

Faça esse levantamento e escolha tudo que for pertinente ao tema para realizar a leitura. E aí vai uma SUPER DICA: ao iniciar a leitura FAÇA FICHAMENTOS dessas leituras.

Aprenda mais sobre a linguagem e dicas de verbos para TCC no artigo: TCC: Verbos e Linguagem correta para sua Pesquisa Acadêmica.

Como fazer Fichamento para Pesquisa? O que é o Fichamento? 

Essa é uma dica extra que sempre ensino para meus alunos presenciais. Um fichamento facilitará sua vida e o início da escrita do TCC (e no final do TCC também!).

  1. Anote citações importantes (na íntegra sob a forma de citações diretas) ao ler para colocar no trabalho e anote ideias que tiver (sob a forma de citações indiretas e até mesmo suas reflexões) quando realizar a leitura.
  2. Anote no cabeçalho do fichamento o nome do livro e do autor ou, se possível, já elabore a referência conforme deverá ficar no final do trabalho de acordo com as normas da ABNT).

Faça o fichamento da leitura e da referência no documento do Word mesmo, pois quando você precisar de uma citação você já a terá prontinha para dar um CTRL+C e CTRL+V!!!

A mesma dica é válida quando tiver que elaborar as referências ao final do trabalho, pois você já terá todas prontas!!! Isso faz TOOODA diferença na facilitação da escrita e finalização do trabalho!

Se você fizer um fichamento e já destacar as citações diretas, já coloque autor, ano e página (conforme as normas da ABNT), pois ela já ficará prontinha para utilizar na escrita do trabalho. Faça leitura e fichamentos de quantas obras você e seu orientador acharem necessárias para iniciar a escrita do TCC.

Como começar a escrever os capítulos do TCC?

Leitura e Escrita devem andar juntas no início do desenvolvimento dos capítulos do TCC

A leitura e o início da escrita dos capítulos

Atenção! Outra DICA: a leitura deve ser seletiva! O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que se você já tem definido quais serão seus capítulos do TCC, por exemplo, você irá selecionar a leitura pertinente ao que for tratado no primeiro capítulo. Desse modo, ao realizar as leituras selecionadas e realizados os fichamentos dessa etapa, você praticamente terá tudo que precisa para iniciar a escrita do seu primeiro capítulo e assim sucessivamente.

Escolha as leituras para o primeiro capítulo, para o segundo capítulo e terceiro capítulo (geralmente os TCCs são elaborados com três capítulos, sendo dois mais teóricos e o terceiro destinado à análise de dados coletados).

Se o TCC não for sob a forma de monografia (essa estrutura com capítulos), adeque a leitura para o formato exigido, como o artigo ou outro tipo de TCC.

O TCC sob a forma de artigo é muito mais objetivo. Assim, a leitura também deve ser. Geralmente, a leitura será feita pela temática como um todo e também a partir do estudo de conceitos chave que serão trabalhados durante a escrita do TCC.

Dessa forma você terá que tudo que precisa para começar a escrever um bom TCC, de forma correta!

Viu só como não tem mistério? Para iniciar um TCC e a escrita de um TCC, basta se organizar com a ajuda de um professor orientador, elaborar um planejamento da pesquisa bem consistente e realista (o projeto não deve ser feito por fazer e sim para ser seguido concretamente, etapa por etapa) sob a forma de um projeto conciso e objetivo.

Realize as leituras, inicie a coleta de dados e pronto! A escrita do TCC ficará muito mais fácil e prazerosa!

Gostou desse artigo? Tem dúvidas? Nos escreva! Faça um tour pelos links abaixo e encontre vários outros artigos que podem lhe ajudar nessa jornada científica!!!

Ah, e por favor, compartilhe este artigo com um clique abaixo para nos ajudar.