O que é pesquisa de campo? Quais os tipos de questionários usados para pesquisa de campo? Como fazer uma pesquisa de campo no TCC? Estas são algumas das perguntas que recebemos em nosso site e que pretendemos responder neste artigo para você entender e preparar para seu TCC.

Se estas questões podem te orientar, saiba que você veio ao lugar certo!

No decorrer deste texto, vamos lhe apresentar outros artigos que podem auxiliar ainda mais em sua pesquisa.

Então aproveite e vamos começar.

No meio acadêmico existem inúmeros tipos de pesquisas que podem ser realizadas ao longo dos nossos cursos, mas esse tema torna-se recorrente, principalmente quando chegamos ao período de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

São tantos termos e nomenclaturas para as pesquisas que às vezes é difícil gravar todas elas e compreender como as mesmas são desenvolvidas.

No caso do artigo de hoje, nosso tema de interesse são as pesquisas de campo.

Você está pensando em fazer uma pesquisa com esta metodologia de coleta de dados? Leia o nosso conteúdo até o final e saiba tudo o que irá necessitar para colocá-la em prática! Boa leitura!

Definição do que é uma pesquisa de Campo

Aprenda o significado de uma pesquisa de campo para desenvolver em seu TCC

O que é pesquisa de campo?

Antes de tudo é preciso entender o que é uma pesquisa de campo e como ela se relaciona com seu TCC. Uma pesquisa de campo é aquela que se aplica extraindo dados e informações diretamente de uma realidade específica.

Isso tudo é feito através do uso de técnicas de coleta de dados, que podem ser entrevistas, questionários, formulários, etc.

Além disso, uma pesquisa de campo busca encontrar a resposta ou solucionar alguma situação ou problema criado previamente.

Outras características da pesquisa de campo

A pesquisa de campo usada em TCC também possui características que variam de uma área para a outra, portanto confira a seguir uma lista com outras configurações desse método de coleta de dados, tão utilizado pelos acadêmicos das universidades em seus TCCs:

  • É um tipo de pesquisa que nos permite visualizar com maior clareza as demandas e problemáticas de uma determinada realidade;
  • Este tipo de pesquisa para TCC se baseia em fontes originais, o que proporciona um controle alto sobre a natureza das informações e dos dados recompilados;
  • Mediante este tipo de pesquisa podemos obter os melhores resultados, sempre e quando se tenha um plano de pesquisa de campo bem definido;
  • A pesquisa de campo requer muito tempo para realizar a coleta de informações e os custos podem ser elevados, dependendo da proposta de estudo e área de atuação.
  • É possível se apoiar em dados anteriores com a finalidade de planejar o trabalho, para depois analisar as informações que serão coletadas posteriormente.

Além dessas características, as pesquisas de campo podem ser classificadas (denominações mais teóricas) nos seguintes tipos:

  1. Quantitativa – descritiva: nesse tipo de configuração de pesquisa, o estudo de campo é de caráter empírico, com o objetivo de levantar hipóteses, delimitar uma questão problema, analisar contextos e fatos, variáveis, entre outros. Além disso, esse tipo de estudo pode envolver coleta de entrevistas, dados, estatísticas, questionários, formulários, entre outros.
  2. Exploratória: neste caso, a pesquisa de campo serve como um aprofundamento do conhecimento do pesquisador sobre o assunto pelo qual se debruçou a estudar. Além disso, nesse tipo de pesquisa, os dados são coletados também através de entrevistas, questionários, observação participante, entre outros.
  3. Experimentais: nesse caso, o estudo de campo busca testar uma determinada hipótese para averiguar questões de causa e efeito. Geralmente esse tipo de estudo de campo envolve idas a laboratórios, estudos com animais em ambientes controlados, etc.
Como elaborar uma pesquisa de campo no TCC?

Entenda como fazer uma pesquisa de campo para seu TCC

Como fazer uma pesquisa de campo para TCC?

Primeiramente, para aprender a fazer uma pesquisa de campo em seu TCC, devemos ter clara a ideia de que toda pesquisa de campo deve começar com a elaboração de uma questão problema.

Essa questão problema, ou também denominada de pergunta de pesquisa, é aquilo que o acadêmico deverá tentar resolver ou problematizar com o seu estudo de campo.

Se você ainda não tem esta pergunta principal de seu TCC, leia nosso artigo Problema de Pesquisa → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos! ou Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC

Definido o seu tema de estudo e questão problema a ser solucionada, deveremos seguir alguns passos chave da nossa pesquisa de campo em um TCC.

Então para ficar tudo bem explicadinho, para você realmente conseguir fazer em seu TCC, veja abaixo este passo a passo.

  1. Defina seu público-alvo: além de saber qual é a questão problema que terá que resolver, é necessário fazer um recorte em seu estudo de campo, delimitando um público específico que irá trabalhar. Esse público não precisa envolver necessariamente pessoas, pois dependendo da sua área, pode ser que vá a campo analisar uma vegetação, animais, obras, contextos culturais e sociais, etc.
  2. Planejamento de quem e como irá coletar seus dados em campo: dependendo do seu estudo de campo, pode ser que você necessite de uma equipe para desenvolvê-lo. Mas, quando o assunto são TCCs, geralmente o acadêmico se insere em um determinado contexto sozinho e coleta seus dados de modo independente.
  3. Mantenha-se sempre focado em seus objetivos: quando vamos colocar em ação a nossa pesquisa de campo, precisamos estar enfocados e cientes do nosso objetivo de estudo para que saibamos identificar quando o mesmo for alcançado, ou não.
  4. Olhar atento do pesquisador: quando saímos a campo para coletar dados, ou simplesmente aplicamos questionários online para obtenção de dados e informações, devemos estar sensíveis a todas as respostas e acontecimentos que surjam enquanto estivermos desenvolvendo o nosso estudo. Lembre-se que tudo deve ser documentado e aparecer analisado no corpo do seu texto final de TCC.

Outras observação importantes sobre como fazer uma pesquisa de campo em seu TCC!

Preparamos estas dicas extras para que você fique atento quando preparar sua pesquisa de campo TCC.

Vamos lá?

A definição da nossa pesquisa de campo permite que não apenas observemos um determinado contexto, como também, coletemos dados diretamente desta realidade.

Desse modo, mesmo que você tenha definido um objetivo específico, não deve focar apenas nele.

Em outras palavras, você precisa acompanhar todo o processo de coleta de dados de sua pesquisa de campo, pois pode ser que muitas coisas mudem ao longo do caminho da sua investigação em campo.

Isso quer dizer que, uma pesquisa de campo pode começar com uma perspectiva e leitura sobre determinada realidade, ou problemática, e terminar totalmente transformada.

Isso, claro, após todo o processo de coleta e análise dos dados obtidos! Portanto, preste atenção em cada detalhe!

Resolvemos destacar estas informações, pois realmente acontecem mudanças durante o percurso. E é aí que a sua pesquisa ganha uma nova direção e “diferenciação”.

Também a respeito disso, você pode gostar de ler o artigo: Pesquisa-Ação: o que é, como aplicar e a diferença da Pesquisa Participante que fala também desta variação/mudança de rumo da pesquisa de campo no TCC. Fica a dica.

Tipos de questionários para TCC

Conheça os questionários para um TCC

Principais tipos de questionários para pesquisa de campo

Geralmente as técnicas adotadas para se desenvolver uma pesquisa de campo são inúmeras, podendo ser através de:

  1. Formulários;
  2. Enquetes;
  3. Entrevistas e
  4. Questionários.

Nesse apartado iremos nos focar nos tipos de questionários, já que é o tipo de método de coleta de dados, frequentemente aderido nas mais diversas áreas de conhecimento das universidades.

Não se esqueça de que:

Um questionário nada mais é do que uma série de perguntas que elaboramos com a finalidade de solucionar ou compreender melhor a nossa questão problema, a partir dos dados que são coletados com a aplicação do questionário.

Para se fazer uma pesquisa de campo com aplicação de questionário, o pesquisador não precisa sair às ruas para coletar as respostas de seu estudo.

Isso porque o estudo pode ser feito via correio, internet, e-mail, etc. Ou seja, são meios “válidos” de coleta de dados para um TCC.

Também devemos salientar que existem diferentes tipos de questionários em uma pesquisa de campo, são eles:

  • Estruturado não disfarçado: nesse tipo de questionário, a pessoa que responde o questionário está ciente de qual é objetivo da pesquisa. No que tange o padrão do questionário, o mesmo é padronizado, com questões que geralmente são fechadas.
  • Questionário não estruturado: nesse molde, as questões aos entrevistados são apresentadas de modo mais aberto, embora ainda assim, o respondente tenha ciência da finalidade da pesquisa, bem como de seu objetivo principal.
  • Não estruturado disfarçado: nesses moldes, um questionário usa técnicas denominadas de projetivas (uma vez que é para completar sentenças iniciadas pelo próprio pesquisador). Nesse caso, o respondente desconhece a finalidade da pesquisa de campo.
  • Questionário estruturado disfarçado: esse modelo de questionário utiliza-se de técnicas de tabulação e cruzamento de dados, a fim de identificar se o tema é realmente importante para o respondente, mesmo que isso seja explorado indiretamente.

Como você pode observar em nosso conteúdo de hoje, uma pesquisa de campo exige uma série de processos, embora possa ter várias configurações dependendo do seu objetivo de estudo e área de atuação.

São muitas as variações para preparar aquele questionário para o TCC, certo? E você deve conseguir englobar todas as possíveis respostas necessárias para responder e “alimentar” sua pesquisa.

Tenha em mente que seu orientador pode auxiliar na construção deste tipo de questionário. Ele tem mais experiência.

Ficou com alguma dúvida, escreva-nos.

Gostou de nosso conteúdo? Por favor, compartilhe nos links abaixo. Isso ajuda a manutenção de nosso site.

Você também pode gostar destes artigos: