Hoje eu trouxe algumas dicas simples e diretas para você saber como escolher o tema da monografia. São simples porém essenciais para você não errar nesta fase tão importante de sua monografia. Para reforçar, ainda temos 28 exemplos de temas de pesquisas prontos para você!

 

O que é o tema de uma pesquisa?

Antes de tudo, você precisa entender que a palavra “MONOgrafia” está diretamente ligada a UM assunto (mono), um tema específico, bem delimitado.

Assim, não adianta tentar encontrar no tema de uma monografia a fórmula para salvar o mundo, ok? Seria uma pesquisa muito ampla e sairia do “Mono”, um assunto, um tema, entende?

Então ja vou deixar abaixo alguns links para você aprender a Delimitar seu Tema de Monografia depois de ler este artigo e já ter seu tema escolhido. Também vou deixar outro link para você pegar 28 exemplos de temas para monografias em diversas áreas de pesquisas. Além de outros.

Então aproveite! Salve nossa página em seus favoritos, ou compartilhe em seu facebook para não perder nosso endereço. 🙂

:arrow: Delimitação do tema para Monografia
28 exemplos de temas para TCC
PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
Como Fazer Um TCC sozinho em 10 passos

Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
7 Dicas de Orientador para fazer um bom TCC ou Monografia
5 Passos para começar um TCC ou Monografia Nota 10

Como escolher o tema da monografia?

O primeiro conselho que eu te dou é não procurar ideias prontas de outras pessoas.

É muito comum quando temos que fazer uma monografia e ficamos perdidos sem saber como escolher o tema. Então saímos perguntando para todo mundo o que seria um bom tema para uma pesquisa.

O problema é que o assunto da sua monografia (ou qualquer outro tipo de TCC) tem que ser algo que você goste. E isso tem a ver com o segundo conselho que vou trazer abaixo.

Quando você perguntar a outra pessoa sobre boas ideias para fazer sua monografia, você vai receber como resposta, algo que é interessante para elas (para outras pessoas), mas que não é necessariamente interessante para você.

A única pessoa capaz de dizer o que você gosta, é você.

E é por isso que, em primeiro lugar, ao invés de você procura outras pessoas e buscar a opinião delas, você precisa seguir a segunda dica.

Dicas da escolha do assunto principal: tema

O que você deve levar em conta na escolha do tema?

Você deve gostar do assunto da sua monografia

A segunda dica que eu trouxe para você que é: escolha algo que você goste para o tema de sua pesquisa.

Escolha algo que lhe dá prazer em estudar. Alguma coisa que você se identifica.

Pensa comigo.

Você vai passar vários meses estudando, dedicando-se a esse tema, certo?

E se você escolher um tema que você não gosta, que você não se identifica, será difícil encontrar motivação para gastar tanto tempo estudando sobre esse tema.

Como saber qual tema você gostaria de escrever para sua monografia?

A fase da elaboração da monografia já é uma fase estressante em sua vida. Tem cobrança, tem que estudar bastante. Muitas vezes as coisas dão errado. Você tem que reajustar e seus planos, etc.

Então não arrume outro problema para você, escolhendo um tema que você não goste, escolhendo algo que não interessa, certo?

Porque no fundo isso vai dificultar mais ainda as coisas!

  • Neste momento pare e pense sobre assuntos você estudou.
  • As áreas onde você mais se identificou.
  • O que você mais gosta de estudar?
  • Um público-alvo que você mais goste de trabalhar.

Pensar sobre essas coisas vai acabar ajudando você a ver qual é a área em que você está mais interessado para desenvolver sua monografia.

Escolha um Tema que você se identifica, porque o processo vai ficar mais prazeroso e menos difícil.

Exemplo de como escolhi meu tema na faculdade

Já fui aluno também 🙂 e durante minha faculdade, tinha meu grupo de melhores amigos, mas o que eles queriam fazer em suas pesquisas – em suas monografias – não era o Tema que me interessava.

Estudava Publicidade e gostava muito da área de design gráfico. Eu queria seguir esse tema, então o que eu fiz?

Eu fui ver dentro das turmas, quem eram pessoas que tinham o mesmo interesse que eu, e mesmo que não fôssemos necessariamente amigos mais próximos, no fundo acabamos nos reunindo porque as pessoas tinham uma afinidade de interesse.

Então fica a dica de que é melhor você desenvolver uma monografia com pessoas que gostam da mesma coisa que você, do que pessoas que são suas amigas, mas não gostam do mesmo assunto você.

Assim você vai escolher primeiro o Tema Geral, no meu caso era “Design Gráfico”, que está ligado a minha formação: Publicidade, entende?

A terceira dica que dou é para você buscar inspiração para sua monografia

E isso você deve fazer depois que você já escolheu a “grande área” que te interessa, ou seja, o Tema Geral.

Depois de ter escolhido o tema geral para a área que você quer estudar, você precisa de ajustes sobre esta pesquisa para saber exatamente “o tema da sua monografia”, mais afunilado, sabe?

Tema Geral: design gráfico. Mas design gráfico é abrangente, certo?

Lembra lá no início que falei de MONOgrafia, um assunto?

Então segue o raciocínio…

Minha dica é buscar inspiração lendo artigos científicos. Veja o que está sendo estudado no meio científico. Não sabe o que é artigo científico, onde e como encontrar? Vou te ajudar já, já.

Isso vai te orientar com ideias para desenvolver no sua monografia.

Onde encontrar Artigos Científicos para o tema da monografia.

Saiba onde encontrar artigos científicos.

Se você vai fazer uma pesquisa de campo, ler artigos é interessante pois vai ajudar a ter ideias do que estudar. Já se você vai fazer uma revisão bibliográfica, ler artigos é fundamental para você saber se, o que você quer abordar como tema, tem embasamento teórico, ou seja, se há material já estudado suficiente para você fazer uma revisão.

E onde você vai encontrar artigos científicos? No Google Acadêmico. Se você não sabe como encontrar artigos científicos, veja aqui.

Tá vendo como nosso site tem tudo? Não deixe de compartilhar no seu Face, vai ajudar muito a gente a chegar a quem precisa, como você!

→ Ah… e eu sei que os alunos precisam ler muitos livros mas geralmente não tem tanto tempo, não é verdade? Então fica a dica: conheça o método o Professo Amilton Quintela. Ele dá um passo a passo rápido e prático para você fazer toda sua monografia sem ter que ler pilhas de livros. Saiba mais mais aqui.

Orientação e sua monografia

A quarta e última dica que eu vou te dar é converse com seus professores. Mas atenção. Depois de já ter escolhido o tema da sua monografia.

Não vai sair perguntando a todos o que é interessante de desenvolver para sua pesquisa, porque primeiro você precisa para saber do que você gosta, lembra-se?

Depois de ter definido o que você gosta, qual área você quer estudar? E já deu uma busca em artigos científicos, aí sim, é interessante que você converse com os professores. Principalmente os da área que você quer estudar, ok?

Leve a sua ideia para esses professores, o próprio professor de orientação de monografia (ou Trabalho de Conclusão de Curso), porque os professores são pessoas experientes, que poderão orientar e dar dicas, se a ideia que você teve é viável ou não. E até de orientar quais passos você deve dar para transformar sua ideia em uma ótima monografia.

E é por isso que temos a figura do professor ou orientador.

Dica extra de Professor de Monografia

Bom, se você chegou até aqui, imagino que já tenha o que por em prática para descobrir como escolher o tema da sua monografia. Se ainda assim você acha que vai precisar de ajuda, você também pode (e deve) conhecer o passo a passo do professor Amilton, clicando aqui.

Saiba Mais___

Delimitação do tema para Monografia
28 exemplos de temas para TCC
➡ Onde adquirir um esboço de sua pesquisa EXATAMENTE como seu tema?
10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos

➡ Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
Modelos de Pré-Projeto de TCC em PDF e Word
Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados